Ciência/ReligiãoSociedade

Dos 10 mais altos QI’s na Terra, 8 são teístas e dentre esses, 6 são cristãos

 


Você já deve ter ouvido a seguinte afirmação: todas as pessoas inteligentes são ateus”, ou talvez o seu inverso: “As pessoas que acreditam em Deus são idiotas?

Obviamente isso é uma lenda urbana generalizada, e sabemos que estas afirmações são falsas, mas apenas recentemente, Steve J. Williams, autor do livro “O que seu professor ateu não sabe, mas deveria“, decidiu fazer uma catalogação rápida dos dez maiores do QI’s (Quociente de inteligência) na terra.

Partindo deste princípio, Steve J. Williams escreveu:

Antes de ler a lista, no entanto, gostaria de lembrá-lo da ressalva de que os resultados dos testes de QI não são, em nenhum sentido a medida do valor de uma pessoa. Eles tendem a favorecer as pessoas que são boas em muitos “conhecimentos”, coisas como matemática e xadrez, e eu acho que todos nós conhecemos pessoas muito valiosas que não são bons em nenhum destes. Além disso, acho que o atributo de “sabedoria” (como a ética, experiência de vida e valor humano) é um muito melhor medida para saber ou não se uma pessoa vai ser feliz. Eu não estou ciente de qualquer teste padronizado para medir a sabedoria, no entanto.

Outro ponto importante é que existem ideias concorrentes sobre os quais testes mais precisamente utilizados para medir a inteligência. Nem todo mundo tem o mesmo teste de QI, e há reclamações suficientes, pedidos reconvencionais e disputas sobre este assunto. Tudo que eu podia fazer era ler tudo o que pude encontrar sobre ele, e classificar os candidatos com base tanto em suas pontuações e no que parecia ser o mais concordaram unanimemente sobre como digno (ignorando muitos “fã-clubes” ao longo do caminho).

Um desafio adicional que eu tinha que lidar é que as pontuações dos mais jovens são ajustadas para cima para compensar a sua idade. Quanto mais jovens, maior é o ajuste relativo. No levantamento de provas para este artigo, notei uma tendência em que os pontos são ajustados para ser cada vez menos crível (muito alto!). Este é, obviamente, um sistema de pontuação imperfeito, então na lista abaixo, são “ponderadas” as pontuações alcançadas como adultos e um pouco mais elevadas do que as obtidas em idades mais jovens, e as pontuações obtidas nas idades mais jovens como os mais duvidosas.

Dito isto, com o nobre objetivo de quebrar a “fortaleza” do pensamento de baixa informação, vamos começar as comparações:

Andrew Magdy Kamal – aparentemente o QI mais alto já registrado, em 231,734 [1]. O teste foi realizado em 2013, pouco antes dele completar 17 anos. Isto inclui um ajuste feito para a sua idade (que é feito rotineiramente para menores de idade), por isso só o tempo dirá se ele mantém sua posição. Ele também é o fundador da Igreja Ortodoxa Copta Messianicans Group. Andrew espera usar seus talentos e inteligência para espalhar a notícia do Messias Yeshua (seu herói Jesus Cristo) pelo mundo. [1:1]

tweet steveAbdessellam Jelloul – aparentemente o QI mais alto já marcado por um adulto no “teste de QI avançado” foi conseguido por Jelloul, que marcou um QI adulto de 198. Isso foi em um teste de 2012, que incluiu 13 dimensões da inteligência (analítica, espacial, lógica, memória, musical, linguística, filosófica, moral, espiritual, interpessoal, intrapessoal, corporal e naturalista). Ao contrário de outros testes, o teste de QI avançado inclui mais medidas que outros testes não podem avaliar [2]. Eu twittei a Mr. Jelloul uma pergunta sobre suas crenças em setembro do ano passado (2013), e ele gentilmente me respondeu que

 

… acredita em Deus, um Supremo Arquiteto do Universo. Veja no twitter acima.

Christopher Michael Langan – tem um QI verificado de pelo menos 195. Langan alcançou uma pontuação perfeita no SAT, mas saiu da Universidade Estadual de Montana após concluir seus professores não estavam qualificados para ensinar-lhe alguma coisa. A fórmula 20/20 ABC mede seu QI (como um adulto) entre 195 e 210 [3]. Langan indicou em seus escritos numerosos que ele acredita em Deus, por exemplo, no livro de William Dembski “Raras Dissidências”, ele escreveu:

… desde relatos bíblicos sobre a gênese do nosso mundo e as espécies são verdadeiros, mas metafóricos, a nossa tarefa é decifrar corretamente a metáfora à luz da evidência científica também dada a nós por Deus. [3:1]

Terence Tao – seu QI foi estimado entre 220 e 230 pelo Instituto Davidson quando tinha cerca de dez anos de idade. Aos oito anos de idade, Tao alcançou uma pontuação de 760 no pré-1995 SAT, recebeu um doutorado de Princeton aos 20 e aos 24 anos tornou-se o mais jovem professor na UCLA.[3] Eu não consegui encontrar nada sobre visões metafísicas de Tao. Ele é, obviamente, um grande matemático, mas não parece sair muito fora da vida matemática.

Christopher Hirata – tem um QI de 225 verificado, calculado quando ele estava em sua adolescência. Hirata foi ignorado no ensino médio, mas aos 16 anos foi trabalhar com a NASA em um projeto para explorar a possibilidade de colonizar Marte. O Diário de Princeton (The Daily Princetonian), onde ele começou a frequentar para obter seu doutorado em Astrofísica aos 18 anos, informou que seu QI é de cerca de 225 [3]. Hirata postou o seguinte comentário em seu Facebook em 31 de outubro de 2013:

A experiência de hoje: fazer a oração ao Senhor para um casal sem-teto no Colorado Boulevard. Pode [a oração] não alimentar ou protegê-los, mas eu espero que isso tenha feito a diferença em suas vidas. [4]

Assim, ele é claramente tanto um teísta quanto um cristão.

Evangelos Katsioulis – marcou 198 de QI como um adulto [5]. Katsioulis é um grego Médico / Psiquiatra / filósofo que se referiu publicamente a sua crença nas almas humanas várias vezes. Por exemplo, ele fez uma palestra em 2008 chamada de “corpo e alma” [5:1], e deixou claro que ele não estava falando metaforicamente nele com versos como:

A alma não é o corpo, não é a carne, é o espírito.

Ele é, aparentemente, um seguidor de uma vertente do cristianismo influenciado por Teilhard de Chardin.

Rick Rosner – marcou 192 de QI como um adulto [5], depois de anos de aperfeiçoar suas habilidades. Rosner tem sido um escritor para o Jimmy Kimmel Show, e apareceu no programa “So You Want to be A Millionaire” (algo como “Então você quer ser um milionário”). Rosner negou que ele era ateu no Twitter, depois de ser interrogado. Ele também compartilhada esta citação de Einstein:

Deus não se preocupa com os nossos problemas. Ele integra-se empiricamente

e em resposta à pergunta “Você sabe que há um Deus?” ele respondeu:

Talvez, suspeito que há uma infinidade de deuses. [6]

Mislav Predavec – marcou 192 de QI como um adulto. Seu cristianismo pode ser facilmente confirmado por uma resposta bonita que ele escreveu a um amigo que havia se tornado um cristão em um dos grupos que ele pertence e que foi publicado on-line:

David, eu estou tão feliz por ouvir boas notícias sobre a sua recuperação, e muito mais sobre a sua iluminação, você está ciente agora que o seu sofrer e dor, o seu talento e senso são uma parte do plano. Verdade, tudo isso não pode existir sem ser levando-lo intencionalmente. A explicação ateísta que tudo é progresso acidental é cheia de lacunas. Fique bem meu amigo. Mislav [7]

Gary Kasparov – tem um QI de 190 [3]. Ele foi talvez o mais universalmente atestado como um intelecto superior, por isso era impensável deixá-lo de fora desta lista.. Em 2003, Kasparov jogou contra um computador de Xadrez que poderia calcular três milhões de posições por segundo e empatou com ele. Ele é considerado por muitos como o maior jogador de xadrez de todos os tempos. Kasparov descreveu a si mesmo como um “auto-nomeado cristão.[8]

Kenneth Ferrell – marcou 190 de QI como um adulto. Se eu localizei corretamente o perfil de Kenneth Ferrell on-line, é muito claro a partir de suas próprias palavras, que ele é um cristão [9]. Mas como eu não tenho certeza, não vou incluí-lo na minha contagem dos crentes.

Assim, você pode ver que os mais brilhantes dos brilhantes não excluem a possibilidade da existência de um Projetista Inteligente (Deus). Confrontada com o fato de que a maioria dos cientistas não são ateus [10], eu diria que o apelo à autoridade intelectual à qual debatedores ateus há muito tem invocado tenha sido dissolvido.

 

Referências:

[1] http://www.recordholdersrepublic.co.uk/world-record-holders/1105/andrew-kamal.aspx

[1:1] http://www.onlineprnews.com/news/286456-1354036450-andrew-magdy-kamal-16-beats-world-record-for-highest-iq.html

[2] http://mostextreme.org/highest_iq.php

[3] http://www.businessinsider.com/the-smartest-people-in-the-world-2011-3?op=1

[3:1] http://en.wikipedia.org/wiki/Christopher_Michael_Langan

[4] https://www.facebook.com/christopher.m.hirata?fref=ts

[5] http://www.psiq.org/world_genius_directory_geniuses/geniuses.htm

[5.1] http://www.katsioulis.com/philosophy/interests/%CF%83%CF%89%CE%BC%CE%B1-%CE%BA%CE%B1%CE%B9-%CF%88%CF%85%CF%87%CE%B7/

[6] https://twitter.com/dumbassgenius

[7] https://groups.yahoo.com/neo/groups/milenija/conversations/messages/215

[8] http://en.wikipedia.org/wiki/Garry_Kasparov

[9] https://www.facebook.com/kferrell1/info

[10] http://www.pewforum.org/2009/11/05/scientists-and-belief

Fonte: Traduzido e adaptador de Godfather Politics – Of 10 highest IQ’s on earth, at least 8 are Theists, at least 6 are Christians

Imagem topo fonte: Reprodução Google

2 thoughts on “Dos 10 mais altos QI’s na Terra, 8 são teístas e dentre esses, 6 são cristãos

  • Roney Colella de Souza

    Se eu não estiver equivocado em um teste de QI tradicional a pontuação para quem acerta tudo costuma ser por volta de 160. Como é que esse pessoal fez os pontos extras?

    Resposta
    • Miguel ribeiro

      O maximo padra e 200 mais e padam tem como ultrapassa mais n assiste muitos dados de nives assima disso mas tem como

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *