Ciência/ReligiãoEstudos

A transformação da água em vinho – uma explicação científica

 


Sabemos através da Bíblia que Jesus transformou a água em vinho, conforme o relato no evangelho de João 2:1-11. Mas esse milagre geralmente passa despercebido e visto como uma coisa muito simples que Jesus fizera, mas será que foi realmente simples assim? 

Como explicaríamos esse milagre cientificamente?

A composição do vinho e da água são diferentes, embora no vinho também exista água. Mas aí existe um “pequeno problema”. A água é uma molécula que contém apenas 02 átomos de hidrogênio e 01 de oxigênio, mas o vinho contém vários átomos de carbono, de nitrogênio e outras coisas no seu meio. Cientificamente, para transformar água em vinho, Jesus necessitaria de:

1º Um reator atômico com aceleração termo-nuclear;

2º Desestruturar os átomos, ou seja, separar prótons, elétrons e nêutrons;

3º Restruturar tudo novamente para criar carbono e nitrogênio que não existe na água.

Observação: Esse processo é chamado de Fissão Nuclear.

A Bíblia relata no versículo 6 do mesmo capítulo que haviam 06 talhas com água, o que é aproximadamente 480 litros no total, pois naquele tempo as talhas cabiam em média de 80 a 120 litros cada, mas usaremos a menor medida.

Quanta energia seria necessária para transformar 480 litros de água em vinho?

Lembremos que esse milagre foi considerado um dos mais fáceis que Jesus realizou, mas não o menos importante.

Essa restruturação nuclear para transformar água em vinho necessitaria da energia de cerca de 200.000.000.000 (duzentos bilhões) de estrelas iguais ao nosso Sol, e isso em apenas 01 dia, para realizar tal transformação.

Mas para Jesus isso foi uma coisa básica, fácil e rápida de se fazer, a Bíblia não relata que ele se cansou ou que perdeu sua energia ao fazer isso.

Tal ato ou milagre é no mínimo inimaginável ao nosso raciocínio, somente um Deus teria poder para fazer isso não é?

Mas, o próprio Jesus disse que Ele era Deus e todos os cristãos reconhecem isso:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez. João 1:1-3

 

O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. E Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele. Colossenses 1:15-17

Agora, entenda que nosso Jesus Cristo é infinitamente poderoso e pode realizar qualquer coisa, mas na grande maioria das vezes nós colocamos nossos problemas como maiores que o poder de Jesus Cristo em nossas vidas.

Esse artigo serve para refletirmos e entendermos um pouquinho do que é Deus, de sua magnitude, poder e glória infinitos e assim nos colocarmos aos sEus pés e deixarmos que Ele tome o controle de nossas vidas.

Se Jesus fez este milagre como algo tão simples, imagina o que ele pode fazer na sua vida?

 

Referências:

Trechos retirados e adaptados de uma palestra do Dr. Adalto Lourenço a respeito da temática Ciência x Fé, [disponível neste link].

Imagem fonte: Reprodução Google

17 thoughts on “A transformação da água em vinho – uma explicação científica

  • Rogério Silva

    Amém Amados!
    Isto nos mostra o quanto a coisa toda foi Maravilhosa, nosso “DEUS” é mesmo o “DEUS” dos impossíveis, impossíveis para nós, não para ele… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • alcyr

    fantástico esse nosso Jesus!

    Resposta
  • Ana Cláudia

    Gostei muito dessa explicação pois a um certo líder religioso que está dizendo que a transformação de água como o vinho não tem importância para a humanidade mas ele não é capaz de fazer algo extraordinário como Deus Deus.

    Resposta
  • anderson nogueira

    qual a fonte destas informações?

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Está escrito no final do texto, em “Referências”.

      Resposta
      • José Lindomar Pereira Da Silva

        Como somos ignorantes em relação ao conhecimento do Deus criador

        Resposta
  • Alexandre

    Com todo respeito, explicação incompleta e nem atende a pergunta inicial. Se houve transformação de água em vinho, quais foram as transformações? para isso é necessario transformar água em diversas substâncias que compõem o vinho, incluindo etanol, açucares, ácidos carboxílicos, fenóis e mais. Por fusão nuclear, de que forma ele obteria a energia para colidir os núcleos dos átomos e de que forma a energia produzida foi dissipada?
    há outras alternativas, como reagir água com o gás carbônico do ar e nitrogênio porém esse processo é extramente desfavorável às condições ambientais de temperatura e pressao. ou talvez síntese biologica, o que é complexo e envolve enzimas e muitas outras substâncias.

    Resposta
    • David Costha

      Vamos refletir um pouco tirar água do vinho é uma coisa que é água substância quais substâncias que leva o nome de vinho e isso está meio viado essas substâncias na água.
      Agora o que houve foi outra coisa transformar água água em vinho transformar água em vinho.
      Houve uma transformação Jesus Cristo ressuscitado como tudo que ele fazia em conformidade com o criador ele disse certo invocou o criador para te transformar a água transformar.
      Nunca aconteceu de se extrair da água substâncias ou adicionar substâncias vinícolas.
      O que houve foi uma transformação transformou água em vinho. O que é uma transformação?
      vamos ver o que o dicionário diz sobre a palavra transformar:
      https://conceitos.com/transformar/

      Conceito de Transformar

      Do ponto de vista da autoajuda, transformar significa uma mudança pessoal, uma evolução interior que deixar para trás alguns costumes para assumir novos. Assim ocorre um desenvolvimento interior. Geralmente, é no início do ano novo quando muitas pessoas determinam para si algumas metas pessoais, este é um ponto de inspiraçãopara o desenvolvimento interior.

      Ação de mudança

      Esta transformação pode partir de uma busca consciente, mas em outros casos é também uma resposta do próprio viver, ou seja, ao longo dos anos a pessoa passa por vivências que deixam marcas e assim as transformam como sonhos cumpridos, superar a perda de entes queridos, desamor, viagens pessoais a novos destinos, uma verdadeira amizade, responsabilidade de trabalho, entre outras. Enfim, ao longo da vida são acrescentadas novas experiências, da mesma forma que a escola a vida também lhe ensina algo novo.

      Por exemplo, diante de uma situação de derrota ou de má sorte pode transformar o caráter de uma pessoa arrogante. Disciplinas como coaching, psicologia e tutoria fazem parte de uma mudança rumo à transformação pessoal.

      A transformação é também a capacidade de transformar um elemento em algo diferente. Por exemplo, do ponto de vista artístico, um artesão que modela a argila é capaz de criar algo a partir da matéria-prima inicial. A reciclagem é também um exemplo de como é possível dar uma segunda vida a determinado produto e transformá-lo, por exemplo, em um móvel de segunda mão.

      Transformação física

      Uma pessoa pode sofrer uma transformação física positiva, por exemplo, quando faz uma mudança em sua imagem graças a um corte de cabelo novo, uma maquiagem e a ajuda de um profissional da área. Também é possível viver uma transformação física ao emagrecer ou engordar. No campo da ficção, atores e atrizes sofrem transformações habituais graças à caracterização própria da ficção.

      Por exemplo, por trás do voluntariado ou do empreendedorismo social existe também a clara iniciativa de uma transformação social para superar as injustiças e criar um mundo melhor. A poesia social, que tem um claro tom de protesto, é também uma forma de criar consciência para promover o envolvimento das pessoas na transformação da sociedade.

      Uma doença pode também transformar a vida do paciente quando um diagnóstico lhe obriga a fazer uma mudança em sua rotina. Por exemplo, um diagnóstico de diabetes transforma os hábitos alimentares do paciente.
      https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/transforma%C3%A7%C3%A3o

      Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

      OK

      Língua Portuguesa

      transformação

      trans.for.ma.ção 

      trɐ̃ʃfurmɐˈsɐ̃w̃

      nome feminino

      1.

      ato ou efeito detransformar

      2.

      alteração do estadonormal; modificação

      3.

      mudança de forma;metamorfose

      4.

      processo gradativode mudança deestado ou condição;evolução

      5.

      LINGUÍSTICAoperação que,conservando oconteúdoinformativo de umafrase, altera a suaestrutura noutra,explicando assim aequivalência entre asduas frases

      6.

      LINGUÍSTICAoperação ou regraque permitetransitar daestrutura profundapara a estrutura desuperfície de umafrase

      7.

      MATEMÁTICApassagem de umafigura ou expressãopara outra, segundodeterminada lei

      8.

      MATEMÁTICAaplicação

      FÍSICA transformação adiabática

      processo sofrido porum sistematermodinâmico emque não há trocasde calor com oexterior

      MATEMÁTICA transformação de umaequação

      determinação deuma segundaequação, cujasraízes dependemdas da primeirasegundo certa lei

      FÍSICA transformação isobárica

      processo sofrido porum sistematermodinâmico sobpressão constante

      FÍSICA transformação isotérmica

      processo sofrido porum sistematermodinâmico sobtemperaturaconstante

      Do latim transformatiōne-, «idem»

      SINÓNIMOS

      alteração, aplicação, avatar, evolução, função, metamorfose, modificação, mudança, mutação, operador, transfiguração, transmutação, variação

      ANTÓNIMOS

      conservação, manutenção
      ……………………………………………..
      então nos vemos aqui em tudo isso que a transformação só se dá em contato com o que será transformado e outras formador.
      Vamos ver a transformação da atuação do transformador m
      A água era o ser a ser transformado.
      Jesus Cristo ressuscitado era outras formador.
      a capacidade de transformar água em vinho não estava na água a água por si só jamais seria capaz de transformar-se ou agregar valores de tais inerentes à vinicultura.

      Aí é que reside a questão o que havia ou há em Cristo para tia água se transformasse em vinho.
      Este é o raciocínio.
      Para entender isto precisa entender quem é Jesus o Cristo ressuscitado quais aspectos são inerentes a ele quais os quais os caracteres que o definem.
      Aí está o segredo.
      A fé sempre definiu Jesus.
      Fé e a firme convicção de coisas que ainda não são como sendo.
      Vamos ver qual é a definição de fé.?

      https://www.significados.com.br/fe/

      Significado de Fé

      O que é Fé:

      Fé é uma palavra que significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

      Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Em algumas situações, como problemas emocionais ou físicos, ter fé significa ter esperança de algo vai mudar de forma positiva, para melhor.

      De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego “pistia” que indica a noção de acreditar e no Latim “fides”, que remete para uma atitude de fidelidade.

      No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé é também sinônimo de religião ou culto. Por exemplo, quando falamos da fé cristã ou da fé islâmica.

      A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. Na Bíblia há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé. Uma das frases sobre o tema afirma que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. (Hebreus 11:1)

      O termo “fé” surge em algumas expressões populares e também no contexto legislativo. Alguns exemplos:

      “Fazer fé”: acreditar em alguém ou em algum ato; ter esperança.

      “Dar fé”: afirmar como verdade.

      “Boa fé” : forma de agir honestamente, sem quebrar um compromisso.

      “Má fé”: agir de forma intencional para prejudicar terceiros.

      Data de atualização: 05/06/2015.
      …………………
      Significado de Fé

      Escultura Alegoria da fé, de L.S. Carmona (1752–53).

      O véu simboliza a impossibilidade de se conhecer diretamente as evidências.

      Fé (do Latim fide)[1] é a adesão de forma incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade[2] sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. A fé acompanha absoluta abstinência de dúvida pelo antagonismo 
      inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e da lógicaconceitual.
      Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.
      A expressão se relaciona semanticamente 
      com os verboscrer, acreditar, 
      confiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. A relação da fé com os outros verbos, consiste em nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, por uma hipótese a qual se acredita, ou confia, ou aposta ser verdade.[3]

      Portanto, se uma pessoa acredita, confia ou aposta em algo, não significa necessariamente que ela tenha fé. Diante dessas considerações, embora não se observe oposição entre crença e racionalidade, como muitos parecem pensar, deve-se atentar para o fato de que tal oposição é real no caso da fé, principalmente no que diz respeito às suas implicações no processo de aquisição de conhecimento, que pode ser resumidas à oposição direta à dúvida e ao importante papel que essa última desempenha na aprendizagem. É possível nutrir um sentimento de fé em relação a um pessoa, um objeto inanimado, uma ideologia, um pensamento filosófico, um sistema qualquer, um conjunto de regras, um paradigma popular social e historicamente instituído, uma base de propostas ou dogmasde uma determinada religião. Tal sentimento não se sustenta em evidências, provas ou entendimento racional (ainda que este último critério seja amplamente discutido dentro da epistemologia e possa se refletir em sofismosou falácias que o justifiquem de modo ilusório) e, portanto, alegações baseadas em fé não são reconhecidas pela comunidade científica como parâmetro legítimo de reconhecimento ou avaliação da verdade de um postulado.

      É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso, e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular. A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais (tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com esperança) e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, também não carece absolutamente de qualquer tipo de argumento racional.

      …………………….
      Portanto Jesus, no caso da transformação da água em vinho teve fé absoluta, comunhão dele absoluta e total com o CRIADOR. Esta comunhão total fez daquela água vinho e assim foi feito. Obra da fé. O milagre da transformação da água em vinho foi obra de fé absoluta de que o Criador estava presente para a transformação. O Deus único. E exclusivamente pela fé. Tal fenômeno é chamado de fé.
      O justo viverá pela fé! E Jesus Cristo Ressuscitado vivia dia e noite de e na fé. Fé no propósito da razão de sua existência!
      Amém.!

      Resposta
      • Alexandre

        Eu entendo a postura e visão religiosa e não vejo problema em defender ela do ponto de vista da fé. Mas acredito que a ideia do texto era debater de forma científica, investigando e viabilizando os fenômenos ocorridos do texto da bíblia.

        Resposta
        • David Costha

          Caro Alexandre. Lamento profundamente. Não haverá jamais uma explicação científica para as intervenções de Jesus Cristo Ressuscitado. Quando ele ajuda ele tirava o pecado, a culpa que havia para o fato estar presente daquela forma. Esta atitude repunha a situação primeva e resultava em o que chamamos de milagre. Não há base científica para seus atua. A ciência pesquisa fatos já ocorridos e os milagres agem retirando a razão da corrupção das coisas. Então, o exame é livre como o choro também. O que é da fé é da fé. Continue suas pesquisas. No mínimo, milagrosamente já chegou a um comentário como o meu, o que já é uma maravilha, não chega a ser um milagre. Abr do amigo David

          Resposta
  • David Costha

    Caro Alexandre. Lamento profundamente. Não haverá jamais uma explicação científica para as intervenções de Jesus Cristo Ressuscitado. Quando ele ajuda ele tirava o pecado, a culpa que havia para o fato estar presente daquela forma. Esta atitude repunha a situação primeva e resultava em o que chamamos de milagre. Não há base científica para seus atua. A ciência pesquisa fatos já ocorridos e os milagres agem retirando a razão da corrupção das coisas. Então, o exame é livre como o choro também. O que é da fé é da fé. Continue suas pesquisas. No mínimo, milagrosamente já chegou a um comentário como o meu, o que já é uma maravilha, não chega a ser um milagre. Abr do amigo David

    Resposta
  • Ricardo

    Se Ele é tão poderoso, porque permite a morte de inocentes?

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Ele era inocente e morreu…

      Resposta
    • ALANCASTER LUIS DA SILVA

      pRA ESSA RESPOSTA VC PRIMEIRO TERÁ DE ENTENDER AS ESCRITURAS E ABRIR SEU CORAÇÃO PARA QUE O ESPIRITOSANTO LHE ESCLAREÇA AMIGO.

      Resposta
    • Carlos Alberto Rodrigues

      Caro Ricardo, existem leis espirituais que regem o planeta Terra. E Deus as respeita. Ele não é o culpado pela morte de pessoas inocentes,e sim, o diabo. A Bíblia declara o diabo como o deus deste século. 2 coríntios 4.4
      Jesus afirmou que o ladrão ( o diabo ) vem pra matar, roubar e destruir. João 10.10. Muito da morte de pessoas inocentes são permissões das pessoas mesmas pois não querem servir a Deus e ficam então sem a sua proteção.
      Espero ter ajudado. Saúde.

      Resposta
  • Milton de Rezende

    Agora eu entendi perfeitamente. Uma vez minha esposa levou uma garrafinha de água para ser fluidificada no centro espirita. A agua ficou amarga. Houve milagre?

    Resposta
  • Gustavo Costa

    Vc escreveu duzentos bilhões errado duzentos bilhões e é com 11 zeros não com nove 200,000,000,000

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *