Ciência/Religião

O arquiteto da vida: Nova criptografia “inquebrável” foi inspirada na comunicação entre o coração e os pulmões humanos

 


Uma nova forma de criptografia promete ser “altamente resistente a métodos convencionais de ataque” e pode tornar nossa vida digital mais segura – e ela é completamente inspirada na forma como nossos corações e pulmões coordenam o ritmo ao passar informação entre um e outro.

Pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, trabalharam para entender as interações complexas entre coração e pulmões, e criaram um modelo de software complexo que simula essa comunicação. Eles, então, perceberam que o mesmo modelo poderia ser usado para criptografar dados. Tomislav Stankovski, um dos pesquisadores, explica:

[O modelo] é radicalmente diferente de qualquer outro procedimento existente. Inspirado pela natureza de variação de tempo das funções cardio-respiratórias recentemente descobertas em humanos, propomos um novo esquema de criptografia que é altamente resistente aos métodos convencionais de ataques.

Os pesquisadores dizem que este método funciona ao criptografar sinais de dados usando a variação de tempo entre duas funções independentes. Se isso não parece fazer sentido, tente pensar desta forma: seu coração e seus pulmões operam como unidades independentes, mas eles também passam informações de um para o outro para ajudar a regular cada um deles. A informação só faz sentido no contexto do que acontece nos dois extremos – no caso, no coração e nos pulmões.

É por isso que, ao escolher as funções corretamente, você pode usar um processo similar para criptografar dados. O trabalho foi publicado na Physical Review X.

Parece funcionar bem: os pesquisadores relatam que ele oferece números infinitos de escolhas para as chaves secretas de criptografia compartilhadas entre emissor e receptor, e pode transmitir diversos fluxos diferentes de informação simultaneamente, além de não ser afetado por ruido externo (igual a transmissão de comunicação entre coração e pulmões).

Isso significa que é virtualmente impossível quebrar a criptografia, e ainda permite que múltiplos fluxos de dados usem a mesma chave de criptografia, em vez de ter que usar uma nova para cada sinal. Em outras palavras, é excelente! Com sorte, ganhará forma no mundo real em breve. A boa notícia é que o processo já foi patenteado – não deve demorar muito depois disso.

O trabalho completo está disponível neste link.

 

Fonte: Gizmodo – Nova criptografia “inquebrável” foi inspirada no corpo humano


E você o que acha?

Será que as interações complexas de comunicação entre coração e pulmões é resultado de um processo acidental? Ou foi um projeto de criação inteligente elaborado pelo Arquiteto da vida?


Imagem fonte: Reprodução Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *