Estudos

Quem é O Anjo do SENHOR?

 

Esse assunto é pra lá de intrigante e ao mesmo tempo muito revelador, pois ao que tudo indica, mostra que o Filho de Deus já estava presente em meio ao Seu povo mesmo antes da sua encarnação.

A Bíblia não fala diretamente que Jesus era o Anjo do SENHOR, porém, sabemos que em muitos casos ela não relata claramente sobre determinados assuntos, mas podemos entender em muitos textos interpretativos que Jesus era O Anjo do SENHOR.

Primeiro, temos que entender o que a palavra “Anjo” significa:

Em hebraico: מַלְאָךְ, malach, “mensageiro”

Em grego ἄγγελος, ággelos, “mensageiro”

Em latim angelus “mensageiro”

O Anjo do SENHOR, portanto, é “O Mensageiro do SENHOR“. Logicamente que estamos nos referindo apenas ao “O Anjo do Senhor“, pois existem diferenças quando a Bíblia fala de anjos.

O “artigo” faz toda a diferença

Exemplo: Quando a esposa vai a uma loja de roupas com o marido e escolhe um vestido diferenciado (que é caro também), o marido logo questiona: “mas porque você não escolhe um desses outros vestidos que são tão bonitos quanto esse e mais baratos?“. E a esposa responde: “porque este não é um vestido, é ‘O vestido’

Viram como o artigo “O” representa uma grande diferença de importância e separação? Pois é a mesma coisa na Bíblia. Quando vemos o artigo definido “O” antes da palavra “Anjo“, está sendo declarado que se trata de “Um Ser Único“, ou seja, que este Anjo (mensageiro) é diferente, em termos de importância, sem comparações com os demais anjos. Além disso, mesmo quando não aparece o artigo “O”, o adjetivo substantivo iniciado em letra maiúscula, ou seja, “Anjo” ao invés de “anjo” denota uma importância maior ao mensageiro em questão.

Essas aparições de Jesus em forma humana aos seres humanos são conhecidas na teologia como “cristofania” ou “teofania“, sendo esta última usada em termos gerais para “Deus”.

Como dito anteriormente, há referências no Antigo e Novo Testamento sobre anjos, mas apenas no Antigo testamento é que vemos claramente aparições do Anjo do SENHOR, e de que:

a) Ele identifica-se como Deus;

b) Fala como Deus e

c) Exercita as responsabilidades de Deus.

No Novo Testamento não vemos menção alguma sobre aparições do Anjo do SENHOR. Obviamente porque Jesus já havia encarnado, isso reforça ainda mais a ideia de que o Anjo do Senhor era a representação de Jesus nos tempos antes dEle nascer como humano.

Aqui estão alguns textos onde O Anjo do SENHOR aparece: Gênesis 16:7-12; Cap.18; 22:11-18; Êxodo 3:2-18; Juízes 2:1-7; 6:11-24; 13:3-22; Zacarias 3:1-7.

Em Gênesis 32:24-30 há um relato que não usa a expressão “O Anjo do SENHOR” mas a expressão “um homem”, que logo no decorrer do texto, o próprio “homem” disse a Jacó com quem este estava lutando e então Jacó percebeu que era o próprio Deus (O Anjo do SENHOR) manifesto em forma humana.

Nota: há um problema com traduções dos escritos originais bíblicos para as línguas latinas, como o português, onde em alguns casos o artigo definido “O” se encontra em minúsculo, mas ao ler o decorrer do texto, entende-se pela forma que o Anjo fala ou age (como explicado nas letras “a, b, c” acima), que se trata de uma cristofania, como também foi explicado anteriormente. Na versão para o português da Bíblia King James (traduzida do Inglês), essas discordâncias são regularizadas.

Como saber a diferença entre um anjo comum e O Anjo do SENHOR?

A resposta é simples: o anjo comum não aceita adoração, não aceita ser chamado de SENHOR (ver Apocalipse 19:10), pois segundo a própria Bíblia, eles são

…espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação. Hebreus 1:14.

Jesus Se declarou como sendo existente “antes de Abraão” (João 8:56-58) e Ele não disse isso somente para mostrar que era mais importante que Abraão ou que era Deus, mas que já estava manifesto ao mundo. Em qualquer um dos casos, se O Anjo do Senhor era uma aparição do Cristo pré-encarnado (cristofania), ou uma aparição de Deus Pai (teofania), é muito provável que a frase “Anjo do Senhor” identifica uma aparição física de Deus.

Mas sabemos porém, que a teofania (que seria a revelação do Deus Pai ao ser humano) não seria possível pelo que o próprio Jesus revelou em João 1:18

Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido.

Jesus diz claramente que Ele é o Deus revelado (parte da trindade divina) ao homem. Em 1ª Timóteo 6:16 também diz claramente que ninguém jamais viu a Deus.

Então, podemos concluir pelo resumo aqui descrito no artigo (dizemos resumo, pois este assunto é bem extenso), que todas as interpretações direcionam para um denominador comum:

O Anjo do SENHOR era Jesus Cristo se manifestando ao homem antes da sua encarnação, ou seja, o Deus que se manifestava ao homem para declarar-lhe Sua integridade, Sua pessoa, Seu caráter, Sua presença, Sua preocupação, “SUA MENSAGEM” que foi completada por sua encarnação em forma humana para que pudéssemos entendê-Lo como Ele é, porque se fez como um de nós, em todos os aspectos. João 1:1-18.

 


Imagem fonte: Reprodução Google

36 thoughts on “Quem é O Anjo do SENHOR?

  • Rogério Silva

    Amém Amados!

    Não tem o que discutir amados! É exatamente isso aí mesmo… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
    • Marcelo Victor

      Os ANJOS são espíritos ministradores enviados por Deus à Terra para favorecer os que irão herdar a salvação (Hb 1:14), visto que o próprio Deus NÃO PODE APRESENTAR-SE PESSOALMENTE AOS HOMENS, uma vez que os homens seriam consumidos (Ex 33:20).
      Se Deus não pode aparecer pessoalmente, como imaginar que Ele faria uma manobra para despir-se da Sua glória (ou seja, para deixar de ser Deus), a fim de aparecer a alguém? Ele fez, de fato, isso, mas apenas uma vez: na pessoa de Jesus Cristo.
      Outrossim, a Bíblia nos mostra, em Ex 23:20-23, que é plenamente possível Deus por o Seu nome em um ANJO, dando-lhe autoridade para falar as Suas Palavras e agir em Seu Nome (como se fosse o próprio Deus), esclarecendo que tal ANJO não usaria de misericórdia, em caso de rebeldia (v. 21), pois, como diz o Sl 103:20, os ANJOS obedecem fielmente as ordens divinas.
      Por isso, em Ex 3:7-8, vemos o ANJO designado por Deus falando em nome d’Ele: “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, DESCI a fim de LIVRÁ-LO da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel…” (Ex 3:7-8).
      Há três passagens que comprovam que Deus agiu através dos ANJOS no VT, antes d’Ele próprio ter se esvaziado da Sua glória e tomado a forma de homem, no ventre de uma mulher:
      1 – Atos 7:53 “Vós que RECEBESTES a lei por ministério de anjos e não a guardastes”.
      2 – Gl 3:18-19 “Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos ANJOS na mão de um medianeiro. Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um”.
      3 – “Porque, se a palavra falada pelos ANJOS permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição” (Hb2:2).
      Assim sendo, podemos entender que foi o próprio Deus quem escreveu os dez mandamentos nas duas tábuas de pedra e usou-se de mais de um ANJO para entregá-las nas mãos de Moisés, pondo o Seu Nome neles.
      Será que os ANJOS de Deus teriam alguma glória, que poderia fazer as pessoas ficassem maravilhadas, achando que teriam visto o próprio Deus?
      Resposta: além do que afirma o Sl 103:20 sobre os ANJOS (‘MAGNÍFICOS EM PODER), basta olhar para os ANJOS citados em Apocalipse para ver o poder e a glória que Deus lhes deu, através dos quais, Deus derramará a Sua ira sobre a Terra.
      O livro de Números nos revela, ainda, que os ANJOS também possuem a semelhança de Deus: “Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?” (Números 12:8). Quer glória maior do que essa?
      Outrossim, alguns afirmam que Josué prostrou-se diante de uma ANJO para “adorá-lo” (Js 5:14). Porém, há controvérsias sobre essa passagem (quanto à tradução), pois alguns teólogos dizem que a palavra não é adoração, mas sinal de respeito, como ocorre em outras passagens que pessoas se prostram, mas não adoram:
      1 – “Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.” (Números 22:31)
      2 – “Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.” (Josué 7:6)
      3 – “Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou.” (I Samuel 24:8)
      4 – “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.” (I Samuel 25:23)
      5 – “E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.” (II Samuel 9:6)
      6 – “Então Joabe se prostrou sobre o seu rosto em terra, e se inclinou, e agradeceu ao rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra do teu servo.” (II Samuel 14:22)
      7 – “E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis aí está o profeta Natã. E entrou à presença do rei, e prostrou-se diante dele com o rosto em terra.” (I Reis 1:23)
      8 – “Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?” (I Reis 18:7)
      9 – “E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.” (Atos 16:29)
      Portanto, está claro que prostrar não é o mesmo que adorar, constituindo-se numa forma de subordinação, reverencia, respeito por uma autoridade acima da sua.
      Assim sendo, conforme nos mostra as diversas traduções dessa passagem, parece haver um equívoco em entender que Josué tenha adorado um ANJO, contrariando as passagens que asseguram que o Senhor se usou deles, no VT, para relacionar-se com os homens.

      Resposta
  • Silas afonso

    Antao Jesus também apareceu para Danie
    E também o conduziu o povo no desertol

    Resposta
    • Marcelo Victor

      Os ANJOS são espíritos ministradores enviados por Deus à Terra para favorecer os que irão herdar a salvação (Hb 1:14), visto que o próprio Deus NÃO PODE APRESENTAR-SE PESSOALMENTE AOS HOMENS, uma vez que os homens seriam consumidos (Ex 33:20).
      Se Deus não pode aparecer pessoalmente, como imaginar que Ele faria uma manobra para despir-se da Sua glória (ou seja, para deixar de ser Deus), a fim de aparecer a alguém? Ele fez, de fato, isso, mas apenas uma vez: na pessoa de Jesus Cristo.
      Outrossim, a Bíblia nos mostra, em Ex 23:20-23, que é plenamente possível Deus por o Seu nome em um ANJO, dando-lhe autoridade para falar as Suas Palavras e agir em Seu Nome (como se fosse o próprio Deus), esclarecendo que tal ANJO não usaria de misericórdia, em caso de rebeldia (v. 21), pois, como diz o Sl 103:20, os ANJOS obedecem fielmente as ordens divinas.
      Por isso, em Ex 3:7-8, vemos o ANJO designado por Deus falando em nome d’Ele: “Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, DESCI a fim de LIVRÁ-LO da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel…” (Ex 3:7-8).
      Há três passagens que comprovam que Deus agiu através dos ANJOS no VT, antes d’Ele próprio ter se esvaziado da Sua glória e tomado a forma de homem, no ventre de uma mulher:
      1 – Atos 7:53 “Vós que RECEBESTES a lei por ministério de anjos e não a guardastes”.
      2 – Gl 3:18-19 “Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos ANJOS na mão de um medianeiro. Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um”.
      3 – “Porque, se a palavra falada pelos ANJOS permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição” (Hb2:2).
      Assim sendo, podemos entender que foi o próprio Deus quem escreveu os dez mandamentos nas duas tábuas de pedra e usou-se de mais de um ANJO para entregá-las nas mãos de Moisés, pondo o Seu Nome neles.
      Será que os ANJOS de Deus teriam alguma glória, que poderia fazer as pessoas ficassem maravilhadas, achando que teriam visto o próprio Deus?
      Resposta: além do que afirma o Sl 103:20 sobre os ANJOS (‘MAGNÍFICOS EM PODER), basta olhar para os ANJOS citados em Apocalipse para ver o poder e a glória que Deus lhes deu, através dos quais, Deus derramará a Sua ira sobre a Terra.
      O livro de Números nos revela, ainda, que os ANJOS também possuem a semelhança de Deus: “Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do Senhor; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?” (Números 12:8). Quer glória maior do que essa?
      Outrossim, alguns afirmam que Josué prostrou-se diante de uma ANJO para “adorá-lo” (Js 5:14). Porém, há controvérsias sobre essa passagem (quanto à tradução), pois alguns teólogos dizem que a palavra não é adoração, mas sinal de respeito, como ocorre em outras passagens que pessoas se prostram, mas não adoram:
      1 – “Então o SENHOR abriu os olhos a Balaão, e ele viu o anjo do SENHOR, que estava no caminho e a sua espada desembainhada na mão; pelo que inclinou a cabeça, e prostrou-se sobre a sua face.” (Números 22:31)
      2 – “Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.” (Josué 7:6)
      3 – “Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou.” (I Samuel 24:8)
      4 – “Vendo, pois, Abigail a Davi, apressou-se, e desceu do jumento, e prostrou-se sobre o seu rosto diante de Davi, e se inclinou à terra.” (I Samuel 25:23)
      5 – “E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.” (II Samuel 9:6)
      6 – “Então Joabe se prostrou sobre o seu rosto em terra, e se inclinou, e agradeceu ao rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra do teu servo.” (II Samuel 14:22)
      7 – “E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis aí está o profeta Natã. E entrou à presença do rei, e prostrou-se diante dele com o rosto em terra.” (I Reis 1:23)
      8 – “Estando, pois, Obadias já em caminho, eis que Elias o encontrou; e Obadias, reconhecendo-o, prostrou-se sobre o seu rosto, e disse: És tu o meu senhor Elias?” (I Reis 18:7)
      9 – “E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas.” (Atos 16:29)
      Portanto, está claro que prostrar não é o mesmo que adorar, constituindo-se numa forma de subordinação, reverencia, respeito por uma autoridade acima da sua.
      Assim sendo, conforme nos mostra as diversas traduções dessa passagem, parece haver um equívoco em entender que Josué tenha adorado um ANJO, contrariando as passagens que asseguram que o Senhor se usou deles, no VT, para relacionar-se com os homens.

      Resposta
      • Jonas

        Quando o Anjo do SENHOR apareceu a manoa pai de sansão (juízes 13 ) Manoa lhe pergunta seu nome e ele responde como pergunta meu nome visto que é maravilhoso…no livro do profeta Isaías Cap 9 Isaías escreve dizendo porque um menino nos nasceu e um filho se Vos deu eo principado está sobre seus ombros e seu será maravilhoso conselheiro Deus forte …..será que ele não tava falando de Jesus????

        Resposta
  • Fabiano

    Uè não tá na Bíblia! Pro protestante crê tem q estar escrito diretamente na Bíblia senão não é válido! Esqueceram da sola scriptura inventada por Lutero!!

    Resposta
    • Márcio Matos

      Fabiano, o artigo definido, e a primeira letra em maiúsculo revela a resposta.

      Resposta
  • Antonio pereira

    O texto diz que o Anjo do Senhor não mais apareceu? Mas em Atos 5:19, atos 8:26, atos 12:7 falam que o Anjo do Senhor apareceu para livrar os discípulos de prisão, para falar a Felipe sobre o eunuco, para tirar Pedro da prisão. Entendi errado? Não se trata do Anjo do Senhor?

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Olá Antonio, tudo bem?
      Ótimo seu questionamento, mas foi como dito no artigo:

      “[…]há referências no Antigo e Novo Testamento sobre anjos, mas apenas no Antigo testamento é que vemos claramente aparições do Anjo do SENHOR, e de que:
      a) Ele identifica-se como Deus;
      b) Fala como Deus e
      c) Exercita as responsabilidades de Deus.”

      Ou seja, o que aparece em Atos dos Apóstolos não é o mesmo “Anjo”, ainda que algumas traduções tragam a frase como “o anjo do Senhor”, veja como elas se diferem entre si quanto ao artigo “o” que daria importância, ou seja, enquanto algumas traduzem como “um anjo do Senhor”, outras traduzem (como dito) como “o anjo do senhor”. Na Nova Versão Internacional, isso foi corrigido e ficou apenas como “um anjo do Senhor”.

      Além disso, veja que em Atos 12:11 Pedro disse: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava”. Este anjo, é algo enviado, ou seja, algo separado do Senhor, e não Ele como um Anjo conforme explícito no Antigo Testamento. Ademais, este “Senhor” é Jesus, conforme vários textos do Novo Testamento revelam, não é o “Senhor” que os judeus entendiam, como o próprio Deus, mas uma Pessoa da Trindade.

      Resposta
  • Pr,eliabe eufadio

    a vontade de Deus e perfeita boa agradável.

    Resposta
  • pastor paulo

    O anjo do senhor é o ESPIRITO Santo pois Jesus é o SENHOR Rom 10 :9,10. No salmo 34 é bem claro porque esse Anjo não é comum ele é onisciente onipotente e onipresente anjos comum não tem essa atribuição em apocalipse 22 : 16 Jesus define tudo a respeito do seu Anjo o Espirito Santo ele que está em todas as igrejas testificando de Cristo tudo está esclarecido dentro da palavra de DEUS ok

    Resposta
    • acfgsilva823@gmail.com

      Deus dar as ordens, Jesus executa e Espirito Santo declara ( Portanto o Anjo do Senhor é o Espirito Santo ), cada um da trindade tem sua função. Concordo c vc!

      Resposta
      • Cassia Silva

        No antigo testamento todas as vezes que Deus enviava seu Espírito como uma forma simbólica, através do óleo, azeite, água … E ele o mandava principalmente sobre os profetas, juízes, sacerdotes e Reis. Não em todas as pessoas do velho testamento, e é sempre visto com letra maiúscula, deixando claro que é o Espirito do Senhor, não O Anjo do Senhor.

        Resposta
  • pastor paulo

    Um anjo comum não pode acampar ao redor de todas as pessoas ao mesmo tempo pois esse anjo não é onipresente ele pode se apresentar a uma pessoa ou a um grupo em determinado lugar no salmo 34 não está no plural como muitos pregam sabemos que Jesus é o senhor e o EU SOU que apareceu a Moisés no monte O Espirito Santo se apresentando como o Anjo do
    Senhor para dar livramento ao povo de Israel de tanto exemplo vermos ele livrando ver quando feriu o exercito de Senaqueribe 2 REIS 19 :35 ao 37

    Resposta
  • luiz carlos

    a paz do senhor e aquele que o salmista dis o anjo do senhor acanpa -se ao lado dos que temem os livra e os guarda salmos 34 vs 7… ele e jesus

    Resposta
  • Felipe Bento

    Manoá em juízes cap13 ver18 pergunta qual o seu nome e ele fala, pq perguntas pelo meu nome que é maravilhoso .É forte o mistério podem se bater se contradize. Mas Deus pode tudo e ele não se limita ao tempo nem ao espaço

    Resposta
  • Roberto

    No novo testamento tem a expressão anjo do senhor.atos 12.7

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Olá Roberto. Sim, ali neste texto fala de anjo mas não o Anjo do Senhor que se mostra como Deus, ali o anjo é mostrado como “protetor” de Pedro. Algumas versões divergem entre si nesta passagem. Por exemplo, no texto 12:7 a Almeida Revista e Fiel fala “o anjo do Senhor”. Na nova Versão Internacional fala um “anjo do Senhor”.
      Mas, no versículo 12:15 nos mostra que os cristãos entendiam que o anjo era algo como um protetor ou libertador ou mesmo um mensageiro, visto que eles dizem: “Deve ser o anjo dele” (de Pedro). Ou seja, eles entendiam essa questão de tratamento com anjo e Anjo do Senhor. E Pedro diz que foi o Senhor, pelo que entendo, que o libertou, enviando seu anjo para libertá-lo. Isso tudo serviu para que o povo glorificasse à Deus.

      Grande abraço. Deus te abençoe.

      Resposta
  • Angela Cristina

    No novo testamento em Mt 2:13 ( Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse).
    Então o anjo do Senhor não é Jesus, aqui JESUS é uma criança. (NTHL)

    Resposta
  • CCCE

    No Novo Testamento não vemos menção alguma sobre aparições do Anjo do SENHOR. Obviamente porque Jesus já havia encarnado, isso reforça ainda mais a ideia de que o Anjo do Senhor era a representação de Jesus nos tempos antes dEle nascer como humano.

    Mateus 1:24 “Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher.”

    Atos 7:35 “A este Moisés, a quem negaram reconhecer, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz? A este enviou Deus como chefe e libertador, com a assistência do anjo que lhe apareceu na sarça.”

    Separei estas duas acima apenas para exemplificar que no novo testamento tem citação ao anjo do Senhor, estou terminando um estudo sobre o assunto e caso deseje vê-lo, basta se cadastrar no canal É dito!

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Olá!

      Não é bem assim. Como dito no estudo, o Anjo do Senhor não só tem esse nome mas também aceita adoração e fala como o próprio Deus, coisa que anjo comum nunca faz.
      Tanto é que se você ler Lucas 1:11 diz quem é este anjo de Mateus 1:24, primeiro que “E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.” E logo adiante no mesmo capítulo releva quem é este anjo, versículo 19: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas.”
      Então o mesmo anjo foi a Nazaré visitar e dar as boas novas a Maria, conforme Lucas 1:26 em diante.

      Quanto a Atos 7:35 não entendi sua citação, pois ali relembra atos do antigo testamento a respeito da retirada do povo de Deus do Egito. Mas, se você quis fazer uma relação com o aparecimento do Anjo do Senhor nos dias do novo testamento eu não consegui ver isso.

      Grande abraço e fica com Deus.

      Resposta
      • CCCE

        A Paz do Senhor

        No caso de Mateus 1:24, é bem claro que está escrito como “o anjo do Senhor”.

        No caso de Atos 7:35 é a citação que é feita com relação ao velho testamento, Estevão cita Êxodo 3:2 “Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia”, que fala do “Anjo do Senhor”, e ao ser citado por Estevão, simplesmente como “do anjo”, está subtendido que se trata do “Anjo do Senhor” de Ex 3:2.

        Toda vez que é dito anjo do Senhor, ou anjo, ou anjo de Deus, trata-se do anjo que assiste diante de Deus, ou diante do Senhor, como Gabriel mesmo relata em Lucas 1:19 “Respondeu-lhe o anjo: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para falar-te e trazer-te estas boas-novas”, e também através da passagem de Daniel 8:16,17 “E ouvi uma voz de homem de entre as margens do Ulai, a qual gritou e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão. Veio, pois, para perto donde eu estava; ao chegar ele, fiquei amedrontado e prostrei-me com o rosto em terra; mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim”, más você vai entender melhor depois que eu publicar o trabalho completo, que será breve.

        Resposta
        • Raciocínio Cristão (admin)

          A paz..

          Sim querido, foi o que expliquei, o “anjo do Senhor” neste caso de Mateus 1:24 é Gabriel, pois ele foi enviado pelo Senhor a dar as boas novas sobre a vinda de Jesus. Não é “O Anjo do Senhor”, como eu disse, que seria a representação de Jesus em forma humana antes da sua vinda ao mundo. O texto de Lucas está relatando a mesma história, porém de forma mais abrangente, dando mais detalhes que Mateus.
          Foi o que é explicado no estudo. veja:

          “há referências no Antigo e Novo Testamento sobre anjos, mas apenas no Antigo testamento é que vemos claramente aparições do Anjo do SENHOR, e de que:
          a) Ele identifica-se como Deus;
          b) Fala como Deus e
          c) Exercita as responsabilidades de Deus.”

          Quanto ao citado dos textos do AT, não vi contradição. Está explicado no estudo a diferença que vejo entre anjo comum e Anjo do Senhor.

          Deus abençoe. Abraços.

          Resposta
          • CCCE

            A Paz do Senhor
            Eu lhe convido a ver este vídeo sobre as três fases de Cristo, acredito que irá entender mais o que estou dizendo antes de publicar o estudo sobre o anjo do Senhor.

            https://www.youtube.com/watch?v=HGmjwj2Tokc&t=30s

            A resposta é simples: o anjo comum não aceita adoração, não aceita ser chamado de SENHOR (ver Apocalipse 19:10), pois segundo a própria Bíblia, eles são

            Antes que eu me esqueça, sobre a questão de uma pessoa se inclinar diante do Anjo do Senhor, não significa que este anjo é Cristo pré-encarnado, pois Daniel se inclinou perante o anjo Gabriel, e Gabriel não é Cristo. A diferença é que João diz claramente que iria adorá-lo, e isto não é permitido, más, nos demais casos, as pessoas se prostravam em forma de respeito, e temor, e não para adorar ao anjo, como Daniel mesmo disse.

            Daniel 8:16,17 “E ouvi uma voz de homem de entre as margens do Ulai, a qual gritou e disse: Gabriel, dá a entender a este a visão. Veio, pois, para perto donde eu estava; ao chegar ele, fiquei amedrontado e prostrei-me com o rosto em terra; mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim”

      • Leidjane Maria

        Olá gistaria de saber quem estava falando com João no livro de ap.22.pois não estendi quando o anjo sai de sena de repente no versículo e no outro já aparece Jesus falando com João. Não entendo essa passagem pois eu até pensei que era o anjo que falava com João era Jesus, más o anjo ñ aceita a adoração de João. Pode me explicar isso?

        Resposta
  • osmarilton rodrigues de lima

    Realmente concordo que a conclusão é Jesus O anjo do Senhor, mas não podemos dizer que ele seja O Senhor dos senhores.
    Olha o contexto, pode ser esse mesmo usado em 1 Timóteo.
    Aqui diz que Timóteo deveria aguardar a manifestação de Nosso senhor (O anjo do Senhor dos Senhores) nos tempos determinados que será manifestada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
    ai complementa :
    O Único que possui a imortalidade que habita em luz….
    Aqui deixa a entender que a aparição de Jesus será “pelo” único que habita em luz inacessível.
    Concordando com a passagem que diz : nem o filho sabe. Ou seja o filho não pode ter a idade do pai. Isso é não é o Pai.
    Jesus sempre põe o Pai acima dele.
    Vou para o algüem maior do que eu.
    Outra vez: a respeito do filho diz eu hoje te gerei.
    Deus não foi criado mas, o filho sim ele foi a sua primazia, e foi o seu arquiteto nas demais criação.
    Deus ele é o alfa e o ômega não foi criado pelo ao contrario, ele é o criador. Inclusive daquele que esta sujeito a ele o próprio filho.
    acredito que essa confusão que fazemos assim como eu, é devido ele ser a imagem exata ,o resplendor de sua glória.
    E através dele que temos acesso ao entendimento de Deus.
    O caminho, a luz, a pedra, a verdade etc…
    Deus é: Foi, É, e Será
    O que você precisou no passado, precisa no presente e precisará no futuro por isso ele nos fala varias vezes.
    EU SOU o ALFA e o OMEGA.
    O PRINCÍPIO E O FIM.
    O QUE ERA, O QUE É E O QUE É.(apocalípse 1, 8 )
    Aproveitando essa última referencia de apocalipse eu sempre pensei que estava se tratando do filho mas olha de quem esta falando.
    A resposta esta no versículo anterior entre o 4 e o 5 pois fala da parte daquele que ERA, É e SERA, ai entra a resposta “e da parte de Jesus Cristo.”
    Percebeu, que Jesus não é o próprio Deus mas a sua representação?
    fica na paz!

    Resposta
    • Naiara Oliveira

      Olá, então se é assim pq na coxa do Filho está escrito: Rei dos Reis, Senhor dos Senhores?

      Resposta
  • Verginia Lombardi

    Muito interessante e esclarecedor o artigo.É o mais coerente que li até hoje.

    Resposta
  • MARCO ANTONIO DA SILVA

    Não existe na bíblia anjo do senhor(adonai), mas anjo de JhVh, qualquer manuscrito bíblico mostra isso.

    Resposta
  • Urias Junior

    Você mesmo citou que ninguém jamais viu a Deus (Jo 1.18), como Jesus que é Deus (Jo 10.30; Jo 20.28; Tt 2.13) pode aparecer visivelmente antes de sua encarnação? Existe uma grande contradição em afirmar que o anjo do Senhor é Jesus pré-encarnado.

    Resposta
  • Fabio Jorge de Souza

    Bom Dia!

    Li o comentário e observei que João 1:18; o que traduzem por Deus Unigênito, outras versões traduzem por “Filho Unigênito”.

    O fato de sua postagem ter um bojo TRINITÁRIO é de se NOTAR, porém, não posso me calar diante de tal pretensão.

    Entendo que Jesus é um ser divino, porém, querer colocá-lo no patamar do ETERNO é uma Teologia de bojo católico, iniciada no Concílio de Niceia, em 325.

    Biblicamente, sem falar sobre a palavra HELOHIM, Jesus tem um Deus (Ap 3:12; 2 Co 1:3;) e Paulo afirma de maneira categórica, que o ÚNICO DEUS ERA O PAI (1 Co 8:6), que comprova o mesmo ensinamento dos patriarcas (UM ÚNICO DEUS).

    No A.T; esse anjo aceitava adoração por estar em função de representar o criador, Era seu representante legal e nada mais.

    Para dar base a invenção TRINITÁRIA, onde esse ANJO é JESUS, sendo igual ao pai, isolam versículos como João 14:8-0 e João 10:30, que ambos servem para justificar as suas interpretações da pós-modernidade (Trinitárias e Unicista).

    Qual era de fato o pensamento de João:

    Jo 17:3; E a vida Eterna e esta: que te conheçam, a ti só, por ÚNICO DEUS VERDADEIRO, e a Jesus Cristo, quem tu enviaste.

    Observe 1 Co 8:6; veja o que Paulo acreditava!

    Abraços!!!!
    E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    João 17:3E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    João 17:3

    Resposta
  • Cratos

    A trindade é um acressimo colocado dentro da biblia no século 4. A maioria dos Cristãos não sabem o que foi o Concílio de Nicéia.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *