Estudos

Por que Jonas foi engolido por um grande peixe?

 


O relato bíblico de que um grande peixe engoliu e depois cuspiu o profeta Jonas tem sido apresentado por alguns como fato e por outros como mito ou uma simbologia bíblica. Se pensarmos qual sentido teria essa história, lendo do capítulo 1 ao 3 provavelmente não acharíamos. Na verdade, praticamente não vemos perguntas sobre o por que Jonas foi engolido pelo peixe, pois a própria narrativa da história já parece ser um tanto quanto fantástica demais.

Por que Deus faria um grande peixe engolir Jonas e depois cuspir o profeta na cidade a qual receberia a profecia?

Bastava apenas que Deus colocasse no caminho de Jonas um barco e soprasse o vento direcionando-o até a grande cidade Nínive. Mas, com Deus tudo tem um “porquê”, tudo tem um fundamento, pois Ele conhece e esquadrinha os corações e intelectos humanos,  e vamos entender isso mais adiante!

Por que esse povo pagão idólatra de Nínive acreditaria num simples pregador hebreu?

Os ninivitas adoravam o deus-peixe Dagon, que na sua mitologia era parte humano e parte peixe. Eles acreditavam que ele havia saído do mar e fundado sua nação – a Assíria, e que esse deus enviava mensageiros do mar de tempos em tempos.

Então, seria mais razoável Deus enviar um profeta que trouxesse seu plano para o nível de conhecimento dos ninivitas, ou seja, mandando-lhes um profeta que saísse do mar. A Bíblia não relata se alguém testemunhou Jonas ser cuspido pelo grande peixe na terra, mas devido a grande aglomeração de pessoas que viviam e comercializavam no litoral da Assíria, provavelmente muitos viram Jonas sair do mar e acompanharam-no a Nínive, servindo de testemunha do fato inédito.

Há dois argumentos suplementares que evidenciam esse acontecimento:
Representação do deus assírio 'Oannes'. Imagem fonte: Mirf
Representação do deus assírio ‘Oannes’

O primeiro é o nome ‘Oannes’, que é o nome de uma das encarnações do deus-peixe. Esse nome, com J inicial, é a forma de escrever ‘Jonas’ no Novo Testamento.

O segundo é que houve, por muitos séculos, uma colina assíria chamada ‘Yunnas’, nome assírio, que significa Jonas, e foi o nome dessa colina que deu aos arqueólogos a primeira pista de que possivelmente a antiga cidade de Nínive estivesse soterrada sob essa colina.

O arqueólogo Paul-Émile Botta associou ‘Yunnas’ ou ‘Yunus’ (em árabe) com Jonas e, assim, começou o trabalho de escavação, e encontrou os muros da cidade por volta de 1841.

 

Nota: Infelizmente, em 2014 o E.L (grupo terrorista Estado Islâmico) publicou que havia destruído o “Nebi Yunus”, ou seja, o túmulo do profeta Jonas que estava em uma mesquita na cidade de Nínive. A notícia foi confirmada alguns dias depois por autoridades internacionais.  

Aprendemos com isso que Deus procura salvar o homem de todas as formas, sempre respeitando a nossa maneira de pensar e até mesmo as nossas debilidades e idolatrias, para que no final, entendamos que somente Ele é o Senhor, e somente através dEle é que vem a salvação e a vida eterna. Foi assim com Nínive e é assim até hoje.

 

Fonte:

Through the Bible Book by Book Old Testament, by Myer Pearlman, 1935 – edited for 3BSB by Baptist Bible Believer; 

Christian Workers’ Commentary on the Old and New Testaments

Imagem topo fonte: Reprodução Google

16 thoughts on “Por que Jonas foi engolido por um grande peixe?

  • Alessandra Augusto

    Bom este artigo

    Resposta
    • Sadraqeu

      Muito bom este coteudo a predi mas

      Resposta
  • Mathias Alves santos

    Eu acredito que foi esse método que Deus usou para salvar os ninivitas Deus usa estratégica p salvar seu escolhidos

    Resposta
  • leandro

    mas em uma mensagem de um pregador é falada que Jonas não é engolido por uma baleia, e sim pelo canicarcaros e queria que me tirassem esta duvida…

    Resposta
    • Teresa dos Santos Zelutini

      A Biblia fala de um grande peixe. Todos tem base de uma baleia, mas lembre se que a garganta da baleia e pequena. Outros estudos apontam pessoas encontradas dentro de tubaroes, na realidade nao se sabe qual o peixe grande. Mas uma coisa posso te afirmar e que quando Deus quer fazer algo Ele faz pois ele e o Criador de tudo.

      Resposta
    • Edilson

      Pra que vc quer tirar essa dúvida basta apenas que creia, se foi baleia, ou canicarcaros, bagre, piaba, etc não importa, o que importa é que aconteceu literalmente, suponhamos que eu te fale que foi o canicarcaros, vc faria o que?
      O que mudaria na sua fé?

      Resposta
    • Jairo silva

      Eu fico com as palavras de Jesus,q disse que, assim como Jonas esteve 3 dias e três noite no ventre de uma baleia importa q o filho do homem esteja três dias e três noites no seio da terra,

      Resposta
  • ricardo medeiros

    Mas outra estória ficticia da bíblia!
    Toda a narrativa do livro de Jonas é uma invenção. Na estória é dito que os marinheiros não sabiam que ele era hebreu. Isso é mentira!
    Como não se poderia conhecer um hebreu? seu idioma e seus costumes não tinha como deixar dúvidas. Ninguém sai de um pais e se passa por natural ali facilmente, há a questão do sotaque.
    Ainda na estória é dito que os marinheiros passam a adorar a divindade de Jonas, eles lançaram sorte para descobrir quem teria aborrecido os deuses, isso prova as crenças das pessoas no passado no deus da sorte. E ainda no barco é ofertado um sacrifício ao deus de Jonas, mas como isso seria possível, se tudo que havia no barco fora jogado para fora? Como foi que conseguiram acender um fogo depois de uma tempestade que quase afundou o barco e encontrar dentro dele um sacrifício para o deus de Jonas?
    E mais o que tem haver a letra J do novo testamento com o nome de Jonas em hebraico que sequer havia J nesse idioma?
    E por fim, o arrependimento dos ninivitas é tudo mentira. A simples admoestação de Jonas em pregar por um dia não seria suficientes para que todo o povo se arrependesse, inclusive seu rei. E mais não viram nenhum milagre acontecer para isso!
    E como vc bem disse, ninguém viu Jonas saindo da barriga do peixe. O texto deixa claro isso. É tanto que o texto fala após Jonas ser expelido pelo peixe que a cidade ficava a três dias de viagem, o que indica que Jonas não estava próximo dela
    Os ninivitas sempre foram idolatras, não há nenhum vestigios na História que digam o contrário. Eles nunca se converteram ao deus hebreu e nem poderiam, os hebreus não eram nada. Os ninivitas é que eram temidos, não foi por nada que foram os assírios que exterminaram 10 das 12 tribos de israel. O deus que tinha motivo de ser temido era o dos ninivitas e não o dos hebreus.

    Resposta
    • Razim

      , kkkkk

      Esse povo me pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado se não o do profeta Jonas.!!

      Resposta
    • LEANDRO AZEVEDO MONTEIRO

      A bíblia, é um livro sagrado, e mais testificado e verdadeiro na história, ou seja ela é bem clara em dizer que o povo de Ninive, principalmente seu rei lançou um decreto e todos se umilharam e creram e se converteram ao Deus de Israel!.

      Resposta
  • vanderlei silva

    ola segundo os estudiosos da bíblia jonas tinha sido deixado pelo peixe na costa do mediterranio que até Nínive capital da assíria dava em torno de 1.500 km o que levaria 2 meses de viagem apé como que alguém viu ele sendo lançado pelo peixe

    Resposta
    • Teresa dos Santos Zelutini

      Recorde que este periodo eles estavam dando festividades, oferendas ao deus peixe e sendo assim basicamente tinha pessoas ao rededor das aguas. Outra coisa e que Deus nunca faz nada escondido, os planos de Deus sao claros o ser humano tenta sair dos planos de Deus mas quando Deus quer fazer algo como foi no caso de Ninive Deus usou da crenca dos Ninivitas para mostrar a soberania Dele e trazer o arrependimento a todos da epoca ali de Ninive.

      Resposta
  • Fábio Pinheiro de Mattos

    Bom eu não poço questionar as coisas de Deus mais posso afirmar que deus ele sempre quebra o protocolo
    E uma das coisas que posso afirmar e que ele cura e liberta e eu mesmo Fábio Pinheiro vi várias vezes armas de fogo falha na minha cabeça fica entre o tiroteio e não ser atingido meu irmão tomou 8 tiros de calibre 40e está normal sem sequelas o seja deus ele faz milagre e aquele que crê será salvo Eu só tenho a adora e engrandecer o nome dele aí vcs me pergunta
    O que que tem a ver com a estória de Jonas simples Deus ele sempre vai te usar como ele quer
    Seja dentro de um peixe grande.ou na ilha de patmos
    Vc não se manda mais somos escravos do envagelho
    E temos que ser forte Paulo diz sofra pois comigo como um bom soldado de Cristo seja ele pastor presbiteriano
    Missionárias missionários todos não temos que tentar entender mais sim obedecer me perdoe se eu falhei com meus irmãos e irmãs deus abençoe sempre suas vidas forte abraço

    Resposta
  • Ana Paula Regner Amora de Oliveira.

    Gostei muito. Obrigada. Deus abençoe.

    Resposta
  • João F C

    O povo de Deus,nunca foi um povo fácil de lidar,e hoje não e diferente,para crer nessa inspiração das professoras aqui escritas, não significado,que homens não erram na escrita,mas a inspiração continua sendo a do Espírito de Deus sobre a mente de muito e muitos homens usado ao longo de mais de 1500 anos,um distante do outro,de uma coisa eu garanto,,,,quem somos nós,se nós não forem achados pela Graça e misericórdia de Deus,quem somos? Conhecereis a verdade,e essa mesma verdade o libertará,,,,vc compreende essa verdade,,,,a verdade de Deus e sua justiça não é como a dos homens,vc erram por não conhecer as palavras,e as profecias,,,,,tem e sempre terá gente nesse mundo,que sempre vai ser povo filisteu,nunca será alcançado pela Graça,sabe porque??pôquer não ama os preceitos da sã doutrina e da escrita, estão esperando Cristo o Ressurreto descer do céu e se materializar na sua frente,,,,mais uma vez Jesus lhe pedir , toque na minha chaga,olhe na minha mão e veja o furo dos pregos e da lança no seu corpo,,,povo de dura cervis,bando de serpentes,,,,,seria isso que João Batista diria,,,, Jesus disse Eu sou o caminho a verdade e a vida,ninguém vem ao Pai se não for por mim,,,,,,será que essa mg,,,, é tão difícil de ser compreensível assim,Jonas foi enviado a Ninive como um profeta que via o massacre das pessoas homens mulheres, crianças,,,,e tudo isso por permissão de Deus,o povo assírio era terrível e mal,e profeta apela ao Deus criador por justiça,,,e também sabia que os assírios não deicharia vivo se entrasse em Ninive se não fosse usado pela estratégia de Deus,,,,vomitado pelo peixe,,,,,a vida marinha que engoliu Jonas é a parte menos interessante nessa história,poderia ter sido algum outro animal marítimo sem ser peixe,,,mas Deus sabedoria e constância em seu desígnios entendia a persuasão de seu servo,,,,Jonas,,,,Deus poderia ter mandado qualquer um outro contemporâneo de Jonas ,,,mas escolheu Jonas,o único profetas desiguinado a pregar para genti,,,,Deus capacita,Deus não olha para o seu grau de instrução,quando Ele quer,,,Ele usa até mesmo uma ursa para atacar os seus sonhadores,manda que uma mula fale para um profeta,que mesmo sabendo que o Deus dos hebreus era verdadeiro,mas seu coração tinha soberba e ganância,e o estátua falava mais alto,quando não queria profetizar a favor do seu rei,Deus fez com que ele profetizazem que Ele eram o Deus verdadeiro e os seus designos iria se cumprir,queira o rei,ou não.,,,,assim Deus fez com Jonas,,,teria que se cumprir,,,,Deus não e homem pra mentir,nem filho de homem pra mentir,e que nenhum dos seus propósitos se perderam até hoje,e nem se perderá porque Ele e Deus,,,,,, Amém

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *