Estudos

Você possui uma alma ou você é uma alma?

 


Existem muitas interpretações sobre essa palavra e fatalmente geram uma grande quantidade de doutrinas erradas, mas a explicação é tão simples que se todos lessem o que diz a Palavra de Deus com atenção, não haveriam problemas.

Gênesis 2:7 diz que Deus formou o homem do pó da terra e soprou o fôlego de vida em suas narinas, e este se tornou ALMA VIVENTE.

Então, é fácil entender o que significa certo?

Deveria ser muito fácil de entender, mas porque existem tantas interpretações para o mesmo termo? Onde está o problema?

Em nenhum lugar da Bíblia há referência à alma como uma “entidade imortal“, capaz de viver independentemente de nosso corpo. Ela também não retrata o espírito (com “e” minúsculo, que significa o fôlego de vida vindo de Deus, que não deve ser confundido com o Espírito Santo, com “E” maiúsculo) como uma entidade que possa existir à parte de nossa natureza física. Ou seja, não fomos criados com partes independentes temporariamente interligadas, mas em um todo indivisível.

O que há muitas vezes são erros de interpretações

Em algumas passagens bíblicas, a palavra “almaé usada num contexto poético ou profético, mas não literal; e isso confunde muito quem não tem certo conhecimento na separação dos contextos, dos quais a palavra está inserida.

Se você não sabe como a Bíblia é dividida e o contexto que ela deve ser interpretada, acesse esse outro artigo: A Bíblia – por que ela é incomparável?. Porém, abaixo listamos alguns exemplos para simplificar o entendimento:

O salmista escreveu no Salmo 116:7:

Volta, minha alma, para o teu repouso, pois o Senhor te fez bem.

Neste texto acima vemos claramente um contexto poético do autor, pois se a alma do salmista estava fora, então como ele estaria vivendo?

Apocalipse 6:9-10:

E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram. E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

Acima vemos um contexto simbólico-profético, pois Apocalipse é um livro profético e usa linguagem simbólica. Também vemos esse mesmo contexto simbólico usado com a palavra “sangue” em Gênesis 4:10-11:

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.

Sangue fala (clama)? Terra possui boca? Logicamente não! Assim, o texto está inserido um contexto simbólico que demonstra a importância do evento, bem como Apocalipse 6:9-10 que vimos anteriormente, demonstra a importância da justiça que será feita em favor daquelas pessoas que morreram por amor a Palavra de Deus, mas ao mesmo tempo, demonstra que Deus está aguardando o tempo necessário para que outros possam ser salvos, conforme é dito em Mateus 24:22.

Alma

A palavra “alma” é derivada do termo original hebraico “nephesh“(נפש), que significa “vida, pessoa, coração ou criatura“. Ambos os termos significam “algo que é vivo em sua totalidade“.[1] Aparentemente, toda a confusão envolvendo a palavra parece ter surgido do termo erroneamente traduzido do Latim “animu“, ou “o que anima“, que indica que é a alma que dá função ao corpo.

Outra possível confusão se dá ao termo em grego “psique” ou “psychḗ (ψυχή) que foi transliterado originalmente como “respiração” e/ou “sopro“, mas também era um conceito dos gregos antigos que definia o “self (“si-mesmo”), abrangendo as ideias modernas de alma, ego e mente [2].

O espírito

Embora não seja o tema desse estudo, é importante entendermos o significado da palavra “espírito” (em minúsculo), pois geralmente ele também é confundido com a alma e, as vezes (biblicamente), até usado para se referir ao próprio ser humano, do mesmo modo, em contexto poético e simbólico ao qual o autor bíblico se expressa, como no caso do termo alma.

No Antigo Testamento, a palavra hebraica para espírito é “ruwach” (רוח), aparecendo 377 vezes, sendo traduzida como “vento”, “fôlego” ou “espírito” (Gênesis 8:1), “princípio vital” (Gênesis 6:17; 7:22), “coragem” (Josué 2:11), “vitalidade” ou “força” (Juízes 15:19), “disposição” (Isaías 54:6) e “caráter moral” (Ezequiel 11:19).

O “espírito” ou “fôlego” de uma pessoa é o mesmo que o “espírito” ou “fôlego” dos animais (Eclesiastes 3:19 e 20). Esse fôlego volta para Deus por ocasião da morte, e o corpo retorna ao pó, de onde veio. (Jó 34:14; Eclesiastes 12:7) [3]

No Novo Testamento, a palavra grega “pneuma é igualmente traduzida como “espírito” ou “respiração“. Ou seja, nem no Antigo e nem no Novo Testamento “ruwach ou pneuma” referem-se a alguma entidade inteligente/consciente capaz de existir independentemente do corpo.

 

Como entender o que é Alma de forma correta e simplificada?

Pó da Terra (corpo) + Fôlego de Vida (espírito) =Alma vivente” ou o mesmo que “Ser vivente“.

O corpo/pó da terra (os elementos terrestres);

O espírito (vida proveniente de Deus).

Então, todos nós somos Almas Viventes ou, em outras palavras, Seres Viventes. Simples assim!

 

Referências:

[1] Dicionário Bíblico Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego – 2012, 05315 נפש Nephesh, procedente de 5314; DITAT – 1395a; n f.; pg 692

[2] Alexandre, Charles. Lexique grec-français a l’usage des commençants. Paris: Hachette, 1843, p.401.

[3] Dicionário Bíblico Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego – 2012, 07307 רוח Ruwach
procedente de 7306; DITAT – 2131a; n. f.; pg 957

13 thoughts on “Você possui uma alma ou você é uma alma?

  • Rogério Silva

    Amados!

    temos que fazer algumas considerações a este respeito… E temos que considerar, plantas e
    animais… vamos considerar o seguinte! As plantas têm vida? Claro que sim! Então nos perguntemos o
    seguinte!

    Veja! Que:
    Homem = tem vida
    Animal = tem vida
    Plantas = tem vida;
    isto é o que todos temos em comuns, até aqui tudo bem…

    OBS: Em momento algum, DEUS, nos diz que sobrou o fôlego de vida nas narinas dos animais; e
    muito menos das plantas, e porque isto é relevante? Bom! Se pela própria “Palavra de DEUS”, sabemos que os animais têm fôlego de vida, isto de acordo com: Gênesis 1:30 – “E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente[ considerando alma vivente como um ser que tem, fôlego de vida ], toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.” e em, Eclesiastes 3:19 – “Porque o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos animais, e lhes sucede a mesma coisa; como morre um, assim morre o outro; e todos têm o mesmo fôlego[ E TODOS TÊEM O MESMO FÔLEGO ], e a vantagem dos homens sobre os animais não é nenhuma, porque todos são vaidade.”

    Devemos entender que:

    1º – Se o fôlego de vida for mesmo o espirito[ E acredito que sim… ], porque DEUS, não mencionou soprá-lo nos animais já que os mesmo têm vida, ou fôlego de vida, isto de acordo com Ecles. 3:19… Bom! Das duas, uma!

    a) ou os animais não têm espirito, pois DEUS, não soprou em suas narinas o fôlego de vida mas como eles têm vida, seriam almas viventes… Então devemos entender que Alma e Espirito, são sim duas coisas diferentes, considerando que o homem é uma alma vivente… O animal não seria apenas um ser com vida, tendo em vista que, mesmo que não esteja claro que este termo, “Alma Vivente” refiram-se a animal, este mesmo animal, é usado em se tratando das explicações Divinas a respeito da condição de vida do homem, comparando-nos aos animais… Então devemos nos perguntar, com que propósitos?

    b) ou eles têm espirito aí, se isto for verdade espirito e alma, podem sim, serem duas coisas iguais, pois vida aí seria, Corpo+Espirito=Alma vivente, tanto para o homem como para os animais …aí eles também seriam alma vivente…

    c) mas aí gera uma questão! O que diferencia o homem dos animais, já que fomos feitos a imagem e semelhança de DEUS e os animais não, mesmo estes também, tendo fôlego de vida! Daí voltamos a questão: CORPO, ALMA E ESPÍRITO, então devemos entender, que nos animais lhes falta um destes, a pergunta é, qual? Digo que provavelmente o espirito, tendo em vista que “no homem”, DEUS soprou-lhe em suas narinas o fôlego de vida, daí estraram juntos o espirito e a alma, juntas, como uma condição em que um depende do outro para se fazer presente em um corpo; pois se são uma coisa só, os animais os teriam também…

    d) outra coisa a considerar agora é! Que, se falta o espirito no animal, o espirito jamais poderá ser o fôlego de vida como muitos creem que é, pois se os animais têm o fôlego de vida e este seria o espirito os animais teriam espirito. Então vêm a questão! O que seria “O Fôlego de Vida”?

    Considerando tudo isto, creio que o fôlego de vida, seria a condição de vida necessária, veja bem! Não seria o espirito, nem a alma, mas a condição de vida, necessária, para que o espirito e a alma, possa habitar em um mesmo corpo… Mas o que tem de errado nisto! É uma visão Helenista, Grega!

    Tá agora deixa eu te perguntar uma coisa: Quantos condenados pela justiça mundo afora, não ficaram sem serem punidos por depoimentos de outros condenados, muitas vezes, uns até presos, mas que seus depoimentos serviram para fazerem justiça e após comprovadas as denúncias destes, eles foram condenados e igualmente presos. Então por acaso depois de comprovados a veracidade de seus depoimentos eles perderam seu valor por que quem os deu eram também criminosos? A resposta é, Não! Então não importa se eram “Gregos ou Troiános” que diziam isto, mas o que as “Escrituras Sagradas”, nos diz, condiz com isto ou não! Esta é a questão, o cerne da questão…

    2º) – Se considerarmos tudo isto que foi abordado, nos temos uma Alma e um espirito e por este motivo somos feitos Alma Viventes… Eclesiastes 3:20-21 – “Todos vão para um lugar; todos foram feitos do pó, e todos voltarão ao pó. – 21 “Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?

    OBS: Sobre não comer carne com sangue ver:

    Gênesis 9:4 – “A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.”; Levítico 7:26-27, 17:10-14, Deuteronômio 12:23…

    Coloquei esta Observação final, anterior, junto com as seguintes, para que venhamos a entender, que de acordo com a “Palavra de DEUS”, só se é “Alma Vivente”, aqueles que possuem sangue em seu corpo, portanto tanto o homem, quanto o animal são Almas Viventes, o que nos leva a crer, que as plantas têem sim vida, mas não são Almas Viventes, pois não possuem o sangue como os animais e nós seres humanos, seu sangue, devemos dizer assim, é bem diferente do nosso, a Clorofila é que é considerada o sangue das Plantas, conhecida também como “Suco de Clorofila”, “Suco da Luz do Sol” e ou ainda, “Sangue Verde”…

    Em outra explicação podemos dize que o sangue das Plantas é a Seiva:

    O que é: Em Botânica, a seiva é um líquido que circula nas plantas vasculares. Podemos dizer que ela é o equivalente ao sangue dos seres humanos.

    Função da seiva
    A função da seiva nas plantas vasculares é realizar o transporte de nutrientes para todas as células do vegetal. Estes nutrientes são necessários para o crescimento e redistribuição de substâncias orgânicas produzidas pelo processo de fotossíntese.

    Tipos de seiva

    Seiva Bruta
    Produzida nas raízes das plantas. Ela é formada a partir da absorção da solução encontrada no solo. Através das células do xilema, ela é conduzida para as folhas e caule. A seiva bruta é utilizada pela planta para a produção de substâncias orgânicas para a transformação em seiva elaborada.

    Seiva Elaborada
    A seiva elaborada é formada, principalmente, por glicose (produzida no processo de fotossíntese). Através dos vasos do floema, a seiva elaborada é levada para todos os tecidos da planta, possibilitando a alimentação das células.

    Uso da seiva
    A seiva de vários vegetais é usada há séculos pelos seres humanos para diversas funções. A seiva da seringueira, por exemplo, é usada na fabricação de borracha.

    Curiosidade:
    – Muitos animais, principalmente insetos, se alimentam da seiva de algumas espécies de vegetais.

    … Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
    • Anderson

      Ky viagem louca foi essa? Tantas suposições quando na verdade é tudo simples como foi explicado no artigo…esse é o motivo de haver tantas religiões…seitas…e pessoas que querem que a Bíblia se adeque as suas teorias e pensamentos errados.

      Resposta
      • JAIROLUIS

        Sim, é muito simples: alma é conto de fadas e toda religião é baseada em contos de fadas.

        Resposta
    • Gutho Max

      Uuuuuuuaaaauuuu…..TUDO tem vida soprada que se tornou alma que se tornou espírito…!

      O que muda é a condição biológica de cada ser e a força de animação é uma só para TODOS…Os seres…MINERAL, VEGETAL, ANIMAL ….! ADOREI A EXPLANAÇÃO !

      Resposta
  • Luís A Silva

    esses adventistas como os russelistas, nada sabem de bíblia, dizem essas mentiras com tom de verdade. O homem é espírito, alma e corpo. em Ts 5:23 Paulo disse que Deus santifica os três, como pode um ar ser santificado? será que santificar o espírito é usar spray de bom ar kkkkk

    Resposta
  • Pingback: A morte e a transitoriedade das almas - Problema científico ou religioso?

  • José Cadete

    A bíblia não ensina que o homem tem uma alma vivente,mas sim,que o homem é uma alma vivente. A bíblia apresenta a alma uma pessoa como um todo. É fácil, é só observar direito em Gênesis 2,7.

    Resposta
  • Emmanuel

    Que explicaçao meio confusa…

    Me diz: Aonde as pessoas vao depois de morrer? Se a alma nao é imortal?

    Ou se o espirito é simplesmente fôlego que volta pra Deus?

    Jesus morreu pra quem? Se o espirito de todos volta pra Deus como dos animais?

    O corpo volta pro pô…

    Pra quê servir a Deus?? Se no final tudo da no mesmo?

    Porfavor responde que estou confuso.

    Muito obrigado

    Resposta
    • Pedro

      Como vc viu em Gn 2:7,”…formou o SENHOR Deus ao homem do *pó da terra* e lhe soprou nas narinas o *fôlego de vida* e o homem *PASSOU A SER* alma vivente”,ou seja,o homem não tem uma alma,ele *É* uma alma. Quando a pessoa morre ela volta ao pó,de onde veio (gn 3:19),o fôlego de vida volta à Deus,então,como o pó da terra esta separado do fôlego de vida, o homem deixa de ser alma vivente. Ele fica na sepultura esperando a Volta de Jesus (ver 1tessalonicenses 4:13-18).
      Temos que viver sim uma vida de santificação, se morrermos antes de Jesus voltar,descansaremos no pó,e receberem os nossa recompensa quando ressuscitar os num corpo incorruptível (se estivermos salvos). É um assunto bem mais complexo,mas espero ter ajudado!

      Resposta
    • Alexandra

      Somos corpo, alma e espírito
      Quando morremos, o corpo volta para o pó.
      O espírito volta pra Deus, a alma descansa o sono dos justos. Esperando a volta de Cristo Jesus 🙏
      Ou seja somos seres espirituais aqui na terra.
      Nosso é como se fosse uma barraca aqui na terra bonde habita o espírito.
      2 Coríntios 5

      1. Porque nós sabemos que quando morrermos e deixarmos este corpo teremos um maravilhoso corpo novo no céu, um lar que será nosso para todo o sempre, feito para nós pelo próprio Deus, e não por mãos humanas.
      2. Como vamos ficando cada vez mais cansados deste corpo atual! Eis por que esperamos com ansiedade o dia quando teremos um corpo celestial, que vestiremos com roupas novas.
      3. Porque nós não seremos apenas espíritos sem corpo.
      4. Este nosso corpo terreno nos faz gemer e suspirar, porém não gostaríamos de pensar em morrer e depois não possuir corpo algum. Desejamos revestir-nos do nosso novo corpo, de maneira tal que este corpo mortal seja absorvido pela vida.
      5. Isso é o que Deus preparou para nós e, como garantia, ele nos deu o seu Espírito Santo.
      6. Agora estamos confiantes e compreendemos que cada instante que gastamos neste corpo terreno é tempo gasto longe do nosso lar eterno, com o Senhor.
      7. Sabemos que essas coisas são verdadeiras pelo que cremos, e não pelo que vemos.
      8. E não estamos com medo, e sim bem animados para deixar de viver neste corpo, porque assim habitaremos com o Senhor.
      9. Assim, o nosso alvo é agradá-lo sempre em tudo quanto fazemos, quer estejamos aqui neste corpo ou fora deste corpo.
      10. Porque todos nós teremos de comparecer diante do tribunal de Cristo para sermos julgados. Cada um de nós receberá o que merecer pelas coisas boas ou más que tiver feito neste corpo terreno.

      Resposta
  • GABRIEL BRAGA MOREIRA

    Jesus estaria mentindo então quando disse: não tenhas medo do que possam matar o corpo e não a alma… e em outra parte que ele fala está angustiada minha alma, Deus não fez o sopro literalmente, ele transcende a matéria. Alma vivente – Ser vivente fôlego da vida – espirito
    Deus não se configurou em corpo humano e sopro o ar nas narinas humanas. Ele deu um principio de vida

    Resposta
  • Paulo Faria

    Olha, não tem muito que falar, SEM EMBRAMATION, Genses 2:7 é claro, SOMOS alma vivente e não TEMOS alma vivente coisa nenhuma. Deixo minha explicação como contribuição para os irmãos amantes da verdade: Pegamos ripas, pregos e um martelo para confeccionar uma CAIXA. Nota-se que a caixa ainda não existe. Então começamos a juntar as ripas e pregá-las com o auxílio de um martelo. O produto final é uma CAIXA. CONCLUSÃO: *Da união das ripas e pregos temos a CAIXA.*  

    O mesmo se dá para a ALMA. Da união do corpo e espírito nos tornamos ALMA
    *”Não TEMOS uma alma e sim SOMOS uma alma.”* Passamos a ser alma com a união do corpo e espírito (fôlego de vida).
    *OBSERVE:* Vamos desmontar a caixa:
    Pegamos o martelo novamente e separemos agora as ripas e os pregos. Pergunta: Cadê a CAIXA?
    *Ela deixa de existir amados irmãos.* 
    Assim ocorre com a ALMA, quando separamos o espírito (fôlego de vida) do corpo. A ALMA DEIXA DE EXISTIR amados.
    Leia Gen.2:7 atentamente e perceberá que SOMOS alma e não temos alma coisa nenhuma, o que implica é o verbo SER e não o verbo TER. 
    Gênesis Cap. 2*7 Então o SENHOR modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.*
    NOTA: Quem começou com esse ensino falso lá nos primórdios foi a ICAR para prender os incautos e vender indulgências para seus fiéis.Irmão Bereano  https://fonts.gstatic.com/s/e/notoemoji/14.0/1f91a_1f3fd/32.png

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *