Ciência/Religião

Pesquisa evidencia que a fé em Deus é encorajada por sinais enviados pelo planeta Terra

 


A admiração pela natureza seria um dos fatores que levam as pessoas a crer na intervenção divina.

… Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas…  Romanos 1:20

Normalmente motivo de controvérsia contra a religião, a ciência se mostrou aliada das virtudes teológicas em uma pesquisa que apontou que a fé em Deus é encorajada por sinais enviados pelo planeta Terra.

Pesquisadores da Associação da Psicologia da Ciência lançaram um novo estudo que sugere que a sensação de admiração, especialmente provocada pela natureza, aumenta a tendência em acreditar em Deus.

O cientista psicológico Piercarlo Valdesolo, da universidade Claremont McKenna College, e seu parceiro Jesse Graham, da University of Southern California, mostraram um estudo levantado através das filmagens de Planet Earth (Planeta Terra), episódio de uma série de documentários sobre natureza, produzidos pelo canal britânico BBC.

Depois de assistir os vídeos, Piercarlo e Claremont questionaram os participantes sobre o tamanho da admiração que sentiam quando viram as imagens do vídeo e se eles acreditavam que os eventos naturais se alternam por intervenção de algum deus ou plano de outra entidade não-humana.

Ao concluir que há uma propensão maior em crer que Deus está no controle dos meios naturais, Piercarlo disse que seu estudo foi interessante para compreender os fatores que levam a uma crença no sobrenatural.

A ironia disso tudo é que ao contemplar coisas que sabemos que são formadas por causas naturais, tais como as extensões das impressionantes crateras do vale do Grand Canyon – de cair o queixo, tudo nos leva a explicá-las como um produto de causas sobrenaturais, acrescentou.

Os pesquisadores também descobriram que os participantes que assistiram Planet Earth mostraram uma intolerância crescente de incerteza, levando a Piercarlo e Claremont a teorizar que este conflito de pensamentos pode ser um dos fatores que incentivam as pessoas a acreditar em Deus.

Em um novo estudo, o próximo passo dos cientistas agora é tentar determinar a relação entre os indivíduos que sentem admiração e fé diante de “posturas corporais submissas”, como prostrar-se de joelhos, curvando-se, e olhando para cima.

 

Fonte: The Christian Post 

Imagem fonte: Reprodução Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *