Estudos

O que é oração e porque ela é tão importante?

 


Oração (do Hebraico Tefilah, do grego proseuchomai, e do latim oratiomen) – Segundo o Dicionário Teológico de Claudionor Corrêa de Andrade, oração é uma prece dirigida pelo homem ao seu Criador com o objetivo de:

1) Adora-lo como Criador e Senhor de tudo quanto existe;

2) Pedir-lhe perdão pelas faltas cometidas;

3) Agradecer-lhe pelos favores imerecidos;

4) Buscar proteção e uma comunhão mais íntima com Ele;

5) Colocar-se à disposição de seu reino. Em síntese, podemos dizer que a oração é o meio de comunicação com Deus.

A oração começa com a conversão

Podemos afirmar que, ao passo que iniciamos a vida cristã, também começamos a orar. Quando o pecador sente a amorosa chamada de Deus (Provérbios 23:26), ele aproxima-se de Deus e pede-lhe perdão de seus pecados (Salmos 32:5; Jeremias 33:8), o que constitui sua primeira oração, ele é perdoado, e experimenta a verdadeira conversão (Is 55.3). Neste momento, o Espírito Santo estabelece morada nele (Romanos 8:9; I Corintios 6:19), o qual passa a sentir o intenso desejo de orar: derramarei o Espírito de graça e de súplicas (Zacarias 12:10). A partir de então, o ente divino que habita no crente faz com que ele sinta suas fraquezas e passe a viver uma vida de oração.

Porque devemos orar?

O cristão deve entender que a oração, assim como a leitura da Palavra, é algo indispensável ao seu desenvolvimento espiritual. É como a alimentação de uma criança, que determinará sua estatura, sua saúde, atividade mental, etc. Se a criança tem uma alimentação deficiente, ela terá problemas de raquitismo, baixa imunidade, anemia, etc.

Além do desenvolvimento espiritual, devemos orar porque:

1) A oração é um mandamento bíblico (I Cr 16:11; Is 55:6; Am 5:4,6; Mt 26:41; Lc 18:1; Jo 16:24);

2) É o meio pelo qual recebemos as bênçãos de Deus (Lc 11:5,13; At 1:14);

3) Na oração falamos com Deus, e Ele se faz presente (Dt 4:7);

4) Na oração Deus fala conosco (II Co 12:9,10);

5) Recebemos ajuda divina (Hb 4:16);

6) Alcançamos o que pedimos (Mt 7:7,8).

Você pode praticar a oração no seu dia-a-dia, enquanto trabalha, no banheiro, quando está caminhando, dirigindo seu veículo, no transporte público, quando espera em alguma fila, antes do almoço, enquanto pratica esportes, etc… Sempre há possibilidade de se comunicar com seu Deus.

Muitas pessoas ficam inventando formas de orar, adicionando palavras bonitas e difíceis ao falar, mas para Jesus o que mais vale são palavras ou pensamentos verdadeiros, simples e diretos. Ele quer saber de seus anseios, seus problemas, suas expectativas, suas vitórias, suas derrotas, suas alegrias e tristezas. Embora Ele já saiba, pois é onisciente, Deus quer que você se comunique com Ele, pois assim Ele estará sendo seu confidente mais confiável. E se mesmo assim, você não encontrar as palavras certas para se expressar com Deus, saiba que:

Na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem um coração. John Bunyan

 

Imagem fonte: Reprodução Google

4 thoughts on “O que é oração e porque ela é tão importante?

  • sandra eliza da conceição

    Texto muito edificador, mim fez muito bem ! que DEUS abençoe.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Obrigado querida, quem bom que você gostou. Deus te abençoe também. Grande abraço.

      Resposta
  • anonimo

    Venha cá Anjo de Luz eu te invoco para que desenterre (nome da pessoa) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (nome da pessoa) venha para mim (seu nome) , afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (nome da pessoa) não pense mais nas outras… mas somente em mim (seu nome). Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em inforum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o teu amor dará conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma. Que assim seja…Assim será feito

    Resposta
  • Flávio Souza

    “Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito de Graça e de Súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e prantearão sobre Ele, como quem pranteia pelo filho unigênito; e chorarão amargamente por Ele, como se chora amargamente pelo primogênito”. (Zacarias 12:10)Com tudo que está acontecendo no mundo, fica claro que as Profecias Bíblicas estão se cumprindo rapidamente e as pessoas estão desapercebidas e serão surpreendidas pela volta do Senhor Yeshua HaMashiach, com juízo para os que não creem e galardão (prêmio) para os que creem e são fieis a Sua Palavra! Como nos disse João Batista, Yeshua e os Apóstolos: “Arrependei-vos de vossos pecados o Reino de Elohim (Deus Celestial) está próximo, convertam-se ao Senhor Criador de todas as coisas, buscando a Ele e Sua Palavra, mas, lembre-se há uma só Porta Estreita: Confessar que nosso Senhor Yeshua HaMashiach é o Senhor Yah, YHWH, para Glória de Elohim Celestial! A Ele toda Glória, Honra e Poder, pois, Dele É o Reino, o Poder e a Glória! Bendito o Elohim de nossa SALVAÇÃO! FAÇA ISSO EM SEU ÍNTIMO HOJE, CONVERSE DIRETAMENTE COM ELOHIM (DEUS CELESTIAL EM NOME DE YESHUA), ELE ESTÁ DE BRAÇOS ABERTOS ESPERANDO POR VOCÊ!!!!!! POIS, ELE MORREU NA CRUZ EM NOSSO LUGAR PARA QUE TENHAMOS VIDA E VIDA EM ABUNDÂNCIA! É PELA FÉ, PELA GRAÇA DE ELOHIM, CREIA!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *