Raciocínios

Raciocínios: Michael Faraday

 


Michael Faraday

Michael Faraday foi um físico e químico inglês. Ele é considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempos. As suas contribuições mais importantes e os seus trabalhos mais conhecidos tratam dos fenômenos da eletricidade, da eletroquímica e do magnetismo. Mas Faraday fez também diversas outras contribuições muito importantes na física e na química.

Foi também um experimentalista, tendo sido descrito como o “melhor experimentalista na história da ciência”.

Suas grandes contribuições para a ciência tiveram grande impacto sobre o entendimento do mundo natural. As descobertas de Faraday cobrem áreas significativas das modernas física e química, e a tecnologia desenvolvida baseada no seu trabalho está ainda mais presente.

Suas descobertas em eletromagnetismo forneceram a base para os trabalhos de engenharia no fim do século XIX para que Edison, Siemens, Tesla e Westinghouse tornassem possível a eletrificação das sociedades industrializadas. Seus trabalhos em eletroquímica são amplamente usados em química industrial. Faraday publicou um trabalho que chamou de “rotação eletromagnética”, elaborando os princípios de funcionamento do motor elétrico.

Também descobriu a indução eletromagnética, o princípio por trás do gerador elétrico e do transformador elétrico. Suas ideias sobre os campos elétricos e os magnéticos, e a natureza dos campos em geral, inspiraram trabalhos posteriores fundamentais nessa área, como as equações de Maxwell.

Na química Faraday foi igualmente genial. Descobriu o benzeno, produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos e ajudou a expandir os fundamentos da metalurgia e da metalografia. As suas experiências garantiram o sucesso na liquefação de gases nunca antes liquefeitos (dióxido de carbono e cloro entre outros). Isso tornou possível novos métodos de refrigeração cujos princípios continuam a ser utilizados nos modernos refrigeradores domésticos. Foi também investigador de ligas de aço e produtor de vários tipos novos de vidros.

Talvez a sua maior contribuição tenha sido virtualmente fundar a eletroquímica. Faraday criou termos como eletrólito, ânodo, catodo, eletrodo, e íon.  Faraday fez também diversos serviços técnicos a serviço da Inglaterra, ganhou diversos prêmios e honrarias por seus trabalhos e pesquisas.

Este é o seu raciocínio:

Eu confio em certezas. Eu sei que meu Redentor vive, e porque Ele vive eu também viverei.

 

Fonte:

Michael Faraday: Father of Electronics, 1978, Herald Press, Scottsdale, PA. freewebs.com/kienitz/declara.htm#ref21

Imagem fonte: Reprodução Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *