A fundação das igrejas cristãs mais importantes no mundo e no Brasil

Compartilhe

Veja abaixo uma lista da fundação das igrejas mais expressivas e seus fundadores, que professam a fé cristã no mundo e no Brasil.


Algumas igrejas conhecidas não aparecem na lista por terem pouca expressão histórica e de membros, bem como outras em que suas doutrinas não reconhecem a divindade de Cristo, portanto, não podem ser consideradas 100% cristãs.chartCristã Primitiva: apóstolos e seus discípulos, no ano 30 em diante;

Igreja Católica Apostólica Romana: em 325 por Constantino, através do Concílio de Niceia (veja outras denominações católicas aqui);

Luterana: por Martinho Lutero em 1524;

Anglicana: pelo rei Henrique VIII em 1534;

Presbiteriana: por John Knox em 1560;

Batista: por John Smith em 1609;

Metodista: por John Wesley em 1739, ao separar-se dos anglicanos;

Adventista do Sétimo Dia: por Helen White em 1863;

Congregação Cristã do Brasil: fundada por Luigi Francescom em 1910;

Assembleias de Deus: origem no despertar pentecostal de 1906 nos EUA, sendo reunida como Assembléia em 1914 por união de várias igrejas. No Brasil em 1911, em Belém;

Igreja do Evangelho Quadrangular: pela missionária canadense Aimeé S. McPathersom na década de 20;

Deus é Amor: por David Miranda em 1962;

Cristã Maranata: por Manuel de Passos Barros em 1968;

Universal do Reino de Deus: por Edir Macedo em 1977;

Internacional da Graça de Deus: por Romildo Ribeiro Soares (mais conhecido como Missionário R.R. Soares) em 1980;

Apostólica Renascer em Cristo: por Estevan Hernandez em 1986;

Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra: por Robson Rodovalho e Maria Lúcia Rodovalho em 1992;

Igreja Mundial do Poder de Deus: por Valdemiro Santiago em 1998;

Bola de Neve: por Rinaldo Luís em 2000.


Nota: O mais importante do que saber a respeito da criação das igrejas/denominações, é entender que você, eu, nós, somos Igreja. O mais importante para Deus não é um templo feito por mãos humanas e que pode desmoronar a qualquer momento, para Deus o mais importante é o Templo do Espírito Santo que é você.

Raciocine sobre isto!

 


Imagem fonte: Reprodução Google

17 Comentários em "A fundação das igrejas cristãs mais importantes no mundo e no Brasil"

Não comentarei, mas:
avatar
Ordenar por:   mais novo | mais antigo | mais votado
Carolina António Macamo
Visitante

Boa noite, gostaria de saber porque é que a Igreja do NAZARÉ Não consta da lista o que tens a dizer acerca desta Igreja.

João Ricardo
Visitante
Se Constantino criou a Igreja Católica, o q aconteceu aos centenas de milhares de cristãos q existiam naquela época? Foram arrebatados ou exterminados por esse imperador do mal, satânico e criador da grande prostituta? Não! Constantino se tornou cristão, membro da Igreja instituída por Cristo e como imperador (jamais se fez papa), eliminou as perseguições, autorizou reuniões públicas, templos e pavimentou o evangelho a todo o mundo habitado na época em consonância com a ordem de Cristo. Essa liberdade permitiu q por duzentos anos, fosse elaborado o Cânon bíblico, sim, exatamente essa mesma Bíblia q vcs tem em mãos, da… Ler mais »
Raciocínio Cristão (editor)
Visitante
Olá João, tudo bem? Engraçado sua resposta porque ela dá impressão de que somos protestantes. Você sabe se toda nossa equipe é? O site em si é ecumênico, tem espaço para todos. Mas não podemos deixar de colocar “os pingos nos is”. Bom, para responder seu questionamento e sua torcida pela Igreja Católica, gostaria de lhe informar que sim, a Igreja Católica Apostólica Romana como “instituição” foi formada ou pelo menos instituída após o concílio de Niceia. O que existia antes disso era a chamada igreja primitiva, mas os teólogos católicos gostam de chamar simplesmente de Igreja Católica, pois este… Ler mais »
Hudson
Visitante
Boa tarde Tentei nao comentar mas como se diz em levíticos 19,17 nao posso então vamos lá: Primeiramente quero lhe fazer a mesma pergunta do Joao ao qual nao respondeu, “Se” a Igreja Católica Apostólica Romana nao e a verdadeira Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo( pois não existem outras somente uma assim como antes existiu somente o Judaísmo no qual Nosso Senhor Jesus Cristo veio para lapidar) nao sendo a Igreja Primitiva, explique: O que aconteceu com os Cristãos da Igreja Primitiva do ano 30 ate 325 (em suas palavras, podemos dizer que eram muitos) Constantino os matou? Para… Ler mais »
Luciferiano
Visitante
Constantino foi quem blasfemou o Caminho da Verdade ao criar essa religião cheia de idolatria. E sim ele se fez papa ao se intitular Pontifici Maximus. Ele nunca se converteu, apenar transformou o império político em religioso. Ou por acaso você ouviu falar sobre a queda de Roma? Não. Antes temos a “igreja” católica apostólica ROMANA. Constantino só usou os seguidores do Messias para sua frente de batalha contra o general Maxêncio, prometendo homologar esse culto ao já inchado panteão dele. Ele só mudou os nomes dos ritos, mas continuaram a ser pagãos. O que no paganismo eram deuses menores… Ler mais »
Gilson Pereira
Visitante
Basta ser inteligentes e pensar simples, a primeira igreja protestante foi a Luterana: por Martinho Lutero em 1524 como citada acima correto? Então todas as demais que se entitula cristãs de uma maneira ou outra são dissidentes da Católica. Vamos o texto de Mateus 16:18: ‘Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.’ . Para falar da Igreja Católica todos tem que realmente conhecer e estudar muito. Erros teve, tem e terá muitos, pois até Pedro negou o Mestre Jesus Cristo concordam? Agora… Ler mais »
Luciferiano
Visitante

Eu quero saber onde aparece a palavra igreja católica. Você sabe onde?
Vocês vêm com esse versículo isolado, mas não explicam como um hiato de 300 anos entre a morte e ressurreição do Messias, e a fundação do catolicismo pelo império romano pode perdurar como verdade absoluta, mesmo suas dourltrinas indo contra o mandamento de não cultuar imagens, e demais liturgias inspiradas em religiões pagãs das redondezas.

Gilson Pereira
Visitante

Simples, veja qual a primeira igreja Cristã o restante é protestante dissidente.

Luciferiano
Visitante
Com certeza não foi a católica, pois 50 dias apóa ascenção do Messias, já haviam as igrejas VERDADEIRAS, que não eram templos, mas sim comunidades onde todos partilhavam suas coisas, e não tinham essas liturgias. Se a igreja católica já existia nesse período, então ela é responsável pela execução de Paulo. O que não é verdade, pois ela viria a surgir 300 anos depois com o sincrético e meramente político Conselho de Nicéia. O termo católico vem do grego “katholikos”, que quer dizer universal, ou seja, fizeram uma espécue de religião universal, mustiurando elementos pagãos e ocultistas com a doutrina… Ler mais »
Sr. Adventista
Visitante

Isso mesmo, você falou muito bem. Deus esteja com você meu amigo, suas palavras foram muito sinceras e equilibradas.

Edson
Visitante

A Igreja Brasil para Cristo, não foi citada, porque?

Raciocínio Cristão (admin)
Admin

Olá Edson, existem milhares de denominações, não foi o foco deste pequeno artigo citar todas, mas as mais expressivas e históricas. Não deixamos de fora por algum preconceito ou algo do tipo. Abraço!

Edson
Visitante

Concordo, mas a Igreja Brasil para Cristo, foi fundada em 1955, e hoje,possui hoje, 4300 congregações com 3.600.000 membros no Brasil e presença no Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Uruguai, Argentina, Portugal e nos EUA, se isto não for expressivo e histórico, não sei qual igreja seria, abraço.

Edson
Visitante
Ola, me desculpem, não quero criar polemica, mas deixar de fora a Igreja Brasil para Cristo é até uma falta de respeito com seu fundador Manuel de Mello, que desde 1956, arduamente trabalhou em prol do cristianismo, tendo tendas nas quais evangelizava queimadas, mesmo assim persistiu em pregar o evangelho, e hoje conta com a sua sede no bairro da pompeia, com aproximadamente 9.000 lugares, mais 4300 congregações com 3.600.000 membros no Brasil e presença no Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Uruguai, Argentina, Portugal e nos EUA,etc , sendo que vcs colocaram acima igrejas com muito menor expressão, deveriam refazer e… Ler mais »
luciano
Visitante

quantas igrejas jesus fundou? sobre esta pedra edicarei a minha igreja !!!
nossa jesus, misericordia viu !!!

luciano
Visitante

corrigindo edificarei a minha igreja

wpDiscuz
Translate / Traduzir