Quem é o grande ‘Eu Sou’?

Compartilhe
Como você reagiria se alguém viesse lhe dar um recado, dizendo que uma pessoa com o nome YHWH, ou EU SOU, foi quem pediu pra lhe dar esse recado? Você acharia no mínimo estranho não é?

Bom, é assim que Deus se identificou a Moisés, e no decorrer da Bíblia, vemos várias outras formas que Deus usava para se identificar ao Seu povo. Porém, o que vemos como uma simples identificação ou expressão, na verdade, traz um significado extremamente complexo e poderoso ao mesmo tempo.chartNeste artigo, fazemos um resumo do significado dessa identificação dada pelo próprio Deus ao seu povo e de sua importância ainda para os dias atuais.

O nome de Deus é impronunciável, no idioma hebraico é demonstrado como יהוה , que posteriormente foi traduzido em línguas originárias do latim e para nossa língua (português) seria YHWH ou YHVH, mais conhecido como Tetragrama Sagrado. Esse nome em forma de tetragrama é considerado tão sagrado que os Judeus não o utilizam sem necessidade, a não ser em cerimônias muitíssimo importantes.

Originariamente, em aramaico e hebraico, era escrito e lido horizontalmente, da direita para esquerda יהוה ou seja, YHVH. Formado por quatro consoantes hebraicas — Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה ou יהוה , o Tetragrama YHVH tem sido latinizado para JHVH já por muitos séculos.

As letras da direita para esquerda (pois neste idioma se escreve assim) segundo o alfabeto hebraico são:

י = que pronuncia-se Yodh ou Yud = letra Y

ה = que pronuncia-se He ou Hêi = letra H

ו = que pronuncia-se Waw ou Vav = letra V

ה = que pronuncia-se He ou Hêi = letra H

O tetragrama aparece 6.828 vezes — sozinho ou em conjunção com outro “nome” — no texto hebraico do Antigo Testamento.

Os nomes YaHVeH (convertido em português para Javé), ou YeHoVaH (convertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas, mas alguns estudiosos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH; já outros eruditos favorecem o nome Javé (Yahvéh ou JaHWeH).

Ainda alguns destes estudiosos concordam que a pronúncia Jeová (YeHoVaH ou JeHoVáH), seja correta, sendo esta última a pronúncia mais popular do Nome de Deus em vários idiomas.

A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como o Nome de Deus para os judeus pode ser comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta Grega, onde o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico.

Foram encontrados fragmentos de cópias primitivas da LXX (Papiro LXX Lev. b, Caverna n.º 4 de Qumran, datado como sendo do Século I d.C.) onde o Tetragrama YHWH’ é representado em letras gregas (Levítico 3:12; 4:27).

Fragmento da Septuaginta, do século I
Fragmento da Septuaginta, do século I

Estudos revelam que apenas em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do Século I d.C. em diante, os copistas começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa SENHOR (em letras maiúsculas) e por Theós, que significa Deus.

Essa foi a razão de YHWH ter desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas. O Deus YHWH é deste modo identificado como Criador do Universo e de todas as formas de vida na Terra.

É também chamado por:

– Adonai (Soberano Senhor);

– Elohim (Deus, e não deuses, visto que trata-se de plural majestático, ou seja, poder supremo, absoluto);

– HaAdón (o [Verdadeiro] Senhor);

– Elyón (Deus Altíssimo) e

– El-Shadai (Deus Todo-poderoso)

Deste modo, como explicamos no início, os judeus temiam em usar o nome de Deus em vão, por isso, preferem não pronunciá-lo, e assim não contrariar o mandamento de Deus. Também é por isso que judeus brasileiros usam o termo D’us (sem a letra “e”) para não escrever o nome completo do Senhor:

Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão, pois YHWH não considerará impune aquele que tomar seu nome em vão. Êxodo 20:7

d14d74_e53dd730e8eeb55a2279fe5a8127ee7fQuando Deus se apresentou a Moisés através de uma sarça e deu a ordem para este conduzir seu povo para a libertação da escravidão do Egito, o próprio Moisés sabia que deveria apresentar o nome de Deus aos seus conterrâneos para que estes acreditassem em suas palavras, por isso, perguntou:

Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Êxodo 3:13

Então YHWH lhe responde:

EU SOU O QUE SOU”. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração. Êxodo 3:14-15.

Desta forma, os hebreus puderam acreditar em Moisés, pelo nome eterno de Deus, o EU SOU que eles já conheciam.

O significado exato do Tetragrama YHVH ainda é objeto de controvérsia entre os especialistas. Em Êxodo 3:14, YHVH disse a Moisés: “Ehiéh ashér ehiéh.” Segundo muitas traduções da Bíblia, esta expressão, encontrada no texto hebraico significa: “EU SOU O QUE SOU.” – Almeida Revista e Atualizada.

E assim também compreenderam outros tradutores da Versão dos Setenta (Septuaginta): “Ego eimi ho ôn“. Disse Deus a Moisés: “Eu sou Aquele que é“. Disse mais: “Assim dirás aos filhos de Israel: “EU SEREI me enviou até vós.” – Bíblia de Jerusalém.

Esta expressão “EU SOU O QUE SOU” é usada como título para Deus, para indicar que ele realmente existia. Isso corresponde a “EU SOU AQUELE QUE É“, “EU SOU O EXISTENTE“. YHVH estaria assim confirmando sua própria existência.

Entende-se que este nome sagrado, na realidade, é um verbo, a forma causativa, indefinida, do verbo hebraico hawáh. Assim, segundo estudiosos, o Tetragrama YHVH significa “ELE CAUSA QUE VENHA A SER”. “MOSTRE SER” ou: “MOSTRARÁ SER“, incorporando em si mesmo um propósito. Assinala o Portador deste nome exclusivo como “AQUELE QUE TEM UM PROPÓSITO.”

A expressão ou nome “EU SOU“, como descrito anteriormente, aparece várias vezes no antigo testamento, mas também aparece no novo testamento, como uma forma de identificar quem era o Deus que se apresentaria a humanidade, ou seja, o Messias profetizado no antigo testamento que viria para salvar Seu povo – “MOSTRARÁ SER”, “AQUELE QUE TEM UM PROPÓSITO”, “ELE CAUSA QUE VENHA A SER”, “O EU SOU”.

Todas essas expressões derivadas do YHWH ou YHVH como explicado, indicam que Deus estava ao lado de Seu povo, estava presente e sempre estaria, e essa mesma expressão indica que ELE SE MOSTRARIA e QUE TINHA UM PROPÓSITO e viria a existir declaradamente, pessoalmente como CAUSA QUE VENHA A SER.

Quem falava com Moisés era o próprio Jesus, o EU SOU, o YHWH

slide-12-creator-godAssim, Jesus se identificou ao judeus da mesma forma que Deus havia se identificado à Moisés, mas os judeus não creram, não o aceitaram, ao contrário, por conta dessas declarações de Jesus, muitos deles queriam matá-lo por blasfêmia (Marcos 14:61-64), pois eles sabiam da poderosa importância que este nome tem e que Jesus estava se igualando a Deus.

O interessante é que Jesus sabia mais do que ninguém o quanto esse nome tinha importância e que qualquer pessoa que o usasse de qualquer forma, ou para se identificar com ele, era passível de morte. Mas Jesus foi enfático em dizer: antes que Abraão fosse (viesse a existir, nascer), EU SOU. Não EU FUI, mas EXISTE ETERNAMENTE. (João 8:56-59)

No Novo Testamento vemos várias frases de Jesus com relação a sua identificação como o YHWH ou o EU SOU. Jesus se mostrou como o EU SOU com PROPÓSITO, ou seja, AQUELE QUE SE MOSTRARIA, que estaria no meio dos homens, que seria um de nós, que viria para salvar a humanidade, como havia sido profetizado nas escrituras sagradas do antigo testamento.

No evangelho de João, aparecem as mais enfáticas formas com que Jesus se identificava:

– EU SOU o pão da vida: João 6:35,41,48,51;

– EU SOU a luz do mundo: João 8:12;

– EU SOU a porta das ovelhas: João 10:7,9;

– EU SOU o bom pastor: João 10:11,14;

– EU SOU a ressurreição e a vida: João 11:25;

– EU SOU o caminho, e a verdade e a vida: João 14:6;

EU SOU a videira verdadeira: João 15:1,5.

E mais…

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o VERBO ERA DEUS. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. João 1:1-5

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou. João 1:14-18

Jesus explicava toda a Sua importância e Seu significado mas as pessoas não entendiam, por isso disse:

Mas eu tenho maior testemunho do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou. E o Pai, que me enviou, ele mesmo testificou de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. João 5:36-39

Conclusão

Como podemos entender, essa simples expressão: EU SOU, possui um significado infinitamente poderoso e que nos dá uma pequena dimensão da grandiosidade e ao mesmo tempo, simplicidade de Deus. Podemos chegar a conclusão de que o EU SOU, é o próprio Deus manifesto, ou seja, Deus conosco (Emanuel), Deus presente, Deus que nunca deixará seu povo e que morreu numa cruz para pagar uma dívida que nós não poderíamos pagar, esse Deus, o YHWH, EU SOU, EU SOU O QUE SOU, é JESUS CRISTO.

O mesmo Jesus que usou palavras carregadas de poder e eternidade para se apresentar ao mundo. Nós devemos crer no único “EU SOU” para termos a vida eterna. Jesus disse:

Porque, se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados. João 8:24

 

Imagem fonte: Reprodução Google

85 Comentários em "Quem é o grande ‘Eu Sou’?"

Não comentarei, mas:
avatar
Ordenar por:   mais novo | mais antigo | mais votado
Edina bertao
Visitante

Estas afirmações tem pouco sentido, por que Deus é Deus o criador do céu e da terra e de tudo que nela há, e quem morreu por nossos pecado sim foi Jesus mas são pessoas diferentes Deus pai e Jesus filho então foi o filho que pagou nossos pecado e não o Deus pai.

Neuro
Visitante

Cristo disse ; Eu e o Pai somos Um !

Vick
Visitante

Como é difícil pras pessoas compreenderem que DEUS é único. Se DEUS é único o pai e o filho são únicos….rs É bem confuso mesmo pra humanos. Eu prefiro citar um exemplo – á água é uma só mas ela pode estar em forma de cubos de gelo, gás ou liquida embora pareça diferente e tem propriedades diferentes no fundo é uma coisa só água !!!! Portanto Jesus filho, Pai e espirito santo é tudo uma coisa só em diferentes formas mas tudo é DEUS. Um elemento único.

Carlos Augusto.
Visitante

Gostei, abençoado! É que as coisas espirituais so poderão ser entendias espirituais (1Co-2:14)! As coisas do CRIADOR só poderão ser entendidas pelo seu ESPIRITO.

Gilberto
Visitante

Já se sabe que a água tem 4 estados mas não deixa de ser água. Então quando vc fala em nome do Pai (Javé) em nome do filho (Jesus) e em nome do espírito santo (qual seria o nome). Então a ideia de 3 sendo um cai por terra. E outra Deus amou tanto o mundo que enviou o se filho (ou ele fala se enviou?) . Jesus fala também: vim fazer a vontade de meu pai.

Persio
Visitante
A Bíblia também diz que quando a pessoa contrai Matrimonio através do casamento passam ser uma só carne ? isso é em sentido fisico ou de proposito ? Ninguém ao casar se torna a mesma pessoa que seu parceiro. Indica sentido de proposito. Mesmo por que O mesmo livro de João diz : O Pai é maior do que eu .” — João 14:28. Se eles são a mesma pessoa como um pode ser maior que o outro ? em outra ocasião Jesus disse : A respeito de seus seguidores, Jesus orou: “Faço solicitação . . . que todos sejam… Ler mais »
vania rosa
Visitante
JESUS É ETERNO ELE como diz em genesis – nao tem principio nem fim falando do texto do sacerdote melquisedeque q equivale a jesus sacerdocio eterno – nao tem principio nem fim, em apocalipse tambem fala que jesus é o principio e o fim é eterno, É DEUS sim EM ISAIAS DISSE SEU NOME – DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, apenas quando ele veio em forma humana ele se referiu ao pai como maior do q ele pois ele estava na forma humana mas na verdade o pai e o filho sao um tem o memso poder sao eternos pois… Ler mais »
Carlos Augusto
Visitante

ola; quando a Bíblia fala de uma só carne(Gn-2;24); fala de intimidade do homem e da mulher.leia tbm…(Ef-5-31)!Em Jo-14;28, Jesus fala de Soberania. O ETERNO CRIADOR é o todo poderoso. isto significa que todos serão um com ELE em Espírito.

Danilo Vega
Visitante
Amigo acho que você não entendeu , oq o artigo quer dizer é que Jesus ao dizer que é o EU SOU ele quis dizer que é o próprio Deus , no entanto ele não disse que é o próprio pai , até pq no batismo de Jesus vemos o pai , filho e o espírito santo , mas sabemos que só há um Deus entt a unidade do pai do filho e do espírito sendo um só não podemos entender, mas Jesus msm diz eu e o pai somos um e dps diz o pai é maior do q… Ler mais »
persio
Visitante
A Bíblia também diz que quando a pessoa contrai Matrimonio através do casamento passam ser uma só carne ? isso é em sentido físico ou de proposito ? Ninguém ao casar se torna a mesma pessoa que seu parceiro. Indica sentido de proposito. Mesmo por que O mesmo livro de João diz : O Pai é maior do que eu .” — João 14:28. Se eles são a mesma pessoa como um pode ser maior que o outro ? em outra ocasião Jesus disse : “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o… Ler mais »
Gilberto
Visitante

Em união. Se fosse trindade seria: eu o pai e o espírito santo somos um.

Diogo Ramalho
Visitante

Qual é a diferença entre o EU SOU PAI e o EU SOU FILHO, sendo que Jesus o Cristo é Deus? o amigo não cometeu nenhum equívoco ao falar que Cristo é o EU SOU.

Gilberto
Visitante

Ele fala “antes de Abraão Eu sou. Meu amigo isto dá a entender em tempo e não em pessoa. Procure uma pessoa q tenha conhecimento em língua portuguesa e mostre este texto na íntegra, q ela vai te falar q a concordância está em tempo e não em pessoa. Espero ter ajudado.

Gilberto
Visitante

Quando Jesus fala q nasceu antes de Abraão,. Ele fala Eu sou em questão de tempo. Ali ele não afirma que era Javé. Por exemplo na música do cantor Raul Seixas quando ele fala q nasceu a dez mil anos atrás, algumas pessoas afirmam q ele estava falando q era Jesus, outras Javé e outras até mesmo o diabo, mas simplesmente ele estava falando de tempo e não em pessoa.

FRIDE
Visitante

Para entendermos este quadro da nossa história, precisamos estudar. Mas como nem todos nós talvez não tenhamos tempo para isso ,temos que pesquisar o matetial de certos estudiosos que estão ao nosso alcance. Você falou e disse meu amigo!
https://youtu.be/irgAPfGpn8s

Edina bertao
Visitante

Mas o nome dele e sim jeova e Deus quer ser conhecido pelo nome pois ninguém é conhecido como senhor ou pai assim esses são apenas títulos.

SERGIO MAIA
Visitante

A letra J não existia na época da transliteração, então se voce entender isso, vai compreender que a igreja romana instalada apartir do ano 78 DC, introduziu muitos erros na bíblia que usamos hoje, é só pesquisar e voce ficará petrificada com o que fizeram.

Alber William Moraes Da Silva
Visitante

Concordo plentamente ta na hora do povo de Deus voltar a suas raizes pois os tempos são maus

Silas oliveira
Visitante

A letra J não foi erro introduzido, traduzido pra português se coloca a letra J , igualmente Juan que não é português e sim latino, traduzido p português se escreve Ruan e Ruan quer dizer João, sendo assim Jesus não é Jesus?

Fernandes
Visitante

Deus tem muitos títulos, como Soberano, Criador e Senhor. (Habacuque 3:19; Eclesiastes 12:1; Daniel 2:47) Mas será que ele escolheu um nome próprio?
https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/boas-noticias-deus-voce/quem-e-deus/video-nome-de-deus/

Giovani
Visitante

Achei muito importante este post e agradeço pelo comentario maravilhoso

Fernando
Visitante

João 8:58 não tem ligação nenhuma com Êxodo 3:14! Jesus afirmava existir ANTES de Abraão, porque a pergunta foi sobre o seu tempo de existencia e não sobre quem ele era! A particula hebraica “ho on” esta AUSENTE na sua resposta, por isso Jesus NÃO É o tetragrama YHVH!

ALAN
Visitante

CORRETO!!! IAUÊ É O PAI E NÃO O FILHO. O FILHO É A LUZ. A PRIMEIRA CRIAÇÃO DO VERBO.

Esdra José
Visitante

N e um só ser existe o criador e o filho q está no seu seio à escritura e bem clara estava com YHWH e era Deus quer dizer estava junto e tem a mesma natureza do pai. YHWH nunca foi visto o filho si fez conhecer o pai ama o filho e tudo lhe entrega tudo colocou debaixo da sua autoridade e tudo q o pai pede o filho faz glória ao pai YHWH e ao YHWHSHUA SALVADOR UNGIDO

Lorenzo Ferst
Visitante
Salmos 83.18: Para que as pessoas saibam que tu cujo nome é Jeová, somente tu es o altissimo sobre toda a terra. Palavras de Jesus em João 17.25,26: 25 Justo Pai, o mundo realmente não te conhece, mas eu te conheço, e estes sabem que tu me enviaste. 26 Eu tornei o teu nome conhecido a eles, e o tornarei conhecido, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu em união com eles.” Jesus falando o nome de seu pai Jeová: Lucas 4.18,19: “O espírito de Jeová está sobre mim, porque Ele me ungiu para declarar… Ler mais »
Rauny
Visitante

Parabens lorenzo, explicou mto bem! Só nao entende quem nao quer… Como o autor deste artigo

Renata
Visitante

Jeová não é Jesus.Qualquer pessoa que leia o livro de Mateus sabe interpretar…Não sabe quem não quer. ..confunde quem quer. ..JESUS DISSE QUE VEIO PARA FAZER A VONTADE DO SEU PAI QUE ESTAVA NOS CÉUS

Raciocínio Cristão (admin)
Admin

Querida, respeito sua opinião, mas já explicamos tanto no artigo quanto nos comentários que todos os textos bíblicos sobre Jesus mostram que Ele era Deus, mas se você quer continuar entendendo o contrário, seja feliz! 😉
Deus te abençoe!

Lucas
Visitante

Estudo show….!!!!!

Bianca Almeida
Visitante

Jeová(DEUS) é sim Jesus , pois não afirma com essas palavra dizendo que: Deus Pai- Deus Filho-Deus Espirito Santo é um só , mas mostra lá no livro de Gênesis no plural a enfase que se dá a pessoa de Deus “Façamos o homem á nossa imagem e semelhança”(GN-1:26) e também afirma lá em João 10:33 dizendo assim : “Eu e o Pai somos um. Portanto Jesus Cristo e Deus é a mesma pessoa .

Rafael
Visitante
quero elogiar aos editores do site pelo apresso as escrituras e por dar espaço aos visitantes a dar seus comentarias !! Sobre o Pai e Filho serem um( João 10:38) pense a Bíblia diz que Marido e Mulher deixa pai e mãe passa a ser UM (Gênesis 2:24) Assim também Pai e Filho são UM no sentido de serem íntimos e criaturas espirituais poderosas parecidas . Mas a bíblia não diz que são as mesmos pessoas ou iguais. A Bíblia diz claramente ” o pai é maior do que eu” – João 14:28. O texto de João 1:1, 5 nos… Ler mais »
Rogério Batista de Morais
Visitante

Eu concordo com o raciocínio cristão, pois Deus estava em Cristo reconciliando com sigo o mundo. Muito bom raciocínio cristão, gostei.

Ted
Visitante

Não entendi uma coisa… Se Jeová e Jesus são a mesma pessoa, Jesus orava pra quem? Pra ele mesmo?
Ao ser indagado por seus discípulos de quando seria o fim deste mundo… Ele disse: Eu não sei, os anjos não sabem… Mas somente o Pai que está no céu é que sabe! Se fossem a mesma pessoa Jesus não deveria saber?

Ted
Visitante
Depois de Ler e meditar em João 10:23-39, cheguei a seguinte conclusão: No versículo 25, Jesus disse que fazia obras em nome de seu Pai. Do versículo 27 ao 29, falou sobre ovelhas simbólicas (seus seguidores) que seu Pai deu a ele. Essas duas declarações de Jesus fariam pouco sentido para seus ouvintes se ele e seu Pai fossem a mesma pessoa. Em vez disso, o que Jesus na verdade quis dizer foi: ‘Meu Pai e eu somos tão unidos que ninguém pode tirar as ovelhas de mim, assim como ninguém pode tirá-las dele.’ É como se um filho dissesse… Ler mais »
O Servo do Reino
Visitante
Jeová não disse ser o “Eu sou” para Moisés, pelo contrário, Ele disser ser “Ho On” (Aquele que é). O texto todo de Êxodo 3:14, segundo a Septuaginta é assim: “E disse Deus a Moisés: Egō eimi ho ōn (Eu sou aquele que é). Assim dirás aos filhos de Israel: Ho ōn apestalken me pros hymas (Aquele que é me enviou a vós).” Então, seja sincero e responda: Deus disse para Moisés que ela era o “Eu Sou” (ego eimi) ou ele disse que ele era “Aquele que é” (Ho on)? Perceba que Deus responde: Ho ōn apestalken me pros… Ler mais »
O Servo do Reino
Visitante
Olá novamente. Mais uma vez obrigado pelo respeito e educação. Você disse: “O que estou propondo a você é uma abertura de mente.” Idem. Você disse: “E peço desculpas caso eu esteja de certa forma, usando linguagem mais direta, parecendo ser pouco educada, mas é que já estou demasiadamente cansado de tanto explicar essa questão.” Não está sendo mal educado e eu prefiro uma linguagem mais direta mesmo, pautada pelo respeito. Se está cansado e não quer conversar, só me dizer que eu nem respondo mais rsrs. Eu entendo como é, as vezes fico assim também ao argumentar com trinitários.… Ler mais »
O Servo do Reino
Visitante
Bom, vamos lá. A resposta será um pouco grande, pois ela será um pouco mais técnica. Peço-lhe desde já perdão pelo tamanho da resposta e tentarei ser o mais objetivo possível. Você disse: “De onde você tirou isso? Ou seja, se você afirma “COM TODA PROPRIEDADE” que a tradução está errada, por favor, me mostre o texto original e sua tradução. Mas me mostre de onde você tirou. Pode ser?” Eu estou usando como referência a Bíblia Hebraica Stuttgartensia, que tem como base o Códice de Leningrado. A transliteração para o português é Interlinear.” Ok, então vamos partir da BHS.… Ler mais »
Carla
Visitante

olá! lendo o seu artigo, fiquei cheia da alegria de Deus,do seu Espírito Santo, vc explicou tão bem, é a primeira vez q entendo com clareza, maravilhoso, aprendi tanto aqui hj, estou estudando apocalipse e o Espírito de Deus me trouxe aqui pra aprender mais um pouco da sua grandeza. Aleluia!!! Maranata. 🙂

HERALDO
Visitante

seu nome e YAHUA, AS VOGAIS FORAM OCULTADAS PELOS JUDEUS MASSORETAS QUE VOLTARAM DO EXILIO BABEL/ PARA QUE SEU NOME NAO FOSSE PRONUNCIADO, E AI POR DIANTE COMECARAM A CHAMA-LOS POR ADONAI, JEOVA ASSIM POR DIANTE, MAS SEU GRANDE E PODEROSO NOME E YAHUA

Mateus Bereta
Visitante
Bom ! Por q em filipenses 2:4,5,6 está escrito ! Por mais q existisse em “FORMA” de Deus, não pensou em ser igual a Deus ( O Deus). E se esvaziou de tudo o q tinha ! Até aqui vemos q.ele existia em forma de Deus, onde ele existia em forma de Deus ? Nos céus, por q na terra ele era homem, e depois se esvaziou de tudo o q tinha, o q o texto diz q ele tinha ? A forma de Deus, e ainda antes de se esvaziar disso, ou seja antes de ser homem, não pensou… Ler mais »
Emerson Carvalho
Visitante

Eu tenho a respostas para as duvidas do seu texto!.

Douglas
Visitante

A explicação do editor esta correta pois Yhwh não está se referindo apenas ao Deus pai ou ao Deus filho ou ao Deus Espírito Santo o tetragrama se refere ao Deus tri-uno a trindade Santíssima então está correta a afirmação do autor ao colocar cristo em YHWH como ele disse joao 1:1 no princípio era o verbo o verbo estava com Deus o verbo era Deus quem acredita que YHWH era Deus pai tem que acreditar que Cristo estaa dentro do tetragrama tambe ( joao 10:30 )”Eu e o pai somos um”.

washington
Visitante

Adorei muito o debate do Raciocínio Cristão / O Servo do Reino, aprendi muito.
Obrigado!

Carlos Augusto.
Visitante

Não existe trindade nenhuma no Reino do Eteno Criador. O que existe são manifestações de um único e Soberano e Poderoso Criador que usa quem Ele quer e quando Ele quer pq faz toda a sua vontade.(Is-43:10)! Trindade é das nações pagãs e introduzidas e ensinadas erroneamente dentro do Cristianismo. É proprio Eterno que diz isto. É só ler a sua Palavra que é viva e não passará. Exemplo.(Ez-34:11……Jo-10:14)!!

Armando Luis
Visitante
-A Bíblia e principalmente o Novo Testamento, contêm as palavras da vida eterna e ou A Salvação para um ser Humano, embutidos em uma dimensão de entendimento geral. -Cientificamente, Corpo, sabemos abranger, Mente sabemos abranger, porém, poucos sabem abranger Espírito.Deus é Espírito e os Verdadeiros Adoradores O Adoram em Espírito e em Verdade. -Pelo que entendo, há uma Nata ou um Mel, contido no Livro sagrado, porém, há uma grande quantidade de informações que acabam impedindo a muitos de conhecerem a verdade(Como espinhos ou galhos impedindo que se chegue ao mel).O Reino de Deus é dos Humildes de Espírito e… Ler mais »
Rafael
Visitante

Muito bom o artigo, porém como vemos nas escrituras Jesus orou varias vezes ao Pai, se Jesus é o Filho e o Pai ao mesmo tempo , para quem ele orou para ele mesmo ? (Mateus 26:39, Mateus 6:9 , João 17:1, 3 – 26 , etc)

Veja Mais textos bíblicos no link abaixo.

https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/nome-de-deus-jesus/#?insight%5Bsearch_id%5D=a8541b88-89be-4369-9ef9-b701131d3886&insight%5Bsearch_result_index%5D=1

Obrigado

Rogério Silva
Visitante
Amados! Vocês conhecem à Daniel, Hananias, Misael e Azarias, pois é, vemos sobre eles em, Daniel 1:6 – “E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, [ Daniel, Hananias, Misael e Azarias ]”. Pois é, verdadeiros homens de “DEUS”… Ah! e Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abednego, vemos sobre eles em, Daniel 2:26 – “Respondeu o rei, e disse a Daniel (cujo nome era Beltessazar): Podes tu fazer-me saber o sonho que tive e a sua interpretação?” e em, Daniel 2:49 – “E pediu Daniel ao rei, e constituiu ele sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque… Ler mais »
Flavio
Visitante
Um simples comentário… Quando o Eterno iniciou a sua criação e disse “façamos o homem á nossa imagem” este se referia a sua condição majestatica de onipotência e onipresença, pois tudo veio através de sua personificação como mestre de obras. Utilizou para isso, sua outra atribuição, seu poder, sua força, seu Espírito Santo, usou de si mesmo para dar existência a tudo que há, tudo que foi criado. Ao se referir á Trindade, muitos se equivocam, pensando que é no sentido físico que se dá este conceito. Mas ao analisar, gramaticalmente as sentenças que se referem o filho testificando o… Ler mais »
Cezar
Visitante

sou um crente em Jesus os crentes em Jesus não acreditam que o filho é a mesma pessoa que o pai é mas que são o mesmo DEUS acreditamos sim que existe um unico DEUS que subsiste em tres pessoas distintas

Gilberto
Visitante

Então vc sua esposa e seu filho são a mesma pessoa ou vcs 3 são diferentes mas unidos. E outra vc tá afirmando q o espírito santo é uma pessoa. Como explicaria q uma pessoa desceria em 120 pessoas em Pentecostes. Deus (Javé) filho (Jesus) e o espírito santo (o poder de Deus em ação).

Cezar
Visitante

Sou um crente em Jesus Cristo e nós não acreditamos que Jesus é a mesma pessoa do Pai, mas acreditamos sim que Ele é o mesmo Deus que o Pai o é. Porque acreditamos em um único Deus que subsiste em três pessoas distintas e que este Deus nos fez conhece-lo na pessoa de Jesus Cristo, por isso Ele disse ‘quem ve a mim ve o pai que me enviou´ ´Eu e o Pai somos um´

PAULO
Visitante

Quando DEUS disse façamos o homem a nossa imagem e semelhança ele estava conversando com alguém, e este alguém era seu filho primogênito, o mesmo que enviou a terra se apresentando como JESUS e outros nomes, se ele (JESUS) fosse DEUS O PAI saberia de tudo, mas, o próprio disse que tinha coisa que ele não sabia, mas, somente o Pai, então como poderia ele ser o DEUS Todo Poderoso?

Rogério
Visitante

João 8:19 ele exerce a forma que ele quizer, mas é um. Uniciente,unipresente e onipotente

Rogério
Visitante

Corrigindo a ortografia: Onisciente,onipresente e onipotente

Carlos Augusto.
Visitante

Meu caro Editor.Graça e Paz a vc e todos os abençoados. Por favor, comente : (Is-52:5,6) e (Zc-14:9)! Obgdo.

Maris
Visitante

Trindade é pagã, criada pelo Imperador Constantino para a Igreja Romana- a mãe católica. Os protestantes são filhos da mãe católica por este motivo acatam a determinação do “santo” padre-papa e do seu dogma.

TMARINHO
Visitante
Nao precisa ser um Rabino prá ver a diferença existencial entre o PAI CELESTIAL ( o Abba Pai para quem Cristo Jesus orava) do Unigênito Filho do Pai, cheio de Graça e de Verdade. O Mestre Celestial que tudo falava ATRAVÉS DE JESUS era o Espírito Santo Criador aquele que foi visto descer e pousar SOBRE JESUS no batismo de João. o EU SOU então falou: Este é o meu filho amado em quem me comprazo. Jesus de Nazaré é o homem. O seu Espírito era EMANUEL (Deus Conosco) e o Espirito de Deus falava através de Jesus. Está tão… Ler mais »
TMARINHO
Visitante
Quando Jesus falava ” EU SOU” significava “EU SOU AQUELE QUE É ” o Ser da Existência Eterna, Causa Primeira e Razão Total de todas as Coisas. Nas traduções suprimiram o ” É” que é o verbo significa “O QUE SOU”. Assim, Verifiquem que o SOU O QUE SOU é ao mesmo tempo afirmativo e confirmativo, logo o verbo tem ser também afirmativo e confirmativo: EU SOU É: – EU SOU É o pão da vida: João 6:35,41,48,51; – EU SOU É a luz do mundo: João 8:12; – EU SOU É a porta das ovelhas: João 10:7,9; – EU… Ler mais »
Otavio Master
Visitante
1- Então teríamos um Deus sendo a soma de 3 Pessoas: 1 Pessoa + 1 Pessoa + 1 Pessoa = 1 Deus. Porém, Elohim não são pessoas (como insistem em dizer os trinitários), mas deuses, então o resultado seria também (ou igual) a POLITEISMO. Se Deus é a SOMA de 3 PESSOAS que formam a Trindade, então se adora uma associação de pessoas em um Deus, ou seja, 3 Pessoas adoradas é uma idolatria. Jeová/Javé é UMA SÓ PESSOA. 2- Na Trindade, Deus é Pai, Filho e Espírito Santo – 3 Pessoas, mas não 3 Deuses. Assim, alegar que Jesus… Ler mais »
wpDiscuz
Translate / Traduzir