Estudos

Quem matou Golias: Davi ou Elanã? Existe contradição bíblica?

 


Em setembro deste ano foi vinculado um artigo na coluna no blogfolha, chamada Darwin e Deus, do jornalista de ciência Reinaldo Lopes, sobre o tema “Davi matou Golias. Né?

Resumidamente, o autor do artigo presume que os textos bíblicos que tratam do assunto – do nome de quem matou o gigante Golias – estão em contradição, pois segundo ele, num texto a Bíblia diz que Davi matou Golias, mas em outro texto diz que foi “Elcanã.”

Será que realmente existe realmente uma contradição bíblica? Será que Davi não matou Golias e levou toda glória de outro soldado – o tal Elcanã?

Vamos aos textos:

1ª Samuel 17:21 a 58. Essa passagem conta desde o começo como foi a luta de Davi contra Golias e como ele o matou.

2ª Samuel 21:14 a 22. Essa passagem conta como El-Hanã (em algumas traduções é Elanã, mas não Elcanã como o jornalista Lopes escreveu) também matou Golias.

1ª Crônicas 20:5 a 8 conta a mesma história de 2ª Samuel 21:19 a 22, porém, esta passagem diz que o nome do gigante é Lami, irmão de Golias.

Então existe realmente uma contradição?

Não! E não estamos tentando “maquilar” os textos para que eles se encaixem e tenham harmonia entre si para nosso contentamento, mas mostraremos o que realmente os textos falam.

Nota: Antes, é bom lembrar que a própria Bíblia nos diz como entendê-la quando surge uma questão difícil ou uma aparente contradição nos seus textos. Na verdade, é como uma “pegadinha” para aqueles que não estudam-na corretamente ou a leem sem direção do Espírito Santo e por isso caem nas suas próprias conclusões erradas, como é o caso do artigo criado pelo jornalista citado acima. Veja esse texto:

Pois é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali. Na verdade por lábios estranhos e por outra língua falará a este povo; ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; mas não quiseram ouvir. Assim pois a palavra do Senhor lhes será preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e fiquem quebrantados, enlaçados, e presos. Isaías 28:10-13

Explicações:

1º – As passagens estão relatando eventos distintos e datas distintas, ou seja, o primeiro evento – que foi a luta entre Davi e Golias – aconteceu quando o rei de Israel ainda era Saul, sendo que Davi era apenas um jovem servo. O segundo evento – que foi a luta de Elanã contra o outro Gigante filisteu – aconteceu quando Davi já era rei de Israel e Elanã era um dos soldados de Davi.

2º – Alguns teólogos acreditam que o Golias que aparece na passagem de 2ª Samuel poderia ter sido simplesmente outra pessoa com o mesmo nome do guerreiro morto por Davi, ou ter usado o mesmo nome por motivação vingativa, com intuito quem sabe, de recuperar a “honra” do guerreiro morto, visto que naquela época existia toda uma família de descendentes de gigantes que lutavam contra Israel.

3º Outros teólogos e especialistas dos textos originais em hebraico acreditam que foi apenas um erro de copista, ou seja, que a pessoa que copiou o texto de 1ª Crônicas leu errado a palavra “Achi” que quer dizer “irmão de Golias” (אֲחִי֙) no texto de 2ª Samuel, como sendo “Ét” (אֶת) o que teria gerado essa confusão. O copista provavelmente não conseguiu ler o texto original por estar parcialmente ilegível, pois pode-se ver que as palavras são quase idênticas (אֲחִי֙) e (אֶת). Isso pode realmente ter base ser lermos com atenção o texto de 1º Crônicas 20, versículo 5, o qual diz que Elanã feriu a Lami, irmão de Golias.

Outro pequeno “erro” de copista de 2ª Samuel está no nome do pai de Elanã, que se chama “Jair“. Nesse texto, o seu nome é ”Jaaré-Oregim” (אֹרְגִֽים׃), “Oregim” que significaria “filho dos tecelões” (ben Yaarey oregim). Então “Jaaré” seria apenas uma variação do nome “Jair“, sem muitas explicações, assim como Saulo é uma variação de Saul.

Conclusão

Podemos dizer que a Bíblia se contradiz? Obviamente que não. Existiria contradição se os textos tratassem do mesmo evento e sobre os mesmos personagens, mas vimos que não é o caso. Lembremo-nos do texto de Isaías 28:10-13. Portanto, quem matou Golias foi Davi, sendo que Elanã matou o irmão de Golias.


Referências:

Davar Elohin – Quem matou Golias: Davi ou Elanã?

Sola Scriptura – 2Sm 21:19 – Quem matou Golias? El-Hanã matou a quem?

Imagem fonte: CDN1 Art Station

22 thoughts on “Quem matou Golias: Davi ou Elanã? Existe contradição bíblica?

  • Rogério Silva

    Amém amados! É isso aí…

    Só mais uma coisa amados! Vocês conhecem a história daqueles quatro jovens, Daniel, Hananias, Misael e Azarias, pois é que maravilhoso é o “DEUS” deles, aliás nosso “DEUS” , pois ele também é meu “DEUS” , meu amado “Senhor”.

    Ah! E aquela outra de Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, pois é maravilhosa história não é! Pois é! Este é meu “DEUS”, quão maravilhoso é este “DEUS”, o meu Senhor…

    Perceberam amados! A mesma história contada em visões diferentes, em perspectivas diferentes, Cristã-Judaica-Hebraica, e Babilônica… Muitas vezes é isto que acontece amados… Assim também é feito com os Evangelhos… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
    • Lucas

      Se houve o erro do copista, então ela se contradiz. Seria quase impossível que uma cópia da cópia da cópia não demonstrasse as falhas humanas expostas no papel. Se inspirada por Deus, não poderia haver as confusões que estão presentes em muitas passagens. Há várias divergências em Matheus que “historicamente” não são comprovadas, (como a mortandade de crianças). Ramá chorando seus filhos pois já não existem… < esta passagem refere-se a um contexto totalmente diferente do aludido por Matheus. Em Jeremias 31:15 Deus responde a Ramá: Assim diz o Senhor: reprime a voz de choro, e as lágrimas de teus olhos, porque há galardão para o teu trabalho, diz o Senhor, pois eles voltarão das terras do inimigo. E há esperança no derradeiro fim, para os teus descendentes, diz o Senhor, porque os teus filhos voltarão para o seu país” Jr 31: 16:17. Então, concluímos que há divergência sim esta inserida pelo próprio homem. Há uma passagem que Jesus é comparado a estrela alva da manhã, contudo, Lúcifer também é representado assim:Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra tu que prostravas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. Contudo levado serás ao Seol, ao mais profundo do abismo,

      Resposta
      • Galán

        Lucifer não é o nome do Diabo, lúcifer é uma tradução errada de estrela da mãe, Lux + fero,ou seja estrela da mãe, Jesus também é um lúcifer, ou seja estrela da mãe

        Resposta
  • FLAVIO JOAO CASTRO

    Somente suposições para tentar explicar o inexplicável: há uma contradição, como tantas outras.

    Resposta
    • Laura Abreu

      Não seja ATEU….Um dia estarás diante do CRIADOR!

      Resposta
  • ricardo medeiros

    A tentativa foi boa, mas não convenceu. A Bíblia diz que toda escritura é obra de inspiração do espirito santo, se assim fosse, como deus permitiria tais erros de cópias? Que deus é esse que não zela pela sua própria palavra?
    Se houve erros, isso prova que a bíblia não é palavra coisa nenhuma de deus!
    As estórias da bíblia não passam de invenções ou mentiras!
    Só a existência de gigantes já prova o quanto essa estória de Davi é uma farsa!
    Como uma pedra lançada romperia um capacete de metal que supostamente protegeria a cabeça do tal gigante?

    Resposta
    • carlos garibaldi batista

      Shalon Adonai.
      Meu prezado companheiro.
      Não precisamos defender a autenticidade da Bíblia.
      Tudo é uma questão de fé.
      Coisa que ao meu ver o irmão não tem.
      Mas ..alerto o nobre amigo que até mesmo cientificamente podemos comprovar a existência de Deus .
      Mas existindo Deus ou não…segundo sua ótica,ELE te ama e enviou seu Filho Jesus para nos salvar e dar nos a condição de sermos chamados filhos de Deus ,portanto,herdeiros de suas promessas.E isto inclui você! Isto mesmo …Você!
      Louvado seja Deus pai,,Deus filho e Deus Espírito Santo.
      O verbo se fez carne e habitou entre nós !
      E o verbo era Deus !
      Querendo você ou não !
      Deus é real !
      Acredite meu amigo !
      Vou orar para que você possa ver e sentir o que nós ,Cristãos ,sentimos!
      Deus seja contigo !

      Resposta
    • Galán

      Você claramente não conhece a história, diversas passagens bíblicas já foram comprovadas históricamente. Não estou claro dizendo que milagres ocorreram

      Resposta
  • ricardo medeiros

    Vc está equivocado há sim traduções com o nome Elcanã. A história dos hebreus de Flávio Josefo, por exemplo, apresenta o nome desse personagem escrito como Elacanã!
    Suas tentativas, portanto, para desmerecer o artigo e manter a inerrância da Bíblia, foram por água abaixo!
    A contradição é terrível, em dos textos é dito que quem morreu foi o próprio Golias de Gate, já em outro quem teria morrido foi o irmão desse Golias.
    Mesmo que mitiguemos esse erro e admitamos que o que houve foi um erro de cópia, isso de forma alguma serviria de argumento forte e convincente, pois os copistas faziam consultando ao mesmo tempo suas cópias originais. Seria mais ou menos um copia e cola.
    Não tinha como eles cometerem esse suposto erro de cópia. O que houve foi um copista inventando um novo relato de forma proposital.

    Resposta
    • Marcos Rodrigues

      Sou Teólogo e a sua afirmação Ricardo está correta quem mata Golias é Davi e quem mata Lami e Elanã, Golias era gigante os outros hora mencionados em segunda Samuel eram filhos de gigantes segunda Samuel 21 ver 16 compare o peso da lança de Golias e a de Isbi – Benobe por hoje é só !!

      Resposta
      • MARIA ELISA MEDEIROS RAMALHO

        Desculpa o Sr Marcos Rodrigues, mas não é segunda Samuel, porque é livro, e sim, segundo Samuel.

        Resposta
        • fake

          Quero crer que seu propósito seja apenas corrigir a grafia daquele…(aponto mais erros…HORA MENCIONADOS…SEGUNDA SAMUEL),todavia,creio que sua insinuação é outra.

          Resposta
  • Rosângela

    Muito boa explicação, clara, objetiva e direta. Com a bíblia na mão, ficou ,ais fácil ainda. Davi matou Golias e Elanã matou Lami.

    Resposta
  • Jonas Evandro Mota.

    A meu ver não existem contradições mas sim erros de tradução Elhanan segundo conta era irmão de Golias da província de Gate outro detalhe diz que um soldado de Davi matou um gigante que possuía uma anomalia genética tinha 6 dedos em cada mão. ESSA ANOMALIA É VISTA EM HUMANOS E ANIMAIS ATÉ HOJE.

    Resposta
  • volnei brum

    QUANTA MATANÇA E A POLICIA COMO SEMPRE NÃO FEZ NADA,O MUNDO É QUE É POR CAUSA DOS CANANEUS.

    Resposta
  • gilvan

    quero parabenizar pela a explicação

    Resposta
  • Mario Cesar Santos de Sousa

    Muito boa sua pesquisa e irrefutável , irrefragável e irretorquível conclusão.

    Resposta
  • Jonas

    Eu n acho q a Biblia se contradiz acho q os teólogos querem puxar daqui puxar dali pra tentar explicar oq se entende por meio de fé.
    O homem natural n compreende as coisas espirituais.

    Resposta
    • matias rodrigues da silva

      Deus é maravilhoso

      Resposta
  • Carlos Roberto Dos Santos

    Dicordo totalmente QUANDO dizem que David JÁ era rei no segundo caso é SÓ ler o CAPÍTULO de 2 Samuel 21 e Vera que Saul AINDA era Rei.

    Resposta
  • Manuel messias da Silva Mota e n

    Desde mais novo soube que foi David quem matou Golias, o relato mostra isso só foi possível com a ajuda de Deus , porque foi direcionado por Deus
    Ao lança a pedra sobre a teste do gigante Golias que penetrou no lugar certo parece ter sido guiada por uma força invisível.

    Agora veio a dúvida sobre quem realmente matou Golias fiquei confuso sem saber em que texto devo acreditar.

    Resposta
  • André Galli

    Meus amigos as escrituras sim são santas , já o livro que conhecemos como bíblia não!!! A milhares de erros heresis e paganismo dos Deuses da babilônia e da Grécia.
    Eh só estudarmos sobre o concílio de niceia, oque aconteceu lá com as escrituras e ver oque Constantino fez !! Um dos maiores erros na minha opinião foi a separação do velho e novo testamento, onde coloca o salvador ‘Jesus’ como muitos conhecem por esse mome no novo testamento.
    ‘Jesus’ veio no antigo testamento e não no novo, um testamento só tem validade quando o testador morre sem validade antes disso, pois bem , na morte do Salvador começou o novo testamento ao qual foi nos dado o nome de graça!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *