O arquiteto da vida: O complexo mapa metabólico humano

Quem cursa alguma graduação na área da saúde certamente está familiarizado com o que está descrito a seguir.

Esse é um mapa esquematizado do metabolismo humano, muito resumido e apresentando somente os produtos das reações. Ou seja, não chega nem aos pés do metabolismo humano completo.

chart

Existem mapas metabólicos muito, mas muito maiores do que esse. Na verdade, grande parte dos processos metabólicos permanecem incógnitos. Olhando para esse mapa é possível entender o que tantos cientistas querem dizer com complexidade.

É realmente muito complexo, com muitas substâncias que ninguém ainda sabe extrair do corpo ou sintetizar. Quando e se um dia souberem, será um grande passo para a indústria farmacêutica.

As setas simbolizam o caminho das substâncias, e omitindo apenas uma, distúrbios graves seriam desencadeados.

metabolismo
Mapa metabólico humano (resumido). Clique na imagem para ampliar!

Como algo tão gigantesco e complexo assim poderia simplesmente surgir” sem um projeto? Mas, de acordo com a teoria da evolução, o metabolismo humano seria fruto de uma série de “acidentes genéticos” provocados pelo acaso e por fatores ambientais randômicos.

O que é mais fantástico é o fato de que todo esse mecanismo está constantemente acontecendo em perfeita harmonia e estamos vivos pela sua completa funcionalidade. Se, com inteligência, estamos sofrendo para compreender isso, imagine a dificuldade que o “acaso” teve em fabricá-lo!

O acaso é “burro”, ou caso contrário, seria uma entidade inteligente. O “burro do acaso” construiu processos tão complexos que nós, igualmente frutos do “burro do acaso”, apesar de miraculosamente dotados com inteligência superior à “dele”, não conseguimos compreender suas obras?

 

Fonte: Roberto Lenz Betz e Jean Rafael Soares e Silva (Criacionismo)

 

Nota: É óbvio que o acaso não criou esse sistema metabólico complexo por acidentes genéticos. É um projeto perfeitamente elaborado.

Mas, como sempre perguntamos: E você, o que acha?

Será que o sistema metabólico complexo do ser humano é resultado de um processo acidental? Ou houve um projeto elaborado pelo Arquiteto da vida?

Avalie este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *