Ciência/Religião

O arquiteto da vida: O complexo mapa metabólico humano

 


Quem cursa alguma graduação na área da saúde certamente está familiarizado com o que está descrito a seguir.

Esse é um mapa esquematizado do metabolismo humano, muito resumido e apresentando somente os produtos das reações. Ou seja, não chega nem aos pés do metabolismo humano completo.

Existem mapas metabólicos muito, mas muito maiores do que esse. Na verdade, grande parte dos processos metabólicos permanecem incógnitos. Olhando para esse mapa é possível entender o que tantos cientistas querem dizer com complexidade.

É realmente muito complexo, com muitas substâncias que ninguém ainda sabe extrair do corpo ou sintetizar. Quando e se um dia souberem, será um grande passo para a indústria farmacêutica.

As setas simbolizam o caminho das substâncias, e omitindo apenas uma, distúrbios graves seriam desencadeados.

metabolismo
Mapa metabólico humano (resumido). Clique na imagem para ampliar!

Como algo tão gigantesco e complexo assim poderia simplesmente surgir” sem um projeto? Mas, de acordo com a teoria da evolução, o metabolismo humano seria fruto de uma série de “acidentes genéticos” provocados pelo acaso e por fatores ambientais randômicos.

O que é mais fantástico é o fato de que todo esse mecanismo está constantemente acontecendo em perfeita harmonia e estamos vivos pela sua completa funcionalidade. Se, com inteligência, estamos sofrendo para compreender isso, imagine a dificuldade que o “acaso” teve em fabricá-lo!

O acaso é “burro”, ou caso contrário, seria uma entidade inteligente. O “burro do acaso” construiu processos tão complexos que nós, igualmente frutos do “burro do acaso”, apesar de miraculosamente dotados com inteligência superior à “dele”, não conseguimos compreender suas obras?

 

Fonte: Roberto Lenz Betz e Jean Rafael Soares e Silva (Criacionismo)

 

Nota: É óbvio que o acaso não criou esse sistema metabólico complexo por acidentes genéticos. É um projeto perfeitamente elaborado.

Mas, como sempre perguntamos: E você, o que acha?

Será que o sistema metabólico complexo do ser humano é resultado de um processo acidental? Ou houve um projeto elaborado pelo Arquiteto da vida?

4 thoughts on “O arquiteto da vida: O complexo mapa metabólico humano

  • Marcelo Filho

    Sou estudante de Biomedicina, e posso garantir que a partir do momento que você estuda TODO o processo evolutivo desde o inicio da vida conhecida baseada em carbono, fica claro que não foi o acaso e sim todos os processos necessários que essa vida seja possível, costumamos pensar que nossa vida é magica, o que não é, ela é apenas possível graças a todas essas heranças evolutivas, não somos e estamos longe de sermos “Perfeitos”, de tudo aquilo que conhecemos como vida somos os mais avançados, mas somente por dois motivos:
    1 – Somo nós que nos estudamos o que fica fácil para nos colocar em um pedestal de superioridade.
    2 – Não conhecemos nenhum outro tipo de vida seja lá como for, que não esteja dentro do nosso “pálido pontinho azul” no espaço, e ao que tudo indica, estamos sozinhos nessa, mas há muitas especulações de todas as formas sobre o que podemos considerar como vida.

    Digo tudo isso não porque acho que as pessoas deveria deixar de ser cristãos, ter uma orientação espiritual é muito bom para nós, eu inclusive não sou ateu, porém, querer misturar ciência com religião, ou questionar um estudo cientifico revisado por pares simplesmente porque essa não condiz com nossas crenças é estupidez, espero muito que entendam esse pontos.

    Muito agradecido.

    Resposta
    • Jaylson Monteiro Silva de Souza

      Parabenssssssss, que comentário lucido, maduro, bem colocado. Parabéns.

      Resposta
    • MARIA IZABEL MONTEIRO VIEIRA DA COSTA

      Estou para te dizer que vc não entendeu nada, nem sequer essa publicação aqui

      Resposta
  • Diogo Manuel Rodrigues Teixeira

    este documento tem uma legenda? sabe onde posso consultá-la?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *