Raciocínios

Raciocínios: Francis Sellers Collins

 


Francis Sellers Collins

Geneticista, ex-diretor do Projeto Genoma Humano e um dos responsáveis por um feito espetacular da ciência moderna: o mapeamento do DNA humano, em 2001, trabalhando no que há de mais moderno em torno do estudo do DNA, o código da vida. Com isso, tornou-se o cientista que mais rastreou genes com a finalidade de encontrar tratamento para diversas doenças.

Collins, além de ser conhecido pelo seu compromisso com a investigação do mundo natural, é conhecido também por não deixar que sua profissão impeça sua em Deus; pelo contrário.

Alvo de críticas de alguns de seus colegas ateus, Collins decidiu reagir. Ele lançou em 2006 nos Estados Unidos o livro The Language of God: A Scientist Presents Evidence for Belief. Nas quase 300 páginas da obra, o biólogo conta como deixou de ser ateu para se tornar cristão aos 27 anos e narra as dificuldades que enfrentou no meio acadêmico ao revelar sua fé.

Ele escreve neste livro que a crença na evolução das espécies não entra em contradição com a sua fé. Devido ao sucesso do livro, que figurou durante várias semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e causou grande repercussão, foi criada a Fundação BioLogos que visa a conciliação entre ciência e religião.  Collins é considerado um dos mais importantes cientistas da atualidade.

Este é o seu raciocínio:

Não tenho razão para ver uma discordância entre aquilo, que sei como cientista que passa o dia inteiro estudando o genoma humano, e aquilo, que creio como alguém que presta muita atenção ao que a Bíblia me ensinou sobre Deus e sobre Jesus Cristo(…) A noção de que você deve escolher entre um e outro é um mito terrível que tem sido proposto, e que muitas pessoas têm aceito sem real oportunidade de examinar a evidência.

 

Fonte:

Traduzido de B. Abernethy – “Bob Abernethy’s interview with Dr. Francis Collins, director of the Human Genome Project at the National Institutes of Health”, PBS Religion & Ethics Newsweekly, 2000. freewebs.com/kienitz/declara.htm#ref21

Imagem fonte: Reprodução Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *