Estudos

O futuro em uma estátua

 


No livro de Daniel, temos uma profecia muito intrigante que fala do futuro dos reinos da terra e ela se mostrou tão correta, que até mesmo os estudiosos mais céticos ficam extasiados com tantos detalhes e acertos que essa profecia demonstra.

Ela veio através de um sonho ao rei Nabucodonosor que na época do profeta Daniel, foi o governante do império no Oriente Médio. No sonho o rei via uma grande estátua com certas peculiaridades e neste artigo vamos entender quais os seus significados bem como ter uma ideia do que ela tem a dizer sobre o futuro da humanidade. Caso tenha interesse em saber mais sobre toda a história, leia todo o livro de Daniel.

O sonho do rei Nabucodonosor 

estátua de nabucodonoso2Depois disso, Daniel voltou à presença do rei e disse: O segredo que o rei requer, nenhum sábio, astrólogo, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual perguntou, mas há um Deus nos céus que revela os mistérios.
Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias, o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na sua cama são estes: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser.
E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração. Daniel 2:27 a 30.

 

Tu olhaste, ó rei, e diante de ti estava uma grande estátua.” Daniel 2:31. Não tinha como mentir.

Naquele momento, o próprio rei estava testemunhando o poder de Deus em cada detalhe o que havia sonhado, pois o rei não havia descrito a ninguém o que havia na sua visão.

A cabeça da estátua era feita de ouro puro, o peito e os braços eram prata, o ventre e os quadris eram de bronze, as pernas eram de ferro, e os pés eram em parte de ferro e em parte de barro. Daniel 2:32 e 33.

 

Em seguida, Daniel deu o significado do sonho

Cabeça de ouro:

cabeça estátuaTu, ó rei, és rei de reis. O Deus dos céus concedeu-te domínio, poder, força e glória… Tu és a cabeça de ouro (versos 37 e 38).

Babilônia foi muito bem simbolizada pelo ouro. Sua principal divindade era Bel-Marduque, uma imagem de ouro.

Contudo, o império babilônico não duraria para sempre. Passariam 70 anos, de 609 a.C a 539 a.C, e ele seria derrotado por outro poder, simbolizado pelo peito e braços de prata.

Peito e braços de prata:

peito e braços estátuaDepois de ti surgirá um outro reino, inferior ao teu[…] Teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas. Daniel 2:39; 5:28.

Como a prata é inferior ao ouro, o reino que seguiu Babilônia era inferior em riqueza, luxo e ostentação. Mas como o peito e braços são maiores que a cabeça, esse império que sucedeu o domínio mundial foi maior, em extensão.

Como havia dois braços na estátua, ele foi um reino composto de dois aliados – os medos e os persas – que conquistaram Babilônia em 539 a.C. Ciro, general que comandou os exércitos medo e persa, estava predito, pelo nome 150 anos antes, em Isaías 44:28 e 45:1. O império medo-persa governou o mundo até 331 a.C.

Ventre de bronze:

ventre estátuaEm seguida surgirá um terceiro reino, reino de bronze, que governará toda a terra. Daniel 2:39.

O ventre de bronze da estátua representava o domínio da Grécia. Alexandre o Grande, rei da Grécia (Daniel 8:21), aos 33 anos de idade, liderou os gregos para conquistar os medos e os persas na “Batalha de Arbela”, em 331 a.C.

O império grego permaneceu até 168 a.C. Os soldados gregos se distinguiam por sua armadura de bronze. Seus capacetes, escudos e machados eram de bronze.

Heródoto nos diz que Psamético I do Egito viu nos piratas gregos que invadiam suas costas o cumprimento de um oráculo que predizia a “homens de bronze que saem do mar”.

Pernas de ferro:

pernas estátuaFinalmente, haverá um quarto reino, forte como ferro, pois o ferro quebra e destrói tudo; e assim como o ferro despedaça tudo, também ele destruirá e quebrará todos os outros. Daniel 2:40.

O reino que seguiu a Grécia foi o poder na forma de ferro de Roma, o qual dominou o mundo desde 168 a.C.

As pernas são a maior parte do corpo, assim como também foi o império de Roma, o maior de todos, e que mais tarde também foi sub-dividido em 2 (duas pernas), sendo o império ocidental e oriental.

Roma também era conhecida por ser violento, intolerante, e por seu poder bélico nas armas de ferro, e também pela alta capacidade em mineração, em sua maior parte, do minério de ferro.

Na descrição desse quarto poder, estava previsto que ele se levantaria “contra Jesus Cristo, o Príncipe dos príncipes.” Daniel 8:25.

A autoridade romana durou até o quinto século da nossa era, quando as tribos bárbaras provenientes do norte invadiram a Europa.

Pés e dedos de barro e ferro:

pés estátuaComo viste, os pés e os dedos eram em parte de barro e em parte de ferro. Isso quer dizer que esse será um reino dividido, … também esse reino será em parte forte e em parte frágil. Daniel 2:41 a 42.

A divisão do império romano pelos bárbaros ocorreu em 476 d.C. Roma foi dividida em dez estados separados, distintos – a exata quantia dos dedos dos pés da estátua.

Divisões do mundo

Essas divisões foram: os francos, que vieram a ser (formar) a França; os anglo-saxões, que vieram a ser (formar) a Inglaterra e consequentemente os EUA; Os germanos, que se tornaram a Alemanha; os suevos, mais tarde Portugal; os visigodos, que formaram a Suíça; os lombardos, que são do norte da Itália e os vândalos, hérulos e ostrogodos que, mais tarde, conforme a predição profética de Daniel 7:8 e 24, foram totalmente destruídos.

Os reis procurarão unir os seus reinos por meio de casamentos. Mas como ferro e o barro não se unem, assim também esses reinos não ficarão unidos. Daniel 2:43.

As nações mais influentes da Europa e do mundo de hoje foram preditas neste sonho espantoso. Mas desde então, nunca mais se levantou outro império duradouro e universal. A história registra os casamentos entre famílias reais. Na primeira guerra mundial, quase todos os reis da Europa eram parentes. Nela, sobrinhos, tios e avós brigaram entre si. Caíram os reinos e a monarquia deu lugar à república.

Alguns governantes tentariam unir politicamente as nações da Europa, entre eles: Carlos Magno, Napoleão Bonaparte e Adolf Hitler. Mas não conseguiram, pois a sentença da profecia era clara e exata. Roma tinha perdido sua tenacidade e força férreas, e seus sucessores eram manifestamente débeis, isto significa que Roma permaneceria até os dias de hoje, contudo como mistura dela (Ferro) com o barro. Sabemos que não existe mais atualmente o império Romano, e sim o que sobrou dele.

A profecia não declara especificamente que não poderia ter uma união transitória de vários elementos, por meio da força das armas ou de uma dominação política. No entanto, afirma que se tentasse ou se conseguisse formar tal união, as nações que a integrassem não funcionariam organicamente, e continuariam com seus receios mútuos e hostis. Uma federação formada sobre tal fundamento está condenada à ruína. Por isso, o sucesso passageiro de algum ditador ou de alguma nação não deve assinalar-se como o fracasso da profecia de Daniel.

Um grande choque, vindo de uma “pedra” ocorrerá

esttua

Enquanto estavas observando, uma pedra soltou-se, sem auxílio de mãos, atingiu a estátua nos pés e os esmigalhou. O ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro viraram pó. O vento os levou sem deixar vestígio. A pedra que atingiu a estátua encheu toda a terra. Daniel 2:34 a 35.

O que significa essa Pedra, qual a sua simbologia?

Existem alguns detalhes muito importantes descritos na profecia de Daniel capítulo 2 que devemos dar atenção:

tabela pedra reino

Basta compararmos texto com texto (Isaías 28:10), sem esquecer o contexto em que tudo foi escrito. Assim, vejamos quem ela diz ser a Pedra:

“E a pedra era Cristo.” 1 Coríntios 10:4; Atos 4:11; Marcos 12:10; Mateus 21;44; 1 Pedro 2:6-7; Efésios 2:20.

Em outras palavras, a Pedra que vem do Céu representa Jesus voltando à Terra, para estabelecer um reino eterno.

Isso faz muito sentido quando lembramos da Sua promessa:

E, quando Eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde estou, estejais vós também. João 14:3.

O próximo império mundial

vinda do reino de Cristo

 

Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,
Da maneira que viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grande Deus fez saber ao rei o que há de ser depois disto. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação. Daniel 2:44,45

Estamos vivendo justamente na época em que logo será estabelecido esse “reino que não será jamais destruído e não será dominado por nenhum outro povo e destruirá todos os outros reinos.” Daniel 2:44.

Em Daniel 2 descobrimos que estamos vivendo na época dos “dedos da estátua.” Vivemos no fim da história dos impérios e quase no início de um novo tempo. Em Apocalipse 13:1, é retratada uma “besta de 7 cabeças e 10 chifres que tinham diademas em cada um e sobre suas cabeças nomes de blasfêmia”. Ou seja, podemos entender que ainda haverá uma tentativa de criação de 10 reinos ou 10 nações líderes mundiais que são oriundas ou descendentes das 7 cabeças, que teologicamente se trata de Roma, pois esta cidade que também era a sede no antigo império romano, é rodeada por sete ( 7 ) montes que simbolizam essas cabeças.

Mas, como bem sabemos, a profecia de Daniel diz que o ferro e barro não se misturam e não permanecem unidos, Então, esses futuros reinos também não subsistirão. Esses 10 reinos serão formados politicamente, comercialmente e talvez até religiosamente entre centenas de nações, fortes e fracas (assim como o ferro é forte e o barro é fraco), e estes reinos surgirão na grande tribulação dos últimos dias, antes da volta de Jesus Cristo.

A Pedra que Daniel viu atingirá as nações, em nossos dias ou no futuro, e encherá todo o planeta estabelecendo um novo e último império mundial, eterno, glorioso, perfeito.

Conclusão

Como temos visto, atualmente há várias nações estão querendo se unir para derrotarem uma “pseudo crise” (que nunca acaba), e já existem blocos econômicos fechados que logo estarão contemplando o planeta inteiro, a nação que não aderir, terá terríveis consequências.

Estamos vivendo os dias dos “dedos da estátua”, logo virá o grande dia da Pedra cortada sem auxílio de mãos, que é Jesus. Esse dia em que Jesus Cristo voltará está próximo, agora a grande pergunta que fica é:

Você está preparado(a)?


Imagens fonte: Reprodução Google

52 thoughts on “O futuro em uma estátua

  • Luciferiano

    Excelente artigo! Só que aquela foto do “Jesus” nas núvens tem algo escondido. Você pode ver aqueles “sinais de mão” em outras imagens.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Olá, como assim querido?
      Não seriam sinais da crucificação? Particularmente não vi tanto assim rsrs…

      Resposta
      • Luciferiano

        Não meu caro. Não me refiro as chagas.
        Quis fazer menção ao posicionamento das mãos. É a mesma posição de mãos que o monumento à George Washington, e do Baphomet de Eliphas Levi.
        Essa imagem é um sincretismo, até porque a aparência do Messias também está muito distante de ser do tipo caucasiano.
        Mas esta não é a única imagem com esse tipo de referência, mas ao meu ver é a mais discarada (creio que você compreenda em que âmbito me refiro).
        Deus te abençoe!

        Resposta
        • Glauber Gottur

          Passado 3 anos e vejo uma observação inteligente. Na realidade a estátua ainda não caiu, ela continua reinando. Do Latim MYSTERIUM, do Grego MYSTERION, “rito ou doutrina secreta”, de MYSTES, “pessoa iniciada em segredos” 
          MISTÉRIO, A GRANDE BABILÔNIA (Apocalipse 17:5)
          Muitas organizações religiosas sua lideraça continua trabalhando para as Grandes Famílias no topo.
           
           

          Resposta
  • Liliane

    Jesus Cristo jamais voltará a terra.

    Resposta
    • Luciferiano

      Se atesta isso como declaração de conhecimento, o ônus da prova é seu.
      Explique.

      Resposta
      • Evanuel F. Silva

        Não, mentiroso. O ônus é seu. Porque afirmar que Jesus voltará implica dizer que ele ressuscitou. Eis seu ônus.

        Resposta
  • Clayton Torquato Maurício

    Os pés em parte de ferro e em parte de barro não são as 10 tribos bárbaras que deram origem à Europa, pois 3 dessas tribos foram aniquiladas (hérulos, vândalos, e ostrogodos)., sobrando tribos. Assim como o chifre pequeno arrancou 3 dos 10 chifres. Esses 10 dedos são para o tempo do fim, e representam os 10 grandes blocos político-econômicos da Nova Ordem Mundial. Quando a pedra (Cristo) bater nos pés da estátua, esses pés terão 10 dedos e não 7.
    Sabemos que o ferro é Roma, o barro é a Arábia, de modo que esses pés são uma coligação entre romanos e árabes.

    Resposta
    • Glauber Gottur

      Fantástico. E sabemos que nunca nem Judeu ou Arábes podem fazer um casamento ou seja uma aliança real com Roma, podem tentar o acordo, mas não existirá.

      Resposta
  • Patrícia Andrade

    Ótima explicação, grande parte das vezes sinto duvidas em relação à bíblia.
    Muito obrigada (o)!
    Fiquem com Deus 😉

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Deus abençoe querida!
      Abraços

      Resposta
  • Leandro Amaral

    Melhor artigo sobre o assunto. Parabéns.

    Resposta
  • NATANAEL

    UÉ, NUNCA EXISTIU MUÇULMANOS NO MUNDO ENTÃO?..TEM ALGO ERRADO AÍ IRMÃO!

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Acho que você não entendeu a explicação Natanael. A profecia fala de Reinos e não povos religiosos… Se fossemos colocar os muçulmanos nesta conta da estátua, teríamos que colocar também os católicos, protestantes, budistas, taoistas, judeus, hinduístas, etc. Não é assim que funciona. Temos que nos ater ao que o sonho do rei e sua interpretação quer dizer.

      Resposta
    • Alguém

      Existe nos pés.. o tempo passado foi uma tipologia..

      Resposta
  • NATANAEL

    moderação é o que pedimos dos seus Esudos

    Resposta
  • cassiano mendes domingues

    faltou o império otomano na estatua.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Cassiano, o império otomano, assim como império mongol, império bizantino, império russo, império austríaco, e todos os demais, não foram universais e também não estavam representados na visão que Nabucodonosor teve. A profecia relata os reinos que mudariam toda a estrutura social do mundo.
      Como foi dito no próprio estudo, a partir dos “pés” da estátua, haveriam reinos e estadistas que formariam potencias, mas estas seriam passageiras e mistas. Se você puder, leia novamente esta parte dos “pés” para baixo, pois creio que vai entender.

      Grande abraço, fique com Deus.

      Resposta
      • Clarice

        Fantástica explicação..Excelente e ungida pelo Espírito Santo…Obrigada!

        Resposta
  • Bruno Rodrigues

    Artigo esclarecedor, e que me deixa feliz de saber que logo, talvez em nosso tempo a Pedra que é Cristo vontará!

    Resposta
    • Antonio José Perez Lima

      Cristo é a Pedra Angular que virá no momento designado por Deus.Ele virá com seus anjos e expulsará os anjos malignos e seu chefe da face da Terra.Um novo tempo, então, se descortinará para aqueles que sobrarem da grande tribulação que já está ocorrendo.
      As visões de Daniel foram muito bem explicadas e têm um perfil lógico e compatível com a realidade que poderemos presenciar.

      Resposta
      • Rach

        Não “sobrarão” pessoas da grande tribulação. Os que aqui ficarem (não forem arrebatados), não terão segunda chance, e não farão parte do reinado de Cristo na Terra (milênio). Temos os crentes que descansam no senhor (já morreram), e os que O encontrão nos céus, no arrebatamento, que acontecerá antes de Cristo voltar. Voltaremos todos com Ele (Pedra Angular), e seus anjos, para estabelecimento do Seu Reino. Os que não o aceitaram antes do arrebatamento não subsistirão.

        Resposta
  • Ronaldo Lima

    Toda explicação e clara e compreensível a qualquer leigo… Parabéns, Deus continue abençoando. Aguardemos com zelo, atenção e boas práticas o culminar de todas as profecias, e o breve retorno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo… Amém,!

    Resposta
  • Rodrigo Custódio de Faria

    Ola amigo boa noite …
    Belo estudo gostei pois estou estudando sobre o livro do profeta Daniel estou tirando a luz da palavra em relação a exemplo de fe cristã ‘ pois levo mensagem do evangelho dentro do presídio , estou estudando alguns estudo sobre o livro para melhor esclarecer desde já agradeço …

    Resposta
  • Antonio Rosa

    LI este texto, gostei e pretendo lê-lo novamente para poder conscientizar esta mensagem.

    Resposta
  • Antonio Rosa

    Antonio Rosa
    Achei este artigo muito bom!

    Resposta
    • souza

      Muito interessante, deu uma clareza com relação as profecias de Daniel

      Resposta
  • wilblz

    muito bom Deus Abençoe mais e mais.

    Resposta
  • NIl

    Excelente texto, mas não creio se tratar da volta de Cristo, até porque isto seria um ato parcialmente humano (Sem intervenção humana segundo a profecia). Provavelmente Deus destruirá estes reinos de alguma forma natural, como fora o Dilúvio, só que sem as águas.

    Resposta
  • Kneeeees

    É de arrepiar. Cristo esta às portas.

    Resposta
  • Pruda

    Ótima explicação. O único ponto em que divergimos é com relação à vinda desse Reino, pois muitos confundem com a vinda de Cristo. Na verdade o Reino ja veio, está entre nós, esta dentro de nós. O Reino Cristão esmiuçou as culturas e os falsos deuses dessas nações. Esse Reino jamais terá fim. Não é um reino com fronteiras políticas, pois acompanha aquele que o prega. Formosos são os pés dos que anunciam a paz!

    E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
    Mateus 3:2
    Daquele momento em diante Jesus passou a pregar e dizer: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus!”
    Mateus 4:17

    Resposta
    • Clayton

      Não veio não, pois a profecia é clara: quando ele vier, os outros serão completamente extirpados sem resquícios, e ainda há resquícios dos outros. Jesus veio como servo sofredor primeiro, mas voltará como Rei 😉

      Resposta
      • Rogério Alves do nascimento

        Não confunda o reino espiritual com o físico, as pessoas fazem muita confusão à respeito. O reino espiritual já existe dentro de nós, ou seja: o senhor Jesus já reina dentro de nós, porém o reino físico ainda se concretizara.

        Resposta
  • Patrick

    Isso mesmo conforme dito em Daniel 2;44 Ele substituira todos os reinos da terra pelo reino de seu Pai. , e esse Reino não passará jamais
    Que boa notícia Inclusive esse reino seria o reino da oração do Pai Nosso. Venha a nós o vosso reino.
    Tudo faz pleno sentido
    também Jesus disse em Mateus 24;14 que as Boas Novas do (REINO) seriam pregadas em toda a terra habitada e depois viria o fim.
    Só quem prega e obedecem as boas novas poderão ser salvos.
    A Bíblia é um livro perfeito e suas palavras sempre se cumprem.
    Por isso temos a garantia dessas palavras, quer as pessoas acreditam ou não ela vão se cumprir no tempo exato de Deus.

    Resposta
  • Dailson

    para quem quiser aprender mais sobre estes assuntos acessem o site http://biblia.com.br lá terão muitos esclarecimentos sobre estes e outros assuntos

    Resposta
  • Vanessa

    Gostei do artigo. Porém oq Apocalipse da a entender é q haverá sim um único governo q introduzirá a marca da besta em todas as nações. Sugerindo q haverá controle de um governo anti Cristo, sobre as pessoas….

    Resposta
  • Lucas Vasconcelos

    Adorei o estudo. Nada novo mas explicado de um modo simples e inteligível.
    Só não gostei dessa imagem de Jesus Loiro e branco aí mas tá valendo.
    Parabéns pelo estudo foi de grande valia.

    Resposta
  • Antnio dorival de souza

    correto gostei

    Resposta
  • Alexandre Machado

    Parabéns, estudo muito bem feito!

    Resposta
  • Glauber Gottur

    Parabéns Muito bom trabalho!

    Resposta
  • Luciana Luz

    Estamos estudando Daniel depois do estudo de Apocalipse. Está sendo revelador!
    Esse artigo vem para nos ajudar a entender nosso contexto e claro, aguardar a tão esperada volta do nosso Salvador. Obrigada! Deus abençoe 🙏

    Resposta
  • Aline

    Obrigada por seus exclarecimentos. Contribuiu muito para meu estudo do livro de Daniel.

    Resposta
  • Giseli F B

    Então,vamos ser aniquilados?
    Que Deus e Jesus rancorosos são esses?
    Conheço pessoas que não têm qualquer religião, porém, são ótimas pessoas.
    E conheço “Cristãos” que são demônios em pessoa.
    Vai entender…

    Resposta
    • wladimir

      Giseli, você esta vendo só um lado da moeda. Quando se estuda a profecia de Daniel 2 a parte da profecia de Isaias 53 a conta não fecha. Assim, para se entender é necessário um estudo do contexto geral das Escrituras para se entender como Deus é Justo e Misericordioso através de Jesus, o cumprimento de ambas as profecias de Daniel e de Isaías.

      Resposta
  • Mattheus

    O ferro é Roma e o barro é o povo, pelo menos no meu intender. Assim como diz que a besta surgiu do mar. Mar também quer dizer povo. Porque o ante Cristo vai surgir do meio do povo. Os 10 reinos serão 10 blocos de nações que vão se unir.

    Acho interessante, penso que o barro é o povo e o ferro é Roma. Porque toda cidade tem um pedacinho de Roma. Toda cidadezinha pequena e grande tem um pedaço que pertence a Roma. Já passei por várias cidades do Brasil e vejo várias propriedades que pertencem a Roma.

    Resposta
  • Edson Luiz

    Essa pedra que e Cristo nao ja surgiu quando Roma dominava Israel?

    Resposta
  • Isael Andrade

    Muito operacional gostei muito da profecia de Daniel

    Resposta
  • Ketima Maria dos Santos Amorim

    Mais
    ao analizar cada detalhe dessa passagem de Daniel 2, com relação aos 4 animais
    veremos aqui, um resumo da correlação profetica sobre o fim dos tempos NO Ap 13
    e17,18.

     

    ENTÃO,
     ENTRE ELES SOMENTE DANIEL TEVE A
    REVELAÇÃO DA PARTE DE DEUS
    .

              “Respondeu o rei e disse a
    Daniel, …Podes tu fazer-me SABER O QUE VI NO SONHO e a sua interpretação? Respondeu
    Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exige, nem
    encantadores, nem magos nem astrólogos o podem revelar ao rei; MAS HÁ UM DEUS
    NO CÉU, O QUAL REVELA OS MISTÉRIOS, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que HÁ
    DE SER NOS ÚLTIMOS DIAS.
    O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são estas: …
    Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui  UMA
    GRANDE ESTÁTUA; ESTA, QUE ERA IMENSA E DE EXTRAORDINÁRIO ESPLENDOR, ESTAVA EM
    PÉ DIANTE DE TI; E A SUA APARÊNCIA
    ERA TERRÍVEL
    . A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata,
    o ventre e os quadris, de bronze; as pernas, de ferro, os pés, em parte, de
    ferro, em parte, de barro.

    QUANDO ESTAVAS OLHANDO, UMA
    PEDRA FOI CORTADA SEM AUXÍLIO DE MÃOS, FERIU A ESTÁTUA NOS PÉS DE FERRO E DE
    BARRO E OS ESMIUÇOU.

    Então, foi juntamente
    esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram
    como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais
    vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que
    encheu toda a terra.

    Este é o sonho; e também a
    sua interpretação diremos ao rei.

    Tu, ó rei, rei de reis, a
    quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória;

    a cujas mãos foram entregues
    os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as
    aves do céu, para que dominasses sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro.

    Depois de ti, se levantará
    outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá
    domínio sobre toda a terra.

    O quarto reino será forte
    como ferro; pois o ferro a tudo quebra e esmiúça; como o ferro quebra todas as
    coisas, assim ele fará em pedaços e esmiuçará.

    Quanto ao que viste dos pés e
    dos artelhos, em parte, de barro de oleiro e, em parte, de ferro, será esse um
    reino dividido; contudo, haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que
    viste o ferro misturado com barro de lodo.

    Como os artelhos dos pés
    eram, em parte, de ferro e, em parte, de barro, assim, por uma parte, o reino
    será forte e, por outra, será frágil.

    Quanto ao que viste do ferro
    misturado com barro de lodo, misturar-se-ão mediante casamento, mas não se
    ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.

    Mas, nos dias destes reis, o
    Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não
    passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo
    subsistirá para sempre,

    como viste que do monte foi
    cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o
    barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser
    futuramente. Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação.

    Então, o rei Nabucodonosor se
    inclinou, e se prostrou rosto em terra perante Daniel, e ordenou que lhe
    fizessem oferta de manjares e suaves perfumes.

    Disse o rei a Daniel:
    Certamente, o vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o
    revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.

    Então, o rei engrandeceu a
    Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a
    província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da
    Babilônia.

    A pedido de Daniel,
    constituiu o rei a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sobre os negócios da
    província da Babilônia; Daniel, porém, permaneceu na corte do rei.

     

    Daniel 2:26-49

     

     

              “Há, todavia, uma coisa, amados, que
    não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos,
    como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam
    demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que
    nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto,
    como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso
    estrondo, e OS ELEMENTOS SE DESFARÃO ABRASADOS; também a terra e as obras que
    nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim
    desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,

    esperando e
    apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados,
    serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a
    sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.”(2
    Pedro 3:5-13)

     

     

    As diversas e
    impressionantes profecias bíblicas precisam ser analisadas a tempo e fora de
    tempo. As que já se cumpriram são faróis para iluminar as que ainda estão por
    se cumprir. A finalidade das profecias do Antigo Testamento (primeira aliança)
    era preparar os judeus e, através deles, toda a humanidade para a chegada do
    Salvador do mundo, para que, no tempo de Sua vinda, Ele pudesse ser reconhecido
    e acreditado por todos. E também para nos sinalizar todos os acontecimentos
    referentes a ação de Satanás no planeta e quando se daria o RETORNO do nosso
    amado Salvador para dar fim ao reino satânico. Então vamos começar.

    Profecia de Daniel 7

    O livro de Daniel
    funciona como uma referência para o Livro de Apocalipse. A profecia que
    trataremos neste artigo atua como uma CHAVE para interpretação do livro de
    Apocalipse.

    Os capítulos 2 e 7
    trata-se da mesma profecia, falando sobre os mesmos reinos que se levantariam,
    só que em cada capítulo a visão é diferente.

    Segue abaixo um breve
    dicionário dos termos proféticos que utilizarei, para facilitar o seu
    entendimento:

    DICIONÁRIO DE TERMOS
    PROFÉTICOS

    ·        
    Linho
    branco = Justiça (Apocalipse 19.8)

    ·        
    Trombeta,
    ventos = Guerra (Jeremias 51.1)

    ·        
    Prostituição
    = Idolatria (Levítico 17.7, Tiago 4.4, Oséias 2.1, Isaías 50.1, Jeremias 3.8,
    Ezequiel 16.28)

    ·        
    Água,
    mar = Nações, povos, multidões, línguas (Apocalipse 17.15)

    ·        
    Mulher
    = Igreja (Efésios 5.22-24, 2Coríntios 11.2, Isaías 54.5-6, Oséias 2.19-20, João
    3.29)

    ·        
    Sião =
    Povo de Deus (Isaías 51.16)

    ·        
    Besta,
    animal = Rei, Reino (Daniel 7.17, 7.23)

    ·        
    Chifre
    = Poder, Governo, Rei, Reino (Daniel 8.21)

    ·        
    Rocha =
    Jesus Cristo (1Coríntios 10.4, 3.10-14, Gênesis 49.24, Êxodo 32.4, 2Samuel
    22.47, Isaías 28.16)

    Vamos começar analisando
    a visão no capítulo 7 do livro de Daniel. É uma das visões mais espetaculares
    da Bíblia. Ela ocorre quase no final do período babilônico.

    “No primeiro ano de
    Belsazar, rei de babilônia, teve Daniel um sonho e visões da sua cabeça quando
    estava na sua cama; escreveu logo o sonho, e relatou a suma das coisas.”
    (Daniel 7:1)

    “Falou Daniel, e disse:
    Eu estava olhando na minha visão da noite, e eis que os quatro ventos do céu
    agitavam o mar grande. E quatro animais grandes, diferentes uns dos outros,
    subiam do mar.” (Daniel 7.2,3)

    O que são VENTOS em nosso
    dicionário? Guerras. E mar significa nações, povos. Então havia uma guerra
    entre as nações. E quatro animais grandes, ou seja, reinos diferentes um dos
    outros subiram do mar. Para ficar bem claro até aqui, vamos ler os textos que
    referem-se a simbologia ÁGUAS, VENTOS e BESTA:

    ÁGUAS / MAR – “E
    disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e
    multidões, e nações, e línguas.”(Apocalipse 17:15)

    VENTOS – “Assim
    diz o SENHOR: Eis que levantarei um vento destruidor contra babilônia, e contra
    os que habitam no meio dos que se levantam contra mim.” (Jeremias 51:1)

    ANIMAIS – “Estes
    grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra.”
    (Daniel 7:17).. “O quarto animal será o quarto reino na terra..” (Daniel 7.23)
    – Fica bem claro então que BESTAS/ANIMAIS são 4 reinos que virão e são
    descritos como animais ou bestas. Portanto, essa é a definição bíblica sobre
    esses símbolos proféticos. Qualquer coisa além deste ensino é engano, para
    confundir. Não podemos interpretar esses símbolos de NENHUMA outra maneira a
    não ser como a Bíblia diz.

    Com isso agora bem claro,
    podemos olhar para os reinos e identificá-los na história, sem fazer confusão
    com essa profecia.

    1º ANIMAL (LEÃO) –
    BABILÔNIA 606-539 aC.

    “O primeiro era como leão, e tinha asas de águia; enquanto eu
    olhava, foram-lhe arrancadas as asas, e foi levantado da terra, e posto em pé
    como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem.” (Daniel 7:4)

    Um dos símbolos da
    Babilônia era um leão com asas de águia. Este era um reino que exaltava o lado
    humano acima do Eterno.. “posto em pé como homem”. Veremos que nos eventos do
    fim, também culminam com este mesmo assunto. O homem era colocado onde o Eterno
    deveria estar.

    Veja a profecia de
    Jeremias falando da destruição de Jerusalém pela Babilônia: “Já um leão
    subiu da sua ramada, e um destruidor dos gentios; ele já partiu, e saiu do seu
    lugar para fazer da tua terra uma desolação, a fim de que as tuas cidades sejam
    destruídas, e ninguém habite nelas.”

    (Jeremias 4:7) – Este leão a que se refere Jeremias é a Babilônia
    sob o reinado de Nabucodonosor.

     

     

    Daniel 7

    -Introdução: O sonho do profeta
    Daniel revela quatro feras (v.1-8), que têm uma simbologia profética (v.2,3)
    para seu povo naquele tempo e para os tempos finais da humanidade.

    Os símbolos usados no texto
    podem significar:

    MAR = Povos / nações
    (Apocalipse 17.15)

    VENTOS = ação de Deus (João
    3.8)

    ANIMAIS = reinos / reis (Daniel
    7.17)

    Daniel vê quatro animais em seu
    sonho:

    1º animal – LEÃO com asas
    (Daniel 7.4)

    2º animal – URSO com 3 costelas
    na boca (Daniel 7.5)

    3º animal – LEOPARDO com 4 asas
    e 4 cabeças (Daniel 7.6)

    4º animal – FERA com dentes de
    ferro e 10 chifres (Daniel 7.5)

    Este último animal diferente
    devorava tudo que via (Daniel 7.5). De repente foram arrancados três chifres e
    surgiu outro chifre que tinha boca e falava com desrespeito (Daniel 7.8). Neste
    momento Daniel vê trono de Deus no céu (Daniel 7.9-15). Um rio de fogo
    representa a ira de Deus contra o pecado (Daniel 7.10). Então são trazidos
    livros diante de milhares de anjos e começa um julgamento (Daniel 7.10).

    O quarto animal foi morto por
    causa de suas palavras arrogantes contra Deus (Daniel 7.11). Os outros animais
    também serão julgados após um prazo (Daniel 7.12). Daniel vê uma representação
    de Jesus que chama de Filho do homem (Daniel 7.13,14), fica impressionado com
    sua visão (Daniel 7.15) e pede a Deus a interpretação (Daniel 7.16-28).

     

    O que
    significam os quatro animais?

    Os quatro animais são quatro
    reis (
    Daniel 7.17). Podemos fazer um paralelo entre Daniel 2 e Daniel 7:

    Daniel 2

    Significado

    Daniel 7

    4
    metais

    4
    impérios

    4
    animais

    Ouro

    Império
    Babilônico

    Leão

    Prata

    Império
    Medo-Persa

    Urso

    Bronze

    Império
    Grego

    Leopardo

    Ferro

    Império
    Romano

    Fera

    Para entender melhor este
    paralelo leia também o estudo: Daniel 2, a Visão da Estátua.

    Vamos refletir sobre esta
    visão:

    1º animal: LEÃO – Império
    Babilônico

     

     

    O império Babilônico durou de
    606 a.C. até 539 a.C.

    O Leão representa a força do
    Império e as asas sua rapidez.

    Por que as asas do leão são
    arrancadas? Para representar a humilhação de Nabucodonosor (Daniel 4) e a
    derrota do Império Babilônico.

     

    2º animal: URSO – Império
    Medo-Persa

     

     

    O Império Medo e Persa foi de
    539 a 331 a.C. O rei Dario unificou dois grandes reinos: a Média (Mesopotâmia)
    e a Pérsia, formando um grande império.

    O Urso representa a forma feroz
    do Império Medo-Persa e as costelas são as suas presas, ou nações que
    conquistou.

     

     

    O que são as três costelas na
    boca do urso e por que ele levanta uma de suas patas? As três costelas
    representam três nações conquistadas pelo Império Medo-Persa: a Lídia, a
    Babilônia e o Egito. A pata levantada significa que um lado do império
    prevaleceria: os Persas.

     

    3º animal: LEOPARDO – Império
    Grego

     

     

    O Império Grego foi de 331 até
    168 a.C.

    O Leopardo representa a rapidez
    que Alexandre ‘o Grande’ conquistou o Império.

    Por que o Leopardo tinha quatro
    asas e quatro cabeças? As quatro cabeças podem representar os quatro generais
    de Alexandre o Grande: Cassandro, Ptolomeu, Selêuco e Lisímaco. As quatro asas
    podem significar a rapidez com que o Império Grego cresceu em quatro direções.

     

     

    2º ANIMAL (URSO) – MEDO
    PÉRSIA 539-331 aC.

    “Continuei olhando, e
    eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado,
    tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim:
    Levanta-te, devora muita carne.” (Daniel 7:5)

    Este animal fez guerra
    com o primeiro e o venceu. Ele tinha três costelas e um lado era mais alto que
    o outro. Os Medos e os Persas não eram iguais em poder. Três costelas em sua
    boca refere-se a três guerras principais relacionadas com as conquistas da
    Medo-Pérsia (Líbia, Egito e Babilônia).

    3º ANIMAL (LEOPARDO) –
    GRÉCIA 331-168 aC.

    “Depois disto, eu
    continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha quatro
    asas de ave nas suas costas; tinha também este animal quatro cabeças, e foi-lhe
    dado domínio.” (Daniel 7:6)

    O reino grego foi o
    terceiro a se levantar e aqui ele é descrito como o leopardo. E há 4 cabeças
    associadas a este animal. Quando a Grécia estava no seu auge, Alexandre, o
    grande, morreu. E o reino foi então dividido em 4. Com os seguintes generais em
    cada um: Cassandro, Lisímaco, Ptolomeu e Seleuco.

    4º ANIMAL (BESTA) – ROMA
    168 aC. – 476 dC.

    “Depois
    disto eu continuei olhando nas visões da noite, e eis aqui o quarto animal,
    terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha dentes grandes de ferro; ele
    devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de
    todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.” (Daniel 7:7)

    Aqui está um poderoso
    império, no nível político, o mais poderoso dos quatro. Era diferente de todos
    os outros animais que apareceram antes dele. E tinha dez chifres. Estes dez
    chifres seriam dez reinos.

    Preste atenção neste
    detalhe:
     Nesta profecia de
    Daniel 7 vimos um total de 7 cabeças. A Besta que encontraremos no livro de
    Apocalipse tem 7 cabeças e tem todos os componentes dos animais mencionados em
    Daniel.

    Temos uma sincronia
    perfeita entre Daniel capítulo 2.31-44 (uma grande estátua do sonho de
    Nabucodonosor) e Daniel capítulo 7.3-28. Refere-se a mesma profecia. Temos a
    mesma sequência nos dois capítulos. O leão se compara a cabeça de ouro da
    estátua; O urso se compara aos braços e peito de prata; O leopardo de 4 cabeças
    representa o quadril de bronze e por último um animal terrível é descrito e
    representa as pernas e pés de ferro.

    “Então tive desejo de
    conhecer a verdade a respeito do quarto animal, que era diferente de todos os
    outros, muito terrível, cujos dentes eram de ferro e as suas unhas de bronze;
    que devorava, fazia em pedaços e pisava aos pés o que sobrava;… Disse assim: O
    quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos
    os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.”
    (Daniel 7:19,23)

    Havia um elemento de
    bronze neste quarto animal (unhas). O bronze da estátua representa o império
    Grego, cuja filosofia representou a base do império romano. E de fato, quando
    Roma se dividiu nas duas pernas. Uma era o império Bizantino e a outra era o império
    do ocidente. E o império foi governado por Constantinopla. E era onde a
    filosofia grega abundava. E nós encontraremos essas unhas, interessantemente
    mais tarde, em outro parte da profecia.

    O quarto animal devorará
    TODA a terra. Roma, em sua forma original, tomou conta do mundo inteiro? quase
    todo, se considerarmos o mundo daquela época. Mas este trecho está se referindo
    ao reino que se levantou da Roma dividida em dez. E este reino governa até
    quando? Até que venha o Ancião de Dias. Ou seja, esta profecia ainda hoje está
    de pé.

    O CHIFRE PEQUENO

     

      

     “Estando eu a considerar os chifres, eis que,
    entre eles subiu outro chifre pequeno..” (Daniel 7:8)
    No capítulo 17 do livro de Apocalipse, João viu, em
    visão dada por Deus, uma mulher prostituta montada em uma besta vermelha
    representando os últimos. epresentando os últimos acontecimentos antes da
    segunda vinda de Cristo a este mundo.
    “Transportou-me o anjo, em espírito, a um deserto e vi uma
    mulher montada numa besta escarlate, besta repleta de nomes de blasfêmia, com
    sete cabeças e dez chifres Achava-se a mulher vestida de púrpura e de
    escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um
    cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua
    prostituição Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: Babilônia,
    a Grande, a Mãe das Meretrizes e das Abominações da Terra. Então, vi a mulher
    embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e,
    quando a vi, admirei-me com grande espanto. O anjo, porém, me disse: Por que te
    admiraste? Dir-te-ei o mistério da mulher e da besta que tem as sete cabeças e
    os dez chifres e que leva a mulher: a besta que viste, era e não é, está para
    emergir do abismo e caminha para a destruição

     

    Apocalipse 17:3-8No
    capítulo 17 do livro de Apocalipse, João viu, em visão dada por Deus, uma
    mulher prostituta montada em uma besta vermelha. Em uma leitura atenta, se verá
    a relação entre o capítulo 7 do livro do profeta Daniel e os capítulos 13 e 17
    do livro de Apocalipse. As imagens se unem para formar um quadro profético dos
    últimos acontecimentos antes da segunda vinda de Cristo a este mundo. A seguir,
    estudar-se-á o que este quadro profético representa.

     

    4 1. O que um dos sete
    anjos que têm as sete taças das últimas pragas mostrou ao apóstolo João?

    1. O que um dos sete
    anjos que têm as sete taças das últimas pragas mostrou ao apóstolo João?
    Apocalipse 17:1, 3-6

     

    5 “Veio um dos sete anjos
    que têm as sete taças e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei o julgamento
    da grande meretriz que se acha sentada sobre muitas águas”.

    Apocalipse 17:1

     

    6 “Quem tem ouvidos, ouça
    o que o Espírito diz às igrejas”.

    Apocalipse 3:6

    Resposta
  • Ketima Maria dos Santos Amorim

    EXCELENTE MATERIAL SOU ESCRITORA E COLOWQUEI NO LIVRO DA PORTA DO MONTURO- GLÓRIAS A DEUS!

    Resposta
  • Carol

    O barro somos nós.
    O metal é o chip do Elon Musk.
    Fomos criados do barro.
    Elon Musk controlará nossa liberdade interior.
    Compras: só no meta verso com chip.
    É o fim. Estamos preparados?
    Convertamo-nos.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *