Estudos

Deus pode criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não possa levantá-la?

 


Se a resposta for SIM, Deus não seria todo-poderoso, pois Ele não teria o poder de levantar a pedra em questão.

Se a resposta for NÃO, Deus também não seria todo-poderoso, pois haveria pelo menos uma coisa que Ele não poderia fazer: criar a referida pedra.

Este é o famoso Paradoxo da Onipotência. Ou seja, de qualquer maneira, teríamos um Deus que não seria todo-poderoso e, portanto, que nem mesmo Deus seria, já que a onipotência é uma das características essenciais de Deus.

Se entendemos que Deus é criador do Universo, como Ele não poderia criar uma pedra como esta da pergunta?

Geralmente quem usa esse Paradoxo da Onipotência, não conhece o verdadeiro conceito de onipotência de Deus. As pessoas geralmente pensam que o fato de Deus ser todo-poderoso (onipotente), representa a sua capacidade de fazer qualquer coisa que queira. Não, não funciona assim!

Qualquer pessoa tem a capacidade de fazer algumas coisas que Deus não pode fazer e nem por isso somos onipotentes.

Exemplos de coisas que podemos fazer mas o Deus todo-poderoso não pode: Pecar, mentir, trapacear, enganar, fazer o mal, ser incoerente, entre outros.

Logicamente não estamos dizendo para alguém fazer essas coisas, mas é fato que temos o poder de fazê-las se quisermos, o que Deus não tem.

Mas, como é que dizemos que Deus é onipotente se Ele não pode tudo?

Dizemos isso porque o conceito de onipotência de Deus não é poder fazer tudo, mas sim poder fazer tudo que não seja contrário à sua natureza, à sua Palavra, ou ao seu caráter.

E o que isso tem a ver com a história da pedra do título deste artigo? 

Conforme vimos, a coerência é da natureza de Deus. Porém, alguém pode estar se perguntando: “Ok, entendi que Deus é coerente e que isso emana da sua natureza, mas Ele não poder criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não possa levantá-la, seria algo incoerente?

Sim, seria uma grande incoerência, pois isso é uma falácia do raciocínio. A falácia está em considerar que algo finito (pedra) poderia limitar um Ser infinito (Deus). Ou seja, a falácia da pergunta decorre de misturar na mesma categoria de coisas, categorias diferentes: finito e infinito.

Em outras palavras, Deus não pode criar uma pedra que Ele mesmo não possa levantar, mas isso não tem nada a ver com ausência de onipotência. Supor que um ente finito limitaria o poder de um Ser infinito é contrário a lógica, é incoerente, e, portanto, contrário à natureza de Deus.

Outro exemplo bem simples é sugerir que Deus possa criar um quadrado redondo, o que é logicamente impossível, são categorias de coisas diferentes, portanto se não é lógico, não é algo que Deus possa fazer e nada O desmerece em sua onipotência.

Conclusão

Como onipotência divina é fazer tudo que seja de acordo com a natureza de Deus, dele não se pode esperar que faça algo contrário a ela.

Este vídeo abaixo também explica um pouco essa questão, mas com foco na relação entre a onipotência de Deus e a nossa liberdade de escolha (livre-arbítrio):

 

Fonte: Tassos Lycurgo, Defense Of Faith

Imagem fonte: Reprodução Google

67 thoughts on “Deus pode criar uma pedra tão pesada que Ele mesmo não possa levantá-la?

  • Luan

    Obrigado por esclarecer!
    Me ajudou em outras falácias também ??

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Que bom que te ajudou.
      Abraço. 😉

      Resposta
  • LUIS FERNANDO BIANCONI

    “Deus pode criar uma pedra tão pesada que ele mesmo não possa levantá-la?”
    Até Eu Sei Responder isso: Se ele quisesse levantar a pedra ele tirava a gravidade e anula as forças contrárias a sua vontade e levantava ela.
    Se ele não quisesse levantar a pedra ele colocava a gravidade e as forças contrárias e não levantava a pedra que criou, fim.
    Ele poderia conseguir levantar e não levantar conforme a sua vontade. O CARA É DEUS, O CARA É SÁBIO PRA *****.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Olá Luis!
      Muito interessante seu raciocínio. Mas creio que o enfoque principal sobre o paradoxo da onipotência seja mostrar que Deus não pode fazer tudo. Como explicamos no artigo, Deus não pode fazer tudo que seja contra a lógica, como criar um quadrado redondo, por exemplo. E também não podemos colocar na mesma categoria algo físico e algo espiritual, nem mesmo algo material e finito como a tal pedra com algo imaterial e infinito como Deus.

      Grande abraço e obrigado pelo comentário. Deus te abençoe!

      Resposta
    • Ito

      Kkkkkk tem 8 anos de idade ne?

      Resposta
  • Luis

    Tenho 2 problemas com esse link, primeiro essa passagem:

    “Dizemos isso porque o conceito de onipotência de Deus não é poder fazer tudo, mas sim poder fazer tudo que não seja contrário à sua natureza, à sua Palavra, ou ao seu caráter.”

    Basicamente estão limitando onipotencia a tudo que um ser pode fazer dentro de sua natureza. Assim todos os seres seriam onipotentes por definição, pois só podem fazer aquilo que sua natureza lhes permite.

    O segundo ponto problemático é esse:

    “A falácia está em considerar que algo finito (pedra) poderia limitar um Ser infinito (Deus).”

    Aqui estão misturando termos, finitude tem a ver com tempo e não com fisicalidade. além do mais a pedra é apenas um exemplo, a raiz filosófica da pergunta é: Deus é capaz de fazer algo maior que ele?

    O intuito filosófico é demonstrar que não existe onipotencia absoluta.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Sim e não. Como dissemos no artigo, onipotência é um termo que nós humanos criamos para descrever atributos divinos de extremo poder. Em resumo, o Paradoxo da Onipotência é auto contraditório. Por exemplo: posso te dizer que sou capaz de sentir o cheiro da cor azul? Ou, posso saborear a nota Mi da escala musical?
      Compreende? São auto contradições… assim como Deus pensar em fazer algo maior que Ele, no sentido de poder. Porque isso é contraditório a Sua própria natureza.
      O ser humano não pode ser enquadrado porque não tem atributo de onipotência no sentido de criar coisas do nada, de manter um universo funcionando, esses tipos de coisas.
      Lembrando: onipotência de Deus é algo muito superficial para nossa mente entender. Estamos apenas argumentando sobre isso sem ter certeza da sua profundidade.

      Resposta
      • Leonardo Bruno Santos Freire

        Por incrível que pareça no Fantástico, já houve uma matéria de uma pessoa que conseguia sentir cheiro de cores.

        Resposta
        • johnny lima

          kkkkkkkk na globo tudo é possivel kkkkkkk

          Resposta
      • Lucas

        O que tem a ver sentir cheiro de uma cor que não existe com algo contraditório? Para de misturar as coisas. Seja coerente nas suas frases, não use argumentos sem sentido para defender uma coisa que é indefensável.

        Resposta
        • Petromikelo

          Deus não é todo poderoso. Ele nem sequer enxerga bem. Em Genesis 3 – 9 Deus procura por Adão e pergunta onde é que ele está. Adão está nu e comeu o fruto proibido e agora Deus em vez de dizer para Adão deixar de ser ridículo ao esconder-se, Deus opta por perguntar por Adão. Se fosse omnipresente estaria lá no momento em que a serpente os enganou, se fosse omnisciente não ficaria desiludido pois já saberia que Adão e Eva iam comer do fruto, logo não haveria lugar a castigos eternos como as dores menstruais etc.. tudo conversa para gente despreparada.

          Resposta
          • Gabriel

            Mano o lance é que Deus sabia de que isso poderia, e no caso, ia acontecer (a queda do homem). O lance da criação é precisamente esse, Deus achou que valeria a pena criar algo dessa magnitude (a vida humana) e fazer com que pudéssemos experimentar da verdadeira liberdade, do verdadeiro relacionamento uns com os outros e com o próprio Deus. Daí se você discorda, mano, quem é você pra discordar de Deus; a vida, essa liberdade que nos foi dada é uma escolha do criador, não tem muito o que questionar, eu sinceramente gosto, a vida é boa demais. Ou seja, ele nos dá a liberdade de poder ter uma escolha, ele não nos privou da árvore do conhecimento do bem e do mal, a árvore tava lá, quem escolheu sair da presença dele fomos nós (nossa natureza). E mesmo sabendo disso, da escolha que a gente ia fazer, você vê que desde de Gênesis ele já confirmava a vinda daquele que traria a presença dele de volta (que foi o que perdemos no jardim, a presença). E Vey, Deus é cego? Eu ainda não entendi se foi ironia, porque foi bem infantilizada essa daí. A presença estava com Adão no jardim, esse é o ponto, ele se afasta da presença, e come do fruto, Deus estava lá, nós que nos afastamos. Existe uma grande diferença entre nos controlar como marionetes e nos dar liberdade, ele nos deu liberdade. A paz ❤️

      • Alan

        Acredito que está fazendo comparações que não fazem sentido.
        Deus criou a pedra. Só isso já é uma interação entre algo finito e algo Infinito.
        Outra coisa. A lógica filosófica reconhece a não existência de um quadrado redondo ou vice-versa. Na verdade esses conceitos de “quadrado e redondo” Nem sequer existem materialmente. Mas a pedra existe em forma material, e Deus existe Imaterialmente, e mesmo sendo imaterial ele tem interações com coisas materiais já que, em tese, ele criou todas as coisas.
        Logo, essa questão filosófica sobre a pedra não é inconcebível já que a natureza de Deus permite sim essa interação.

        Resposta
    • Miguel

      Brilhante argumentação que expõe a pobreza da justificativa do autor

      Resposta
  • Abner

    Desculpe discordar… Posso estar errado, mas a palavra onipotência não é apenas para um atributo divino até onde eu sei. O ser humano se limitou a definir Deus como onipotente quando na verdade deveria se questionar sobre isso e adorei a sua discussão, foi bastante cética e adoro discordar de conclusões.

    É tudo uma questão de fé e sempre foi, mas vamos raciocinar. Seria contraditório, por exemplo, descrever que Deus pode aparecer para os seres humanos, afinal é uma regra que Ele criou e, embora possa quebrar, não irá quebrá-la, logo há leis no universo que Ele tem que cumprir, limitando-O a fazer algo que poderia fazer, mas não fará. Isso significa que Ele é onipotente, mas há coisas que não fará por ter que seguir as leis que Ele mesmo criou, afinal Ele é criador de tudo, certo?

    Para exemplificar melhor, é como se um atleta criasse uma lei que impedisse todo ser humano de correr. Embora o atleta conseguisse correr, não o fará, pois quebraria a própria lei que ele criou. A diferença neste exemplo é que Deus é incorruptível e o ser humano não, logo o ser humano poderia quebrar tal lei, mas Deus não. Isso se enquadra no trecho “Exemplos de coisas que podemos fazer mas o Deus todo-poderoso não pode: Pecar, mentir, trapacear, enganar, fazer o mal, ser incoerente, entre outros”.

    Outros exemplos de “leis” que Deus pode quebrar, mas não o fará (me corrija se tiver outra posição):
    * As leis da física. Deus poderia quebrar as leis da física.
    * Leis do tempo e espaço. Deus poderia acelerar o tempo ou mudar o espaço.

    O que neste caso chamo de “lei/regra”, no texto você exalta como “natureza” de Deus…

    Devo entrar em contradição também com meus argumentos, afinal Deus já despejou fogo do céu e isso também seria “impossível”. Será que eu posso estar errado?

    Resposta
    • Luciferiano

      Concordo com você Abner. Eu tenho uma frase pra mim mesmo, que é:
      “Deus joga com o regulamento debaixo do braço.”
      Pode parecer meio maquiavélico esse raciocínio, mas o Êxodo é um exemplo bem prático.
      Já vi argumentos ateístas dizendo, que se Deus é tão poderoso, por que Ele simplismenete não usou um meio “mágico” para simplesmente levar os hebreus à terra prometida?
      A resposta é essa:
      Porque Deus usa as próprias regras do “jogo”!
      As pragas do Êxodo não serviam apenas para mostrar o poder de Deus, mas também para derrotar os deuses egípcios.
      Por isso que as últimas pragas foram a escuridão (vitória contra Rá, o deus sol), e a morte dos primogênitos. Sendo a última para mostrar que o filho do faraó (que era tido como uma reencarnação do deus na terra), era só mais um homem.
      Mas a leis da física macro espacial, tais como inércia, gravidade, entre outras, não se aplicam no campo da física quântica. Vendo sob este prisma, Deus também poderia fazer seus milagres, sem quebras as leis da natureza. Já que somos constituídos de átomos, com eletrons instáveis, não seria absurda a alegação do Messias acerca de podermos movimentar uma montanha pela nossa fé.
      Deus te abençoe!

      Resposta
    • ANTONIO

      DEUS NÃO ESTÁ SUBORDINADO OU SUBSERVIENTE A LEI ALGUMA,NADA,ABSOLUTAMENTE NADA ESTÁ ACIMA DE DEUS,EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE ELE NÃO PODER,E NÃO FAZER,VEJA,VC PODE SE QUISER,CHEIRAR COCAÍNA,FUMAR CRAK,SE PROSTITUIR,ROUBAR,E MUITAS OUTRAS COISAS SE ASSIM O QUISER,MAS NÃO FAZ,E PORQUE??? PORQUE NÃO PODE??? NÃO,É PORQUE VC NÃO QUER,PERCEBEU???? AGORA ,VAMOS FAZER UMA ANALOGIA A UM SER ONIPOTENTE,QUE PODE TUDO!!!!!, OU SEJA,TEMOS O PODER DE DECIDIR,AINDA COMO ELE,CONHECEDORES DO BEM E DO MAL,MAS TOTALMENTE DEPENDENTES DE SUA GRAÇA REDENTORA,ORA,DEUS NÃO DEPENDE DE NADA,ELE PODE,MAS NÃO FAZ,E ISSO NÃO COMPROMETE EM NADA SUA SANTIDADE,POIS COM ELE MESMO ENSINA,UMA ÁRVORE SE CONHECE POR SEUS FRUTOS,E OS DE DEUS SÃO DE UMA VONTADE,BOA,PERFEITA E AGRADÁVEL

      Resposta
  • Charles Costa

    Bom dia amigo.

    Gostei bastante do artigo. Sou ateu, mas apóio a idéia de uma página denominada “raciocínio cristão” fazer o que as igrejas, na minha opinião, deveriam fazer (como sugere o nome da página).

    Porém discordo em um ponto do seu texto, que diz que “Deus não pode ser incoerente, mentir, fazer o mal”.

    Bom, nesse caso, tenho algumas dúvidas.

    O dilúvio, a destruição de sodoma e gomorra, as pragas do Egito, entre outras… Isso não se enquadra em FAZER O MAL?

    Pedir para que Abraão matasse o seu único filho, enviar Moisés para o Egito para resgatar seus filhos de Israel e no caminho ameaçar mata-lo, ou até o próprio “livre arbítrio”, não são INCOERÊNCIAS?

    “Deus abomina mentiras”… Podemos citar Raabe, Abraão, Isaque, que mentiram porém foi algo que estava de acordo com os planos de Deus, que é um ser onipresente e o mesmo os abençoou por fim. Sem contar a famosa história da serpente que todos conhecemos. Isso não contam como MENTIRAS?

    Gostaria de frisar que minha intenção não é de maneira nenhuma,debochar, nem desrespeitar a fé de ninguém, é apenas a vontade de debater um assunto com alguém que parece ter um amplo conhecimento teísta. Se possível gostaria que entender mais a respeito.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Olá Charles, boa noite.
      Obrigado pela cordialidade, queria que todos ateus (e religiosos) também tivessem essa mesma atitude.
      Querido, peço que aguarde um pouco para responder suas perguntas, pois você escreveu várias que para te responder adequadamente vou precisar de pontuar uma a uma. Assim que possível, voltarei a entrar em contato contigo.

      Grande abraço. Paz!

      Resposta
      • marcos

        2 anos depois e você não chegou a nenhuma resposta ainda? Rapaz que pergunta dificil esse rapaz fez né.

        Resposta
  • Rogério Silva

    Amém!

    Verdadeiramente “DEUS”, não pode ir contra seus princípios…

    Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Rogério Silva

    Amados! Temos ainda algumas coisas a considerar…

    “DEUS”, não poderá, jamais ir de encontro a seus princípios, “Princípios Morais” é bom que se diga, pois fora disto, ele pode tudo, daí entra as questões dos milagres, como exemplo, em, Mateus 14:26 – “E os discípulos, vendo-o [andando sobre o mar], assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo.” e em, Marcos 6:49 – “Mas, quando eles o viram [andar sobre o mar], cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos.”. Veja! Neste caso, ele foi de encontro a própria natureza a qual ele criou e que estabeleceu regras claras, mesmo sendo desconhecidas ao homem; “no âmbito dos Milagres”… Mortos reviveram, águas foram transformadas em vinho, etc. Mas aquilo que atinge o âmbito de seus “Princípios Morais”, ele não irá ultrapassar estas barreiras, pois descaracteriza-o como o próprio “DEUS”… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Alex Ferreira

    Vocês Tiveram Um Ótimo Raciocínio Parabéns Depois Dessa Explicção Não Ficarei Mais Com Dúvidas Obrigado!!!

    Resposta
  • Ivo Dreyer

    Hummm…. Criar uma pedra tão grande que ele (Deus) não pudesse carregá-la? Paradoxo da onipotência?
    Não há paradoxo alguma nisso. Basta conferir: CRIAR uma pedra tão grande (na verdade, infinita). Criar algo infinito é uma contradição cavalar, pois tudo o que é criado é finito. Deus é a não contradição.
    Leia-se, por exemplo: Fundamentos inabaláveis, de Norman Geisler e Peter Bocchino. Grande abraço!

    Resposta
    • Jorge

      Tem como voce mandar pra mim esses livros ?????gostaria muinto de te-Los meu Zap 082 98852 6161.

      Resposta
      • Peedro

        Irmão, compremos os livros e não os pirateemos, isso além de pecado é crime.

        Resposta
  • Yeohanan Hakodesh

    Porquê o homem ainda insiste em fragmentar e humanizar Adonay? O nosso Adonay não está limitado àquilo que ele mesmo criou. A física não se aplica ao Criador. A resposta certa seria: Ele pode criar a pedra tão grande. Porém Ele pode suportar. Ainda que houvesse uma pedra do tamanho do universo, a qual esta crescesse 1000 metros a cada 1 milésimo de segundo, ainda assim esta seria nada para Adonay. Ainda ele a poderia quebrar em 1 milhão de pedaços iguais matematicamente, e as ordenar que se dispensassem para cada parte que quisesse, formando assim um quebra-cabeças universal de pedras.

    Parem! Não limitem o que é infinito. A força não se aplica ao que a criou no universo, tampouco a física, já que Adonay foi quem criou os planetas e galáxias e os suspendeu sobre os cosmos com as suas próprias mãos.

    Eloheinu Meshichenu, Melech Adonay!

    Resposta
  • Yeohanan Hakodesh

    Muitos comentários produtivos e bastante desafiadores em relação ao conhecimento. Mas, porém, mas uma vez o homem tenta chegar até Adonay com os seus próprios meios. Isso gera Bavel, uma grande confusão.

    Em resposta a essas questões, primeiramente eu dizia: vossas bíblias blasfemam na face do Eterno com suas várias disconcordâncias gramaticais. Me diga que lógica há nisso: um Padre blasfemo, o qual adora imagens e distorce a sagrada escritura, este poderia traduzir alguma coisa santa? Já que o tema aqui é filosofia irracional ou incoerência, me diga se o sabeis. É porque o nosso Eterno vos deu Graça, porque do contrário, estes todos seriam queimados pelo fogo da ira de Adonay. Bereshit 2, diz que Adonay descansou no sétimo dia, pois havia terminado toda sua obra. A minha pergunta é: Se Ele é Eterno, pois que precisaria descansar? Esta é uma das diversas blasfêmias incoerentes das bíblias traduzidas por João Ferreira de Almeida. Fora a deturpação e ocultação dos Nomes e termos sagrados, quais deveriam permanecer na língua sagrada, o hebraico. Por isso os judeus não aceitam o vosso tal Novo Testamento, como vocês o lêem. Mas a Brit Hadashá sim. Quem é Jesus? É muita blasfêmia, dizer que Filipenses 2 estaria dizendo que o próprio Adonay estaria dando um Nome para seu filho, qual é o nome sobre todos os nomes, que estaria em diversas celebridades blasfemas do sistema de coisas de satanás, como Jesus Luz etc. Quantos Jesus vocês podem pesquisar aí no Google e vão encontrar? Diz a escritura sagrada que “Adonay lhe deu um Nome que está acima de todos os nomes”. Esse “Jé”, é de Jeová: blasfêmia! Este não é o Nome do nosso Adonay. E esse Sus aí, em Grego, quer dizer Salvação? Porque o Talmidim Mattityahu (Mateus) este escreveu: e lhe porá o Nome de …. Porque este salvará o seu Povo. Cadê o verbo salvar em Jesus? Sus em Grego não quer dizer Salvação, mas é a palavra para porco. Je de Jeová se referindo ao próprio Adonay. Deus porco? Blasfêmia! Shuá! Shuá em hebraico original é o verbo salvar. O Nome original é em hebraico, a língua sagrada. A sagrada escritura diz que o Filho teria o Nome do Pai, assim como o seu Povo tem o Nome do Pai. JE é o Nome do Eterno? Blasfêmia! YHVH + Shuá, este é o Nome do Messias: O Pai Salvador. YAHUshua é o próprio Verbo encarnado na terra, é a manifestação corpórea do YHVH invisível. Arrependam-se hoje de vossa cegueira e busquem voltar ao judaísmo messiânico! Porque esse cristianismo que divorcia do judaísmo é blasfemo, e criou uma nova religião feita por homens que seguem traduções de uma bíblia em Grego que surrupiou os termos e Nomes sagrados, criando contradições e blasfêmias ao Eterno.

    Resposta
  • Ito

    Puro papo furado. N provou nada, só supôs com base na vontade de estar certo, so convence quem ja é cego

    Resposta
  • Gus Van Sant

    Ou seja: a resposta é não!
    Ele não conseguiria nem criar nem levantar, pois ele não existe.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Sim, Ele não existe! Você está correto.

      Resposta
  • Lucas

    Oh desculpa! Quem escreveu isso com certeza não entendeu o paradoxo. Ele provou que é impossível existir um ser que pode tudo. “Como onipotência divina é fazer tudo que seja de acordo com a natureza de Deus, dele não se pode esperar que faça algo contrário a ela.”. Se for assim, todo mundo é onipotente, todo mundo faz tudo de acordo com a sua natureza. Essa frase não diz nada. Parem de querer dar desculpa, e se enganarem e enganar os outros.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Olá Lucas, está desculpado! rs.
      Você com certeza não entendeu o artigo, mas é simples. O próprio paradoxo está errado, por ser ilógico. É como por exemplo ter um quadrado redondo. Foi isso que foi explicado.
      Abraços.

      Resposta
      • Alan

        Mas quem afirmou que existe um quadrado redondo? Nenhum filósofo jamais afirmou isso. Você percebe que da forma como coloca, eu poderia afirmar que Deus está para o quadrado redondo assim como quadrado redondo está para Deus?

        Resposta
        • José

          quadrado redondo, não é a
          mesma coisa que subir para baixo?

          Resposta
  • Caio

    ” A falácia está em considerar que algo finito (pedra) poderia limitar um Ser infinito (Deus).”

    Como você afirmou:
    “o conceito de onipotência de Deus não é poder fazer tudo, mas sim poder fazer tudo que não seja contrário à sua natureza”
    Ou seja, os limites da ação de deus está de acordo com os limites da natureza dele, deus não pode fazer algo contrário a natureza dele.
    Um exemplo seria mentir.
    No entanto, mentir é uma ação.
    Toda ação ocorre num intervalo limitado de tempo. Uma ação é limitada (ela possui começo, meio e fim).
    Mas se deus não pode mentir, o ser infinito está sendo limitado por algo finito (uma ação).

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Olá Caio, tudo bem?
      Bom, não é assim. Conforme escrevemos no artigo: “Qualquer pessoa tem a capacidade de fazer algumas coisas que Deus não pode fazer e nem por isso somos onipotentes. Exemplos de coisas que podemos fazer mas o Deus todo-poderoso não pode: Pecar, mentir, trapacear, enganar, fazer o mal, ser incoerente, entre outros.”
      Acho que você não entendeu o sentido do artigo, que foi mostrar que o erro está no proposto pelo “paradoxo”, que por si só é ilógico. Se você quer colocar algo “criado” (a pedra ou o ato de mentir) como você se referiu sendo algo que pode ser maior que Deus, que não foi criado (Ele sempre é), você está cometendo uma falácia, pois é ilógico. Não é uma limitação, é algo que vai contra a lógica da natureza divina. Simples assim!

      Resposta
      • Caio

        Isso não responde os meus argumentos. Além disso, eu não afirmei que a pedra precisa ser “maior” que deus.

        De acordo com seu texto, deus está limitado a fazer aquilo que é da natureza dele.
        Os limites da ação divina são justamente as ações que não são da natureza de deus.
        Mentir não é da natureza dele.
        Logo a mentira é um limite que deus não pode ultrapassar, deus não pode mentir.
        Porém a mentira é finita.
        Logo o ser supostamente infinito é limitado por algo finito.

        Onde está o erro lógico nesse raciocínio?
        Não estou dizendo que a mentira é maior que deus, estou apenas dizendo que é um limite.

        Da mesma forma, se eu digo que você deve fazer apenas X, Y e Z, essas são as condutas as quais você está limtado. Se eu digo que você não deve fazer X, esse é um limite para sua ação.

        Mas diga-me, a lógica é uma criação divina?

        Resposta
        • Raciocínio Cristão (admin)

          A questão é. Você leu o que você escreveu? Caso não tenha percebido, você respondeu exatamente o que foi dito no artigo.

          Resposta
          • Caio

            Esclareça.

        • matias

          (Logo a mentira é um limite que deus não pode ultrapassar, deus não pode mentir.)
          você mesmo afirmou que deus tem limite , se ele pode tudo então ele pode mentir , já que ele não pode mentir como você mesmo disse , então ele não pode tudo .
          Só pra deixar claro não sou ateu sou agnóstico , não sei se existe ou não , mais o que você disse acabou repetindo o que o próprio artigo diz .

          Resposta
  • lucas

    deus poderia sim pecar ,mentir , etc. Ele não o faz justamente porque é perfeito; não é como se ele não pudesse mesmo se quisesse.
    Tambem não existe tipos de onipotencia , onipotencia é onipotencia. poder total; pleno poder , essas são suas definições.
    por fim vc simplesmente disse que deus é limitado (como um ser infinito pode ser limitado ?) e não respondeu de maneira completa a pergunta inicial

    Resposta
    • matias

      se ele pode tudo , ele pode criar algo que não aguenta levantar ? se sim então ele acabou de deixar de poder tudo , já que após isso ele não aguenta levantar essa pedra .
      se ele pode tudo , ele pode criar algo que não aguenta levantar ? se não então ele acabou de deixar de poder tudo , já que após isso ele aguenta levantar a pedra .

      Resposta
      • Lucas

        Se Deus pode tudo, então ele pode não conseguir levantar a pedra e continuar sendo Deus onipotente. Aqui está a falha no paradoxo. Se Deus pode fazer uma coisa ilógica, que é criar uma pedra que nem ele mesmo poderia levantar, então ele pode fazer a coisa ilógica que é ser onipotente e não conseguir levantar a pedra.

        Resposta
  • Diego

    Essa é uma questão direcionada a Deus, como homens querem ter a resposta? Perguntas cujo a resposta está em um nível de quântica avançada que ainda foge ao conhecimento do homem, só Deus pode responder… Logo é paradoxo para os homens, para o divino a questão é simples de resolver.

    Resposta
    • Diego

      Deus cria a pedra e por um momento se torna um mero mortal, problema resolvido.

      Resposta
    • Jorge

      Mas que pergunta é essa em???mas é lógico QUE DEUS PODE Criar uma pedra tão pesada que Mesmo não possa levantar, A respostar esta la No evangelho escrito por João Cao 11l Quem É JESUS? ? De Acordo Com Bíblia Ele É DEUS! Mas quando Ele foi ressuscitar lazaro Ele mão podia Remove aquela pedra pois quem colou ela não tinha sido Ele, e quando ELE Diz tirem a pedra ELE estava provando as pessoas pé ver se elas de fato iririam crer Nele MAS quem Criou aquela pedra??? FOI DEUS, mas Ele não podia Remove-la. AIR Esta Resposta.

      Resposta
  • Gabriel Canhoto

    Sim Deus pode fazer uma pedra qui ele msm não pode carregar mais a pedra também é ele por isso não entra em contradição isso é simbólico a pedra significa o mundo.

    Resposta
  • William

    Legal o argumento dado pela redação, mas não, não é a resposta. Claro que Deus não age contra os seus princípios (se é que posso dizer assim), mas Deus fez sim essa pedra e el não pode levantar. Pasmem, Ele NÃO pode tudo. Justamente pq Ele fez essa pedra. Explico: a pedra que Deus fez é o homem, mas seu peso não está na massa. está no amor. Isso pq Deus deu ao homem ,(aí que de fato é a criação da pedra), o livre arbítrio. Outra coisa que as pessoas confundem. Digo isso pq as pessoas acreditam que tem dominio sobre seus destinos. Não teem. assim como uma flor, Deus tem total controle sobre seu crescimento e seu fim. O livre arbítrio está no que ela oferece a Deus. Deus pode dar ao homem tudo, até o controle do mundo, mas não pode tomar dele seu amor. pode inclusive lhe tirar tudo e ainda este ser incrédulo. Assim como um pai nÀO PODE EXIGIR O AMOR DO FILHO DANDO TUDO DE BOM OU CASTIGANDO-LHE, DEUS DEU AO HOMEM ESSE LIVRE ARBÍTRIO OU O TAL PESO QUE ELE NÃO PODE LEVANTAR. Por isso o ateu é ateu, o pobre o ama mais que o rico e o desgraçado é perdoado. livre arbítrio.

    Resposta
    • Rafael José

      Pedra não tem livre arbítrio. Ela não escolheu não ser levantada. Logo, tentar levantá-la não fere o livre arbítrio. No caso da “pedra” metafórica, “levantá-la” (obrigar o indivíduo a corresponder o Amor de Deus) feriria o livre arbítrio, por isso Deus não pode fazer, já que Ele respeita nosso livre arbítrio. Portanto, você fez uma analogia que não responde a questão da página.

      Resposta
      • Eduardo

        Deus é aquele que sempre existiu. O resto não se pode dizer.

        Resposta
  • Josimau

    Deus nao é capaz de fazer algo ruim? Então o dilúvio foi um presente maravilhoso cheio de amor? Morreram crianças, animais…kkkkkk
    Deus era bem perigoso no passado…acho que hoje amoleceu…XD

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Deus é o criador e mantenedor da vida, Ele pode tirá-la a qualquer momento se quiser. Embora, sobre essa questão que você levanta, na época do Dilúvio, um grande problema que havia na Terra era que as pessoas haviam se corrompido de tal forma que provavelmente abandonaram a prática do casamento, sobrando somente orgias, sacrifícios, zoofilia, etc… Você pode ver isso também (em menor escala) na história de Ló e da destruição de Sodoma e Gomorra. O que muitos estudiosos da Bíblia dizem e também há textos judaicos a respeito, é que já não haviam crianças nestas épocas que me referi, justamente pela questão da total corrupção da carne humana.

      Resposta
  • Ivvy

    Sim. Deus pode criar uma pedra que nem mesmo ele possa levantar. Mas de sua onipotência, ele poderá fazer-se ainda mais forte ou farzer-se da pedra mais leve, pois ele tem o poder de transformá -la e levanta-la de qualquer maneira

    Resposta
  • Vicente Paula Leite

    Amei a explicação. Filosófica em sua argumentação, teológica em sua fundamentação e divina em sua inspiração.

    Resposta
  • Um ateu por aí

    Gente, isso é uma simplificação de outra coisa. Se deus é o “Todo-Poderoso” ele é onipresente, onipotente e beneficente. Se ele sabe onde o “mal” está, consegue acabar com ele, então, não é beneficente. Se ele sabe ondo o “mal” está, quer acabar com ele, mas não consegue, então, não é onipotente. Se Deus consegue acabar com o “mal”, quer acabar com ele, mas não sabe onde ele está, então, não é onipresente.

    Resposta
  • johnny lima

    Como na cabeça de alguém é possível fazer com que a criatura seja mais que o criador, trazendo assim algo ilógico.

    Resposta
  • Demiurgo

    O primeiro erro está em deturpar o significado de Omnipotente/Onipotente que significa que “pode tudo”, e não aquele ou aquilo que “pode algo ou outro”. Segundo é achar que algo finito está limitando o ser infinito, na verdade se tratá do ser infinito se limitando, Deus cria a pedra que não pode levantar, a pedra é só uma analogia para simplificar esse dilema, um ser onipotente pode ser limitar? E a respostá não é que sim ou que não, a raiz do problema é a existência do ser onipotente. Um ser onipotente “B” tenta se limitar, se ele consegue então ele não é todo-poderoso, se ele não consegue ele não é todo-poderoso. Dessa forma ele só seria Onipotente se conseguisse se limitar e não fosse limitado, oque é logicamente falso.

    Resposta
  • FRANCISCO FONSECA

    Meu Deus!!! A resposta é simples. Esse paradoxo, em sí, possui um paradoxo que o antecede. Porque Deus mentiria para si mesmo? Mentir já não é bom; para si mesmo então?! Imagina Deus mentindo para si mesmo?

    Mas, a resposta esta nas Escrituras Sacradas: Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

    Números 23:19

    Resposta
  • Petromikelo

    Deus consegue criar um ser omnipotente? Consegue criar um ser eterno e mais poderoso que ele? Agora não falamos de uma coisa finita mas sim eterna.

    Resposta
  • Miguel

    A explicação é de uma fraqueza lógica que envergonha quem lê

    Resposta
  • Antonio Jorge de Souza Menezes

    Bem! Falou-se em natureza de Deus, de lógica entre outras coisas para dizer que o fato de Deus não poder criar tal pedra é impossível. Com relação ao poder dos seres humanos fazerem coisas que Deus não pode fazer é uma falácia, pois utilizou-se metaforicamente a palavra “poder” como simples escolha, livre arbítrio dado por Deus.
    Também, o quadrado e o círculo são figuras diferentes, no entanto estamos falando da mesma pedra. Assim, não podemos considerar esse paradoxo uma falácia, pois não temos a certeza de Deus ser Todo Poderoso.
    Por fim, a questão da natureza de Deus. É da natureza de Deus ser bom? 1joao 4:8 diz que Ele é Amor. Seria Deus omisso ao permitir o sofrimento da humanidade? Não estaria sendo desamoroso deixar o homem destruir o próprio homem já que em outra passagem bíblica ele diz que ama tanto a humanidade que deu seu primogênito para que todos tenhamos a vida eterna?

    Resposta
  • ANTONIO

    O CONCEITO DE ONIPOTÊNCIA É SIM TER O PODER PARA FAZER TODAS AS COISAS,NADA,ABSOLUTAMENTE NADA É IMPOSSÍVEL PARA DEUS,A PARTIR DO MOMENTO QUE DIZEMOS QUE ELE NÃO PODE,ESTAMOS CLARAMENTE ATESTANDO UMA IMPOSSIBILIDADE,OU SEJA,ESTAMOS LIMITANDO,CERCEANDO O CRIADOR,QUE PODE TUDO!!!!, O FATO DELE PODER NÃO SIGNIFICA QUE ELE FAÇA,OU AINDA QUE TENHA O HÁBITO DE FAZER,OU QUE ISSO COMPROMETA SUA SANTIDADE,NÃO!!! ELE NÃO FAZ,E NÃO POR QUE NÃO POSSA,MAS PORQUE SE REVELA COM UMA PERSONALIDADE SANTA,PERFEITA,IMPOLUTA,ILIBADA,JUSTA E RETA,NO SIGNIFICADO EXTREMO E COMPLETO,COM UMA VONTADE,BOA,PERFEITA E AGRADÁVEL,SERIA UMA INCOERÊNCIA E CONTRADIÇÃO AGIR DE FORMA DIFERENTE,ACREDITO SER UM RETROCESSO,E UM PRECONCEITO MUITO GRANDE CONCEBER A IDEIA DE UMA ONIPOTÊNCIA LIMITADA,ISSO SIM É UM TREMENDO PARADOXO

    Resposta
  • João

    “porque o conceito de onipotência de Deus não é poder fazer tudo, mas sim poder fazer tudo que não seja contrário à sua natureza, à sua Palavra, ou ao seu caráter”Eu também serei omnipotente já que posso fazer tudo o que não seja contrário à minha natureza, à minha palavra e ou ao meu carácter! Melhor, eu, ainda consigo fazer muito que é contrário à minha natureza (o que é isto de natureza?), fazer o contrário da minha palavra e até o oposto do meu carácter! Serei então mais do que esse deus. 
    Que estranho, tanta gente que se entretém com isto. 

    Resposta
  • Gilvan Costa

    A resposta é NÃO! Porque Deus está sujeito às suas próprias
    leis e a sua Palavra.
    A explicação está em Gênesis 2:1
    ASSIM, os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados.
    Ou seja, Toda criação está pronta ou sujeita a evolução também criada por Ele. A criação está pronta, até mesmo um surgimento de uma nova galáxia ou um buraco negro já está prevista e sujeita nos 6 dias da criação de Deus.

    Resposta
  • Jefferson

    Esse paradoxo é referente ao “inferno”. Como um ser tão “poderoso” pode permitir o diabo. (Simplificando)

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *