Estudos

Jesus Cristo pregou aos espíritos em prisão no inferno?

 


Já não é de hoje que ouvimos pessoas interpretarem esse texto bíblico de 1ª Pedro 3:18 a 20 e tirarem conclusões precipitadas sobre o assunto. Isso causa um grande problema que é a doutrina do purgatório e do Sheol ou Inferno, onde supostamente pode existir uma “segunda chance” para aqueles que morreram em pecado. Mas em primeiro lugar, vamos ler o que o texto diz:

Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito; No qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão; Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água.

 

Agora, vamos entender o que Pedro quis dizer:

1º Quem pregou?

Jesus Cristo foi quem pregou por meio do Espírito. Esse termo “Espírito” usado no texto bíblico é um elemento da trindade e não o espírito “ruach” que se refere a uma pessoa. Jesus já se revelava de algumas formas no Antigo Testamento (isto chama-se Cristofania) como explicado no artigo: “Quem é o Anjo do Senhor?“.

Então, Jesus Cristo pregou naquele tempo de Noé através do Espírito Santo para que as pessoas se arrependessem, tentando convencê-las dos seus pecados e para que não fossem exterminadas. Aqui vemos mais uma vez o amor de Deus por nós, pois Ele que tentou de todas as formas evitar a morte e perdição daquelas pessoas. Esse papel de convencimento do pecado é do Espírito Santo.

2º Quem são esses espíritos em prisão?

São aquelas pessoas rebeldes do tempo antigo, ou seja, os antediluvianos (que viveram antes do dilúvio) no mesmo tempo que Noé. Ademais, a Bíblia retrata os seres humanos vivos como espíritos (ver Hebreus 12:22-24), almas, pó, filhos, homens, igreja, etc. Nesse texto de 1ª Pedro, o termo “espíritos em prisão” foi utilizado para se referir as pessoas em prisão, ou seja, aqueles que estavam presos por suas próprias iniquidades.

3º Que prisão é essa?

Essa é a prisão da iniquidade e do pecado, conforme está escrito em Provérbios 5:22 e em Atos 8:23. Ou seja, essas pessoas rebeldes (espíritos) estavam “presos” pelo pecado.

Conclusão

1º –  O apóstolo Pedro disse simplesmente que: Jesus Cristo, por meio do Espírito Santo, pregou por vários anos (longanimidade de Deus) aos antediluvianos que estavam presos na cadeia do pecado para que eles não se perdessem.
Pedro só quis dizer isso, tanto que no contexto anterior ele está ensinando a outros cristãos a terem paciência e suportarem as adversidades da vida e terem esperança. Pedro não está ensinando uma outra doutrina.

2º – Pedro não está ensinando (de forma alguma) que existe outra chance após a morte, pois ele estaria contrariando a própria Palavra de Deus, conforme Eclesiastes 9:5-10. Isaías 55:6-7. 2ª Coríntios 6:1-2. Hebreus 3:13-14.

Portanto, não se enganem… NÃO EXISTE OUTRA CHANCE! O tempo é agora! Jesus não pregou no Inferno, Ele continua anunciando o evangelho hoje, para nós vivos.

 

Imagem fonte: Reprodução Google

11 thoughts on “Jesus Cristo pregou aos espíritos em prisão no inferno?

  • suely

    Com que objetivo pregou Jesus “aos espíritos em prisão”?
    Em 1 Pedro 3:19, 20, depois de descrever a ressurreição de Jesus para a vida espiritual, diz o apóstolo: “Neste estado, também, ele foi e pregou aos espíritos em prisão, os quais outrora tinham sido desobedientes, quando a paciência de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se construía a arca.” Comentando este texto, o Vine’s Expository Dictionary of Old and New Testament Words (Dicionário Expositivo de Palavras do Velho e do Novo Testamento, de Vine), diz: “Em I Ped. 3:19, a provável referência é, não a boas novas (não havendo evidência real de que Noé as tenha pregado, nem havendo evidência de que os espíritos das pessoas antediluvianas estejam realmente ‘em prisão’), mas ao ato de Cristo, depois de Sua ressurreição, de proclamar Sua vitória aos decaídos espíritos angélicos.” (1981, Vol. 3, p. 201) Como já mencionado, ke·rýs·so refere-se a uma proclamação, que tanto pode ser de algo bom, como também de algo mau, como quando Jonas proclamou a vindoura destruição de Nínive. Os únicos espíritos aprisionados a que as Escrituras se referem são aqueles anjos, dos dias de Noé, que foram ‘entregues a covas de profunda escuridão’ (2Pe 2:4, 5), e que foram ‘reservados com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia’. (Ju 6) Por conseguinte, a pregação que o ressuscitado Jesus fez a tais anjos injustos só poderia ter sido uma pregação de julgamento. Pode-se mencionar que o livro de Revelação, transmitido em visão a João por Cristo Jesus perto do fim do primeiro século EC, contém muito a respeito de Satanás, o Diabo, e seus demônios, bem como da destruição definitiva deles; por conseguinte, uma pregação de julgamento. (Re 12-20) Ter Pedro empregado o tempo passado (“pregou”) indica que tal pregação fora feita antes da escrita de sua primeira carta.

    Resposta
  • Rogério Silva

    Amados! Considerando, que a maioria dos comentaristas, entendem, e eu também entendo assim! Que uma vez que “Cristo”, mesmo não sendo pecador, mas que realmente morreu cheio de pecados, mesmo que estes não eram seus, mas que ele teve que tomar para si em prol de nossa Salvação, nestes termos e condições, quem era pecador e morria, na verdade morre em pecados, vai para o inferno, ele, nestes termos, foi sim até o inferno, ou regiões mais baixas do submundo, como queiram!

    Neste sentido, para que se cumprisse aquilo que faz parte do curso natural das coisas, dos acontecimentos, portanto, ele foi! Ora, o pecador morrendo em seus pecados é passivo de inferno a diferença é que, os pecados que “Cristo” carregava, não eram seus! Por isto que a morte, não pode detê-lo!

    Atos 2:24 – “ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.”,

    João 10:17-18 – “Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. – 18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”,

    2 Timóteo 1:10 – “e que agora se manifestou pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual destruiu a morte, e trouxe à luz a vida e a imortalidade pelo evangelho,”.

    A questão agora, gira em torno dos versos citados! Pregar ou proclamar o que e por que!?

    Amados! O objetivo principal, portanto, o que mais importa nestes versos citados é que, este propósito, sendo o principal, todos os outros, são secundários, portanto, se “Cristo”, morreu para vencer a morte e com isto nos trazer a Salvação, digamos que, “Cristo” aproveitando a oportunidade, o ensejo e antecipando aquilo que eles, aqueles que estavam no inferno, iriam saber e estavam comtemplando, parte do que já estava escrito, que era a vitória de “Cristo” sobre a morte, ele reafirmou o que eles estavam vivenciando e o futuro que lhes esperava.

    Imaginemos o seguinte! Uma Sentença Judicial, para que haja Justiça e em todo seu trâmite, é dado um tempo ao réu para se defender e isto é feito através de comunicado Oficial, mas que no caso das “Escrituras Sagradas”, “Cristo” o fez. Isto é apenas uma analogia amados, para que entendamos! Ninguém vai se declarar injustiçado diante de “DEUS”, por isto que as “Escrituras Sagradas” nos diz em, Mateus 12:27 – “E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos filhos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes.”

    Conheça a palavra de “DEUS”, Estude e aprenda!
    Aprendendo de “DEUS”, guiado pelo “Espírito Santo”…

    Amados! Estou divulgando meu Blog de Estudos Bíblicos…
    Peço que os amados, por favor, divulguem o mesmo, para que mais pessoas tenham acesso aos estudos…

    Estarei postando próxima segunda-feira, 03.09.2018, a terceira e última parte do estudo: “A Graça de DEUS” e logo após, estarei publicando o próximo!

    Acompanhe os Estudos Bíblicos amados!
    https://discernimento-espiritual.blogspot.com

    Rogério Silva
    https://discernimento-espiritual.blogspot.com
    ir.emcristo@gmail.com
    IEADERN: 042574, 26.07.2005
    (84) 99120-9471

    Resposta
    • André Ananias

      Meu amigo, tudo que vc falou não pode entrar em contradição com as Escrituras que diz, que o tempo da Salvação é AGORA/HOJE (II Coríntios 6:2 e Hebreus 3:13-15). Salvação é enquanto estamos vivos! Morreu, acabou!

      Resposta
      • Rogério Silva

        Amado, André Ananias!
        Onde exatamente o que eu disse está em contradição com as “Escrituras Sagradas”!?

        Acontece amado que eu nunca disse o contrário, onde você me ouviu dizer isso!?
        O fato de existir inferno, não implica em segunda chance! Mas implica em um local onde não se encontram no seio de Abraão, como nos relata as “Escrituras Sagradas”…. Este local existe, inferno e seio de Abraão, que são distintos, respectivamente, um, para quem não tem salvação e outro, àqueles que estarão esperando o julgamento final e voltarem à vida! E mais, neste julgamento, morte e inferno irão para o lago de fogo e enxofre, conf. Apoc. 20:14 – “E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.”…

        Outra coisa, existe a morte espiritual, essa sim, Cristo nunca provou, caso contrário, ele não seria quem ele é! mas a morte carnal ele teve sim que sentir, por nossa causa, e isso de forma alguma contraria as “Escrituras Sagradas”, muito pelo contrário e outra, se a Salvação é agora da forma como você menciona; como você menciona, portanto, considerando este seu pensamento, e Isaías 53:5, onde nos diz: “5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.“, considerando o que “DEUS” nos diz aqui através de Isaías e considerando ainda seu entendimento, nós não teríamos enfermidades; mas adivinha! Nos enfermamos, isso porque o contexto nos diz que ele nos veio trazer uma condição que nos diz respeito a nosso futuro, quando ele retirar do mundo toda sua iniquidade… Por isto que em 2 Pedro 3:13, ele nos diz: “Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.“…

        A Paz amado e fica com “DEUS”…

        Resposta
  • Pingback: Um pouco sobre a punição do pecador – SiteDoLandios

  • Luiz Augusto Libório

    ORAÇÃO PELAS ALMAS DO PURGATÓRIO: Ó DIVINO CORAÇÃO DE JESUS, CONCEDEI, PEÇO-VOS, ÀS ALMAS DO PURGATÓRIO O REPOUSO ETERNO; AOS QUE VÃO MORRER HOJE, A GRAÇA FINAL; AOS PECADORES, A VERDADEIRA PENITÊNCIA, AOS PAGÃOS, A LUZ DA FÉ; A MIM E A TODOS OS MEUS, A VOSSA BENÇÃO. CONFIO-VOS, POIS, Ó CORAÇÃO MISERICORDIOSÍSSIMO DE JESUS, TODAS AS ALMAS, E POR ELAS OFEREÇO-VOS TODOS OS VOSSA MERITOS E OS DA VOSSA BEM AVENTURADA MÃE, DE TODOS OS SANTOS E ANJOS, E TODAS AS MISSAS, AS SANTA COMUNHÕES, AS ORAÇÕES E AS BOAS OBRAS REALIZADAS HOJE EM TODO MUNDO CRISTÃO. DOCE CORAÇÃO DE MARIA, CONSOLAÇÃO DOS QUE SOFREM, ROGAI POR NÓS E PELAS ALMAS ABANDONADAS DO PURGATÓRIO! E EM ESPECIAL PELAS ALMAS DE: PEDRO LIBÓRIO; PEDRO JOSÉ LIBÓRIO; JOSÉ ROBERTO LIBÓRIO (ZÉ) LEONILDA SOTTA LIBÓRIO (NITA); JOSÉ SOTTA; ANTONIO SOTTA (PRÉGO); LAERCIO SOTTA (FÓLE); ANTENOR APARECIDO SOTTA (NOR); MARIA PILAR ROCCA SOTTA; LUCILA DA GLÓRIA SOTTA (LU); ABEL CAETANO ALVES; VITÓRIA TIENI; VILMA TIENI; IVONE TIENI; LEONILDO PASTRELI; LEONIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); VICTORIO D’AGOSTINO; SANTO HÉLIO DE CASTRO; ANTONIO PEREIRA; WAGNER ESTEVES; ANTONIO AUGUSTO COELHO (PORTUGUÊS); WILSON LUIS BERTACHINI (MOIO); AURELIANO BIAGIONI; LUIZ ROSA JUNIOR (LUIZÃO); MARCOS BERTACHINI (MOINHO); JOSÉ AUGUSTO GOMES PIRES; ANTÔNIO CARLOS CIOFFI (BIGORNA); MARCELO LÁZARO PEREIRA; APARECIDA OTRENTE CALDEIRA; VANDERLEI GOMES PIRES; LEÔNIDAS GANDINI PEREIRA (LÉO); LUIZA ENGE NEHREBECKI; RICARDO NEREBECKI E THEREZINHA AQUINO PECORARI (ZINA); AMÉM.

    Resposta
  • Gilmattins

    Me querido voce precisa leer o que Jesús falou sobre jonas.

    Resposta
  • moisessoaresdacunha2019@gmail.com

    com muita especulação nesse texto sem chegar a uma conclusão.eu creio que jesus não pregou a espírito e sim a pessoas usando a boca de Noé.pois a oportunidade é em vida.depois que morre só juízo.hebreus9:27

    Resposta
    • Alexandre Bom

      Jesus desceu ao hades e proclamou, eu sou aquele de quem Noé falou.

      Resposta
  • Fabio

    Fica mais fácil em saber sobre o ranger de dente. Isso não é o inferno mas m lugar para amadurecemos durante os mil anos. Há e nunca perderemos a eternidade mas sim o galardão se não formos vencedores

    Resposta
  • Fabio

    Invoque o nome do Senhor Jesus, oh Senhor Jesus

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *