Estudos

Por que quatro Evangelhos?

 


Muita gente questiona por que quatro evangelhos foram escritos a respeito de Jesus Cristo. Será que não seria necessário apenas um?

Alguns percebem que existem diferenças entre eles, enquanto outros acham que isso é uma discordância entre relatos da mesma história.

 

Veja de forma bem simples porque existem os 4 evangelhos:

1) O evangelho segundo Mateus: enfatiza o reino de Jesus. Rei

Direcionado principalmente para os Judeus, para que soubessem que Jesus veio cumprir as profecias e que Ele fazia parte da genealogia real, filho de Davi;

2) O evangelho segundo Marcos: enfatiza a vida de serviço de JesusServo

Direcionado para os dominadores do mundo, para os que preferiam ação e não somente palavras;

3) O evangelho segundo Lucas: enfatiza a humanidade de Jesus; Filho do homem

Direcionado para os que viviam em um mundo de grandes conceitos, pessoas difíceis de agradar, amantes da beleza, poesia e cultura.

4) O evangelho segundo João: enfatiza a divindade de Jesus. Filho de Deus

Direcionado para todos os homens, para que creiam que Jesus é o Cristo, o Deus revelado, o Princípio e o Fim de tudo.

Como sempre na Palavra de Deus, nada é por acaso!

Imagem fonte: Reprodução Google

6 thoughts on “Por que quatro Evangelhos?

  • Luciferiano

    Lembremos que quem escolheu os evangelhos a serem inseridos foi o concílio de Nicéia. Poderiam ser mais. Só que isso não agradava Constantino e seus dissidentes, ao contrário de Ário que dicordava em alguns pontos e tinha uma visão diferente. Dizem alguns relatos que essas discussões eram bem acaloradas, em alguns casos o “pau comia solto”.
    Constantino tendo ampla maioria no concílio triunfou, e elaborou o “canon” ao seu gosto.
    Particularmente eu acredito que há alguns escritos que deveriam ser inseridos, como o evangelho de Barnabé, Livro de Enoque e o Livro de Jasar (ou Livro do Justo – Josué 10:13).
    Mas também creio nesse quatro que foram inseridos. E gostei de sua explanação.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Desculpe querido, mas isso não confere. O concílio de Niceia só confirmou o que já se tinha. Constantino era analfabeto e por isso não tinha influência nas questões bíblicas com relação a escolha de livros. Mas como este é um assunto um tanto quanto extenso, vou pedir para que você assista a este vídeo, pois quem fala é uma das maiores autoridades no assunto: https://www.youtube.com/watch?v=UYT2IbpF9CU

      Deus abençoe, grande abraço.

      Resposta
    • Paulo Cesar

      Verdade ! A igreja romana, que era a única cristã oficial por quase 1000 anos, adotou os 4 evangelhos !

      Resposta
  • Rogério Silva

    Amém!
    Amados! So para efeito de informação…

    O senhor nos diz em, João 20:30-31 – “Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. – 31 Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” e em, João 21:25 – “Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez; e se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.”…

    Existem ainda alguns fatos interessantes com o que está escrito em Deuteronômio 28:61 – “Também o SENHOR fará vir sobre ti toda a enfermidade e toda a praga, que não está escrita [ “que não está escrita” ] no livro desta lei, até que sejas destruído.” e em, I Reis 4:32 – “E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.”, onde na verdade nas “Escrituras Sagradas” existem menos de 1000 Provérbios…

    O que quero dizer com isto! Que “DEUS”, Soberano como é, sabe que precisaríamos de 4 apenas, que apesar de eu ser um Estudioso das “Escrituras Sagradas”, sou homem, portanto sujeito a limitações, por isto que creio que eu precisaria de muito mais… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Rogério Silva

    Ah! Amados!

    É bom lembrar o que o nosso colega que escolheu um nome esquisito o Luciferiano falou abaixo… Sobre os Concílios… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Pedro

    Deixe seu comentárioDos 3 sinóticos Marcão é o mais solidário. Tudo o que é semelhante e que está em Lucas, o caríssimo médico, e que está em Mateus, o 1º evangelista, está em Marcos, o São Paulo do Egito. E João?. João, o teólogo do amor,…é cabal!…:)

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *