A grandeza da Nova Jerusalém

Você sabe qual é a grandeza da Nova Jerusalém, a cidade capital da Nova Terra que Jesus está preparando para seu povo? 

Leia e se espante:

E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. Apocalipse 21:10

Veja a expressão “que de Deus descia do céu“, que o apóstolo João retrata neste texto de Apocalipse.chartDá a ideia de que a cidade está descendo do céu, mas provavelmente não é bem isso que ele quis dizer, o que João está vendo é uma estrutura tão imensa em altura que ele define como vindo do céu, pois ele não vê o topo da cidade. Você vai entender mais, lendo abaixo…

E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo. Apocalipse 21:15-17

O tamanho da cidade

Veja que João retrata a cidade situada em quadrado (como na imagem abaixo), sendo comprimento, largura e altura iguais. O anjo mediu a cidade em 12 mil estádios, ou seja, se convertermos essa medida antiga “estádios” em medida moderna “quilômetros”, vamos ter a medida de 2.200 Km.

Isto mesmo: a Nova Jerusalém terá 2.200 Km de comprimento, 2.200 Km de largura e 2.200 Km de altura. Talvez por isso João se referiu à Nova Jerusalém como que “descia do céu”. Na verdade, a Nova Jerusalém descerá do céu, mas não é o caso desse relato.

Representação artística da cidade, a Nova Jerusalém, que será um quadrado exato, de comprimento e altura iguais. Imagem fonte: https://i.ytimg.com
Representação artística da cidade, a Nova Jerusalém, que será um quadrado exato, de comprimento e altura iguais. Imagem fonte: https://i.ytimg.com
Já imaginou uma estrutura com essas dimensões? 

Lembre-se que não são 2.200 metros de altura, que ainda sim seria quase três vezes maior que o prédio mais alto do mundo atualmente, mas são 2.200 km de altura, isso não é incrível?

Simulação de como será o tamanho da Nova Jerusalém sobre o território da América do Norte. Imagem fonte: tourofheaven.com/
Simulação de como será o tamanho da Nova Jerusalém sobre o território da América do Norte. Imagem fonte: tourofheaven.com/

Como a cidade é um quadrado, acha-se a sua área elevando-se esse número a potência de 2, que resulta na área de 4.928.400 Km². Essa é a área total da cidade santa. Como a área territorial do Brasil é de 8.514.876 Km² pode-se calcular que a Nova Jerusalém tem aproximadamente 58% do tamanho do Brasil, ou seja, um pouco mais da sua metade.

Obviamente que essa será a nova capital mundial, onde o próprio trono de Jesus estará e onde pessoas de todas as nações irão para adorá-lo, por isso não poderia ser diferente, a Nova Jerusalém será algo nunca antes imaginado pela mente humana, será algo criado pela mente do próprio Jesus Cristo.

Considerando que essa área seja um grande condomínio horizontal em que cada casa possuiria uma área construída de 1.000,00 m2, teríamos aproximadamente umas 2.032.965.000 (bilhões) de casas construídas nessa projeção. Essa quantidade de casas aqui estipulada deixaria atormentada qualquer prefeitura do planeta.

Lembremos que a cidade terá 2.200 km de altura. Agora imagine uma casa com o pé direito (altura no piso até a laje ou telhado) de 2.200 km? Uma construção de 2.200 km de altura, ultrapassa facilmente as camadas da atmosfera terrestre.

A camada da atmosfera estende-se até 600 km de altura e a Exosfera, que estende-se de 600 km a 1.280 km de altura, após essa distância começa o espaço sideral. Então, provavelmente por isso, neste contexto, João declarou que a cidade “descia do céu“. Logicamente que Deus sendo perfeito não deixaria todo esse espaço vago. Muito provavelmente, a cidade santa terá inúmeros pavimentos (andares) de acordo com sua altura.

Mas como não sabemos o tamanho de cada pavimento (supondo que Deus vai fazer assim), vamos estipular um valor simbólico, mas que está adequado à nossa realidade, um pé direito alto de 6 metros seria muito bom em qualquer casa não é mesmo?

Então, dividindo a altura da cidade 2.200.000 metros de altura por 6 metros de pé direito, temos aproximadamente 366.667 pavimentos (andares), e cada pavimento com mais de 2 bilhões de casas. Mas logicamente a cidade terá que ter espaços públicos, então, se tirarmos metade das casas por pavimento, teríamos 1.016.482.500 casas, e em toda a cidade, cerca de 372.710.588.827.500 (aproximadamente 373 trilhões), e cada casa com cerca de 1000 m2 de área.

O espaço público seria cerca de metade da área da cidade, já que usamos metade dela para as casas, ou seja, 2.464.200 km2 por pavimento. Então, o espaço público total da cidade seria de 903.540.821.400, aproximadamente 904 bilhões de km2 para lazer, esportes, trabalho, diversão, etc… E isto considerando apenas o piso, sem calcular a altura, pois teríamos um número gigantesco de metragem cúbica.

Fora tudo isso que foi explicado aqui, ainda temos o muro da cidade que é gigantesco também e todos os materiais que foram usados na construção da cidade, além dos significados de honra que Deus inseriu na cidade para seus filhos, aqueles que venceram com Cristo.

Vamos parar por aqui, pois o estudo já está muito grande, mas você pode ver mais a respeito da cidade e toda sua beleza em Apocalipse 21:17 a 27. O intuito foi mostrar as dimensões da Nova Jerusalém, e dar uma ideia do que Jesus está preparando para aqueles que creem nEle e o amam.

As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios 2:9

Lembremos do que Jesus prometeu aos que confiam em sua Palavra (esperamos que você seja uma dessas pessoas):

Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. João 14:2-3

E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. Apocalipse 22:3-4

 

Imagem topo fonte: DeviantArt

A grandeza da Nova Jerusalém
2 votos até agora

7 comentários em “A grandeza da Nova Jerusalém

    • Raciocínio Cristão (editor)
      5 de dezembro de 2016 em 12:25 PM
      Permalink

      Obrigado por comentar Aparecido. Esperamos que este estudo seja proveitoso para você. Deus te abençoe. Grande abraço.

      Resposta
  • 22 de agosto de 2016 em 1:15 AM
    Permalink

    Boa Noite e A paz do Senhor Jesus

    O raciocínio é muito interessante. Eu mesmo, muitas vezes me indaguei sôbre esta perspectiva de alterar a dimensão estádio, para quilômetros e comparar com as cidades do mundo existentes para imaginar a taxa de ocupação da Nova Jerusalém, etc
    Porém, imagine que a cidade tem uma função dimensional onde o espaço tridimensional é o céu do Jardim do Éden onde tudo estará na velocidade da luz.
    Esta cidade está neste tempo da luz ou seja na velocidade da luz. O fato dela descer do alto céu significa que ela vem do espaço multidimensional de Deus.
    O estádio significa 600 pés humanos. As três dimensões da Nova jerusalém apontam para o numero de salvos no sentido de ali completarem suas dimensões, corpo vivificado, alma e espirito.
    O muro tem uma função dimensional ao separar duas dimensões para a terceira dimensão do céu.
    Ao passarmos na porta estreita, pela pérola, a alma e o espirito podem adquirir a terceira dimensão que é o corpo vivificado.
    Num piscar de olhos que vale 0,05 s da velocidade da luz ou seja 6.000.000 km/s no momento do arrebatamento, as almas e espiritos sobem para o céu ( Jardim do Éden ) , são julgados merecedores ou não de entrarem na Nova Jerusalém. Porque a alma é a nossa parte racional e o espirito é a vida que veio do Senhor, então a alma salva com o espirito de vida e corpos novos adentram para a Nova Jerusalem. Aquelas almas que forem julgadas não merecedoras não adentrarão.
    Eu tenho estas revelações do Senhor e para começar a entender nosso pensamento fiz tres videos , pretendo fazer muito mais, mas por hora fiz três. Dá uma olhada neles e verá a prova aquilo que falo aqui.
    O numero limite de salvos é conta e economia do nosso Deus, mas matematicamente podemos provar que o numero de salvos deve ser da ordem de 72.000.000 de salvos analisando a Palavra do Senhor.
    O muro com 144 côvados e medida do anjo significa que foi usado o padrão de antebraço do anjo porém significa que cada côvado representa uma pessoa. Na verdade sendo potência de 12 com expoente 2, significa separação bidimensional , de dois elementos para tres elementos, a cidade é 12.000³. Ou seja alma e espirito, para corpos vivificados, alma e espirito.
    A medida estadio multiplicada por 600 pés dá 7.200.000 pés. Sendo que cada dois pés representa uma vida tridimensional. Então 3.600.000 salvos de cada vez entrarão na Nova jerusalém. 3.600.000 corpos, 3.600.000 almas e 3.600.000 espiritos. Finalmente 3.600.000 salvos.
    Ocorre que isto está na velocidade da luz neste espaço.
    Deus esta no piscar de olhos que vale 0,05 s. Então quando a trombeta soar pois ela está diante de Deus e no tempo de Deus soará neste espaço de tempo.
    Então no céu podem adentrar 20 vezes mais para completar 1 segundo da velocidade da luz.
    ou seja 72.000.000 de salvos. Porém , o numero só Deus sabe.
    Para ter certeza que este numero é verdade matemática faça o cálculo ao contrario. Pegue esse numero de 3.600.000 salvos em cada etapa de 0,05 s e divida pelas doze portas que dá 300.000 salvos. Compare a medida da pérola com o tamanho de um ser humano 4 côvados³ e verá que será a menor pérola ou a porta estreita e nela caberão exatamente 300.000 salvos.
    Pois a pérola tem de ser menor que 65 metros de altura. A medida métrica é conseguida via Isaías 40.
    Está no meu video abaixo.
    É muita coisa para explicar vou ficar por aqui. Mas saiba que a Bíblia mostra até a idade da terra, a velocidade da luz, o padrão métrico do céu, a velocidade da terra na época dos patriarcas, etc, etc.
    https://www.youtube.com/watch?v=ZaY23dWyl_4
    https://www.youtube.com/watch?v=UE48FeZm7Es

    Resposta
  • 19 de novembro de 2016 em 7:03 AM
    Permalink

    Olá meus irmãos!
    Há um cálculo estimado que viveram na Terra em torno de 108 bilhões de pessoas. Como o cálculo é para milhões de anos, calculo que sejam no máximo de 60 a 90 bilhões.
    Lembrem-se que apenas em 1800 da nossa era é que o mundo chegou a ter 1 bilhão de pessoas. Na época de Cristo haviam 350 milhões.
    Em aproximadamente 6000 anos de pecado a Terra realmente não passou de 100 bilhões de pessoas nascidas.
    Agora para refletirmos mais:
    O plano da redenção é tão perfeito, tão perfeito, que só vai se perder, quem atrapalhar muito! Apenas um vislumbre da graça é o suficiente para a salvação! É o Espírito que convence o pecador do pecado e da importância de confiar na salvação unicamente em Cristo! Haverá milhares e milhares de pessoas salvas que julgávamos estarem perdidas!
    Portanto, não ficarei surpreso, ao subir para o céu e ver que mais de 35% da humanidade estarem salvas.
    Quando elas descerem do Céu com a Nova Jerusalém, imaginemos 30 bilhões dentro da cidade santa!!!
    2200 km x 2200 km = 4.840.000 km2. Se dividirmos 30 bilhões de salvos, por exemplo, por 4.840.000 chegaremos a 6200 pessoas por km2. Ou uma área de 161 m2 por pessoa. Tirando os rios, os lagos, as praças, as ruas, o Templo de Deus, que deve ser enorme, poderíamos dizer que daria de 80 a 100 m2 por pessoa!
    É suficiente?

    Resposta
    • 19 de novembro de 2016 em 1:21 PM
      Permalink

      Olá querido, tudo bem?
      Tudo o que expomos são estimativas, portanto não temos como saber quantas pessoas caberão na cidade santa, mas se Deus é perfeito, logicamente sabe de antemão que o tamanho da cidade é mais que necessário. Aliás existem três coisas além do que o irmão propôs:

      1º A cidade também será muito alta, mas não sabemos se ela terá pavimentos, porém, se tiver, imagine cada pavimento com 4.840.000 km2? Agora imagine esse valor multiplicado pela altura da cidade que é também 2.200 km. Explicamos isso também no artigo, a partir do 4º parágrafo após a 3ª imagem (a que tem o cubo de papel sobre o globo).
      2º Não sabemos quantas pessoas serão salvas ou se perderão, mas em Apocalipse 20:7-9 dá uma ideia, pois fala que os ímpios subiram sobre a largura da Terra contra o arraial dos Santos, o que significa que são milhões de milhões.
      3º A Nova Jerusalém não será lugar de habitação permanente, ela será a Capital do novo mundo (novos Céus e nova Terra), isso pode ser visto em Apocalipse 21:24-26 onde fala que os reis e as nações virão a ela.

      Abraços e fique com Deus.

      Resposta
  • 2 de dezembro de 2016 em 7:26 PM
    Permalink

    Entendi. Mas tenho uma dúvida:
    A ordem dos fatores transcorrem da seguinte maneira. Vinda do Messias, expulsão do anti cristo, reino milenar, e pra finalizar, a batalha de Megido.
    Qual a sua concepção acerca dos mil anos?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *