Ciência/Religião

Terra pode ter Oceano subterrâneo três vezes maior que na superfície, aponta nova pesquisa

 


Depois de décadas de pesquisas, cientistas descobriram que um vasto reservatório de água, o suficiente para encher mais de 3 vezes os oceanos da Terra – pode estar preso a centenas de quilômetros abaixo da superfície, podendo transformar a nossa compreensão de como o planeta foi formado. [1], [2]

ocean subterran

Nota: Outra pesquisa publicada na mídia em 2013 já apontava a existência de um grande oceano preso na crosta terrestre. Agora esta pesquisa vem para colocar mais ênfase a esta questão.

Logicamente que não poderíamos deixar de raciocinar sobre o que a Bíblia já afirmava sobre a formação e alteração do planeta Terra (alteração aqui entende-se como Dilúvio). Em Gênesis 2:5-6 diz que havia água abaixo da terra que subia para superfície em forma de vapor e cobria toda a extensão da terra, ou seja, era muita água.

Mais à frente, em Gênesis 7:10-11 diz que vieram sobre a terra as águas do dilúvio e que no mesmo dia romperam-se todas as fontes do grande abismo.

Ou seja, além de toda água em forma de vapor que já estaria presente na Terra, também vieram as águas presas no abismo (que significa lugar muito profundo). É engraçado como o relato do dilúvio bate com o que diz a pesquisa.

Outra coisa muito importante que os céticos usam para desmerecer o texto bíblico é afirmar que mesmo que toda água presente voltasse a formar um dilúvio, não seria suficiente para cobrir as montanhas mais altas…

Ora, o texto bíblico de Gênesis 1:9 diz claramente tanto em nossa versão traduzida quanto no original hebraico que “Deus chamou a porção seca de terra”, vejam que está no singular, do contrário Deus chamaria de “porções secas”, ou seja, havia apenas um grande continente e este continente (que hoje chamados de Pangeia) era uma terra com elevações pequenas (mesmo os maiores cumes seriam muito baixos se comparados aos de hoje), já que o significado para a palavra Éden é “Planície ou Estepe”.

Atualização

Em 16 de novembro de 2015 foi liberado um estudo no qual cientistas criaram um mapa quantificando pela primeira vez a água escondida debaixo da terra, nos continentes. Ou seja, o planeta possui mais água do que se imaginava. Somando-se ao achado anterior, agora sabemos que toda água que vemos na superfície, tanto nos mares quanto em rios, represas e lagos, são uma pequena parcela de toda água existente em nosso planeta. [3]

O que você acha?

Seriam estas novas pesquisas, evidências para o Dilúvio mundial? Não estamos dizendo que sim, mas é bom vermos que os relatos bíblicos coincidem com as informações científicas atuais.

 


Referências:

[1] The Guardian: Earth may have underground ‘ocean’ three times that on surface   
[2] Science: Dehydration melting at the top of the lower mantle
[3] Nature: The global volume and distribution of modern groundwater

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *