Estudos

Vicário – Qual a importância dessa palavra?

 


Quando um cristão escuta a palavra “vicário” e associa a alguém na Terra como por exemplo, um líder religioso, está sem querer, fazendo algo errado. Sabia?

Não é nosso intuito criar intriga entre essa ou aquela denominação cristã que ainda utiliza esse termo (geralmente associado a um sacerdote), a intenção aqui é mostrar de forma simples e direta que esse termo, ou posto “vicário” não pode ser utilizado por meros seres humanos como nós, sejam eles importantes ou não.

A palavra “vicário” vem do Latim “vicarius” e significa “Substituto” ou “Que faz as vezes de“. Em termos bíblicos, essa palavra dá a interpretação associada ao sacrifício de Jesus Cristo por nossos pecados, ou seja, o simbolismo antes de Jesus vir a Terra, representado através dos sacrifícios de expiação dos pecados do povo, seria substituído pelo sacrifício real do Filho de Deus na cruz.

Então, a palavra “vicário” só pode ser associada unicamente ao verdadeiro e único que pode perdoar pecados e nos salvar, Jesus Cristo. Não há nenhum outro ser que possa usar este posto. Como cristãos, não podemos aceitar outro em Seu lugar, nenhum outro.

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2:1,2

 

E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:12

 

Imagem fonte: Reprodução Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *