Raciocínios

Raciocínios: Alessandro Volta

 


Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio Volta

Alessandro Volta foi físico, inventor da pilha elétrica, professor de física na Escola Real e na Universidade de Paiva, ambas na Itália. Sua paixão sempre foi o estudo sobre a eletricidade e aprimorou o eletróforo, uma máquina que produz eletricidade estática. Estudou também a química de gases e foi ele quem descobriu o gás Metano.

Os experimentos de Alessandro Volta serviram de base para inúmeras outras descobertas no campo da eletricidade. Em 1881, uma unidade elétrica fundamental, o volt, foi nomeada em homenagem a ele. Volta aparecia nas antigas notas de dez mil liras italianas, hoje fora de circulação. Também em sua homenagem, uma cratera lunar recebeu o seu nome.

Este é o seu raciocínio:

Submeti as verdades fundamentais da fé a um estudo minucioso. Li as obras dos apologetas e de seus adversários, avaliei as razões a favor e contra e assim obtive argumentos relevantes que tornam a religião (bíblica) tão digna de confiança ao espírito científico que uma alma com pensamentos nobres ainda não pervertida por pecado e paixão não pode senão abraçá-la e afeiçoar-se a ela. Peço a Deus que minha profissão de fé, que me foi solicitada e que eu forneço com alegria, escrita de próprio punho e por mim assinada, possa ser apresentada a todos, pois não me envergonho do Evangelho.

 

Fonte:

Traduzido de J. Gutzwiller – Das Herz, etwas zu wagen, Friedrich Bahn Verlag: Neukirchen-Vluyn, 2000. ISBN 3761593031. Essa é uma coletânea de citações compilada por Jörg Gutzwiller, capelão do governo e parlamento suíço de 1979-1999. freewebs.com/kienitz/declara.htm#ref21

Imagem fonte: Reprodução Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *