Estudos

Deus criou o mal?

.


Uma das principais razões pelas quais os ateus/céticos rejeitam a existência de Deus é a presença do mal no mundo. Eles argumentam que se existisse um Deus perfeito, Ele não criaria um mundo em que o mal existe. Eles também afirmam que se Deus criou tudo então, Deus também criou o mal.
Alguns críticos da religião afirmam que a Bíblia mostra dois tipos de Deuses, o primeiro seria o do Antigo Testamento (Yahweh, ou Yehovah) que na concepção deles seria um Deus violento, maldoso e desprovido de perdão. O Segundo é o do Novo Testamento (Yeshua) que segundo eles foi exatamente o oposto, sendo pacífico, amável e extremamente provido de perdão. Aliás, eles citam os próprios versículos da Bíblia, para “provar” que Deus seria mal, pois Ele mesmo teria criado o mal, veja:

Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas. (Isaías 45:7) versão Almeida C.R.F

Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito? (Amós 3:6) versão Almeida C.R.F

 Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem? (Lamentações 3:38) versão Almeida C.R.F

Será mesmo? De acordo com esses textos, Deus seria mal?

Antes de tudo, devemos lembrar que a tradução bíblica para português traz alguns “incômodos” quando tratamos de assuntos mais complicados e de difícil entendimento. Por isso, é extremamente importante que, para esses assuntos, busquemos o entendimento dos textos originais, ou pelo menos as versões traduzidas mais próximas ao texto original. Assim, na maioria das vezes conseguimos resolver o “problema“.

Devemos lembrar que os hebreus e até mesmo os primeiros cristãos, entendiam ou expressavam-se de forma um pouco diferente da nossa sobre certos aspectos da vida e de Deus. Iremos entender isso mais adiante.

O que as traduções mais recentes informam sobre os mesmos versículos acima:

Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas. (Isaías 45:7) Nova Versão l Internacional

Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o SENHOR a tenha mandado? (Amós 3:6) Nova Versão Internacional

Não é da boca do Altíssimo que vêm tanto as desgraças como as bênçãos? (Lamentações 3:38) Nova Versão Internacional

Por que foram trocados os termos “mal” nas traduções antigas pelo termo “desgraça(s)” nas traduções modernas?

Foram trocados devido as revisões críticas textuais, que buscaram usar o que realmente as palavras queriam expressar no tempo e no contexto social/cultural/linguístico em que foram escritas.

Diferença entre Mal moral e Mal natural

Existem pelo menos dois tipos de males, o mal moral e o mal natural.

Pelo que entendemos sobre Deus, o mal moral seria algo totalmente contrário a sua própria “natureza” perfeita, pois o mal é algo imperfeito. Deus jamais poderia “criar” o pecado sem com isso comprometer Seu caráter justo e santo. Por exemplo: Deus não prejudicaria alguém somente para obter algo que O beneficiasse. O ser humano sim faz isso constantemente, ou não?

Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal. Salmo 5:4.

Mas Deus pode permitir que calamidades exteriores sobrevenham a uma pessoa ou nação para discipliná-las com propósitos redentivos (ver Ap 3:19) ou mesmo punitivos (ver Ap 21:8), este então seria o mal natural.

Sobre Isaías 45:7 – A palavra “mal” (no hebraico é ‘ra ) aparece no verso 7 em contraste com o termo “paz” (hebraico shalom), e refere-se, aqui, não à natureza moral interior de uma pessoa, e sim a calamidades exteriores. Por exemplo: se lermos o contexto posterior de Isaías 47:11, veremos que o termo “mal” se refere à “desolação” e às “calamidades” que Deus permitiria vir sobre os babilônicos por não terem se arrependido dos pecados deles! Vejam:

Pelo que sobre ti virá o mal que por encantamentos não saberás conjurar; tal calamidade cairá sobre ti, da qual por expiação não te poderás livrar; porque sobre ti, de repente, virá tamanha desolação, como não imaginavas.

A palavra hebraica para designar mal em todos os versos citados no começo do artigo é ‘ra e pode significar: “mal moral“, “natureza perversa“, “males como inundações, terremotos, tempestades“. Mas, nesse contexto, ao entendermos sobre do que se trata os versículos citados, concluímos que são consequências do mal que os próprios seres humanos causaram ou buscaram, ou seja, a consequência seria o mal natural ou mal físico.

Também como dito no começo do artigo, sobre a forma que os judeus e cristãos antigos entendiam ou expressavam-se, podemos compreender o idiomatismo hebraico (forma como os hebreus se expressavam) que apresenta Deus fazendo coisas que na verdade, Ele não impede de acontecerem. Esse é o caso de 1 Samuel 16:14.

Conclusão

Quando entendemos o termo no original e a forma como o hebreu se expressa (apresenta Deus a fazer algo, mas, que na verdade Ele não impediu, Ele permitiu), conseguimos entender tais questões difíceis. E, quando lemos o contexto geral das Escrituras, concluímos que Deus realmente não é o autor do mal moral, mas sim que Ele permite que calamidades e desolações sobrevenham a pessoas, grupos ou nações rebeldes. Há também calamidades naturais como por exemplo: seca, inundações, furacões, glaciação, etc… que são ocorrências naturais do planeta, as quais estamos expostos. Pelo que lemos na Bíblia, Deus não altera o clico natural da natureza, porém em casos específicos como relatado na história de José (do Egito), Ele fez com que seu povo e toda a região do Oriente Médio conseguisse suportar a grande seca que viria, mas Ele mesmo não fez com que a seca não viesse, apenas deu uma opção para que o povo não perecesse naquela situação.

Abaixo relacionamos alguns vídeos interessantes para melhorar seu raciocínio sobre este tema:

Referências:

Evidence For God;

Novo Tempo

Imagem fonte: Reprodução Google

88 thoughts on “Deus criou o mal?

  • patricia

    Não entendi. Se Deus apenas permite o mal. Porque em Isaias 45:7 ele diz: Eu crio? Ele não poderia dizer eu permito? Não é apenas a forma de os hebreus se expressarem como foi concluído porque nesse caso é o próprio Deus quem está dizendo. Assim diz o Senhor…

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Querida, tudo bem?
      Isso está explicado no próprio artigo… você chegou a ler todo ele?

      Abraços

      Resposta
      • Ricardo

        Enrolou, enrolou, enrolou e nao me convenceu. Deus é infinito e criou todas as coisas, entao criou o mal também. Nao tem como escapar dessa contradicao. Mas tenho fé que um dia Ele me de a correta resposta

        Resposta
        • Raciocínio Cristão (admin)

          Quem convence é o Espírito Santo amigo, se Ele não o convenceu, é porque ou estamos errados ou porque não é o momento. Mas, outras pessoas já entenderam o que escrevemos. Você tem pleno direito de concordar ou discordar.
          Deus abençoe-o. Abraço!

          Resposta
          • NSEI

            engraçado vcs falam coisa com coisa como uma forma de dá uma lógica mínima para seus pensamentos . E no final de toda essa enrolação, falam “o espírito santo convence” como se estivesse afirmando : “se n entendeu é pq vc n acredita” . Muito bom…

        • Jose Agnaldo Celestino dos Santos

          . O mal não é uma “coisa”, como uma pedra ou a eletricidade. Você não pode ter um pote de mal! Mas o mal é algo que acontece, como o ato de correr. O mal não tem uma existência própria, mas na verdade, é a ausência do bem. Por exemplo, os buracos são reais, mas somente existem em outra coisa. À ausência de terra, damos o nome de buraco, mas o buraco não pode ser separado da terra.

          Resposta
        • Milena

          No meu entendimento, o Mal é ausencia de Deus, assim com a escuridao é ausencia de Luz. Deus odeia o Mal no seu sentido maior , de destruiçao da Alma, e nem tudo é permissao de Deus. Deus com seu imenso amor , nos exorta, nos convida à correçao através de alguns acontecimentos. Muitas vezes achamos a correçao negativa, mas os frutos falarao, isso é Amor!!! Podemos ler em Proverbios muito sober Este AMOR DE DEUS! Que permite certos acontecimentos para nosso bem. O que nao gerou frutos de amor , mudança de vida , Paz , nao vem de Deus e muito menos açao de Deus. Deus nao criou o Mal, no seu sentido real , o Mal so Gera destruiçao e em Deus nao há Mal algum! Pela liberdade que Ele nos Deus, somos livres para Adora lo e por isso , penso eu , que nos corrige a todo tempo pq sabe que por causa da nossa liberdade somos suscetiveis ao erro , Como Uma criança que nao sabe ainda andar, comer sozinha, e que nao seja capaz de sobreviver sozinha sem uma Mae e um Pai para conduzi -la.

          Resposta
          • Edyn

            “O bem e o mal são soluções de uma equação diferencial que cria o universo e explica a própria bíblia e ensinamentos dela.”

        • marcos

          O mal não é algo material amigo. o mal é escolha!! O mal é uma possibilidade concreta a partir do livre-arbítrio. O mal nada mais é do que a ausência de Deus em nossas atitudes!!

          Resposta
    • Eurípedes Cabral de Araújo

      Se no jardim do éden foi plantada as árvores do conhecimento do bem e do mal. com toda certeza elas foram criadas por um DEUS.
      Então este Deus é o criador do mal.

      Resposta
      • Rosana Chagas

        Deus tinha um propósito ao criar o bem e o mal. Testar a obediência do homem. Então quem de fato concretizou o mal para o mundo foi a ganância do homem em querer ser igual a Deus. E quem não se a repeder de tal fato jamais será de Deus.

        Resposta
        • Paula

          Não pode Deus querer criar o mal senão ele não seia bom.

          Resposta
        • Possebon

          Como que deus vai testar a obediência do homem? Ele sendo onisciente, não precisaria fazer testes, pois já saberia de tudo..

          Resposta
          • marcos

            Acredito em dois pontos de vista a cerca da onisciência; o primeiro é sobre o poder Dele de querer ou não saber de antemão o resultado de algo, isso estaria de acordo com o total controle de SEU poder. Nesse caso ELE escolheu não saber dos resultados ou erros humanos como no caso de Adão e Eva. Isso pode parecer estranho para alguns, mas Deus tem total controle das Suas ações. Por exemplo, quando age para destruir algo é óbvio que ELE não utiliza seu poder por completo se não ELE apenas não destruiria uma cidade, mas sim todo o universo.
            Desta forma, em alguns casos como o de Adão e Eva, Abraão (no caso de isac) ELE poderia ter não querer conhecer de antemão o resultado dos testes.

          • Edmundo

            Disseste bem, Deus é omnisciente, já sabe de tudo antecipadamente.
            O teste nada é mais do que o propósito de fazeres uma introspecção a ti mesmo, e concluires o estado em que te encontras atualmente, para promover uma mudança em ti, ou mesmo criar um impacto em ti de que estás a proceder corretamente.

        • Helena

          O que tu disseste está na Bíblia e quem já foi a alguma igreja saberia disso, e não diria que DEUS criou uma algo para machucar ou fazer mal ao homem pois DEUS tem nos como seus filhos.

          Resposta
        • NSEI

          mano se o homem é a ganância então deus errou em criar o homem . Não importa seu ponto de vista sobre o que é bem ou mal . Se realmente existisse um deus muito mais poderoso que o mal n teria lógica nos dois conviverem juntos.

          Resposta
      • Sônia Amorim Brandão

        Eu acho que Deus criou sim o mal. Mas nao significa que ele seja mal. Pq ele é Deus, portanto ele pode criar o que quiser.
        Essa resposta de que o Espírito Santo é quem convence se adequa a outra situação.
        Eu amo Deus e nao me importa se ele criou o mal.

        Resposta
      • marcos

        Não existe liberdade sem opção ou escolhas!! Deus colocou escolhas, mas quem escolheu foi o homem!! Não sei porque até hoje as pessoas fogem de suas responsabilidades de suas más escolhas!!

        Resposta
      • JANAINA

        Nos faz pensar seu ponto de vista, porém, antes mesmo de comerem do fruto, o qual daria o conhecimento do bem e do mal, Eva e Adão tiveram o mal instalado em mente e coração. Logo, entendo que o mal já era existente.

        Resposta
      • Ana Paula

        Bom dia a paz. Papai é bom em todo tempo Papai é bom. Louvado seja o nome do Senhor Jeová por tudo que tem feito e fará. Amém em nome de Jesus Cristo Cristo. Tá tudo pronto. Apocalipse capitulo22.

        Papai 👇
        E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.🤔

        Gênesis 2:9
        👉Desobediência: Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

        Gênesis 3:3

        Pois tinham escolhas! como hoje, nós temos.
        Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

        Gênesis 2:17…
        Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

        Gênesis 3:5…
        Hoje somos livres por meio de Jesus Cristo vai lá em João capitulo 14…

        Resposta
    • Rosimeure Antonia de Morais Silva E SILVA

      É Deus mesmo que cria o mal. Só que é importante entendermos a diferença entre Mal com L e Mau com U. Esse mal é contrário de bem. com U é contrário de bom. Quando Deus diz, Eu crio o mal, são aqueles que se referem à males como doenças e calamidades naturais como terremotos, vulcões, enchentes. Esses males são criados por Deus sim, para que o homem consiga se enxergar e se arrepender dos erros que comete, inclusive com a natureza.

      Resposta
      • Carlos Martins

        O Bem nunca vai existir se O Mal não for antônimo dele. Então quem cria o Bem também cria o Mal.

        Resposta
    • NEI BRASIL CAVALCANTE

      SIM AMIGO LEITOR , DEUS CRIOU O MAL E O BEM , TUDO EMANA DELE . ELE SE UTILIZA DESSAS DUAS GRANDEZAS PARA FIRMAR SEUS PROPÓSITOS INFINITOS E MODIFICAR AS COISAS . DEUS É SOBERANO E FAZ O QUER SEM DAR SATISFAÇÃO A NINGUÉM . ELE CRIOU O MAL E O BEM SIM , E ESTAS GRANDEZAS OBEDECEM ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE A ELE . DEUS É SOBERANO E ÚNICO ETERNAMENTE .

      Resposta
      • vado

        É o rei desorientado… sem noção do que pode e que não pode…

        Resposta
      • ALAIN DELLON AQUILLA

        CONCORDO CONTIGO, CARO AMIGO CAVALCANTE…POIS SE DEUS TÁ NO CONTROLE DE TUDO E CRIOU TODAS AS COISAS, ENTÃO, TANTO O BEM COMO O MAL ESTÁ NOS SEUS PLANOS. ( Leia Eclesiastes 7: 13,14, 18….Proverbios 16:4. ….1 Samuel 2: 6,7….. Romanos 9: 17,18…..Nós sabemos que Deus faz com que todas as suas obras cooperem para o bem daqueles que amam a Deus, os que são chamados segundo o Seu propósito; (Romanos 8: 28.) Pois o verdadeiro Deus julgará todas as ações, incluindo todas as coisas ocultas, e determinará se são boas ou más.(Eclesiastes 12: 14.

        Resposta
      • Jonas madureira

        Exato , só que e difícil de explicar pq as pessoas são riquíssima em opinião e mendigos no conhecimento da Bíblia !

        Resposta
    • AIRTON RIEN

      HOUVE UMA REVISÃO DO TEXTO, PARA QUE FICASSE DE ACORDO COM O CONTEXTO EXISTENTE… VEJA AS NOVAS ATUALIZAÇÕES

      Eu formo a luz e crio as trevas, promovo a paz e causo a desgraça; eu, o Senhor, faço todas essas coisas. (Isaías 45:7) Nova Versão l Internacional

      Quando a trombeta toca na cidade, o povo não treme? Ocorre alguma desgraça na cidade, sem que o SENHOR a tenha mandado? (Amós 3:6) Nova Versão Internacional

      Não é da boca do Altíssimo que vêm tanto as desgraças como as bênçãos? (Lamentações 3:38) Nova Versão Internacional

      Resposta
  • Andre Silva

    Muitoo bom o artigo, acabei de deixar o site como favorito para sempre estar seguindo!!! Obrigado !!!

    Resposta
  • Felipe

    então se Deus pode ver o Futuro porque então ele criou Lúcifer, se ele já sabia o que ele se tornaria?

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Por causa da justiça Dele. Deus criou a Lucifer (Satanás) bom, todo potencial para ser o melhor possível, tanto que Ele fez Luficer como o maior entre suas criaturas. Deus fez suas criaturas com todo potencial para fazer o bem, mas com a possibilidade de voltarem-se contra Ele. Isso é justiça. Deus não queria criar marionetes, robôs ou algo do tipo que não pudesse escolher, Ele nos deu o poder da escolha, mas obviamente nos mostrando o que cada lado (bom e mal) poderiam oferecer. Como Deus não é mal, não habita ou não escolhe o mal, Ele não pode apoiá-lo, assim também não pode apoiar quem se entrega ao mal, por isso, quem escolher esse lado, automaticamente está indo para um caminho onde Deus não está, e tudo que está fora de Deus, não é criado por Ele, automaticamente, não terá continuidade. Um dia acabará.

      Resposta
      • Antonio Carlos de carvalho

        Segundo a Bíblia, deus não criou Lúcifer. Lúcifer não é uma pessoa, uma entidade. Lúcifer é um “titulo”. Satanás não é Lúcifer, Essa informação sua está errada.

        Resposta
        • Rosimeure Antonia de Morais Silva E SILVA

          Quando dizemos que algo está errado, o mínimo que podemos fazer é deixar aquilo que “nos parece certo”. Você não disse nada.

          Resposta
        • ismael ribeiro pires

          Concordo lúcifer não é um nome. lucifer é a tradução da vogata latina, que significa em português Estrela da manhã. (No hebraico heylel) O próprio Jesus se intitula de lucifer(…)
          (Ap 22:16) em algumas versões lucifer em outras Estrela da manhã.(…)

          Resposta
      • Helena

        Concordo contigo tens toda a razão Raciocínio Cristão (admin)

        Resposta
    • Victor

      Vou te dar um exemplo, um professor de faculdade chegou um dia a seus alunos e pediu para que todos eles dessem uma nota de 1 ou 10 para ele mas para anotar em um papel, ele só queria 0 ou 10, não queria 7 não queria 5, então todos os alunos deram a nota e entregaram os papéis a ele, então ele iria entregar ao diretor mas antes ele passou na sua casa e separou todos os papeis fazendo 2 fileiras, uma de 10 e outra de 0 e então queimou todos os papeis de 0 e entregou todos os papéis de 10 ao diretor e falou que essa era a nota de quem quis dar a nota. Você acha certo o que esse professor fez? Deus não faz isso, ele permite que todos façam o que quiser, mas terá suas consequencias futuras, Deus permite as pessoas dar 0 a ele, Deus permite as pessoas se rebelarem contra ele, permitiu que o Diabo fizesse o que queria fazer, porém um dia Deus vai ter que acabar com o mal, por agora TODAS as pessoas VIVAS, podem estar buscando ele e escolhendo abandonar o pecado, porque o salário do pecado é a morte, e poder estar buscando a vida que é Jesus Cristo, Deus vai permitir as pessoas serem más ou boas, porque são livres para escolher, tudo me é permitido mas nem tudo me convém, um dia Deus terá que acabar com o mal para que todos os que escolheram a Deus possa estar vivendo ao lado de Deus em um lugar que será perfeito, sem dor, morte, sofrimento, nem nada assim, será perfeito.

      Resposta
      • ROBSON ALVES

        Por que então Deus endureceu o coração de faraó? Inerferindo na escolha?

        Resposta
        • Antonio Lucas

          Por 2 motivos:
          1 – Faraó era pagão ou seja ele não acreditava em Deus e sim em vários deuses (que não existiam). então ele mesmo endureceu o seu coração.
          – quando Moisés falasse pra ele que Deus tinha enviado ele pra libertar o povo, (você acha que faraó iria deixar?), sendo que ele nunca ouviu falar desse Deus de Moisés.
          – faraó era um homem muito orgulhoso, que de modo nenhum iria libertar aquele povo, por medo ou por qualquer outro motivo que você possa pensar. e alem desses motivos existem muitos outros.
          2 – Deus disse que iria libertar a nação de israel com braço forte ( ele iria usar a sua força ).
          – cada praga que Deus enviava significava uma derrota de um deus egípcio, mostrando para os egípcios e outros povos que só existe um Deus que tem todo o poder.

          Resposta
    • Rodrigo

      Só em ele saber o futuro e ser o criador de tudo, então ele sabe o que está criando.
      Cria sabendo que depois vai destruir

      Resposta
      • Maxwell

        Sendo assim, eu também tenho o direito de perguntar: Como Deus criaria o homem sabendo que ele o trairia e que um dia teria que morrer e sofrer como sofreu? Isso amor.

        Resposta
        • Helena

          Deixa te dizer uma coisa sim DEUS sabia que o homem o trairia, mas foi o homem que errou não DEUS por isso pára de dizer que DEUS é que é o culpado quem é o culpado e o pecador é o homem, e DEUS não ia deixa-lo morrer muito menos sofrer o homem é que decidiu ir contra as leis do seu próprio criador logo como dizem ele colheu o que plantou, só mais uma coisa tu agora não vais entender o que eu te estou a explicar mas mais tarde ou mais cedo irás entender desde que te aproximes mais de DEUS e que o aceites em tua vida mas tens de o aceitar verdadeiramente e com o teu coração aberto.

          Resposta
    • Paula

      Lucifer e uma invensão humana pelo menos pra mim.

      Resposta
  • Manoel

    Muito bom esses estudos pois assim ñ padecemos por ñ Conheçer a palavra do criador

    Resposta
  • Renato

    Sei que é difícil entender tudo isso. É preciso tranquilidade e dedicação para tal, porém para um assunto tão polêmico como esse é sempre importante lembrar que essa explicação é tendenciosa a uma linha de raciocínio arminiana e que existem outras linhas de pensamento sobre o tema. Eu entendo que Deus cria o mal sim, porque ele é Deus e faz tudo que lhe apraz e isso em hipótese alguma agride Ele e sua Santidade. Deus é Deus em qualquer situação.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Olá Renato, tudo bem?

      Não sei se você chegou a ler todo o texto e viu os vídeos, mas posso lhe afirmar que não seguimos nenhuma visão teológica de forma deliberada, seja arminiana ou outra. Podemos sim concordar com alguns pontos por que eles atravessam nossa linha de estudos. Isso realmente pode ocorrer.

      De qualquer forma, foi explicado que Deus não cria o mal como algo necessário. Ele obviamente dá essa opção como ato de justiça contra Sua própria vontade, creio que essa seja a maior prova de liberdade que Ele dá a suas criaturas, ou seja, o senso de negação. Mas, tudo que não está no controle de Deus (pois não foi criado por Ele), está fadado ao fracasso, por isso a experiência do mal talvez se faça necessária para que todas as criaturas saibam que ele não compensa.

      Essa linha de pensamento que o irmão trouxe é algo muito antigo, na verdade até está agendado para amanhã as 19hs um estudo que fala um pouco disso, não diretamente mas fala. Os hebreus também acreditavam que a soberania de Deus era tão completa que Ele era o responsável pelo mal também, como agente causador e não um agente permissivo. O que explicamos neste artigo acima é justamente isso, mostramos que Deus é um agente permissivo, justamente por causa da Sua justiça.

      Ademais, o mal surgiu do bem, isso é fato. Mas não surgiu de Deus. Isso podemos ver em várias passagens bíblicas. Se você pensar bem, até o mal usa o bem para benefício próprio. Alguém que rouba, está buscando algo em última instância que a satisfaz, que trará algum benefício para ela. Então, a “existência” do mal é algo que se permitiu sair de outro lugar, neste caso, o bem. Entende?

      Deus não é mal e não criou o mal pelo simples fato de que Ele não pode fazer algo contrário a Sua própria natureza. Deus é luz, e nEle não há trevas. 1 João 1:5
      Isso seria como Ele criar um quadrado redondo, algo ilógico. Simples assim.

      Abraços e fique na paz. Deus te abençoe e te guarde!

      Resposta
    • Antonio Carlos de carvalho

      O mais inteligente seria o próprio deus aparecer e esclarecer tudo que a doutrina tem confundido. Porém, ele está muito ocupado, não existindo, para fazer isso.

      Resposta
  • Luciferiano

    Não creio que seja uma definiçāo de mal natural ou físico. Ora sem a permissão do mal no mundo, em que se embasaria o livre arbítrio? Ora. o próprio Criador é criador de TODAS as coisas. Pôs a arvore do conhecimento do bem e do mal, logo o mal já existia mas não se manifestava. Foi a queda pelo pecado original que premitiu tal manifestação.
    Noutra questão devemos atentar. Se Deus não criou o mal, quem foi. E não me venham com a FÁBULA do anjo bonzinho que se rebelou no céu. O próprio Messias cita a naturaza do shaitan (João 8:44).
    Não há outro criador. O mal (com o perdão da redundância) é um mal necessário. E cabia ao primeiro casal essa decisāo, mesmo eles não tendo a consciência do que era mal, pois estes somente o conheceram após “abrirem os olhos” e perceberem sua real condição.
    Mas sua opinião é mui interessante e expressa muitas outras circunstâncias a serem exploradas.
    Deus vos abençoe!

    Resposta
    • Antonio Carlos de carvalho

      Concilie a existência do “livre-arbítrio” com a informação que nos é passada de que Deus sabe de tudo o que vai acontecer pois já predeterminou tudo. Ou seu sou livre pra fazer o que bem entender ou tudo já está determinado e eu sou um marionete.

      Resposta
  • Leandro Ilek

    Isso parece um malabarismo de ideias. Na Bíblia em hebraico, a palavra que existe é רָע, e significa mal. O termo hebraico para calamidade ou desgraça é רָעָה, ou seja, são palavras distintas.

    Resposta
    • Paula

      Estou acreditando cada vez mas na reecarnação por que tem mais logica

      Resposta
  • Rod

    O todo poderoso JEOVÁ, ou Javé, Iavé, seja qual for a forma que muitos pronunciam, não criou o mal. O mal nasceu da inveja. Como nós mesmo podemos observar, as pessoas que sentem invejas umas das outras, acabam praticando algum ato maléfico. Foi assim que surgiu satanás, o diabo, que significa caluniador e opositor.

    Resposta
    • Rodrigo

      Deus ver o futuro, ele sabe o que está criando, então…

      Resposta
      • marcos

        ver o futuro não o torna responsável por ele….

        Resposta
  • Rogério Silva

    Amados!
    Me deixem lhes dizer algo…

    Sabe aquela febre, que alguns têm de vês em quando, ela em si mesmo amados, não é doença, mas avisa-nos que existe algo errado conosco, esta febre amados é um mal necessário, que não necessariamente tem que ser mau… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Rogério Silva

    Amado editor do Raciocínio Cristão!

    Veja o que você falou, respondendo ao Renato: “De qualquer forma, foi explicado que Deus não cria o mal como algo necessário. Ele obviamente dá essa opção como ato de justiça contra Sua própria vontade, creio que essa seja a maior prova de liberdade que Ele dá a suas criaturas, ou seja, o senso de negação”.

    A começar o mal não é opção e muito menos um ato de justiça, não de acordo com a palavra de “DEUS” o livre arbítrio sim, constitui-se em um ato de Justiça, o mal veio aí como uma consequência do mau uso deste livre arbítrio. Por isto que “DEUS” nos diz que fora dele não há “DEUS”…

    Mas como o Luciferiano falou, “DEUS” em sua infinita Sabedoria, colocou no Jardim a Arvore do bem e do Mal… Então temos que nos perguntar que mau é este e porque ele a colocou lá! Amado! De acordo com a palavra de “DEUS”, e creio nisto é que, sabedor de que o homem iria usar o livre arbítrio, assim como os Anjos poderiam também usar, iriam cair em desgraça, ele criou o mal. “DEUS” quanto nos diz que fora dele não há “DEUS”, então o que existe é tudo aquilo que é contrário a ele, portanto o mau…

    Gên. 2:9 – “E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal”

    H7451 (strongspa.dctx)
    רַע rah; de 7489; malo o (como sustantivo) mal (nat. o mor.):-adversidad, aflicción, agravio, apariencia, avaro, calamidad, calumnia, castigo, depravado, desastre, desgracia, destructor, difícil, doloroso, duro, escoria, fastidiosa, feo, feroz, impío, infortunio, inicuo, injusto, mal, maldad, malestar, malicia, maligno, malo, malvado, molesto, parecer, pecado, penoso, perniciosa, perversidad, perverso, quebrantamiento, sarna, terrible, triste. [incl. fem.
    רָעָה raá; como adj. o sustantivo]

    Como vemos, apesar de “DEUS” ser um “DEUS” de amor e Justiça ele Criou sim o mal e como disse anteriormente, foi um mal necessário e porque, creio nisto! Estas passagens abaixo nos dar um vislumbre, do porque era necessário:

    Deut. 32:4 – “Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é”.

    Deut. 33:26 – “Não há outro, ó Jesurum, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda, e com a sua majestade sobre as mais altas nuvens”.

    Is. 43:11 – “Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador”.

    Is. 44:6 – “Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus”.

    Is. 44:8 – “Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça”.

    Is. 45:5 – “Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças”.

    Is. 45:6 – “Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o SENHOR, e não há outro”.

    1 Sam. 2:2 – “Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus”.

    2 Sam. 7:22 – “Portanto, grandioso és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos”.

    1 Reis 8:23 – “E disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus como tu, em cima nos céus nem em baixo na terra; que guardas a aliança e a beneficência a teus servos que andam com todo o seu coração diante de ti”.

    1 Reis 8:60 – “Para que todos os povos da terra saibam que o SENHOR é Deus, e que não há outro”.

    Amado este ato de Justiça que você mencionou é sim algo necessário, caso não fosse, “DEUS”, não nos chamaria tanto atenção para sua justiça… E mais é meio contraditório você mencionar isto e dizer que “DEUS”, não criou o mal como algo necessário, pode não ter sido sua intenção cria-lo, mas fez-se necessário, pois sem ele jamais ocorreria a justiça Divina. O próprio Cristo ao ser batizado por João Batista disse: “Para que seja feita justiça” Mat. 3:15 – “Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.”.

    Outra coisa amado! Quando se faz um estudo sobre o Profeta Habacuque, percebemos que “DEUS” usou deste mau para assolar seu povo como consequência do pecado, caso não ocorresse aquele povo jamais em hipótese alguma iria perceber o mau que eles estavam fazendo a si mesmo e o que isto iria lhes causar e a onde iria leva-los… “Inferno”, neste caso o mau veio como uma lição e prenuncio do que lhes iria ocorre e o Profeta Habacuque agradeceu a “DEUS” em Habacuque 3:17-19 – ” 17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; – 18 Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. – 19 O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas”… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
    • Rodrigo

      Então Deus não é o criador de tudo?

      Resposta
      • Antonio Carlos de carvalho

        Ninguém é criador de nada!

        Resposta
        • Ana

          Vai orar antes de falar coisas que você nem sabe. A maior prova da existência de Deus é quando você vivencia isso, eu me salvei da depressão profunda com Ele pois so quando abri meu coração pra Ele e Jesus eu me curei e sou outra pessoa agora, com o Espírito Santo Dele agindo em mim, mudou tudo, ações, trouxe paz em casa através de minhas orações, me curei da depressão e do vazio que eu tinha, detalhe, eu sempre me questionei sobre Ele existir por não saber como Ele realmente era até eu ouvir uma voz na cabeça dizendo pra eu ficar uns dias meditando sozinha, foi aí que eu conheci Deus e Ele me salvou de todo o mal. Toda vez que rezo eu sinto Deus comigo. E você, qual prova tem da inexistência Dele? Nenhuma. Deus nos ama mas as vezes nos rebelamos e Ele sabe como fazer a gente voltar pra Ele, muitas vezes necessita o mal pra vermos que sem Deus somos nada, somos infelizes. Que Deus ilumine sua cabeça pra ser capaz de vivenciar essas experiências lindas com Ele ❤🙏

          Resposta
  • Rogério Silva

    Outra coisa amado Editor!

    Você falou aí de um mal Moral e um outro Natural, então de acordo com o que você colocou, foi o homem quem criou o mal natural e o mal moral, você não deixou claro quem o criou, qual seu pensamento a este respeito..

    O fato de “DEUS” ter criado o mal, não quer dizer que “DEUS” seja mau, muito pelo contrário, Justamente por ser um “DEUS” maravilhoso é que ele nos deu esta condição de Justiça. Este fez-se necessário para que através dele, nos possamos avaliar, ter medidas, parâmetros de Justiça e Retidão diante de “DEUS”. mas é claro que “DEUS” não criou o mal, ao qual traduz uma natureza ruim, caída, pecadora, este foi o próprio satanás quem o criou… A condição de mau criado e implantado no mundo foi satanás quem o criou, o mal que traduz tudo que contraria a idoneidade Moral de “DEUS”…

    O mau que “DEUS” criou difere do mau que satanás criou, satanás criou um mal contrário a natureza Divina, “DEUS”, criou um mal ao qual serve-nos de parâmetro de Retidão e Justiça para que venhamos a ter um marco, junto com sua palavra para nos balizar com a vontade divina e assim obtenhamos nossa Salvação… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Rodrigo

    Então o poder de saber o futuro e ser o criador de tudo, quer dizer que ele é responsável por tudo que aconteceu, esta acontecendo e o que vai acontecer. O bem e o mal ele criou e vem criando tudo.
    Porque criar, se vc sabe que depois vai destruir.

    Resposta
    • Rogério Silva

      Amado Rodrigo!

      Entenda algo amado!
      “DEUS”, por nos ter dado o livre arbítrio, vemos isto em Gên. 2:19-20 – “Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. – 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.”. Veja que apesar de “DEUS”, ter criado todas as espécies, foi o home quem as nomeou, poderíamos ter um cavalo sendo chamado de baleia, mas não temos, pois foi assim que chamou Adão, de cavalo e o outro de baleia…
      Mas veja bem! Sabedor de todas as coisas, ele nos deu o direito de tomarmos nossas decisões e pagar um preço pelas consequências; mas como somos a menina de seus olhos, como nos diz em, Deut. 32:10 – “Achou-o numa terra deserta, e num ermo solitário cheio de uivos; cercou-o, instruiu-o, e guardou-o como a menina do seu olho.” e em, Sal. 17:8 – “Guarda-me como à menina do olho; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas.” e ainda em, Zac. 2:8 – “Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Depois da glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho.”; é que ele providenciou algo para que nos balizássemos, e isto foi o mal, para que nos servisse de parâmetros, para que com isto, ou seja, como consequência disto, tivéssemos algo para que nos mostrasse que o que estávamos fazendo era algo ruim e que “DEUS” desaprovava e as consequência deste mal em nossas vidas, nos servisse de reflexão, para que entendêssemos que fora dele, não há “DEUS”, é como se fosse uma febre, que apesar de ela mesmo não ser uma doença, mas é sinal de que há algo errado… Veja que quando ele nos deu uma ordem no Édem, era para que seguíssemos sem ressalvas, aí estaríamos bem, mas ele não é um ditador, ele quer que nos o sirvamos, o adoremos, por amor a ele, nosso criador e como disse, para ele somos, “a menina de seus olhos”…
      Portanto, foi por amor por nós que ele nos deu está condição, por justiça, para que obtenhamos novamente salvação e estejamos em um futuro que espero próximo, em sua presença, como no início, no Édem, quando ele estava em nosso meio passeando, no Édem, como vemos em, Gên. 3:8 – “E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

      Resposta
      • Max

        “…quando ele nos deu uma ordem no Édem, era para que seguíssemos sem ressalvas, aí estaríamos bem, mas ele não é um ditador, ele quer que nos o sirvamos, o adoremos, por amor a ele…” (Copiei o trecho só pra definir o contexto da minha indagação), que segue:

        Veja, este padrão se repete muito, não apenas na história do Édem: o de que devemos obedecer/servir/amar a Deus POR NOSSA LIVRE ESCOLHA.
        Aí pergunto: Que liberdade de escolha ou arbítrio é essa?! Sou livre para me rebelar contra Deus, mas se assim faço, estou condenado a danação eterna. Se de qualquer forma vou contra Deus, me ferro. Somente se me ajoelho diante de Deus e aceito todos os termos Dele é que terei Sua benevolência. Isto NÃO é liberdade de escolha em nenhuma forma! Ele, supostamente, sendo absolutamente superior ao homem, dita as regras, e só quem obedece é que se beneficia. ONDE está a OPÇÃO?! Tenho as opções de obedecer ou me ferrar.

        Como seria taxada uma pessoa que impusesse tais opções a outra pessoa? “Você taí acorrentado, ou você faz absolutamente TUDO o que ordeno — de livre e espontânea vontade — ou eu te largo neste caldeirão de óleo fervente ali.” << Não taxaríamos tal pessoa de, digamos, psicopata sádico?

        Desculpe se me repeti muito; foi apenas pra enfatizar a questão. E queira não desconsiderar-me como simples antagonista. Meu questionamento é expressão de um desejo legítimo de entender o sentido das coisas.
        Paz, na busca pela verdade,
        Max

        Resposta
  • Leir Martins Puppim

    Amei o texto. Eu cheguei a concluir na minha limitação, que Deus não faz o mal, mas o cria. Eu pensei exatamente em situações para defender e mostrar seu poder a seu povo escolhido. Ele é santo e como tal não faz o mal.

    Resposta
  • rodrigo

    Deus sendo o alpha e o omega como pode amar a todos sabendo que no final alguns serão punidos?

    Resposta
  • Hartestamp

    Boa noite.
    A Palavra é tão simples que o ser humano complica para se justificar e pior justificar o que o senhor dele está pensando ou dizendo em relação ao versículo 7 de 45 de Isaías. Seja mal seja desgraça significa a mesma coisa, talvez uma palavra disfarçada de mal. Entenda uma coisa. Deus criou o diabo, antiga serpente isso já basta. Ele deve ter os motivos para tal criação e desejou coloca-lo no meio de nós como diz em Apocalipse 12:12 se Deus fez isso mais um motivo para dizer que não é muito fã da humanidade. Tem outras passagens que não vou cita-las basta lê-las. Além do mais que basta olhar para o mundo e ver. Só uma pergunta. Quem vocês estão evangelizando?

    Resposta
  • SERGIO

    Boa tentativa,mas não me convenceu.

    Resposta
  • Mônica Campello

    A resposta perfeita para essa pergunta você encontra no livro “Sexo com Deus” de Monica Campello, à venda na All Print Editora, Martins Fontes Paulista e Cia dos Livros.
    Boa leitura!

    Resposta
  • Rosimeure Antonia de Morais Silva E SILVA

    Gostei, claro, sucinto e objetivo.

    Resposta
  • Gil

    Deus criou o mal pra existir livre-arbítrio. Simples assim!

    Resposta
  • Moshe

    Não creio no evolucionismo, pois há muita sabedoria na natureza e portanto me é inconcebível crer que tanto tenha surgido após uma explosão tipo big bang. Com respeito a crença e fé de todos, penso que antes de discutir se o Criador criou ou não algo é preciso colocar em cheque as fontes geradoras de tal discussão. A mitologia grega, suméria e outras mais seguem a mesma linha da criação bíblica, o que difere é que nas mitológicas existem vários deuses e na bíblica há 2 em 1, e mais tarde 3 em 1 a conhecida trindade. As datas de tais escritas indicam que as criações mitológicas são bem mais antigas que a criação hebraica. Por ultimo vem o alcorão com a mesma linha de criação!!! Não há teólogo ou estudioso que defendendo a teoria de que o Criador criou todas as coisas possa isenta-lo de que o mal não é apenas permitido como também praticado pelo Criador. A menos que defenda também que o Criador do velho testamento com leis rígidas de olho por olho e dente por dente, destruidor de nações inteiras não seja o mesmo criador do novo testamento que oferece a outra face a quem o agride e ama os inimigos. Resumindo: Assim como o homem não sabe de onde veio e para onde vai ou até mesmo se fica, salvo as hipóteses
    de linha mitológica, crença ou fé, nada sabe sobre a criação. A criação é um mistério, a natureza em geral é uma maravilhosa realidade Criada, catástrofes da natureza são simples efeitos naturais, o bem e o mal são opções e precisam ser construidos ou destruídos, o pecado é um erro e a consequencial é o resultado provável. O Criador fez tudo perfeito, cabe a cada espécie, pensante ou não, cumprir o seu papel. O resto é mitologia e falácia. Era um povo querendo ser os donos da verdade, como ainda é hoje, incluindo as religiões e crenças que enviam para o céu seus seguidores e para o inferno quem segue a outras. Algumas religiões em nome deus cresceram e ainda crescem ao fio da espada, outras ao fio da teoria do medo!!

    Resposta
  • Carol

    Achei umas ilustrações tão legais, que vale a pena ler e refletir. “Um certo dia, um professor propôs uma dinâmica com seus alunos, ele deu um pedacinho de papel pra cada um, onde eles dariam uma nota de 0 a 10 sobre o que achavam dele. Era praticamente uma pesquisa na escola, onde se elegeria o professor mais querido do ano. Nesse papelzinho, ninguém se identificaria, e no final eles colocariam numa caixinha. Como ele era muito querido, todos os alunos deram nota 10, mas.. um aluno havia colocado nota 0! Agora, se o professor pegar esse papel com nota 0 e jogar fora, ele vai ser honesto?” Ao contrário do que a gente pode achar, Deus é tão bom, mas tão bom e honesto, que Ele nos deu a chance até de o reprovarmos. Ou como eu ouvi um dia, uma mãe cria um filho com todo amor e carinho, sem nada deixar a desejar, mas quando cresce ele se rebela e se torna um criminoso, foi culpa dela? Eu não sou capaz de explicar nada, nem mesmo ainda entendi direito esse texto da Bíblia, até cheguei a questionar, creio que não está muito na nossa compreensão, mas sei que Deus é bom. Nós humanos somos sempre tão covardes, nunca assumimos nossa culpa, a gente destrói a natureza, mas quando dá um terremoto ou etc, a culpa é de Deus. As crianças na África e diversas partes do mundo sofrem fome por culpa do governo, por culpa das pessoas não se importarem com eles, mas aí a culpa é de Deus. As pessoas criam armas e quando há uma guerra a culpa é de Deus. Existem as doenças que não são criações humanas, mas porque são de Deus e não do diabo? Deus permite esses males, porque NÓS escolhemos, e se não quisermos saber da opinião dEle, do amor, Ele não vai insistir. Deus é educado. Mesmo que não tenhamos culpa de tantas coisas, principalmente as crianças, nunca pedimos pra nascer, mas vivemos nesse mundo mal e é inevitável, e sabemos que é assim porque nós ou as outras pessoas escolheram. Sim, é injusto. Porque nós somos injustos, mas não Deus. Você que é ATEU, sei que você é sim uma pessoa especial e legal, gente boa sim, porque não?! (Não tô puxando saco) Respeito sim sua opinião, e já considerei concordar com vc, mas a cada dia que tento encontrar uma razão pra não acreditar em Deus, eu encontro milhares pra acreditar. Realmente eu nem entendi essa parte da Bíblia, Ele nos explicará tudo um dia, e isso é uma coisa que vc tem total liberdade de discordar, afinal Deus mesmo te deu esse direito, mas eu digo, que mesmo com toda a luta da minha vida, com decepções com pessoas, NUNCA, nunca mesmo Deus me deixou sozinha. E nesse mundo malucão que já é cheio de toda a loucura, se no final tudo que eu acreditei for mentira, cara, não perdi nada, mas se for verdade mesmo… então eu prefiro acreditar na loucura do Evangelho!!! Desculpa o texto gente kkkk, e podem discordar.. Um abraço a todos os ateus, cristãos… todos!!! bjssss

    Resposta
  • Leonel

    a minha preocupação e que como satanás conseguiu o pecado enquanto Deus fez os seres puros limpos sem nenhum pecado

    Resposta
  • neres

    Deus criou o mau da mesma forma que ele criou o bem. e o homem apenas executa, não sei porque tanta dificuldade em entender isso.

    Resposta
  • Joana

    Não tenho a intenção de ofender o site, muito menos a religião. Mas do meu ponto de vista acredito que a hipótese de um Deus bondoso e humilde não leva a lugar nenhum, pois se tudo emana do Senhor o mal não é uma exceção, e se Deus deu a escolha de que quem o adorar estará fazendo o bem e quem pecar contra ele estará fazendo o mal, ele quer ser engrandecido e sendo assim ele não é humilde. Suponhamos então, que Deus queira fazer o bem mas tem uma visão distorcida da tal ideia, de qualquer forma se Ele permite que os pecadores (aqueles que não fazem o que Ele diz que é o correto) vão para o inferno Ele não é bom, se o tão maravilhoso senhor dos senhores não é bom “Ele” não existe.

    Resposta
  • Joilson

    Difícil de aceitar algo que soa estranho aos ouvidos né mesmo?
    Se Satanás tem o poder de criar ele também é um Deus, único que tem o poder de criação é Deus.
    Por favor peço que veja esse estudo:
    https://www.youtube.com/watch?v=Kw14jAcn6pE

    Resposta
  • Fernando

    Deus e´o criador, Ele faz oque ele quer, por se pregado um deuzinho fraco pela terra, o povo nao teme a Deus… brinca, zomba, por nao conhecer aquele que destruiu a terra, sodoma e gomorra, gal 6:7, lam 3:39… det 28 capitulo todo,, heb 10:31 .. apoc capitulo todo 16

    Resposta
  • ELIAS AUGUSTO Masculino CHAGAS

    obrg,pela esplicação,amei o estudo

    Resposta
  • ELIAS AUGUSTO Masculino CHAGAS

    obrg,pela explicação

    Resposta
  • Gabriel Souza

    Vamos la…
    Para provar a maldade de Deus é só ver nos acontecimentos, Deus é Onipotente, Unipresente e ONICIENTE não é mesmo!? Ele diz ser o Início Meio e Fim, ele sabe o dia de amanhã, pq ele mesmo preparou o futuro por vir não é?! Então Deus criou o Lusbel(Lucifer) que era o ser mais belo dentre os anjos, mas se Deus é Onisciente ele sabia que averia de surgir inveja no coração dele, e mesmo assim não fez nada para impedir e pelo visto deu tempo para que Lucifer convencesse milhões de anjos… podem me questionar usando o “Livre Arbítrio”, pq se o Diabo escolheu trar Deus foi por que ele tinha o livre arbítrio de escolher… e se o livre Arbítrio não fosse dado aos anjos e homens? Então não poderiam escolher o mal, seriam eternamente do Bem, pq foi “Deus” quem os criou, porém ele nos concedeu livre Arbítrio!! Então falamos agora de mais uma criação de Deus que pecou contra ele, o Homem, mas Deus é Oniciente ele sabia oque estava acontecendo no jardim do Eden e o que iria acontecer, e porque não impediu, pq não impediu o Homem de pecar ali sabendo o tanto de sofrimento e maldade que isso traria ao passar das eras?! Por causa da besteira do “Livre arbitrio”?! Mas foi ele mesmo que concedeu o Livre Arbítrio sabendo oque poderia causar porquê ele é Onisciente sabe de tudo que acontece e que vai acontecer, isso prova que Deus é mal.

    E mais uma coisa, as pessoas dizem que a inveja, a traição, o mal em si, é o Diabo quem causa e causou, que ele é o proprio mal, mas segundo a bíblia ele escolheu o mal ao sentir inveja de Deud não é, Deus deu o livre Arbítrio a Lucifer e ele escolheu o mal, então o mal ja existia antes de Lucifer pq ele mesmo escolheu o mal não é? Pois é, e além disso também a muitas contradições dentro da própria Bíblia, e os ateus não precisam se esforçar pra provar que tudo isso é uma invenção, uma mentira, uma ilusão idiota!

    Resposta
  • Paulo Jardim

    Pessoal usa o argumento que o mal é a ausência de Deus, só se esquece que Deus é onipresente. Se você afirmar que existe ausência de Deus logo você diz que Deus não está em todos os lugares, o que contradiz basicamente a ideia de Deus. Acho bem mais fácil aceitar que Deus é tudo, luz e travas são na verdade duas faces de uma mesma coisa, é não tem sentido implícito, ou seja , bem mal não é absoluto por natureza, é relativo , uma pessoa que morreu é dou um coração para que outro vivesse por exemplo, pra quem recebeu o coração foi “bom” mesmo sem querer a morte do outro claro, mas aconteceu. Assassinato é uma coisa ruim, mas se você matar para salvar sua esposa ou filha, ou seja bem mal é totalmente relativo, depende do referencial. Sendo assim Deus criou o que agente chama de bem ou mal, agora você tem a responsabilidade de usar com sabadoria, é não simplesmente ignorar

    Resposta
  • Felippe Feres AO LADO 133 Júnior

    Muitos cristãos (não apenas) defendem códigos simbólicos de crimes de intolerância religiosa e uso abusivo de energias poderes como forma interpretativa de torpe justiça. Confusão com a Síndrome do Justiceiros.

    Resposta
  • Vado

    Quando um engenheiro projeta algo, ele vai ao limite do esgotamento pra ter algo bom, perfeito. O mesmo não se aplica a esse tal criador.

    Resposta
    • marcos

      Esta equivocado!! está, como muitos, não entendendo bem o conceito de perfeição!! o homem foi criado para ter livre-arbítrio, somente com essa característica, ELE, o Criador, julgou que o homem estava em perfeição!! Sem a autonomia de escolha o homem não poderia ser considerado perfeito aos olhos de Deus!!

      Resposta
  • Araújo

    Se Deus não criou o mal, quem o criou? pois ele não nasceu sozinho, pois tudo foi criado por Deus e sem Ele nada do que foi feito se fez.
    Veja, não estou dizendo que Deus pratica o mal, pois a bíblia afirma, DEUS É AMOR.
    Digo, criar o Mal em sua essência, pois o mal é opção contraditória do bem e vice-versa, logo, o homem tem direito de escolher o que fazer, se quer fazer o bem ou o mal, e só pode escolher o mal porque ele existe.
    A arvore no meio do jardim recebe o nome, ARVORE DO CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL, logo, o fruto era conhecer que existia o “bem e o mal”. Veja que não ninguém havia pecado ainda.
    Vou parar por aqui.
    Que o Senhor Deus nos esclareça sobre este tema e possamos estuda-lo sem dogma, pre-conceito ou tabu.

    Resposta
  • Ramiro

    Enrolou e nada foi esclarecido agora fiquei mais esclsrecido o ser humano tem que parar de viver de ilusoes e fraquezas em acreditsr em algo para tentsr ser felizes e simples se deus existir e hipocrita como ele prega algo no velho testamento e no novo prega outra coisa , a e porque ele e bondoso caridoso ,mas ele nao prever l futuro e mudo de opniao assim tao facil ? Ele e deus e perfeito ele nao era o que e isso gente ?
    Existe sim o criador mas nao e esse deus que e pregado .
    Quanto mais. Vejo e ouco isso mas certeza tenho

    Resposta
    • isac apoliano da silva

      muito bem. Deus criou todas as coisas.qual o problema que vocês tem para entender isto Deus criou sim o bem e mal:o mal para nos corrigir e o bem para nos abençoar. tudo foi criado para seu serviço.ate o diabo é um serviçal de Deus porque ele só faz algo se Deus permitir.se você anda por-ai praticando atrocidade sendo um maléfico Deus afasta-se de você.e logo o diabo vai cuida de você.te trazendo todo mal.por que ele veio para matar roubar. e destruir.lembre-se que tudo foi criado por um ser supremo:nada foi por acaso pois o diabo não tem poder de cria nada só Deus pode criar.e o que Deus tem para nós dar.amor paz alegria gozo felicidade.porque o próprio Deus falou para os hebreus vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem a morte e o mal; porquanto te ordeno,hoje,que ames o senhor ,teu Deus,que andes nos seus caminhos e que guardes os seus mandamentos e os seus estatutos,e os seus juizos, para que vivas e te multipliques,e o senhor,teu Deus,te abençoe na terra,a qual passas a possuir.então Deus te oferece dois caminho e você não ver pelos olhos da fé só lamento meu amigo só quero te dizer que o amanham não nós pertence. creia agora ou nunca.e saiba que o velho testamento é tão novo quanto o novo, o mal de vocês é fazer arrazoamento ou discutir aquilo que Deus não mandou vocês fazer o próprio jesus disse que não veio para mudar a lei mais para cumprir então cumpra e não discuta porque se vocês crer, ele é Deus e se vocês não crer ele é Deus;

      Resposta
      • laudelino

        porque Deus criou satanaz ? pro ateu nao fica orfao e a resposta veja como ele e bpm

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *