Estudos

Como Judas morreu?

 


Em Mateus cap. 27: vers. 3 a 5 descreve que após saber da condenação de Jesus, Judas Iscariotes foi tentar devolver as moedas que ganhou dos sacerdotes para entregar a Cristo, mas como eles não aceitaram, ele arrependido, “retirou-se e foi-se enforcar”

Veja:

Retirou-se e foi-se enforcar.

Na verdade, aqui o texto não diz que Judas se enforcou, mas que saiu com intuito de “se enforcar”. Mateus que descreve esse relato provavelmente não tinha a informação exata de como Judas havia morrido, por isso, utilizou essa expressão “retirou-se e foi se enforcar” mas não quer dizer que Judas realmente se enforcou.

Como Judas morreu?

A resposta está no livro de Atos dos Apóstolos, cap. 1: versos 15 a 18.

O próprio apóstolo Pedro disse como Judas havia morrido:

Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras se derramaram. Versículo 18.

Embora Judas tenha saído com intuito de se enforcar, ele caiu ou pulou de um precipício e morreu.

As duas versões podem estar se completando, ou seja, devido a topografia de Jerusalém e redondezas terem alguns locais como o descrito, pode ser que Judas se enforcou em uma árvore muito próxima à um precipício e o galho não aguentou seu peso e quebrou, jogando-o para o precipício e finalizando na sua morte com evisceração.

Viu como estudar a Bíblia é importante?

Temos sempre que estudar vários textos para entendermos o contexto e para que nosso entendimento seja completo a respeito do assunto abordado.

 

Imagem fonte: Reprodução Google

30 thoughts on “Como Judas morreu?

  • anderson bsilva

    bom o meu ver destas passagens seria que:
    ele foi se enforcar,apodreceu e seu corpo se soltou da corda,
    ja com o corpo apodrecido e fraco ele caiu, seu corpo partiu e bateu a cabeça

    Resposta
    • André Silva

      Concordaria com o irmão Anderson e com o texto que por sinal ficou muito bem explicado, se não fosse por uma palavra em Atos 1.18 diz que judas PRECIPITANDO – SE ou seja (morto não se PRECIPITA), então conforme a narrativa do livro de Atos acredito que Judas (Precipitando-se = se lança ou se joga) do penhasco arrebentando-se pelo meio, já que o campo de Aceldama conhecido como “campo de sangue” se encontra em partes altas de Jerusalém.

      Resposta
      • João Gabriel

        Na verdade judas pegou uma corda que estava num burro algo do tipo, e amarrou numa arvores, e a corda não suportou seu peso e arrebentou,e judas caiu por a arvore ser alta e morreu.

        Resposta
      • Rafael Lancuna

        perfeito eu também acredito que isso foi que ouve

        Resposta
  • paulo

    Resta saber se esse “precipitando-se” trata de alguém que se jogou de um penhasco ou de alguém que tomou uma decisão sem pensar…

    Teria ele amarrado uma corda no pescoço e cortado a própria barriga?

    Resposta
    • Luciferiano

      Creio que ele não teve a coragem suficiente para se enforcar. Acho que ele comprou a corda, mas achou mais prático se jogar.

      Resposta
      • João Gabriel

        Ele não comprou a corda ele achou num burro, dai ele amarrou nua arvore, e a corda não suportou o seu peso e caiu, E pela arvore ser aluta ele morreu de queda,

        Resposta
        • Jmn

          Não, isso está em Lucas e não pode ser verídico pois esse fato ocorreu antes de Lucas nascer e Lucas não era um apóstolo , Lucas foi um médico grego após Cristo do livro segundo Paulo.

          Resposta
    • Pereira

      Excelente raciocínio Paulo ! Ou talvez tenha amarrado uma corda a sua cintura!

      Resposta
  • José Filho

    A muitas duvidas a cerca da mote de Judas Iscariotes, e ninguém sabe o que aconteceu de fato e Já que ninguém sabe explicar com precisão o que de fato aconteceu, temos que entender o que a própria Bíblia diz em (Romanos 3.3-4) 3 Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
    4 De maneira nenhuma! Sempre seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso, como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras e venças quando fores julgado. E segamos o concelho de Jesus (João 21.20-22).

    Resposta
    • Luciferiano

      Descupe-me, mas seu comentário me pareceu um tanto relativista. Neste interim, daríamos margem pra argumentos ateístas acerca da não autenticidade bíblica, devido ao fato de não se ter certeza nem da própria existência do tal.
      Creio que o trecho que colocastes não é condizente com o artigo.
      O que está em questão é uma interpretação, cabível de um argumento pessoal, não uma dúvida acerca do poder do Criador.
      Mas gostei do zelo pelo pela palavra de Deus.
      Deus te abençoe!

      Resposta
  • eduardo

    pra min ela tinha só se enforcado mais e bom estuda mais

    Resposta
  • Juliane

    Mateus: 26. 24. O Filho do homem vai, como de fato está escrito a respeito dele. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria jamais haver nascido”. KJA

    Bom… Creio que quando Jesus declarou essas palavras: Ai daquele que trai o Filho do Homem… Antes não ter nascido, mostra que depois da traição as coisas ficariam estreitas… Judas cairia no juízo de Deus.

    Em Isaías 5;8 Mostra que o AI é um julgamento de Deus contra o perverso…
    E Jesus disse AI…
    O que me leva entender que Judas consumou o AI de Jesus que até então era apenas uma aviso…Judas consuma o Pecado…Salario do pecado, morte… Morte sem arrependimento leva a condenação.
    Em 2 Coríntios: 7.10 A tristeza, conforme o Senhor, não produz remorso, mas sim uma qualidade de arrependimento que conduz à salvação; porém, a tristeza do mundo traz a morte. – Bíblia KJA
    Creio que Judas teve remorso, o que fez ele tomar a decisão de suicidar, porque a tristeza do mundo traz a morte (solução que ele enxergou pra situação dele)…
    Se fosse arrependimento ele tinha sido salvo ( ter traido e ficado vivo através do perdão do seu pecado) pois a tristeza que vem de Deus conduz a salvação…

    Então acredito que ocorreu da seguinte forma…
    Em Mateus 27;51 diz tremeu a terra e fenderam se as rochas… (Racharam)…
    Atos dos Apóstolos: 1. 18 (part B)
    Ali caiu de cabeça, seu corpo partiu-se ao meio, e as suas vísceras todas se derramaram. Bíblia KJA

    No momento em que ia se suicidar a terra tremeu o fazendo precipitar levando ele ao fim que Pedro relata em atos… Lembrando que o AI de Deus é um julgamento ao perverso… então creio eu que no momento da sua morte ele não conseguiu suicidar mas o Julgamento de Deus mencionado por Jesus foi a a sua consequência por trair O Filho do homem. Jesus!

    Resposta
  • Emanuel Becker

    Não desacredito e nem acredito convictamente em “escrituras sagradas”. Penso que todas – bíblia , alcorão ,Bagavadguitá, etc – são importantes livros históricos, ferramentas para crescimento espiritual e pessoal. O que leva ao fanatismo é crer convictamente que somente uma delas é portadora da “verdade absoluta”. Por isso o caos no mundo, pessoas matando pessoas em nome da sua religião, todos querem impor a sua verdade como única e suprema. Loucura não acha?
    Quem escreveu a bíblia não foi Deus, quem escreveu o alcorão não foi Alá. Todas as escrituras forma escritas por discípulos, pessoas comuns como você e eu. Quem nos garante que eles descreveram da forma correta determinado fato? Quem nos garante que eles não faltaram com a verdade? Quem nos garante que por pressão da sociedade – não diferente da de hoje – dados não foram maquiados, retirados, colocados com a intenção de garantir o interesse dos que estavam (estão) no poder?
    Depois de toda essa reflexão, pesemos em Judas. Se realmente Jesus foi um Ser superdotado de poderes ele já sabia o que lhe aconteceria, certo? Judas então teria executado uma das mais difíceis tarefas, no entanto que o conflito interno – não o diabo – fez com que ele se mata-se. Você não pensa que estigmatizar ele dessa forma até hoje não seria um tanto quanto injusto?

    Resposta
    • João Gabriel

      A bíblia foi escrita por homens sim, mas foi Deus Que mandou os homens escrever, só basta analizar a bíblia e comparar com os dias de hoje, Jesus veio na terra 100 por cento homem e 100 por cento Deus, Ele sabia que judas o trairia mas ele simples mente deixou que judas o traice para que se cumprice as escrituras, para nos salvar da condenação.

      Resposta
    • Filha de Deus

      Oque diferencia e o cumprimento da palavra veja muitos relatos escritos na bíblia estão se cumprindo pra mostrar ao homem que não é mentira

      Resposta
    • Rosemary Nunes

      Sim a bíblia foi escrita por homens,mas inspirada por Deus
      E meio leviano sempre haver esse raciocínio de que a bíblia foi escrita por homens e assim ser substimada,e colocar em questionamento”Jesus”
      A bíblia é para aqueles que nele crê,aos que não crêem, existe muitos livros de grandes nomes,da história, Platão Aristóteles, Gandhi ,Albert Einstein, Stephen Hawking, Sócrates e tantos outros,pois esses sim devem ser levados a sério e sem nenhum questionamento….

      Resposta
  • DeusOdeia

    Muita enganação para um livro “sagrado”.

    Não tem como Judas ter morrido das duas maneiras, apenas uma, vamos lá. No máximo que da pra aceitar, Judas teriam se enforcado em um árvore a beira de um precipício, morre em um determinado tempo enforcado ou depois a corda se arrebenta e ele se choca com o chão e morre na queda.

    Se Judas se enforcou ele morreria ali na corda e não “morrendo” em uma corda ainda com vida se espatifa no chão já morto, isso não faz sentido algum.

    Ou ele se enforcou ou e morreu no “ato” ou ele morreu caindo do precipício.

    Resposta
    • Serapião Paulo Cortez Junior

      Fico com Atos, mas, o importante é que o bom e velho Judas teve remorso e se arrependeu, os fariseus tiveram o bom senso de rejeitar as moedas, me coloco hoje vendo a tv cheia de apóstolos e bispos hipócritas e víboras, esses malditos que vendem até a mãe, teriam vendido como já venderam até a alma e o espírito.

      Resposta
  • Matheus Reis Barreto

    E o que me diz disso aqui:

    Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não disse que não morreria, mas: se eu quiser que ele fique até que eu venha, que tens tu com isso?

    João 21:23

    Resposta
  • Joao

    Em Mateus 27 v 5 DIZ ASSIM Judas atirou as moedas de prata dentro do templo e .abandonando aquele lugar foi e se enforcou se

    Resposta
    • Marcelo

      Ele foi enforcar-se não quer dizer que se enforcou. Provavelmente ele sofreu um acidente no caminho

      Resposta
  • Alberto Fonseca

    REDENÇÃO DE JUDAS.De arrependidos,o Inferno está cheio.É preciso consertar o mal-feito.Algumas religiões cristãs formais informam a seus seguidores que o arrependimento basta para o pecador encontrar um céu.Se fosse assim,seria tudo muito fácil:um bandido se arrependendo na hora de ser preso ou diante da morte.O sonho de Judas é libertar a Palestina e,com o Beijo,espera que o Mestre passe a usar seus poderes nesse sentido.Dá no que dá.Arrepende-se e comete outro crime,pior,o suicídio. Após mais de um milênio de novas experiências,o Traidor,finalmente,sofre na Idade Média tudo o que faz Jesus sofrer na masmorra,inclusive a traição e a morte com a pena capital da época.Liberta sua região,a França,do jugo inglês,mas de nada adianta.É traído e queimado vivo na fogueira.Porém,Judas fisicamente não sofre,exceto o remorso.Antes de o corpo queimar,ele é retirado.E está no colo do Mestre.Para entrar no Reino de Deus,é preciso nascer de novo,como Jesus ensina a Nicodemos.O homem de Kerioth renasce várias,até encontrar a redenção.Sim:na pele de Joana Darc…

    Resposta
  • Alberto Fonseca

    CONSOLADOR PROMETIDO.Não censure o Consolador Prometido no comentário sobre Judas-Joana!Futuramente,se o saite deixar,vou explicar por que João Batista é decapitado,bem como as “criancinhas inocentes”,e o primo poderoso nada faz para ressuscitá-los.Seria ingratidão de Yeshua?Não.Ele não poderia contrariar a Lei de Deus!Thalita e Lázaro estão em catalepsia (“dormem”) e são “ressuscitados”.Quanto a JB e as crianças,estão decapitados.Por quê?Aguardem!..

    Resposta
  • Alberto Fonseca

    MATA COMO ELIAS,MORRE COMO JB.Jesus afirma,via Mateus,que seu primo JB é o antigo profeta Elias.Ele mata pela espada os sacerdotes de Baal e duas mil pessoas ajudam.No futuro,morre como João Batista,decapitado,da mesma forma com que decapitou,bem como aqueles que o ajudaram e que,no nascimento do Mestre,morrem como “criancinhas inocentes”.Na Lei de Deus,não tem essas!Estamos semeando o que vai acontecer conosco mais tarde!Jesus não ressuscita o parente nem as crianças,ao contrário do que faz com os “dorminhocos”Thalita e Lázaro.É catalepsia.Já as crianças e JB estão mortos,decapitados:”Quem com ferro fere”…

    Resposta
  • Alberto Fonseca

    JUDAS DUAS VEZES NO COLO DE JESUS:uma no Inferno,outra no “céu”.Após suicidar-se num penhasco,usando a corda de uma cabra que pasta,o homem de Kerioth é buscado no Inferno ou Umbral,pelo Mestre.Mil anos depois,Judas está novamente no colo de Jesus,literalmente falando.O Homem de Nazaré,em uma raríssima descida pessoal,vem acolher no colo,mais uma vez,o antigo discípulo,agora redimido,com o nome de Joana Darc.É a França,portanto,a Terra,e não o Céu.Aqui,entendam “céu”como paz de espírito.Depois da Crucificação,Judas está no “inferno”;após a fogueira,o “céu”:”Onde está o teu coração aí está o teu tesouro!”..

    Resposta
  • Alberto Fonseca

    A LETRA MATA.Geralmente,os religiosos dão com os burros nágua,ao interpretarem literalmente a Bíblia,citando decoradamente capítulos e versículos.Um dos problemas é que geralmente a pessoa que escreve emite sua opinião pessoal,dizendo ser Deus.Pior ainda é quando o texto vem de homens da Idade Antiga,como,por exemplo,o que fala que os “filhos pagam por erros dos pais”,naquela mexidinha de pauzinhos da rainha Eudóxia,no Concílio de Niceia,dirigido pelo imperador de Roma.Deus seria um monstro e eu,ateu!É preciso tirar a essência:todos os filhos de Deus,inclusive os ignorantes chamados “demônios”,vão evoluir para a Luz:”Das ovelhas de Meu Pai,nenhuma se perderá”!Até os suicidas têm redenção,como Judas.Mas comem o pão que eles (nós)próprios amassam,para corrigirmos o mal-feito…

    Resposta
  • Alberto Fonseca

    FARISEUS NO SÉCULO 21.Jesus promete “outro Consolador”,para explicar o que ele não pode há dois milênios,porque “vós não compreenderíeis!” E será preciso recolocar o Cristianismo nos trilhos,de onde os homens o retiraram,trazendo,ainda,novas lições.A Humanidade evolui em Ciência e Filosofia,mas ainda existem fariseus em pleno século XXI!..

    Resposta
  • Josenildo dos Santos pedrosa

    Aprendi mais um pouco

    Resposta
  • Marcio

    Minha visão: :Retirou-se e foi -se enforcar…: Quantas vezes nós falamos que iremos fazer algo e não fazemos? todos mudam de opinião… Certa ocasião estava com colegas em certo bar, houve um momento que que senti vontade de fazer xixi.pedi licença aos colegas e me dirigi ao banheiro,chegando lá, a minha vontade havia passado….quando retornei ao local onde havia saído, meus colegas disseram: já bateu o barro? não sabendo eles que eu fui fazer xixi, só que no meio do caminho a situação mudou… foi outra…O que dirianos de PEDRO? de toda raça humana? Os chefes judeus diziam que Jesus expulsava demônios por intermediação de Belzebu…Pedro,Jesus o chamou de Satanás…Judas era o único dos 12 que não era da galileia, e olham que o velho testamento foi escrito pelos Israelitas…talvez o povo judeu não queria livrar Judas por ele ser Estrangeiro…O povo judeu é muito paternalista, livrando a pele de Judas , mancharia a sua historia talvez..todos NÓS TRAÍMOS Á jesus a todo tempo…

    coisas que vejo á favor de JUDAS:

    1- Tinha papel importante dos demais….organizado..inteligente…tipo contador…etc
    2-Por ter se arrependido, devolveu as moedas aos Religiosos da época,isto comprova Arrependimento,caso contrario ele nem ligaria pelo fato de Jesus estar condenado á crucificação,errando ou acertando, ele não ficou com as moedas,hj presenciamos maioria de cristãos com mais de 30 moedas enfiadas na cueca e não estão nem ai…
    3-Judas tinha uma visão de mundo diferente,se achava injustiçado,presenciava todos dias seu povo sendo escravizado pelos romanos na época, ele era um verdadeiro revolucionário…QUERIA LUTA…GUERRA..SANGUE…MUDANÇAS..Renovações
    4-Aquele que vem a mim,de maneira alguma o lançarei fora…(Disse Jesus), quando falamos dos outros(Judas etc) nos tornamos Juízes, quando falamos de nós, nos tornamos Advogados…

    Obs: Nunca li um texto da Bíblia Sagrada que fala que JUDAS ISCARIOTES SE ENFORCOU… Eu já quis fazer um monte de besterias.e nunca concretizei…O fato de Judas ter evacuado da cidade é normal,pois ele entregou O Sangue Inocente de Cristo,isto com certeza deixaria qualquer pessoa sem chão….O legal que percebo é: ELE FOI SE ENFORCAR,MAS NÃO DIZ QUE ELE COMETEU O SUICÍDIO…Trair, todos traem á CRISTO, o SEGREDO É: Temer á Deus,ama-lo de todo nosso coração…força,..alma…ser…e ao nosso próximo como a nós mesmo…fazendo assim: estaremos cumprido toda lei e os profetas…

    O achado de JUDAS EM 2006,PUBLICADO PELO:
    National Geographic  ,criou muitas duvidas quantos àqueles que já condenaram ao apostolo de cristo…Pedro negou a Cristo…tomé duvidou…eu roubei..vc menti..ele mata…adultera…bebe…fuma drogas etc…Somos todos parecidos como á um cemitério, brancos e limpos por fora e por dentro só ossos empoderecidos…O nosso interior é sujo…Cuidemos para que possamos estar no Céu com Jesus.pois sempre achei que JUDAS ISCARIOTES VAI ESTÁ LÁ COM CERTEZA…Um forte abraço.Marcio Batista Brito-ATB-Divino das Laranjeiras-MG-Brasil23/11/2020

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *