EstudosMais acessados

Os Dons Ministeriais – Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres

 


Texto chave: Efésios 4:11-12

Cinco dons mencionados na Bíblia ficaram conhecidos como “dons ministeriais” ou “dons de liderança”, são eles:
Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres.
Mas, em primeiro lugar, o que é um dom?

Dom, no grego, é “charisma“, o que literalmente significa: “presente oferecido de boa vontade”. O apóstolo Paulo chamou de charisma um revestimento especial espiritual para a vida da comunidade e o serviço no reino de Deus. Ele usa esse termo 16 vezes nas suas cartas.

E a graça foi concedida a cada um de nós. Efésios 4:7.

Ou seja, cada pessoa da comunidade recebe graça suficiente para ter sua habilidade espiritual. Ninguém é tão desclassificado ou tão inculto que fique a margem do serviço, porque a graça foi concedida “a cada um”.

os dons ministeriais

1) Apóstolos

No grego a palavra “Apostellein“, ou seja, “Apóstolo“, significa “aquele que é enviado“, “mensageiro” ou “embaixador“, aquele que representa a quem o enviou. Neste caso, um grupo de testemunhas das obras de Cristo eram os doze primeiros, escolhidos por Jesus para pregar seu evangelho. Os doze são: Pedro, André, Tomé, Filipe, Mateus, Bartolomeu, Tiago – filho de Zebedeu, Tiago – filho de Alfeu, Simão – o Zelote, Judas Tadeu ou Lebeu, João e Judas Iscariotes. Também outros (menores) como Paulo, Matias, Marcos, Barnabé, Lucas, Tiago Adelfo, Estevão, Silas, Timóteo e Apolo.

2) Profetas

No sentido primário em que a Bíblia usa a palavra, o profeta, do hebraico נָבִיא (nabí), era uma pessoa que estava no conselho do Senhor, que ouvia a Sua palavra e que como resultado, falava o que vinha da boca do Senhor e o fazia com verdade (Jeremias 1:9). Deve-se observar que no termo, do que se trata, não há coisa alguma que implique previsão de acontecimentos. Por isso, é provável que no nome-termo não exista coisa alguma que implique previsão de acontecimentos. Ademais, a palavra grega “prophetes“, significa “aquele que expõe“, “fala sobre certo assunto“, que vem de Deus.

3) Evangelistas

É o que proclama as boas novas, do grego “Euaggélion“. Obedecendo a ordem de Jesus Cristo, o evangelista anuncia a palavra de Deus ao mundo apresentando o único caminho para a salvação eterna. Esse termo aparece apenas 3 vezes no Novo Testamento (Ef. 4:11; At. 21:8 e 2Tm 4:5). Refere-se ao dom da pregação e de fazer o evangelho especialmente claro aos descrentes, ou do testemunho pessoal eficiente.

4) Pastores

Não existe um significado real da palavra, mas pode-se dizer pela tradição linguística do povo hebreu que Pastor é “aquele que vê”. Ele enxerga além do que suas ovelhas enxergam e por isso, as conduz, protege e as alimenta. No conceito do Novo Testamento, o pastor não pode ser uma pessoa que conserva a totalidade do ministério nas suas próprias mãos ou que esmaga toda a iniciativa dos leigos, mas deve ser aquele que ajuda e encoraja o povo de Deus a descobrir e exercer seus dons. A figura do pastor deve ter como modelo o próprio Jesus Cristo, qualificado como “o bom pastor”.

5) Mestres

A palavra é derivada do latim “magister” e do hebraico “Rabino ou Rabbi“, significa “professor de grande saber“, “perito ou versado” em qualquer ciência ou arte. Na igreja, possui o dom do ensino de Romanos 12:7. O mestre nem sempre é um pastor, ele pode ensinar em um seminário, instituto bíblico, classe de escola bíblica, estudo nos lares, grupos familiares, etc. Há muitos pastores que não são mestres, apesar de terem também a tarefa de ensinar a igreja.

Quais são os propósitos dos dons?

Em 1ªCoríntios 12:7, Paulo afirma: visando a um fim proveitoso. Aqui ele subdivide esse proveito em duas partes.

1) Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço. (Ef 4.12): Pastores e mestres são chamados para preparar o povo de Deus para o serviço cristão.

2) Para a edificação do corpo de cristo (Ef. 4:12): Dons não são para exibicionismo, partidarismo ou divisões na igreja. Às vezes, as pessoas comentam: “Fulano é uma benção – o único problema é o dom espiritual“. Ou então: “Aquela igreja é muito boa, o problema dela são os dons.” Isso é uma contradição!

Aprendemos que “dom” é algo que deve produzir bem-estar. Então, o problema não pode estar no dom, mas sim no mau uso dele.

E você, conhece alguém que tem algum dom e o utiliza de forma errada?

 

Imagem fonte: Reprodução Google

19 thoughts on “Os Dons Ministeriais – Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres

  • Vasni de Souza

    Como interpretar 1 TS. 5. 23

    Resposta
  • Paula

    Não fala Apóstolos e Profetas não ! Diz que o Ultimo apostolo chamado foi Paulo e a Lei e os profetas encerram em João Batista

    Resposta
    • JAIROLUIS

      QUEM DIZ ISSO É O PRÓPRIO PAULO, QUE SE AUTODENOMINOU APÓSTOLO DE JESUS E PREGA TUDO AO CONTRÁRIO DO QUE JESUS DETERMINOU, COMEÇANDO PELA PREGAÇÃO AOS GENTIOS, PROIBIDA ENFATICAMENTE POR JESUS. POR QUE JESUS CHAMARIA PAULO PARA APÓSTOLO SE VÁRIOS APÓSTOLOS ORIGINAIS AINDA ESTAVAM VIVOS? NÃO CHAMOU NEM JAMAIS FALOU DE UM TAL PAULO.

      Resposta
      • João Vinícius

        Graças à pregação aos gentios é que Cristo chegou até você.

        Resposta
      • RIVALDO

        ENTÃO VOCÊ QUER DIZER QUE O EVANGELHO NÃO É PARA SER PREGADO PARA NÓS GENTIOS? É ISSO? MAS JESUS FALOU “IDE POR TODO MUNDO E PREGAI O EVANGELHO A TODA CRIATURA. QUEM CRÊ E FOR BATIZADO SERÁ SALVO. QUEM NÃO CRÊ SERÁ CONDENADO. OBSERVAMOS TAMBEM QUANDO PEDRO ENTRA NA CASA DE CORNÉLIO E DIZ: “VERDADEIRAMENTE O SENHOR NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS, PORQUE ATÉ OS GENTIOS, RECEBEM A PALAVRA” e AGPRA, COMO FICA ISTO, RAPAZ? NÃO ESTÁ NA HORA DE ESTUDAR A BÍBLIA?

        Resposta
      • Leandro

        Apóstolo por que conheceu e andou com Jesus, quem pois se encontrou com Paulo se não o próprio Jesus?!
        Ou seja, não se auto denominou e sim foi chamado para isso, como disse Jesus:
        “O perseguidor passará a ser perseguido”
        Paulo entendeu que entendia o evangelho de uma forma errada e passou a pratica-lo de uma forma correta.
        Tambem foi um dos mais proximos imitadores de Cristo Jesus.

        Forte abraço jovem.

        Resposta
    • Pedro Felipe

      a validade da lei e as profecias dos profetas da antiga aliança durou ate joão batista. Não significa que nao existam mais apóstolos ou profetas

      e paulo foi o ultimo apóstolo a morrer!!

      pelo amor de Deus!! quanta deturpação por falta de preguiça de estudar!! misericórdia!!

      Resposta
  • Ulisses Ferreira Alvarenga

    Então por qual motivo as convenções não reconhecem a ordenação de Mestre mas aceitam a de pastor é de evangelista.

    Resposta
    • Pedro Felipe

      por não terem intimidade com o Espirito Santo acabam não tendo a real revelação (que só é possivel por intermedio dEle), e também por terem preguiça de estudar acabam, por desleixo, entrar heresia e deixar os espinhos criarem ramos em terrenos férteis

      Resposta
      • Edna

        Pedro Filipe disse tudo aleluia Deus continuem lhe abençoado

        Resposta
  • Umberto Dickel

    Gostei muito do conteúdo!

    Resposta
  • Wanderlei Pereira Hohmann

    OK gostei

    Resposta
  • carlos eduardo santos do nascimento

    muito bom

    Resposta
    • Ivaldo William Teixeira Nascimento

      Excelente ensinamento o mais bem claro,rápido e direto, nível muito bom dos participantes, preparados, que defendem a fé e o evangelho de Cristo Jesus o nosso Senhor e Salvador. Parabéns!

      Resposta
  • Renato Monteiro

    Então,
    Esses cinco ministérios, não são dons .
    São chamados .E nem todos são chamados para exercelos .
    Os dons espirituais são 9 ferramentas presenteadas por Deus para que seus serviçais possam usar em pró do crescimento do Reino
    E tem as funções que podemos exercer dentro e fora do templo . Lavar , arrumar , alimentar , aconselhar quando for algo que não seja muito complexo .
    Em fim não podemos confundir chamados ministeriais com dons espirituais ou serviços . E claro que no corpo cada um tem que ver onde se encaixa melhor ,para desenvolvimento do Reino E não para seu próprio benefício. Lembrando que no corpo , Jesus Cristo é a cabeça e todo o resto unilateralmente o corpo . A baixo de Jesus e todo mundo do mesmo tamanho . Claro que a responsabilidade é diferente, porém o tamanho do chamado ,dom ou serviço e que vai determinar o tamanho da cobrança.
    Evangelista Renato Monteiro.

    Resposta
  • Lucas.pedro888.pl@gmail.com

    Não são porventura carnais

    Resposta
  • Rosângela Arruda

    Muito bom poder ampliar esse conhecimento entendendo com exatidão, como aqui esta sendo mostrado de forma muito clara. gratidão

    Resposta
  • JOSE Lagrimante

    A paz de JESUS, aonde entra o Presbitério se no antigo testamento já fala sobre esses homens de DEUS

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *