Estudos

SANTO – Qual o verdadeiro significado dessa palavra e suas implicações?

 

Essa pequena palavra “santo” gera uma grande discussão principalmente entre doutrinas católica e protestante. Portanto, o intuito desse estudo é mostrar apenas a realidade, mostrar o que significa essa palavra e suas implicações, de acordo com a Bíblia e não “bater de frente” com a fé de ninguém, pois todos são livres para crer no que quiserem (ou não crer), mas a pergunta é:

Será que estão crendo no que a Palavra de Deus diz ou no que certa igreja ou doutrina diz?

Segundo o apóstolo Paulo, tudo o que vem a mais que a Palavra de Deus deve ser considerado Anátema, ou seja, Maldição Gálatas 1:8-11. Então, como cristãos, devemos ter como regra de fé a própria Palavra de Deus e não o que homens e seus “costumes” e “tradições” seculares dizem. Conselho: leia 2ª Timóteo 3:16-17.

1º O que então significa a Palavra SANTO?

Origem Hebraica קדושQadash” ou “Kadosh” = sagrado, separado, consagrado. Mais utilizada como “Separado”.

2º Para que serve a palavra SANTO?

Esta palavra servia e serve (dentro do contexto religioso) para indicar algo que é “separado” e “consagrado”, ou seja, uma característica, o que faz separação entre o “Sagrado e o Profano”, seja para uma pessoa ou a Deus, seja para um objeto, um local ou tempo.

Exemplos: 1ª Pedro 1:16. Filipenses 1:1-2. Salmos 2:6. Êxodo 29:37; 30:29. 1ª Reis 8:64. Gênesis 2:3.

3º O que é uma pessoa considerada Santa conforme a Bíblia?

Quando alguém é intitulado “santo”, entende-se que essa pessoa é separada dos costumes mundanos, é uma pessoa que vive ou tenta viver em acordo com a vontade de Deus e os ensinos de Jesus, é aquele que por exemplo, evita ambientes depravados, imoralidades, adultério, palavrões, excessos, falso-juízo, evita heresias, falsas doutrinas, etc. Em geral, é aquele que vive neste mundo mas não faz parte dele, é aquele que entregou sua vida a Deus e por isso, pela fé, foi separado e considerado Santo, mesmo com seus defeitos e pecados.

4º Só é considerado Santo aquele que já morreu?

Não, o próprio apóstolo Paulo se comunica em várias cartas se referindo aos santos que estão em “tal lugar” ou seja, ainda vivos.

Exemplos: Filipenses 4:22. 2ªCoríntios 13:13. Colossenses 1:4. Filipenses 1:1. Romanos 16:15. 2ªCoríntios 1:1

5º Algum Santo pode interceder por outras pessoas?

Sim, mas desde que este esteja vivo, pois santo morto não intercede por ninguém. Não há referências bíblicas sobre “santos que morreram e que intercedem” à Deus. Então como vimos anteriormente, tudo que for ensinado ao contrário do que a Bíblia ensina, seja anátema.

Já a intercessão de santos vivos por outros santos vivos ou por incrédulos vivos é algo que devemos praticar sempre. A Bíblia está repleta de exemplos deste tipo. Também vemos exemplos de cristãos pedindo que outros intercedam por eles diante do Pai. Veja: 2ª Tessalonicenses 3:1. Thiago 5:16. Atos 12:5.

Mas, mesmo que alguém ore e interceda por outra pessoa, só poderá rogar a Cristo, conforme vemos em 1ª Timóteo 2:5:

Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

A própria Bíblia condena quem tenta consultar “espíritos dos mortos”, que na verdade sabemos serem os próprios demônios. Veja:

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos? Isaías 8:19

Elias e Moisés poderiam interceder por estarem no Céu?

Não, e veja o que diz Jeremias 15:1:

Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

Ou seja, Deus está querendo dizer em outras palavras que não há possibilidade, mesmo que esses o quisessem.

Conclusão

Santo, quando tratado na forma humana, é todo aquele que vive ou viveu evitando o pecado, separando-se das coisas mundanas que levam a perdição e entregando-se a vontade do Senhor, que ama a Jesus pela fé. Quando ouvimos a palavra “SANTO” temos que entender e saber que NÃO são aqueles mortos que algum grupo religioso determinou.

Nota: Desculpe-nos de coração se alguma coisa aqui escrita abalou sua crença particular, mas é apenas a verdade. Nós estaríamos sendo loucos se inventássemos alguma coisa da nossa própria mente.

Que nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja sempre abrindo nossas mentes e aumentando nossa fé mediante a meditação na Sua Palavra, que é fiel e verdadeira.

 

Imagem fonte: Reprodução Google

89 thoughts on “SANTO – Qual o verdadeiro significado dessa palavra e suas implicações?

  • Loriane

    Pensei que Santo vem de SECTO, grego, separado.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Loriane, tudo bem?

      A origem do termo “santo” na Bíblia é de origem hebraica “Qadash” ou “Kadosh” (קדוש), como dissemos no artigo, sendo posteriormente traduzido em grego no Novo Testamento em algumas ocasiões, em outras palavras de acordo com os seus contextos, por exemplo:

      – hagion (αγιον): reverendo, digno de veneração; de coisas que por causa de alguma conexão com Deus possuem uma certa distinção e exigem reverência, como lugares consagrados a Deus que não devem ser profanados; de pessoas de quem Deus usa seus serviços, por exemplo, apóstolos; separado para Deus; ser como era, exclusivamente seu; serviços e ofertas; preparado para Deus como rito solene, puro e santo; num sentido moral, puro, sem pecado, justo e santo.

      Também há outros termos parecidos, muitas vezes usados em outros contextos, como por exemplo:
      – hagios (αγιος): algo muito santo; um santo.

      – hagiotes (αγιοτης): santidade; num sentido moral: santidade, piedade.

      – hagiosune (αγιωσυνη): majestade, santidade; pureza mora

      A palavra que você se referiu tem um contexto militar, mesmo que pareça estar relacionado por parecer a mesma coisa. Temos que lembrar que tanto no hebraico quanto no grego, o significado das palavras está atrelado ao contexto em que ela se encontra, do que o texto está falando.

      Deus te abençoe.

      Resposta
    • Sandro

      A Palavta Santo vem de Hagios, Hagiazo, santificado, purificado!!!

      Resposta
  • Ariclenes Barbosa de Araújo

    Pra mim aparentemente é ilógico dizer que os mortos não podem ser santos quando em vida eles já o são.
    Veja bem, se eu disser que depois de morto a pessoa deixaria de ser santa eu estaria afirmando que a morte seria o fim de sua vida para então começar uma outra quando na verdade a morte não é o fim, mas sim, a continuação à vida eterna.
    Portanto, se já na terra consegui ser santo, no céu, presente na graça de Deus eu também o serei em plenitude, pois a morte de Cristo na cruz venceu o poder da morte eterna tornando-nos para sempre vivos e nunca mortos, dado que Ele é o Senhor da vida (cf. Lucas 20, 27-38).
    Poderia até escrever outras coisas aqui sobre as passagens bíblicas citadas, pois utilizar trechos separados para contextualizar em outro texto é um típico costume ateísta do qual não me proponho a fazer, por isso, deixo aqui só este breve comentário discordando, em partes, da publicação.
    Paz e bem!

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Olá Ariclenes, tudo bem?

      Querido, acho que você fez confusão. Não dissemos que os mortos não podem ser santos, dizemos que, de acordo com a Bíblia, santos mortos não intercedem por ninguém. Isso é bíblico! Agora, se você aprendeu diferente disso, não foi pela bíblia, mas por tradição de alguma igreja.
      Uma pessoa que é santa em vida e morre, ela morreu santa, mas assim como qualquer outra pessoa, está aguardando o retorno de Jesus para levá-los com Ele para os Céus, ela não pode interceder por ninguém, entende?
      E depois que esses forem morar com Jesus nos Céus pelo período de 1.000 anos celestes, de lá eles farão parte da grande comissão dos justos que julgarão os ímpios e os anjos caídos. Está tudo em Apocalipse.
      Por tanto, só há Um intermediador ou intercessor -> Jesus <- (1 Timóteo 2:5-6). Grande abraço e fique com Deus.

      Resposta
      • Samuel Rodrigues Farias

        Verdade.concordo está bem explicado.vamos orar por essa alma confusa.

        Resposta
      • jorge

        meu caro acho que vc esta equivocado no seu comentario.os protestantes sempre questionam onde esta na biblia ;como se isso fosse uma regra ter que estar na biblia para ser verdade;mas como vc quer usar a biblia vamos la;apocalipse 6, vc 9 em diante ;na abertura do quinto selo vi a alma de baixo do altar daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de deus ;e por causa do testemunho que sustentavao; e clamaram em grande vos dizendo ate quando ó soberano senhor e santo ficaras sem julgar ou fazer justiça do nosso sangue dos que habitam na terra . entao foi dado a cada um deles uma veste branca. e lhe disseram que repousassem ainda por um tempo.ate que se completassem o numero dos martires que iriam ser mortos como eles foram ou seja a veste branca representa a santidade.entao como bons cristaos podemos afirmar que existem santos no ceu e com certeza eles intercedem por nos , a paz de jesus e o amor de maria;

        Resposta
        • João Marcelo Costa

          Lógico que tem que estar na bíblia para ser verdade,ou vc acha que tem alguma coisa ou respostas que não tem na Bíblia?,se Deus não falou não existe,se não tem na Bíblia quem falou?o homem é claro,ou Deus esqueceria de falar?temos que estar alicerçados na palavra e não em doutrinas dos homens que não tem na Bíblia. a paz do Senhor

          Resposta
          • Rogério Santos de Jesus

            Já que tudo tem que estar bíblia, me responda onde está capítulo e versículo dizendo quais são os livros canônicos inspirados? Esses mesmos que estão na escritura, quero todos organizados e listados, um por um por favor, se me mostrar, talvez eu creia na heresia da “sola scriptura”

        • The wall

          Para começar essa Maria ai que vc diz não vale de nada , segundo a palavra de Deus já diz que os mortos não estão concios de nada , e ninguém vai ao Pai se não por ELE, essa coisa de Santo interceder é historinha para criança dormir , acorda zé ruela.

          Resposta
          • Rogério Santos de Jesus

            Se vc fala assim da mãe de Deus, imagino como deve tratar a sua própria. Vc não é católico, então não precisa acreditar na intercessão dos santos, agora ofender quem ja viveu assim como nós e cuidou com amor maternal aquele que nos salvou, aí já é demais. Mais respeito por favor

      • Henrique Sebastião

        A Igreja de Cristo sempre creu e pregou a intercessão dos santos no Céu, desde o tempo dos apóstolos até Lutero. Foi com o protestantismo que surgiu essa heresia de que os mortos não podem mais fazer nada porque estariam “dormindo” esperando o dia do juízo. O homem simplesmente inventou isso da cabeça dele lendo a Bíblia por conta própria, porque a verdadeira Igreja, que segundo a Bíblia é a coluna e o sustentáculo da Verdade (1Tm 3,15) sempre ensinou o contrário.
         
        Pois bem. Se alguém crê na Bíblia e na Igreja, não pode aceitar a doutrina da “inconsciência”, que diz que os mortos estão como que “dormindo”, aguardando o Dia do Juízo”, simplesmente porque há diversos outros versículos muito claros na Sagrada Escritura que dizem o contrário. Podemos ver, por exemplo, Isaías 14,9-10; 1 Pedro 3,19; Mateus 17,3; Apocalipse 5,8; 6,10; 7,10.
         
        Temos escritos dos primeiros séculos da Igreja com orações dirigidas aos santos já falecidos que estão com Deus na Bem-aventurança celeste e, como todos somos membros de um mesmo Corpo, podem pedir por nós a Deus com muita eficácia. Crer que o os cristãos “mortos” não podem mais nada é duvidar da promessa de Cristo: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em Mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente” (Jo 11,25-27).

        Resposta
        • João Marcelo Costa Batista

          A Bíblia diz no livro de eclesiastes com 9 v 10 que tudo o que a sua mão achar para fazer, faça-o com toda a sua força, pois não ha trabalho,nem planejamento,nem,nem conhecimento,nem sabedoria na sepultura o lugar para onde vc vai.🙏

          Resposta
          • Iane

            Na Bíblia também relata a passagem do homem rico e Lázaro pedindo que Abraão permitisse que os parentes fossem avisados da realidade do inferno. E Abraão fala que não se pode convence-los muito menos transpassar a realidade do céu e inferno. Tem ideia que Jesus usa três sepultados dois no céu e um no inferno para ensinar os apóstolos????? A realidade da sepultura é não mudança de estado. Morreu acabou é na escolha da vida que teremos quando ressuscitado. Até porque quem prega Jesus e não acredita na ressurreição é mentiroso palavras da própria bíblia.

      • angelo Bessa

        Meu amigo, a Biblia não caiu do céu com um ziper, a sua bíblia que foi tirada da católica no século 15, já existia e quem a organizou foi a Igreja (una) MT 16, Católica (universal) apostólica» porque ela é fundamentada na doutrina dos Apóstolos cuja missão recebeu sem ruptura. Romana pq sua sede é Roma. Jesus disse: Edificarei a MINHA IGREJA, e não minhas igrejas, NÃO EXISTE VÁRIAS INTERPRETAÇÕES COMO LUTERO PROPÕE, por isso vemos vária igrejas sendo fundadas, mas somente uma é que tem um Cristo crucificado e ressuscitado, se há várias interpretações como vc defende, a sua interpretação não serve pra mim, o que serve o que eu entendi, concorda?! Só uma interpretação e nós sabemos qual é!

        Resposta
        • Adriano

          Sugestão
          Pesquise a respeito do concílio de Nicéia
          A respeito de toda formaçao da igreja Católica
          Havia várias ceitas cristãs
          Verá que a pessoa que organizou tudo era o imperador Romano ateu
          E outras verdades …

          Resposta
    • SHIRLEY RODRIGUES

      VC NÃO ENTENDEU O ARTIGO, ELE QUIS DIZER QUE AS PESSOAS QUE NÃO CONHECEM A PALAVRA DE DEUS, FAZ DAS PESSOAS QUE MORREM SEREM CONSAGRADAS COMO SANTOS DEPOIS DE MORTOS PARA SEREM IDOLATRADOS, EX. APARECIDA, A VIRGEM MARIA, ETC

      Resposta
      • alberto DA FONSECA

        Acho que não tem a palavra idolatria no artigo né querida.

        Resposta
      • Luiz Pereira de Souza Sobrinho

        De onde vieram os livros que chamam de bíblia? Como pode a igreja que discerniu a Bíblia não conhecê-la?

        Resposta
      • Anyssesio cavalcante sousa Filho

        boa noite a paz de cristo a todos eu acredito que quando morremos se morremos com cristo ou seja santo só a nossa matéria fica no pó da terra afinal somos formados de corpo alma e espirito e nada nos separa do amor de cristo nem a morte como explicar que Elias e Enoq subirão para o céu a biblia também fala que carne e sangue não entra no céu .porque na nossa atualidade existem muitas religiões que se dizem cristãs no entanto cada uma tem uma doutrina diferente da outra como por exemplo os nossos irmãos adventistas do sétimo dia não comem carne de porco já os da assembléia de Deus comem quem estar certo

        Resposta
    • Evertib

      ola!! todos que estão mortos estão em descanso não tem consciência alguma, estão esperando o retorno de Cristo para vida eterna, conforme diz a Biblia!! de resto são ensinamentos Gregos!

      Resposta
    • Neto brito

      Entendo tudo que foi dito… E ficou bem claro para mim… E só ler direitinho pra não interpretar nada errado…

      Resposta
    • GiSRS

      Amigo vc precisa reler o texto. Faltou aí uma atenção na leitura.

      Resposta
    • Samuel Rodrigues Farias

      Leia mais a bíblia pecador.

      Resposta
      • Luiz Pereira de Souza Sobrinho

        Quanta caridade meu irmão!

        Resposta
      • Antonia

        Acho que vc sim… não só precisa ler a bíblia, mas pedir ajuda do Espírito Santo!

        Resposta
    • João Marcelo Costa Batista

      Concordo que os Santos nunca morre e não deixa de ser Santos depois da morte,mas quando morremos física mente ficamos como uma televisão em estandibai vivos mas desligados esperando a volta de Jesus,os mortos não podem fazer nada antes de Jesus voltar,ex é Saúl tentando falar com o morto.a Bíblia diz que quando Jesus voltar os mortos ressuscitarão primeiro.os Santos que estão mortos hoje não podem fazer nada, muito menos interceder por ninguém,nem María mãe de Jesus.estou baseado na Bíblia cristã protestante e respeito quem acredita aí contrário,A não ser que alguém me mostre na Bíblia que os mortos podem fazer alguma coisa hoje.a paz do Senhor a todos

      Resposta
      • Thamires Santos barbosa

        Maria não morreu, foi assunta aos céus*

        Resposta
  • Ricardo Bastos

    Eu também creio que o Ariclenes se confundiu. O estudo está muito claro, talvez tenha feito uma leitura muito rápida, ou, até mesmo, lido com sua opinião formada, não se atendo aos detalhes do esclarecimentos, talvez…
    Parabéns ao autor do estudo!

    Resposta
  • Osvaldo Jr

    Irmãos desculpe a ignorância eu concordo com toda a explanação feita pelo senhores, e também penso da mesma forma, mas uma curiosidade, e quando as pessoas fazem petições junto aos “santos” e são atendidas, será a misericórdia de Deus atuando ou o quê?

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Acredito que Deus não leva em conta os tempos de ignorância (falta de conhecimento) de uma pessoa. Sobretudo Deus revela Sua graça, até mesmo para aqueles que não O conhecem. Muitas pessoas são ignorantes espirituais, acredito que a grande maioria delas nunca entendeu essa questão por que sempre ouviu que era aquilo a verdade, mas não entendem ainda de acordo com a Palavra de Deus, conhecem só a tradição da igreja. Agora, a partir do momento que uma pessoa conhece a verdade e mesmo assim quer continuar no erro, deverá estar ciente que Deus não verá ela mais como ignorantes espiritual, mas sim como rebelde espiritual.
      Ademais, essa questão de adoração à santos é algo que começou bem após os apóstolos, eles mesmos nunca aceitaram adoração de ninguém. Nem mesmo os anjos aceitam adoração. Para entender melhor leia esse outro artigo: https://www.raciociniocristao.com.br/2014/05/mudancas-historia-igreja-1600-anos

      Grande abraço, fique com Deus e obrigado por comentar.

      Resposta
      • Ryan Víctor

        Você prega uma mentira , tudo que você descreveu está errado , para o pobre ignorante que não sabe diferenciar idolatria de veneração , é óbvio que vai falar asneiras. A santa igreja católica foi a única criada por Cristo e somente ela tem o direito de interpretar as sagradas escrituras. E a própria bíblia ( como você mesmo mencionou ) condena um falso evangelho e falsas interpretações : “alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e vacilantes torcem, como fazem com as demais Escrituras, para sua própria perdição “(2 Pd 3,16) ; “nenhuma profecia da Escritura resulta de uma interpretação particular “(2 Pd 1,20) . Em relação aos Santos , todos estão na glória do Senhor e eles tem o direito de interceder por nós (assim como a intercessão de Abraão por Sodoma e de Moisés pelo povo de Israel) ,por meio da MEDIAÇÃO REDENTORA de Nosso Senhor Jesus , além do mas , só existe uma só igreja e ela é “coluna e sustentáculo da verdade “(I Timóteo 3, 15) . Ela está viva a 2000 mil anos e as portas do inferno não prevalecerão (Mateus 16:18). A santa igreja sobreviveu da sagrada tradição dos apóstolos que resulta da fé deles no Cristo , da interpretação da sagradas escrituras e do sagrado magistério.

        Resposta
        • Helder de Oliveira Reis

          Abraão intercedeu quando em vida, não na morte!!!

          Resposta
          • Monica Alves

            Antes a igreja proibia a livre leitura é bem disponibilizava para todos na língua materna ! Hoje , como temos a Bíblia nas mãos , ficou estabelecido então que SÓ e igreja católica tem autoridade para INTERPRETAR ! A palavra de Deus é viva , fala aos nossos corações ! O que cabe interpretação será ajudado pelo Espírito Santo para nossa edificação ! Muitos
            Dogmas foram introduzidos por Roma
            Sem apoio na tradição apostólica

  • Carlos Eduardo

    ..Sim, mas desde que este esteja vivo, pois santo morto não intercede por ninguém…

    Importante lembrar aqui que os santos quando morrem em Cristo na verdade não estão mortos.

    Quem morre em Cristo na verdade é salvo e vai para o seio de Abraão. De onde poderá interceder junto com toda a Igreja de Cristo que é transcendente na terra e no céu e que vive em comunhão.

    Acho importante perceber que na parabola do pobre e do rico q morreram existe uma intercessão do rico tentando se comunicar com sua família, mas ele podem interceder de qualquer lugar.

    Outra parabola importante para refletirem com bastante atenção é sobre a transfiguração de Jesus q esclarece muitos detalhes sobre os q “morreram” os q arrebatados e os q estão na vivos na terra.

    Abs e fiquem na Paz do Senhor

    Resposta
    • Sandro

      O Rico não está no seio de Abraão, o rico está no hades. No hades não se está em descanso, mas sim em tormento eterno, lúcido, consciente de seus atos. O Rico ainda no inferno foi soberbo e so lembrou de seus familiares e ninguém mais. Mas no céu o santo lázaro so descansava no senhor, não falou, Dormia esperando o Retorno de jesus como diz paulo aos tessalonicenses! !!

      Resposta
      • Iane

        Dormia o que criatura ?? Abraão por acaso era sonâmbulo e conversava com dois mortos dormindo em realidades extremas e diferentes???

        Resposta
        • Seth Emanuel

          Santa Dulce dos Pobres, sempre que vejo a sua imagem nos vídeos disponíveis no YouTube, relembro de incontáveis exemplos de sua vida e obra cristã que intercedem por mim junto a Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida que nós leva ao Pai Nosso que está no Céu. https://youtu.be/YKFiCXHQA7k
          https://youtu.be/2hCaeIbhzPA

          Resposta
  • Pedro

    Muito bom esse estudo. Demos graças a Deus, por ter tido os concílios, por temos hoje uma bíblia completa, de onde se tira um versículo e acha que isso pode apagar dois mil anos de história. A interpretação cabe a todos, mas a verdade só foi dada a uma igreja. (Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei e minha igreja)
    Paz E bem

    Resposta
      • Marcelo Ribeiro

        Como cristão católico que sou, digo que a doutrina católica deve ser entendida e compreendida apenas pelo católico que crê em sua Igreja. O resto é anátema.

        Resposta
        • eliomar

          Acorde, você está embebedado com o cálice da perdição, também fui criado no catolicismo romano, leia e estude o concílio de Nicéia, apocalipse 17 e 18, no 18 está escrito: E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Apocalipse 18:4, Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniqüidades dela. Apocalipse 18:5. Leia também a parábola das 10 virgens, leia a tal santa inquisição…

          Resposta
    • Robson Medeiros

      Pedro, vamos lá amigo. No versículo 18. Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre ESTA pedra edificarei a minha igreja, …

      Conotasse que temos uma diferenciação entre ESSA (como você referiu), quando na verdade a grafia correto é ESTA.

      Os dois termos são classificados pela gramática como pronomes demonstrativos e são usados quando o falante quer esclarecer a identidade de um referente.

      “Essa” é usado para retomar um termo, uma ideia ou uma oração já mencionados.

      “Esta” indica proximidade do falante, enquanto “essa” nos dá a ideia de proximidade do ouvinte.

      Resumindo: Cristo estava falando dele mesmo 🙂

      Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse. Isaías 28:16

      Graça e Paz!

      Resposta
      • Tatiane Bueno

        Sugiro ler a bíblia em hebraico, vai levar um tempo para aprender a língua mas vera o que de fato estava escrito, e mais com tantas traduções sabemos que é insano querer discutir por menores. O Fato é; os protestantes só tem uma bíblia pq a igreja católica a manteve, só tem uma fé, pq esses que hoje vcs menosprezam morreram para anunciar a Jesus, nenhuma igreja e 100% a verdade saída da boca de Cristo pq é conduzida por homens que são influenciáveis, os apóstolos erraram mesmo convivendo com Jesus, vendo seus milagres.O dia que aprendermos a amar uns aos outros como ele JESUS nos amou vamos para de discutir sobre picuinhas, Deus está pouco interessado se vc vai pedir para ele, para um santo ou para Jesus ou Maria, para ele interessa seu coração, suas ações de amor, sua intenção. Até onde sei me corrija se estiver errada Jesus não perguntou para nenhum dos que curou qual era a ” religião ” deles, simplesmente amou. Como cada um professa sua fé é algo muito particular, pq Deus e só ele sabe como tocar os corações, só peço que amem e que não sejam ingratos pq se podemos hoje assumir nosso cristianismo e se temos a palavra para estudar e pq muitos se esforçaram e morreram para mantê lá.
        Agora sobre o vídeo se vc quiser te passo uma lista de vídeos dos que dizem com muuuiiitttooo embasamento até que Jesus era o demônio, que tanto o velho quanto o novo testamento são historinhas para criança e assim vai. Então vamos ter mais bom senso em sair discriminando o que dizem por aí.
        Fiquem com Jesus

        Resposta
  • Patricia

    Bom dia Srs(as).
    A paz de Cristo.
    Nota-se com clareza que, todos os posts defendem sua crença o que é justo e necessário, mas o nosso Deus é um só e Jesus morreu por nós para que nos entendêssemos aqui na terra.
    Sobre o assunto da matéria (Santo) o que se faz é aplicar a fé pior será quem não a faz.
    Aquele que crer não se apresse. Isaías 28:16
    Deus esta acima de todas as coisas mas devemos amar nossos irmãos e não impor como foi feito com Jesus, pois o sofrimento dele seria desnecessário se fosse para provar algo e não apenas acreditar e difundir a palavra.
    Espero sim de coração que tenham mais homens, mulheres e crianças santas não para serem adoradas mas para serem copiadas em suas virtudes.

    Que a santa paz do nosso Senhor Deus esteja conosco.
    Amém

    Resposta
  • Luciferiano

    O que precisa ficar claro é que esse tema é de cunho etimológico. A palavra Qadash tem um sentido de exclusão, que significa estar a parte do contexto geral.
    Um exemplo geral pode ser aplicado aos moradorea de rua, em relação a sociedade eles também são excluídos (qadash), por não se adequarem ao contexto social.
    Mas é obvio que no contexto bíblico esse termo é relacionado a pureza do estado de espírito, mas dentro de uma situação em que devemos nos excluir (qadash) das malícias do mundo.

    Resposta
  • Jefferson

    Glória à Deus…. Parabéns pelo trabalho irmãos

    Resposta
  • Philipe

    Não creio que seja separado do mundo, existe uma constante em querer desprezar as leis divinas, e então se criam várias formas de tirar o foco da questão principal que é seguir a lei do eterno… Kadosh faz referência a justo, pois o eterno criou o mundo e tudo que nele há inclusive o mal para que pudéssemos escolher as obras de justiça ou injustiça, fora isso torna impossível nos separar das coisas do mundo pois somos feitos do pó dessa terra, quanto a interseção dos mortos para quem acredita no livro de Apocalipse: 6. 9. Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. 10. E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?. Que é muito contraditório com o restante dá bíblia ou dá Torah por isso hoje não creio mais nesse acumulados de livros chamados novo testamento pois não passam de falácias tendenciosas inclinadas a adoração pagã romana, onde tira o foco do povo judeu, separado e justificado pelas leis do eterno chamados a serem sacerdotes entre as nações, não sou judeu é nem sigo o judaísmo mas hoje a verdade e realmente estou livre da opressão religiosa a qual foi me foi imposta minha vida toda… Então? Querem ser santos sejam justos, se utilizem das obras de justiça seguindo os mandamentos do eterno lembre se que nem Jesus aboliu a lei Mateus: 5. 17. Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. 18. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só jota ou um só til, até que tudo seja cumprido. 19. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. A nós os gentios não precisamos seguir os 618 mandamentos pois a Torá também é a constituição do país Israel, e não moramos em Israel, então seguimos as leis de amar ao eterno sobre rodas as coisas, não roubar, não mentir, não trair, não falar mal do próximo entre outras.. que o pai Eterno abençoe grandemente a vida de cada um que acessou a página e os criadores desse conteúdo … Grande abraço

    Resposta
  • Antonio Agostinho

    Eu vejo as pessoas pronúncia “kabod” é certo? Amei, Deus o abençoa!

    Resposta
  • Marcos Teixeira dos Santos

    A paz de Jesus a todos!

    Sou católico, todo católico é cristão e por ser cristão devemos aprender e viver o maior ensinamento de Jesus “… que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei”…

    Achei bem interessante o estudo sobre ser santo, mas como afirma o autor deveria abstrair o contexto religioso (doutrinário) para entender o que é de fato ser santo no contexto etimológico e bíblico, coisa que na minha opinião não aconteceu, pois apesar do autor defender uma “verdade”, achei suas afirmações muito tedenciosas e defendendo uma doutrina, mesmo contextualizando as Sagradas Escrituras…

    Li todos os comentários, achei bacana cada um se manifestando dentro daquilo que acreditam, aprenderam e vivem, porém, o respeito que está dentro da dimensão do amor deve prevalecer sempre.

    Pra finalizar por exemplo se utilizando da formação que tenho e da fé que professo, para a Igreja Católico afirmar que existe a “Comunhão dos Santos”, ou seja, a intercessão dos “santos”, aqueles e aquelas que em vida fizeram a vontade de Deus, e já “morreram”, houve também para isso muitos estudos, orações, questionamentos, debates, conferências, discussões, e assim por diante, isso não foi simplesmente determinado por um padre, bispo ou por um papa… Nem tão menos pôr nós, povo santo de Deus (ponto)… E essa não é uma verdade absoluta, mas sim uma verdade de fé para nós católicos.

    Me desculpem meus irmãos e irmãs, se queremos apresentar um estudo consciente, consistente, onde manifesta-se publicamente um pensamento, uma verdade de fé em um meio de comunicação social, com base na Bíblia, não podemos afirmar que é uma verdade absoluta… Estamos aprendendo, estudando, vivendo e o “meu umbigo não o centro do mundo”… Respeitemos as nossas diferenças religiosas e busquemos viver em harmonia, troquemos experiências e conhecimentos que de fato nos façam crescer, amadurecer na fé, não colocando barreiras e obstáculos entre as nossas opções religiosas.

    Irmãos e irmãs vamos colocar em prática o mandamento de Jesus que é nos amar, pois quem ama coloca em prática os 10 mandamentos e toda e qualquer lei do antigo testamento, novo testamento, lei natural etc…

    Por fim, não poderia deixar de me manifestar, nós católicos aprendemos em nossas formações catequéticas que os “santos” não são adorados, pois adoramos somente o Senhor nosso Deus, portanto não adoramos nem os “santos” que já morreram fisicamente, nem as imagens, e também, não adoramos Maria que é a mãe Jesus, na wual nós chamamos carinhosamente de Nossa Senhora… A título de esclarecimento e resposta diante do estudo apresentado e de alguns comentários, nos católicos veneremos (carinho, amor, respeito) Nossa Senhora e NÃO ADORAMOS (como afirmaram). E fazemos isso em nossas orações, reuniões, celebrações onde suplicamos a Deus, através da intercessão de Nossa Senhora e dos “santos” para que nos ajudem a ser santos, conforme os ensinamentos de Jesus Cristo, único mediador entre o céu e a terra, para que um dia também nós contemplarmos a face de Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.

    Deus abençoe de todos vocês como muito amor e respeito!

    Marcos T. dos Santos
    Araraquara/SP

    Resposta
    • Chayon

      O engraçado é que adivinha quem escreveu a Bíblia? A Igreja Católica Apostólica Romana que está viva forte desde 2000 anos kkk seguem a nossa bíblia que os Santos com seus testemunhos escreveram inspirados pelo Espírito Santo… recomendo que visitem e vejam com os próprios olhos o santos incorrupto não há como negar que depois desses milagres vivos vcs que ir seguir outra religião

      Resposta
      • Luciferiano

        Deixa ver de eu entendi: A igreja católica romana escreveu a bíblia?!?!
        Então Moisés, Josué, Rute, Ester, Daniel, e os demais eram católicos? Mesmo antes de Roma existir?
        Que interessante seu conceito…Só falta dizer que Jesus deu a hóstia.

        Resposta
    • Anyssesio cavalcante sousa Filho

      concordo plenamente com vc meu irmão o apostolo Paulo falou sede meus imitadores como eu sou de cristo porque ele não falou sejamos todos nós imitadores de cristo por acaso ele o apostolo Paulo é mais santo que nosso senhor e salvador Jesus Cristo

      Resposta
  • reinal nasc

    Tudo o que se afirma com base na fe deve ser respeitado porque trata-se de algo muito particular de cada um. Porém, o que não se deve é achar que a analise verdadeira seja uma propriedade privada daquele que emitiu a sua opinião.

    Resposta
  • Lu

    Artigo maravilhoso!!! Muito claro,e o mais importante: fundamentado na palavra de Deus. Que o Senhor Jesus os abençoe.

    Resposta
  • rafa

    Jeremias 15:1:

    Então o Senhor me disse: “Ainda que Moisés e Samuel estivessem diante de mim, intercedendo por este povo, eu não lhes mostraria favor. Expulse-os da minha presença! Que saiam!

    Resposta
  • Luar Claras

    Curti o estudo e agradeço pela dedicação a palavra para postar algo tão explicativo e com cuidado.

    Resposta
  • Sebastião da Costa Medeiros

    Excelente a visão bíblica retratada no assunto sobre o ser santo na vida das pessoas, há erros grotescos sobre esse assunto em várias denominações religiosas que precisamos despertar os que estão debaixo do engano.

    Resposta
    • waldair

      muito excelente este estudo mais quando fala que ser santo tem que ser separado do pecado muitos quetiona porque eles nao querem ser uma nova criatura quer estar na presença de DEUS mais vivendo uma vida de pecado agora quando fala se de intercessao muitos estao querendo chegar ate a DEUS sem passar pelo o caminho qui jesus cristo diexou jesus desse eu sou o caminho a verdade e a vida ninguem vem ao pai se nao for por mim esta no livro de joao cap;14 v.6

      Resposta
  • Manoel

    Fiquei intrigado
    Seu texto é o quanto explicativo não sei se tem tendência por parte desta ou daquela religião.
    Mas tem uma parte que diz que na bíblia não há registro de santos que já morreram segundo Paulo.
    Porém seguem a Lei de Deus entregue por Moisés um santo de Deus (escolhido)
    Jaco
    Davi
    Entre tantos outros usados para interceder por fies dentro da bíblia.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Não é um texto tendencioso, seguimos apenas a Palavra de Deus no que ela se refere ao termo. Abraços e fique com Deus.

      Resposta
  • Carlos welder Santos de Jesus.

    muito bom o ensino esclarecedor ótimo,continuem assim pq eu estou sempre a busca,pois nesse mundo não há mais nada para mim que me agrade.obtigado

    Resposta
  • Daniely serrano dias

    Gostei muito…muito forte…pois tudo verdadeiro e se encontra tudo na bíblia,sem aumentar,sem por nem tirar..

    Resposta
  • Marcio

    Engraçado dizem que seguem a Palavra de Deus e como fica, você ousaria discordar de Jeus: 17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus.18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela Mateus 16. ….26 Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo. 27 Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, 28 porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança…Mateus 26…..51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. 52 A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne? Jo 3:9;
    53 Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele…. 13 Jesus aproximou-se, tomou o pão e lhos deu, e do mesmo modo o peixe. 14 Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado. 15 Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. 16 Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. 17 Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas…..ué isto tudo está na Bíblia e NÃO SEGUEM….FATO

    Resposta
    • Edna gomes

      A PEDRA É JESUS CRISTO O FIRMAMENTO! O ministério é a base da igreja

      Resposta
      • Edna gomes

        Toda religião vai levar a Deus!!! Porque está escrito que TODOS NÓS IREMOS COMPARECER ANTE O TRIBUNAL DE CRISTO, e ele disse QUEM VÊ A MIM VÊ O PAI. Porém O JUÍZO DE DEUS VAI SER SEM MISERICÓRDIA PARA AQUELES QUE NÃO TIVERAM MISERICÓRDIA NA TERRA!!! A BÍBLIA ESTÁ CERTA, os homens é que não sabem interpreta-la!!!

        Resposta
  • luciansg

    Deus é Deus de Vivos e não de mortos. Mortos são cadáveres e já nem cadáveres mais o são, depois de desintegrados pela decomposição das moléculas que, coesas, os formavam.
    Espíritos somos todos nós, feitos a imagem e semelhança do nosso Deus-Pai. Independente se estamos transitoriamente num corpo fisiológico orgânico, vivo porque ainda possui condições biológicas saudáveis, próprias às condições da vida biológica, ou se estamos já desligados de um corpo biológico, uma vez que esse não ofereça mais condições saudáveis e próprias à vida biológica. Desligados de um corpo biológico, mas ainda e SEMPRE vivos num “corpo bioplasmático”, expressão utilizada pelo engenheiro e cientista pesquisador Dr. Hernani Guimarães Andrade para o “corpo espiritual” referido por Paulo, o “apóstolo dos gentios”, ou para o “perispírito”, expressão utilizada pelos Espíritos de Deus, na Doutrina do Consolador, o Espiritismo, ou Ensinamentos dos Espíritos missionários enviados por Deus e liderados pelo Espírito da Verdade, o Paráclito, o Espírito Santo, na verdade o próprio Jesus, em espírito. Pois somos todos Seus herdeiros, em espírito e verdade, ou seja, todos somos imortais, independentemente se católicos, protestantes, evangélicos, espíritas ou até mesmo, ateus, queiramos ou não queiramos, creiamos ou não creiamos, saibamos disso ou não saibamos, pois isto é Lei de Deus, do Deus de Vivos e não de cadáveres (ou não mais cadáveres) mortos, que não estão mais cônscios de nada, pois simplesmente já não possuem mais uma consciência “viva” a vivificá-los. Cônscios somente somos todos nós, indepententemente do “rótulo” religioso, os espíritos imortais, filhos do Deus Eterno, Espírito Criador de tudo e de todos, do universo cósmico, a Casa do Pai, com todos os seus “corpos celestes”, planetas, estrelas, ou o que mais existe na diversidade cósmica, que são as “muitas moradas” da Casa do Pai.

    Resposta
  • Luciano

    Essa explicação está tendenciosa. Não aceitei a explicação sobre evitar lugares que tem certo tipo de comportamentos “mundanos” para ser santo. A santificação vem de dentro e não do ambiente. A pessoa pode estar em um bordel e estar santificada, assim aconteceu com Ló. Vocês deveriam estudar melhor as interpretações.

    Resposta
    • Ricardo

      O texto é claro, é só questão de interpretação, quando ele diz evitar ele não está dizendo que não pode entrar, mas em participar, pactuar e fazer as mesmas coisas que são mundanas; um exemplo, se eu sou separado para fazer a obra do senhor, o que eu vou fazer num prostíbulo, “há vou no prostíbulo só passear, pois é legal ver mulher pelada, sou santo não vou ter prazer em vê mulher pelada”; a palavra de Deus diz que devemos nos afastar do mal. Que Deus abra o teu entendimento; Deus te abençoe.

      Resposta
  • Evandro Antonio Quirino

    Amém gostei das explicações, tudo com base Bíblica, gosto de examinar a palavra e ficar por dentro de toda ela, mtas dúvidas de palavras consulto o dicionário para interpletar melhor, temos que pregar a verdade doa a quem doer EZ 2:5,,,
    Sou de Angatuba int de sp, da Igreja Pentecostal do Filho de Deus. tenho meu canal no YOUTUBE, canal falando a verdade,
    nome do canal, Evandro Antonio Quirino IPFD Angatuba sp

    Resposta
  • Santo Oliveira

    Eu cantava na igreja católica e Lia a Bíblia mas não entendia !
    Mas depois que comecei a fazer estúdio Bíblico com as testemunhas de Jeovat comesei a entender e descobrir que estava sendo enganado com falsa doutrina Babilônica !
    Hoje não vou mas na igreja católica
    Já fez 2 anos que estou fazendo estúdio Bíblico !

    Resposta
  • Abraão Veloso Pereira

    Olá galera! Dei uma passada aqui, li toda a matéria, bastantes dos comentários, pensei em simplesmente deixar a página e seguir com minha vida. Contudo, como cristão qual busco ser, me vi capaz de ao menos tentar criar um comentário aqui qual possa ser útil a alguém. Portanto, sendo hoje participante de uma igreja da denominação evangélica, gostaria de expor pontos quais creio.
    Primeiro, é fato que qualquer “estudo” levantará temas controversos e incorrerá com base no ponto de vista daquele qual o realiza. Houveram sim, fatos históricos quais foram apontados neste, mas também houveram inúmeros momentos quais tive a impressão de estar ocorrendo um deliberado ataque à outras crenças (somente). E o ponto principal qual eu gostaria de expor aqui é – Efésio 6: “12 – Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

    Definição para nós, viventes do pós vinda de Cristo -1 Pedro 1: “15 – Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 16 -Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”.

    Ou seja, devemos buscar a santidade com base em:

    Gálatas 2:16-21 “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
    Pois, se nós, que procuramos ser justificados em Cristo, nós mesmos também somos achados pecadores, é porventura Cristo ministro do pecado? De maneira nenhuma.
    Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
    Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
    Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
    Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde”.

    E quanto ao mais, qual sinto obrigação de aqui expressar, é que nós devemos amar uns aos outros:

    Romanos 15:1-3 “Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.
    Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
    Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam”.

    Resposta
  • Thiago

    Querido irmão, acho que tudo começa com um equívoco. Vc coloca a passagem de Gálatas como justificativa para dizer que a interpretação, à sua maneira, é a correta. Ora, os que crêem que os santos estão vivos no paraíso e intercedem por nós não tem nada de anátemas. Falar da Tradição da Igreja não é falar de simples costumes que se perpetuam na vida da Igreja. Não estamos falando de tradições culturais, e sim, da Sagrada Tradição. A Sagrada Tradição guarda o depósito de fé da Igreja, que conserva o que Jesus ensinou. Esse depósito de fé é também chamado de Revelação, ou seja, aquilo que Deus ensinou de Si e Seus mistérios aos homens, através dos ungidos do povo de Deus, na Antiga Aliança (patriarcas, juízes, profetas, autores bíblicos etc) mas, sobretudo, por meio de Cristo, que depois foi ensinado pelos apóstolos, guardado e vivido na Igreja primitiva. Essa verdade revelada está contida na Tradição da Igreja e na Sagrada Escritura, a Bíblia.
    A Sagrada Escritura e a Tradição contêm, pois, toda a doutrina revelada; a Tradição chega para nós hoje, acima de tudo, por meio dos símbolos da fé (os credos, como o dos apóstolos e o Niceno-Constantinopolitano), na liturgia e na vida (pregação e santos) da Igreja, nos escritos dos padres e doutores da Igreja, que nos primeiros séculos transmitiram a fé. O Magistério da Igreja, sob a assistência do Espírito Santo, conserva e interpreta essa Revelação (cf Jo16, 12-13; Lc 22,32; Jo 21,15). Porque Cristo não deixou um livro pronto e fechado para nós, mas deixou a sua Igreja, Santa e Católica, por meio de Pedro (tudo o que ligares/desligares da terra).

    Resposta
  • Adilson Lopes

    Gostei. O comentário é muito esclarecedor, digno de credibilidade. Não há nada fora de contexto bíblico. Parabéns.

    Resposta
    • Eliana

      Amados irmãos, o q não foi dito aqui, é q o Senhor Jesus nos deu livre acesso ao Pai, por meio de sua morte na cruz, e sendo assim não precisamos q ninguém interceda por nós, nem na terra nem no céu, mas no entanto tem alguns q não tem fé suficiente ou entendimento da palavra de Deus, ou estão enfraquecidos por lutas cotidianas, então procuram alguém q tenha um dom q foi distribuído por Deus e pede ajuda pra interceder junto Pai por algo q esteja precisando, e isso não está errado, só acho q tem q ser alguém q esteja vivo pq se Deus distribuiu esses dons é pq ele sabia q íamos em algum momento precisar recorrer a essas pessoas, por fraqueza ou mesmo falta de conhecimento como mencionei no começo.
      Desde já peço desculpas se com minhas simples colocações venha a ofender alguém. Que a paz q excede todo entendimento humano esteja com todos nós ♥️

      Resposta
  • Antonio Roberto Drigo

    Obrigado pelo artigo.
    É exatamente o que aprendi, é no acredito e é o que a igreja de Jesus Cristo prega.
    Feliz por saber que estamos sendo ensinados pela verdade. A verdadeira igreja de Cristo na terra hoje.

    Resposta
  • Dirli Bernardes

    Glória a Deus…que Deus continue te usando. Forte abraço

    Resposta
  • João Marcelo Costa Batista

    Eclesiastes capítulo9:v10 bem explicadinho 🙏 amém

    Resposta
  • João Marcelo Costa Batista

    Alguém pode me dizer a onde está escrito na Bíblia que Maria ou qualquer outro morto intercede por nós? obrigado quero aprender.

    Resposta
  • Guilherme T Oliveira

    Olá muito obrigado a todos vocês que traz esse recurso para nos ajudar ! Parabéns e que Deus venha Abençoar mais e mais a todos vocês ! Eu creio na Palavra de Deus e me esclareceu muito mais com esse conteúdo. Shalom Adonai a todos.

    Resposta
  • angelo Bessa

    Então me responda, Jesus disse ainda hoje estarás comigo no paraíso, com (Ladrão, São Dimas), como estás morto? quem morre é a carne o Espirito continua vivo!

    Resposta
  • Selma

    Gostei muito das explicações.

    Resposta
  • SERGIO LUIZ GONCALVES

    Persevera até o fim..p/não perder o galardão.

    Resposta
  • Taty

    Parabéns pela explicação, gostei muito! Viver é aprender todos os dias algo novo 🙏

    Resposta
  • Lucas Almeida Aguiar

    Como católico eu posso dizer que isso está completamente certo. Pessoas mortas não podem interceder por ninguém, apenas vivas. Mas quem segue Cristo de verdade vence a morte, pois não há espaço no céu para morte.

    Resposta
  • itagino martins

    Parabens pelos estudos..muito edificantes

    Resposta
  • Estéfani

    Perfeita explicação. Obrigada pela fidelidade quanto à Palavra.
    Parabéns! Deus abençoe…

    Resposta
  • Juliano

    Desculpe-me mas não seria Paulo um anátema, pois os escinamentos de Jesus deixa bem claro antes que eu venha muitos virão em meu nome, Satanás tem poder para transfigura em anjo de luz.

    Resposta
  • Iane

    Desculpe se o que eu vou dizer de coração vai abalar sua crença particular.. mas a bíblia é fruto da TRADIÇÃO HUMANA! A maioria dos livros foram passados entre gerações até que alguém transcrevesse em milhares de pergaminhos. Quando enfim conseguiram juntar e resolveram colocar em capítulos, versículos e decidir o que era ou não era inspirado por Deus já tinha se passado séculos. É meio esquizofrênico dizer que acredita na bíblia mas não em quem a reescreveu e compilou! Ahh uma dica tem um monte de “mortos” na bíblia em apocalipse na presença de Deus e clamando sua justiça ( se isso não é intercessão de “mortos” eu não sei o que é! ). Sem falar de Lázaro, o bom ladrão, as pessoas que ressuscitaram na hora que Jesus morreu na cruz, o homem que (Pedro apóstolo e santo) ressuscitou em nome de Jesus. Dizer que se morre só uma vez e fica esperando o juízo final parece que não se aplica a todo mundo, segundo a própria bíblia! ( Contém ironia)
    Em falar em Pedro que é um homem santo viu Moisés e Abraão conversando com Jesus. Para completar Deus confirma que Jesus é Seu filho muito amado. Vocês que são “conhecedores da palavra” já devem ter visto essa passagem?!?! Nem precisa dizer quantos séculos os dois estavam “mortos”. Ou vão dizer que era holograma?!?!
    Tem um ditado popular que é muito pertinente que diz quando lhe convém até o diabo cita a bíblia! Não foi atoa que ele foi tentar Jesus com as escrituras.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *