EstudosSociedade

Um Cristão pode trabalhar com produtos como cigarro, bebidas alcoólicas, etc?

 


Vamos ver alguns textos bíblicos sobre o assunto:

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. 1 Coríntios 3:16, 17. Ver também 1Co 6:19-20.

O corpo humano é o santuário e morada do Espírito Santo, o cristão não pode dar mal testemunho com a propagação de substâncias que destruam a saúde das outras pessoas! (ver Mateus 5:13-14)

 Não matarás. Êxodo 20:13

A ingestão de álcool e o fumo matam. Dessa forma, quem vende esses produtos, ou trafica drogas está, de certo modo, “matando” outras pessoas e prestará contas a Deus por isso (ver Romanos 14:12; Apocalipse 22:15)

Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas. Mateus 7:12

Um cristão verdadeiro não iria gostar que vendessem bebidas e cigarros para alguém conhecido ou de sua família, por isso, não deve vender para outros também.

 Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas! Habacuque 2:15

É importante prestar atenção na expressão “ai” sobre aquele que dá de beber a outras pessoas. E não poderia ser diferente, pois, a pessoa está contribuindo com os planos de satanás de destruir a saúde humana e acabar com as famílias, pervertendo assim ainda mais a sociedade.

Esses são alguns motivos para que um cristão não seja conivente com o erro, com o pecado, pois a palavra de Deus proíbe claramente esse tipo de ato.

Não é fácil ser cristão neste mundo, mas Deus recompensará sua perseverança!


Imagem fonte: Reprodução Google

12 thoughts on “Um Cristão pode trabalhar com produtos como cigarro, bebidas alcoólicas, etc?

  • Luciferiano

    Então cristão não pode ser policial, trabalhar no macdonalds, na pepsi ou coca cola, indústria cosmética(pesquise e descubra), churrascarias, açougues, e uma gama de funções intrísicas ao cotidiano moderno.
    Veja bem. Não estou dizendo o contrário do tópico em sí, pois o que dizes tem respaldo e não sou eu que vou ditar os parâmetros. Mas embuído em seus comentários acerca do que faz mal, hoje em dia até respirar pode te contaminar nesse ar poluído.

    Resposta
    • Mary

      Verdd ser cristão não e fácil eu verdadeiramente acho que todos que trabalham nessas empresas e depende muito do emprego Deus n vai olhar que elas estão destruindo a outra pelo contrário ela está trabalhando dignamente…na época de Jesus os historiadores falam que a bebida mais consumida era a cerveja e o vilho fermentado q dizer q eu abro uma mercearia ou um mercado e não posso vender esses ítens por medo de ir pró inferno tudo e lícito mais nem tudo convêm as pessoas sabem que se consumir muito desses produtos me prejudico. Então Deus sabe que n estamos vendendo pra matar ninguém somente para nosso sustento.

      Resposta
      • Gildeone

        Mas não tem desculpa,se é o propio deus que condena estas coisas,o cristão tem mais é que obedecer mesmo,se ele não quiser ser condenado,é tudo um ato de fé, e obediência á deus,então não adianta querer se justificar,com situação de vida,pois existem muitos meius licitos de se ganhar dinheiro,eu não sou crente não, mas eu sei o que é errado diante de deus,eu tenho comercio,e mim mantenho sem precisar destas coisas.

        Resposta
      • Igor Werneck

        Lhe pergunto, existe lado neutro?
        É irreversível o que você não está fazendo pra Deus, certamente está fazendo para o Diabo

        Resposta
  • Leandro Sampaio

    Caro irmão, notei algum esforço nos argumentos apresentados para forçar o significado de alguns dos textos.
    Usando o entendimento ampliado do mandamento “Não Matarás” que o senhor usou, facilmente encontro respaldo para me privar de vender facas e quaisquer outras ferramentas cortantes e perfurantes. Também não seria correta a venda de veículos automotores, tijolos… o uso das redes sociais (visto o número crescente de casos onde tramas violentas vem sendo dissipadas pelas redes)… Entende o problema? Em todos os exemplos citados, há uma infinidade de propósitos para os quais os itens podem ser usados: uma faca de cozinha tem por objetivo primordial, cortar o alimento. Posso usar para isso, ou para apertar um parafuso num momento de improviso, ou para “resolver” algum atrito com alguém… O Sr. Zé do mercado, crente fiel, então me vendeu a faca que usei para matar uma pessoa.

    No texto de Habacuque 2.15, na sua aplicação foi desprezada mais da metade do texto: “[…] misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas!”. O texto completo fala claramente de uma intenção perversa daquele que oferece a bebida ao seu companheiro, lembrando por exemplo o caso das filhas de Ló em Gn 19.33. Veja como o quadro muda drasticamente quando Paulo, apóstolo do Senhor Jesus, recomenda a Timóteo que faça uso (MODERADO) do vinho com o fim de ajudar em sua saúde, em 1Tm 5.23. Se o simples uso do vinho já constituísse pecado contra Deus, teríamos um dilema e tanto com essa recomendação de Paulo. Uma das promessas de Deus para aquele que confiasse no Senhor envolvia “transbordar os seus lagares com vinho” (Pv 3.10).

    Meu ponto é que não temos controle sobre o que será feito com a bebida que vendemos, da mesma forma que não controlamos o que vão fazer com qualquer outra coisa que vendamos. No entanto, não discordo de cem por cento do seu texto. Falei de algo que é visto na Bíblia com propósitos válidos. O cigarro, no entanto, não traz benefício algum, sendo apenas destrutivo.

    Espero ter contribuído com o entendimento dos leitores.
    Paz e Graça!

    Resposta
    • Igor Werneck

      Amigo, não pude deixar de notar o que você mencionou no texto, usamos a faca pra qual finalidade? Pra que ela foi criada?

      Agora o cigarro, pra que foi criado?
      Qual a finalidade de se usar um cigarro?

      Assim sucessivamente, para o que cada coisa foi criado?

      Então o que você disse não tem lógica alguma, se eu vender uma faca para pessoa, ela não foi criada para matar, agora o cigarro foi criado pra quê?

      A bebida?? E pra trazer vida?

      Resposta
      • JOELTON

        👏👏👏👏👏👏

        Resposta
    • Igor Werneck

      Fiquei curioso pra saber porque você pensa assim, nossa própria consciência nos diz o que é certo ou errado se tivermos consciência é claro!
      Agora o oposto da consciência é o ego!
      Ego também fala conosco o tempo tempo, e muitas vezes ouvimos o ego e não o que é coerente!

      Resposta
    • Leandro

      Pra finalizar o assunto.
      Deus disse para respeitarmos as leis dos homens… Se tá na lei e é lícito meu amigo… Segue o jogo…
      Hoje um tempero de alimentos mata mais que bebidas e cigarro… Extremamente cancerígeno. Hoje nossa alimentação nos mata silenciosamente e nem por isso aparecem hipócritas dizendo o contrário… Publicaram uma lei hoje que o comércio de bebidas é ilegal, no mesmo dia eu paro… Como o colega disse “a faca não foi feita pra matar”… Em tese meu amigo tirando arma de fogo, bombas e veneno nada é feito pra matar… Sei de uma coisa, não saio do meu comércio pra ir vender na casa de ninguém… Outra coisa, tenho uma distribuidora de bebidas, tem hipócritas que nem entram na minha loja, mas será que são os “perfeitões” da coisa toda?… Tem falsos moralistas meu amigo que te apontam o dedo e são mais suuuujos que vaso sanitário…

      Resposta
      • WERITON

        QUERIDO, SEGUIR O JOGO SÓ SE FOR DENTRO DAS SUAS LINHAS, POIS AO SEGUIR AS LEIS DOS HOMENS, DES DE QUE NÃO SEJAM ILEGAIS OU PREJUDICIAIS A SAÚDE. TEM PAISES QUE O ABORTO, E O USO DA MACONHA NÃO SÃO PROIBIDOS, E AÍ, SÓ PORQUE VOCÊ MORA NESSES PAISES, VOCÊ SE FOR CRISTÃO, VAI CONCORDAR COM O ABORTO, E COM O USO DA MACONHA?

        Resposta
        • Carol

          👏👏 Quem é cristão se posiciona e ponto.

          Resposta
      • Hosana

        E muitas enguinorancia compará comida e facas com vícios que só destrói .

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *