Estudos

A primeira de todas as profecias: A semente da mulher

 


No livro de Gênesis, vemos um resumo da história da criação de Deus: o Universo, a Terra, e o ser humano. Mas existe um trecho neste livro que para muitos de nós passa despercebido, ele está em Gênesis 3:15. Neste trecho, Deus tem um breve diálogo com a serpente (Satanás) e com a mulher (Eva), e fala algo muito impressionante, Ele fala sobre a “Semente da Mulher“.

O que seria essa Semente da Mulher?

Hoje em dia, parece meio óbvio para quem estuda a Palavra de Deus que este trecho de Gênesis 3:15 fala que a “semente da mulher“, ou seja, que a “descendência de Eva” seria inimiga da “semente da serpente“, ou seja, a “descendência da serpente“, serpente esta que na Bíblia é representada por Satanás (ver Apocalipse 12:9 e Apocalipse 20:2). Porém, existe algo proposital neste texto que precisamos analisar com calma!

Quando lemos esse trecho de Gênesis 3:15, podemos interpretar de algumas formas:

1º: Que toda a descendência de Eva, ou seja, todos os seres humanos oriundos dela, seriam inimigos de Satanás e de sua descendência, que são seus anjos caídos;

2º: Que dentre a descendência de Eva, haveriam aqueles que seriam servos fiéis de Deus e, por isso, seriam inimigos de Satanás;

3º: Que a expressão “da semente da mulher” não significa que seria a descendência de Eva e sim que de uma outra mulher no futuro, viria aquele que pisaria a cabeça da serpente e sua semente.

Em qualquer um dos casos, vemos a expressão “semente da mulher” e é nesta expressão que está uma coisa extraordinária, e que vamos entender no decorrer do artigo.

A palavra “semente”, com relação a forma vegetal, é o óvulo maduro e já fecundado das plantas gimnospermas ou angiospermas, que serão fertilizados na terra, água, ou local propício a formação posterior de um vegetal maduro.

Mas, quando tratamos da mesma “semente”, com relação as espécies animais, e nesse caso, o ser humano, estamos falando do “Sêmen” ou “Esperma“, e precisamos entender melhor o que é isso.

O esperma (do grego: sperma – “semente”) (sémen – português europeu) ou sêmen (português brasileiro) ou זרע (hebraico) é o fluído orgânico produzido pelos machos de muitas espécies de animais para transportar os espermatozoides até o local de fertilização na fêmea.

Resumindo: Conclui-se então que a “semente humana” só é proveniente do macho da espécie, o homem.

Mas, será que Deus estava mentindo? Dizendo uma coisa que não pode existir?

Existe uma contradição entre o relato bíblico e a ciência? Como pode ser que exista a semente da mulher sendo que sabemos comprovadamente pela ciência que a semente só vem do homem?

É aí que entra a perfeição da Palavra de Deus e de suas obras que sempre são estabelecidas!

O evangelho de Lucas, capítulo 1, do versículo 26 em diante é relatada a aparição do anjo Gabriel à jovem Maria. E este anjo vem com uma notícia que deixa até a agraciada Maria perplexa, pois ele diz que a moça ficaria grávida de um filho, mas que este filho não necessitaria da relação sexual entre ela e um homem, pois este filho seria vindo do próprio Deus, e que Seu Espírito faria esse milagre.

Aqui entendemos então que a profecia de Deus em Gênesis 3:15 se cumpriria nessa obra, ou seja, haveria apenas necessidade de uma mulher para que uma criança pudesse ser formada em seu ventre, isso é a “semente da mulher“. Mas a profecia continuava dizendo que esse descendente (Jesus) da mulher feriria a cabeça da serpente (satanás) e esta serpente lhe feriria o calcanhar. Vamos entender isso melhor abaixo!

O milagre deve ser completo ou Deus não mostraria sua perfeição

Aqui vai outra coisa fascinante:

Mesmo que uma mulher pudesse gerar por si só, em seu ventre, um ser humano completo, sem a necessidade do “sêmen” ou “semente” do homem (impossível cientificamente), e sem a intervenção divina, haveria um outro problema: a própria natureza da mulher.

A mulher apresenta em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XX e produzem apenas um tipo de gameta, com cromossomo X. Resumindo, a mulher só poderia gerar um ser humano do sexo feminino e nunca do sexo masculino.

O homem por sua vez, apresenta em suas células somáticas um número par de cromossomos do tipo XY e produzem dois diferentes gametas, X e Y. Neste caso a proporção de 50% de machos e 50% de fêmea se mantém, pois os cruzamentos envolvem indivíduos XX cruzando com XY. Simplificando: só com a união dos cromossomos masculino e feminino é que poderia ser gerado um ser humano do sexo masculino e feminino.

Porém, voltando a questão da “semente da mulher“, entendemos que existe um milagre completo com relação a gravidez de Maria, pois se fosse apenas pela natureza dela, como vimos acima, Jesus seria uma mulher, mas mesmo assim, através da “semente dela” e do Espírito Santo, foi gerado um ser humano do sexo masculino – Jesus Cristo.

E que seria um menino e não uma menina que viria da parte de Deus, isso já havia sido profetizado também em outros livros da Bíblia, como por exemplo, no livro de Isaías 9:6.

Quem é cristão sabe que ao padecer e morrer na cruz, Jesus Cristo tomou sobre si todos nossos pecados e retirou a chave da morte das mãos de satanás, ou seja, aquilo que parecia ser o final, ou a vitória de satanás (a ferida no calcanhar), na verdade seria a vitória de Cristo sobre as forças de satanás e seus servos (a ferida na cabeça da serpente).

Talvez, não sabemos, mas supomos, que Satanás nunca imaginaria que o próprio Deus viesse em forma humana  e que se faria carne como nós e que se sujeitaria as mesmas coisas que nós passamos para demonstrar Seu amor e para que todo aquele que crê em Jesus seja salvo e não seja descendente de satanás que já está julgado a perdição eterna. (ver João 1: 1-18 e João 3:16-17)

Mas o que satanás não sabia era que Deus já havia preparado um plano desde antes da criação do homem na Terra, pra que se este pecasse, houvesse um meio de salvá-lo, conforme está descrito no livro de Apocalipse 13:8 e que está conectado com Gênesis 3:15.

Conclusão

Fica aqui provado que a palavra profética do próprio Deus se cumpriu na milagrosa gestação, nascimento e vida de Jesus Cristo. Como dito no começo do artigo, o texto em Gênesis 3:15 muitas vezes passa despercebido, mas como vimos, tudo na Palavra de Deus é maravilhoso e todas as suas obras são perfeitas e se cumprem.

 

13 thoughts on “A primeira de todas as profecias: A semente da mulher

  • Pingback: A Bíblia – porque ela é incomparável? – Raciocínio Cristão

  • Waltair Brito Júnior

    Glorifico a Deus por sua grandeza e fidelidade, instruindo homens ao profundo conhecimento de sua palavra. Nunca de fato tinha atentado para este detalhe da profecia, mas me alegrei muito em hoje ter alcançado o entendimento aqui revelado. Que Deus continue abençoando grandemente aos seus filhos, a todos os que produzem este trabalho. Obrigado Deus, obrigado irmãos!

    Resposta
  • Raimundo Nonato

    De pleno acordo Varão. Por isso que sempre solicito a meus líderes que façamos reuniões para estudarmos juntos a Santa Palavra do SENHOR JESUS.

    Resposta
  • Luzinete Farias da Siva Fonseca

    A forma que trata Deus a serpente, no meu intendimento, fala de uma pessoa, não de um ser com ponta e calda, quanto a Adão é Eva vejo como igreja, não moravam na forma normal como todos nós na terra, foram expulsos de algum lugar para a terra, e daí tiveram relações, onde viviam não tiveram relação, e fica claro a versão por parte da palavra, e no futuro futuro Paulo fala a esse respeito, corpos espirituais, e corpos terrestre, quanto a Maia gerar um filho ainda virgem não quer dizer que Jesus tenha sido gerado sem a semente do homem, quando é sitado suas descendências, hoje em dia qualquer mulher independente da idade pode ter filhos por inseminação, e para concluir o que digo, Adão não teve mãe, uma mulher que veio a lhes pari, Adão, e Eva é uma criação unicamente de Deus, nós os terrestres criados por mais pessoas ao dizer Deus, façamos o homem a nossa imagem semelhança, frutificai e Multiplicai-vos, por isso da igreja católica pregar a a trindade, quando no futuro, se encontra nas palavras, que J que se refere a Jesus, Pai lembro-me quando estava junto a ti se referindo a criação, e disse mais que de todas a que foi o homem. Quanto a palavra cobra, satanás não quer dizer ser a cobra que rasteja, que pelo meu intendimento, se satanás tivesse sido jogado para a terra, seria para nos atentar, e sendo assim não teria nada errado.

    Resposta
  • Pingback: Imprinting genético: até o embrião sabe o papel diferente de pai e mãe

  • Adriano Marçal da Silva

    Essa interpretação foi muito profunda parabéns

    Resposta
  • Kerley pessoa

    Q estudo edificante aprendi muito com a explicação da semente da mulher nosso salvador….. Glória a Deus

    Resposta
  • mauricio bento

    gostei muito boa sua explicação e também muito esclarecedora, muito obrigado pois e trouxe muito esclarecimento um artigo que estou escrevendo

    Resposta
  • Rose Mara Braz da Silva Andrade

    Muito edificante

    Resposta
  • José Fernando

    Excelente estudo da palavra. No entanto fiquei com uma dúvida. “Deus havia criado um plano antes da criação do homem” A primeira profecia à esse respeito, em Gn 3.15, foi feita depois da queda do homem. Antes da fundação do mundo, sim. Pois a terra ainda não estava habitada. Ou seja, o homem não cumpriu o mandato de Deus. Não se multiplicou e nem havia enchido a terra. Não quero dizer que isso esteja correto, mas está aberto ao exames. Abç.

    Resposta
  • Domingos

    Gostei muito de ter estudado essi conteúdo parabéns.

    Resposta
  • Claudirceu Marra

    Os seres humanos, descendentes de mulher, perseguem serpentes , pisam sua cabeça. As cobrinhas, descendentes das serpentes geralmente atacam os homens no calcanhar. Visão pelo lado da natureza.

    Resposta
  • Nicéia Querino Arcos

    Amém irmão, excelente estudo! Porém, nós sabemos sim sobre o fato de satanás não saber que o próprio Deus viria em forma humana, e isso não é uma suposição… Nós vemos que desde o início do mundo, satanás usa pessoas para matarem os bebês meninos que nasciam depois da promessa de Deus que o Salvador viria, e com a vinda de Jesus não foi diferente, satanas usando pessoas para perseguir a todos os bebês meninos que estavam pra nascer, essa é a certeza a que temos que o fiabo não sabia por quem viria a nossa salvação! Um grande abraço!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *