Ciência/Religião

A ciência confirma o relato bíblico da criação: Mistério da origem da água na Terra foi desvendado

 


Em vez de chegar mais tarde por impacto de um cometa, as águas da Terra já devem ter existido desde o nascimento do nosso planeta.

A água que torna a Terra um majestoso mármore azul estava aqui desde o momento do nascimento de nosso planeta, de acordo com um novo estudo de meteoritos antigos.

No princípio criou Deus o céu e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.  Gênesis 1:1-2

De onde é que os oceanos vêm?

O estudo liderado por Adam Sarafian do Woods Hole Oceanographic Institution (WHOI) em Woods Hole, Massachusetts, descobriu que os nossos mares podem ter aparecido muito mais cedo em nosso planeta do que se pensava anteriormente.

O estudo volta para trás o relógio sobre a origem da água da Terra em centenas de milhões de anos, para cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, quando todos os planetas do sistema solar interior ainda estavam se formando.

Os cientistas suspeitavam que o nosso planeta se formou de forma seca, com impactos de alta energia criando uma superfície derretida. A água viria muito mais tarde – foi o pensamento, graças a colisões com cometas e asteroides cheios de água (molhados).

Algumas pessoas têm argumentado que quaisquer moléculas de água que estavam presentes quando os planetas ainda estavam se formando teriam evaporado ou sido sopradas para o espaço, disse o coautor do estudo Horst Marschall , geólogo WHOI.

Por essa razão, segundo ele, os cientistas pensavam que “as águas de superfície, tal como existe em nosso planeta hoje, devem ter vindo muito, muito mais tarde, centenas de milhões de anos mais tarde.

Origens antigas

Mas ninguém tinha certeza. Para fechar o momento exato da chegada da água na Terra, a equipe de estudo voltou-se para a análise de meteoritos, que se pensa terem se formado em diferentes momentos da história do sistema solar. Primeiro, eles olharam para meteoritos chamados de condritos carbonáceos, que foram datados como os mais antigos conhecidos. Eles provavelmente se formaram no mesmo período que o Sol, antes dos primeiros planetas.

Em seguida, eles examinaram os meteoritos que se originaram (conforme se pensa) a partir do grande asteroide Vesta, que se formou na mesma região como a Terra, cerca de 14 milhões de anos depois do nascimento do sistema solar.

Esses meteoritos primitivos se assemelham em massa à composição do sistema solar,… Eles possuem muita água, e por isso, foram selecionados antes como candidatos para a origem da água da Terra. disse Sune Nielsen do WHOI, co-autor do estudo

O asteroide de água Vesta
Pólo sul do asteroide Vesta: foto da sonda Dawn da NASA.
Pólo sul do asteroide Vesta: foto da sonda Dawn da NASA.

Medições da equipe mostraram que os meteoritos provenientes de Vesta tem a mesma química que os condritos carbonáceos e rochas encontradas na Terra. Isto significa que os condritos carbonáceos são os mais propensos a fonte comum de água.

O estudo mostra que a água da Terra provavelmente se expandiu ao mesmo tempo com a pedra,(…) O planeta foi formado como um planeta molhado com água sobre a superfície, disse Marschall.

Embora os autores não descartem a possibilidade de que parte da água que cobre 70% da Terra hoje possa ter chegado mais tarde, suas descobertas sugerem que havia água suficiente aqui para a vida ter começado mais cedo do que se pensava.

Sabendo que a água chegou mais cedo para o interior do sistema solar, isso também significa que os outros planetas interiores poderiam ter sido molhados antigamente e ter evoluído algum tipo de vida antes de se tornarem os ambientes agressivos que são hoje, explica Nielsen.

 

Referências:

National Geographic – Mystery of Earth’s Water Origin Solved

Artigo científico publicado na revista de periódicos científicos Science: 31 de outubro de 2014 / Vol. 346 no. 6209 pp. 623-626 / DOI: 10.1126/science.1256717

Imagem topo fonte: Reprodução Google

NotaEm outro artigo, mostramos que a ciência também confirmou o que já havia sido relatado no texto bíblico a respeito das “Águas do Abismo“, citadas na história do Dilúvio Universal. Ou seja, confirmando que teria água suficiente para uma grande inundação como explicitada na Bíblia: Terra pode ter Oceano subterrâneo três vezes maior que na superfície, aponta nova pesquisa

Pouco a pouco a ciência está comprovando o que nós cristãos já sabíamos, mas que o mundo inteiro precisa entender: Deus é o Criador de tudo, o Arquiteto Supremo do Universo. Amém!

Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis.  Romanos 1:19-20

One thought on “A ciência confirma o relato bíblico da criação: Mistério da origem da água na Terra foi desvendado

  • Francisco Thomé

    Assim como não podem confirmar a inexistência de um ser superior, também não possuem nada que diga ao contrário com materialidade para se apoiar, no entanto tudo que se encontra no universo revela a existência de uma inteligência superior, é quase uma falta de inteligência achar que formações tão complexas aconteceram ao acaso, não posso negar, pois pessoalmente presenciei manifestações de seres espirituais e fatos físicos dos quais, tenho certeza pois minha adolescência e parte já adulto convivi com esses fenômenos, e provas só através do testemunho de pessoas que conviveram comigo, através desses fatos, não posso duvidar, que pra mim é mais do que lógica, se há a existência de seres sobrenaturais, e falo de espíritos e não de alienígenas, isso me dá total certeza também que há um Deus criador.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *