Raciocínios

Raciocínios: James Clerk Maxwell

 


James Clerk Maxwell

Físico e matemático, mais conhecido por ter dado forma final à teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a ótica. Esta é a teoria que surge das equações de Maxwell, assim chamadas em sua honra e porque foi o primeiro a escrevê-las juntando a lei de Ampère, modificada por Maxwell, a lei de Gauss, e a lei da indução de Faraday.

Ele também desenvolveu um trabalho importante em mecânica estatística, estudou a teoria cinética dos gases e descobriu a distribuição de Maxwell-Boltzmann. Seu trabalho em eletromagnetismo foi a base da relatividade restrita de Einstein e o seu trabalho em teoria cinética de gases fundamental ao desenvolvimento posterior da mecânica quântica.

Maxwell é geralmente lembrado como o cientista do século XIX a ter mais influência sobre a física do século XX e o responsável por contribuições básicas nos modelos naturais, sendo considerado uma ponte entre a matemática e a física.

Poucos anos após a morte de James Clerk Maxwell, seus trabalhos científicos foram aceitos mundialmente a partir de suas explorações sobre eletromagnetismo. Em 1931, comemorando o centenário do nascimento de Maxwell. Descrevendo seu trabalho, Albert Einstein disse que Maxwell era “o mais profundo e frutífero que a física descobriu desde Newton.”

Este é o seu raciocínio:

Juntamente com a Assembléia de Westminster e todos que a precederam eu creio que ‘o fim principal do homem é glorificar a Deus e apreciá-lo para sempre.

 

Fonte: Traduzido de citação em Ian Hutchinson, “James Clerk Maxwell and the Christian Proposition”, 1998. freewebs.com/kienitz/declara.htm#ref16

Imagem fonte: Reprodução Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *