Estudos

Por que a ressurreição de Moisés foi ocultada de Israel até o novo testamento?

 


Textos chave: Lucas 9:30-32, Marcos 9:2-7, e Judas 1:9.

Israel era muito dependente de Moisés, pois ele foi seu líder e o destinado de Deus para tirar seu povo da escravidão do Egito. Mas Deuteronômio 34:5-12 relata que Moisés morreu sem entrar na terra prometida e sem que o povo soubesse o local exato de sua morte.

Então, Moisés após tantos anos e tantas obras em favor do povo de Deus nem mesmo pode entrar na terra prometida, e tão pouco pode ser enterrado junto ao seu povo? Isso soa injusto não é ?
Deus sabe o que faz

Moisés morreu em lugar desconhecido, sabe-se apenas que Deus o sepultou nas terras de Moabe. Provavelmente Deus sabia que se o povo de Israel conhecesse o local da sepultura de Moisés, quando ocorresse uma grande dificuldade (como aconteceu muitas vezes após sua morte) e o povo fosse querer buscar ajuda do Moisés morto, faria até mesmo altares e imagens para ele, o que seria idolatria e a mediunidade (espiritismo), algo terminantemente proibido por Deus por razões óbvias. Vejamos o exemplo descrito em Êxodo 32.

Devemos lembrar também que Israel havia passado muitos anos (cerca de 400 anos) escravo no Egito e foi inserido na cultura desse país que era extremamente idólatra e perverso, algo que tornou Israel muito suscetível ao paganismo.

Da mesma forma, se Israel soubesse naquela época que Moisés havia sido ressuscitado por Deus, ao invés do povo buscar a Deus, buscariam a Moisés e não era isso que Deus e Moisés gostariam que acontecesse. Deus não queria que Seu povo se perdesse novamente.

O interesse de Satanás pelo corpo de Moisés

Em Judas 1:9 é relatada uma disputa com discussão entre o Arcanjo Miguel e Satanás sobre o corpo de Moisés. Ou seja, Satanás queria roubar o corpo de Moisés para usá-lo, provavelmente como fantoche para enganar o povo de Israel, assim como provavelmente usou a Serpente no Éden (como um ventríloquo) para enganar Eva. Imagine o estrago que Satanás faria ao povo passando-se por Moisés?

Mas, o Arcanjo Miguel foi enviado por Deus para tomar o corpo de Moisés e leva-lo ressuscitado ao Céu. Vemos essa comprovação no texto de Marcos 9:2-7 e Lucas 9:30 quando Jesus conversa com Moisés e Elias.

Deus não queria e não quer a veneração e idolatria à outro senão Ele, pois somente Ele pode dar a vida e a salvação eterna. Por isso, o Senhor não deixou que o povo soubesse a respeito de Moisés e da sua morte e não permitiu que Satanás usasse o corpo de Moisés para trazer engano e destruição ao povo.

E com relação ao cristianismo, Deus trata da mesma forma?

Como sabemos, Deus Pai enviou seu Filho Jesus para que através dEle, e somente através dEle, pudéssemos nos reconciliar com o Pai novamente. Infelizmente as pessoas tem procurado outras “lideranças“, outros “Moisés”, ao invés de Jesus. As pessoas tem dado mais valor e confiança nos líderes do passado e do presente do que no próprio Cristo. Estamos cometendo o erro da veneração e idolatria, que é o que Deus sempre procurou afastar de Seu povo.

Estamos dando autoridade à Satanás ao deixa-lo usar esses “fantoches” para nos guiar. Esses fantoches podem ser manifestos em qualquer coisa, como por exemplo, no meio artístico, na música, tv, ideologias sociais, esportes, na adoração de figuras públicas, na adoração de imagens e santos, na adoração à líderes religiosos, políticos, sexualidade, o dinheiro, etc…

Portanto, devemos sempre nos lembrar disso:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. 1 Timóteo 2:5-6

 

Imagem fonte: Reprodução Google

20 thoughts on “Por que a ressurreição de Moisés foi ocultada de Israel até o novo testamento?

  • Flavio Silva

    Jesus disse a Nicodemos que nenhum homem subiu ao céu em João 3:13, será que ele mentiu a nicodemos ? O homem moisés ja havia subido a muito tempo e Jesus diz que nenhum homem subiu ao ceu

    Resposta
    • Suzi

      E o que dizer de Enoque e Elias, que a própria Bíblia relata que foram levados para o Céu? Temos que ler todo o capítulo para sabermos o que Cristo quis dizer para Nicodemos, sobre o que estavam falando. Portanto, este versículo não se refere a Enoque, Moisés ou Elias, pois seus nomes nem são mencionados. Afirma que ninguém subiu ao céu e de lá desceu para falar das coisas de Deus, a não ser Jesus Cristo, que é o próprio Deus encarnado (João 1:1-3; 14).

      Resposta
      • Rodrigo Sabino

        Boa……..ler todo o contexto é primordial antes de tirarmos conclusões!!!! parabéns

        Resposta
      • Amarildo

        Vai estudar linguistica portuguesa cara, quando diz ninguem , esta envolvido todos . Voces da cristandade acreditam em muitas historinhas de padres como doutrinas de homens .Ecl entao mente qdo diz que morreu acabou todos os sentimentos , raciocineo , etc . Nao foi o caso de Moises . Enoque foi tranferido assim como Elias , Elias escreve uma carta ao rei Jeorao posterior a sua transferencia p outras terras . Vai me dizer que Deus aceita cartas mediunicas kkk [palavra bloqueada]!

        Resposta
        • Clayton Torquato Maurício

          Isso mesmo.

          Resposta
      • Clayton Torquato Maurício

        Nada a ver, pois se alegamos que Enoque, Moisés e Elias estão no céu, estaríamos contradizendo Paulo quando ele disse que TODOS PECARAM, e que o salário do pecado é a MORTE. Quando a bíblia diz que Deus tomou Enoque para si é apenas uma forma mais suave para se referir à morte, ele foi trasladado, ou seja, tirado de um lugar para outro para não ser morto, pois a geração daquela época era muito perversa, o mesmo aconteceu com Elias, e quanto à cena da transfiguração, Moisés e Elias não eram pessoas literais, mas uma visão que visava mostrar que Jesus vio cumprir a Lei (Moisés) e os profetas (Elias), que falavam com Jesus sobre sua morte que aconteceria em Jerusalém. Desculpe, mas o irmão Flavio Silva está certo.

        Resposta
    • Jhon

      Você entendeu esse contesto da forma errada

      Resposta
    • Manuel Messiassmota

      Diz que ninguém subiu ao céu a não ser aquele que desceu o 2 Adão tendo em si um corpo espiritual difrente do 1 Adão que pertence ao domínio de baixo um ser animal alma vivente e não possui corpo espiritual por ter existido antes de nascer
      Ja Jesus ja existe antes de nascer vivia no mundo espiritual
      Jesus ao morrer voltou a ser o que Ele sempre foi un ser espiritual
      Já o homem ao morrer volta a ser o que sempre fomos antes da nascer NADA.
      Existi diferença entre os a
      Seres fisicos e os espírituais
      Os sres fisicos almas viventes são do domínios de baixo
      Já os seres espirituais pertece a
      o domínio de cima.

      Resposta
  • Pingback: Música e a Bíblia - contexto bíblico e sua importância

  • Rosana Magna

    Nunca tinha lido um texto tão lucido como este sobre a bíblia e a razão!
    Ótimo!

    Resposta
  • Kroll C Vaz.

    Graça e Paz bom dia!
    gostei da explicação ai postada e muito bem sugestiva e aplicável.
    sou: Kroll C Vaz. sirvo ao Senhor com alegria na AD-Belém em Foz do Iguaçu-PR.
    atuo como Professor da EBD-Escola Bíblica Dominical e também sou professor do Curso de teologia CETADEB.-Centro Educacional Teológico das Assembleias de Deus no Brasil.
    Shalom Boker-Tov Elieschenm (Paz Bom dia e Deus os abençoem.

    Resposta
  • Amarildo

    O entendimento a respeito de Moisés ser ressucitado nao confere com a biblia . A transfiguracao ; trans de transformacao . Transf em figuras , uma ilustraçao de profecias . Veja , se Moises foi ressucitado , Ecl diz que o homem qdo morre nao tem diferença de um animal , perece tudo da sua existencia . Ecl 95,6,10 . João 3:13 Jesus disse que ninguem antes dele ascendeu subiu foi pro ceu , pq ele mentiria se o autor da explicacao esta dizendo o contrario ? Atos 2:34 diz que nem Davi subiu aos céus . Muita conversa tola de lideres religiosos pra venderem luvros cds videos com essas tolices .

    Resposta
  • Joao

    Na transfiguração onde apareceu Moisés e elias, tudo aquilo foi uma visão sobrenatural e não algo real, leia Mateus 17 versículo 9 !

    Resposta
  • Pingback: Meu professor defende o Big Bang. Isso faz dele um ateu?

  • sales

    Bem, este é um assunto bíblico e bem polêmico, porque muitas pessoas forçam as escrituras dizerem o que realmente Ela não estar dizendo, fazem alegorias a assuntos como que estivesse usando uma página em branco com o aval de Deus para escreverem o que querem, fazem suas conjecturas blindadas seus pontos de vistas avaliando os escritos bíblicos erroneamente e saem ensinando coisas que não existe na bíblia.
    o fato é que nem MOISÉS NEM ELIAS NEM ENOQUE E NINGÚEM AINDO subiu ao céu “ninguém subiu ao céu a ser aquele que de lá desceu disse a maior autoridade que é JESUS”
    Então o que acontece? Que homem viveu e não morreu? ou quem sobreviverá sem ir a sepultura? quem viveu e sobreviveu a morte? ao homem estar destinado morrer e segue-se ao juízo salmo 89 versos 48 e hebreus disse os escritores bíblicos se esses descritos acima tivesse ressuscitado ou arrebatados como muitos afirmam, seria uma contradição bíblica.
    e o fato de Jesus ter conversado com Elias e Moisés no monte? para cumprir uma promessa feitas aos discípulos, mas MOISÉS E Elias apareceram! você já teve um sonho? uma visão? foi o que aconteceu. Mas Elias foi levado num carro de fogo ao céu diz o relato bíblico,! isto era muito comum um arrebatamento nos tempos antigo levado de um lugar para outro na terra e não para o céu. Mas Enoque andou com Deus e Deus o levou para não ver a morte! esta morte era pelos homens perverso da terra Enoque tinha muitos inimigos no meio dos homens e o queriam matá-lo por ele ser um seguidor da vontade de Deus por isso Deus o transladou para outro canto da terra para o mesmo não sentir a morte. bom este é apenas um pequeno comentário espero ter ajudado a esclatrecer bastante coisas.

    Resposta
  • Manuel Messiassmota

    O Diabo lutava com o anjo Gabriel pelo corpo de Moseis queria usar o corpo de Moseis com um propósito de adoração
    Com isso desviar a adoração a quele que é de direito Deus.
    So que esse suposto Diabo era o servo do Deus chamado Eliseu que se tounou adversário de Deus ao querer que Moseis fosse enterrado em lugar onde todos pudessem visita.lo
    Ao querer isso se fez adversário que quer dizer inimigo opositor quer dizer Satanás.
    Quando tese suas veste sujas de fezes se tornou imunda que quer Satanás
    O anjo que impediu Balaao de passar para amaldiçoar o povo se pois como adversário inimigo Satanás ( nesse caso o anjo do senhor era Satanás sendo aquele que impediu Balaao de passar para amaldiçoar o povo se fez adversário inimigo Satanás)

    Resposta
  • Edu Félix

    A Própria Bíblia desmente quando diz que”Jesus é a Primícias dos que dormem” ou seja, ninguém ressuscitou em Glória antes de Jesus. Os que ressuscitaram como Lázaro e outros morreram novamente. Quando Moisés apareceu no monte com Elias a Jesus, ele não poderia ter ressuscitado, pois Cristo não havia morto, muito menos ressuscitado. Portanto, alí no monte da Transfiguração, Moisés não estava em estado corporal, e sim espiritual. O resto é inventar uma narrativa que não existe na Bíblia somente para dar credibilidade as suas falsas doutrinas.

    Resposta
  • Sebastião Pereira

    Em Romanos 5:14 está escrito “No entanto a morte reinou de Adão até Moisés…””
    O reinado da morte terminou então em Moisés. Quando um reinado termina? Quando ele é subjugado, vencido, derrotado. A morte foi subjugada, vencida, derrotada em Moisés, porque Moisés foi o Primeiro ser humano a ser ressusitado. Por isto Miosés pôde aparecer junto com Elias, que não passou pela morte, no Monte da Transfiguração.

    Resposta
  • José Oliveira

    Quando Jesus disse que ninguém subiu ao céu em João 3:13 ele estava querendo dizer duas coisas:1°- Que ninguém subiu ao céu e de lá desceu para falar das coisas de Deus,pois somente o próprio Jesus que poderia falar das coisas do céu porque ele veio do céu.2°- Jesus também quis dizer que na sua época homem nenhum havia subido ao céu.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *