Estudos

Por que Eliseu amaldiçoou crianças para serem devoradas por ursos?

 


Uma das passagens bíblicas mais controversas e criticadas por céticos e até mesmo por crentes, descreve a história em que Eliseu amaldiçoa os quarenta e dois “meninos (ou crianças)” que foram atacados e devorados por duas ursas:

Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, saíram algumas crianças (na’ar) para fora da cidade, e zombavam dele, e disse-lhe: Sobe, calvo! Sobe, calvo! E virou-se para trás, os viu, e as amaldiçoou em nome do Senhor. E apareceram duas ursas para fora da floresta, e devorou quarenta e duas crianças (yeled) dentre eles. 2 Reis 2:23-24 (KJV)

Obviamente que por mais explicações que se dê a esta passagem, o fato é que algo terrível aconteceu e foi relatado na Bíblia como vimos acima, ou seja, não adianta darmos “desculpas” ao que ocorreu, mas vamos tentar entender o porque ocorreu, mesmo que para nós pareça injusto e cruel (vamos ao original escrito), e logicamente, sabemos que para alguns, essa explicação não será suficiente.

É interessante notarmos que  quando vem a calhar, ou seja, em eventos “ruins” que ocorreram e foram relatados na Bíblia, ela é considerada como um livro de fatos ocorridos por aqueles que criticam a historicidade e importância dela. Mas quando ela relata eventos “bons”, profecias que se cumprem, milagres, libertação, relacionamento com Deus, plano da salvação, vinda de Jesus, etc… daí ela é considerada um livro de fábulas.

Ora, a Bíblia não é um livro especificamente de história, ela é como se fosse um “manual de sobrevivência espiritual” do crente, porém ela também contém história, e como todo bom livro de história, deve conter os fatos que realmente ocorreram, por mais terríveis e controversos que eles sejam.

Não pode haver dúvida de que esta história termina em tragédia, mas o que é muitas vezes esquecido é quem foram as crianças. Uma leitura rápida desta escritura, faz parecer que o profeta Eliseu maliciosamente condenou as criancinhas (alguns afirmam que eram crianças com menos de dez anos de idade) por simplesmente tirar sarro dele. A infeliz tradução de duas palavras hebraicas para o português, traduzidas como “crianças” ou “meninos”, não nos dá o escopo completo de sua gama de significados.

A palavra na’ar foi aplicada a vários indivíduos que não eram claramente crianças. Isaac foi chamado na’ar quando tinha 28 anos de idadeJosé também foi chamado de na’ar quando tinha trinta e nove anos. Existem outras passagens em que esta palavra se aplica a homens crescidos (alguns teólogos consideram “rapazes”. RC).

A palavra yeled tem representações semelhantes, por isso não há necessidade de continuarmos mais neste ponto.

Mesmo que estes fossem homens já crescidos, ainda parece ser um ato duro para Eliseu amaldiçoá-los para fazer o divertimento dele, certo?

Vamos olhar o que potencialmente está acontecendo aqui. Não podemos realmente saber com certeza, uma vez que não estávamos lá, mas há algumas pistas sobre o que estava acontecendo:

eliseu-011ª pista: Parece que estes homens estavam fazendo mais do que zombar do profeta, provavelmente estavam ameaçando-o. Ao dizerem-lhe “sobe”, pode ser entendido como uma ameaça para sair deste mundo (como seu mentor – Elias – milagrosamente saiu), ou eles iriam tentar isso através de outro meio. E com quarenta e dois rapazes vindo sobre ele para o atacar, poderiam facilmente vencê-lo, salvo um milagre, e é aí que as ursas vieram a intervir.

2ª pista: Também é possível que ele não tenha sofrido nenhum ataque, além de zombaria. No entanto, esta ainda é uma acusação séria no Antigo Testamento, antes que o novo Pacto da Graça fosse iniciado. Deus, por várias razões, colocou seus profetas sob um juramento sério (para manter a pureza e santidade conservada) e aqueles que os desafiassem, não deviam ser tolerados.

Outro exemplo disso seria o caso onde duzentos e cinquenta pessoas tentaram usurpar a autoridade de Moisés e Arão, e sabemos pela própria Palavra que estes homens tiveram um terrível fim. (Números 16:28-33)

Devemos lembrar que a palavra “profeta” significa “boca de Deus”, ou seja, aquele que Deus escolhia para ser Seu porta-voz na Terra e levar a mensagem da vontade santa dEle para os homens. O povo deveria respeitar o profeta por esta grande tarefa, coisa que essas “crianças”, que agora sabemos que eram “homens”, não estavam fazendo.

Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Gálatas 6:7 (ARA)

Isto tudo possivelmente aconteceu com intuito de guardar os judeus da apostasia, como as nações pagãs faziam; afinal, eles eram pessoas que deveriam preservar a Palavra de Deus para, finalmente, gerar o Messias para salvação de toda a humanidade (Gênesis 3:15).

Se Deus permitisse uma frouxidão de direito, a tibieza das pessoas teria se seguido e esta realidade poderia nunca se materializar.

 

Imagens fonte: Reprodução Google

89 thoughts on “Por que Eliseu amaldiçoou crianças para serem devoradas por ursos?

  • Rogério Silva

    Amém Amados!

    É isso aí, não se pode zombar de quem é selado pelo Espirito Santo de “DEUS”, como bem foi citado no caso de “Moisés”… Além do mais amados, não importa se adulto ou crianças, veja o que diz em, Prov. 20:11 – “Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta”… “DEUS” é soberano, ele nos dar e consequentemente pode tomar a vida a qual ele deu… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
    • Andre Assini

      Isso é doença, vai se tratar amigo. Um assassino psicolata tem uma moralidade melhor que a sua.

      Resposta
    • David elias

      Cara você está doente, vá se tratar e não é com pastor não é com psiquiatra mesmo!

      Resposta
    • Marcos

      Vc não passa de uma pessoa ruim

      Resposta
  • Edson Pereira

    Deus diz “não matarás”, mas ele próprio mata e permite que outros também façam isso. Em alguns casos até ordena. Façam o que eu falo mas não façam o que eu faço. A Bíblia é um monte de lendas, a começar por Adão e Eva

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      O problema é que você nem leu o artigo. Ademais, quando a Bíblia fala em “não matarás”, significa assassinato sem motivo. É diferente em casos de guerra, auto-defesa, defesa de outros, etc.

      Resposta
      • JOELMA ALVES DOS REIS

        A meu ver..não matarás significa não matarás….não diz não matar as sem motivo, mas com motivos podes matar…E não entendo realmente quem acredita que essa passagem possa ser justificável…afinal 42 homens ou crianças foram mortas …

        Resposta
        • Ademar

          Deus antigamente com saul, Davi através dos profetas e outros homens de Deus, Deus mandava va e destrua aquela tribo, porque Deus ja conhecia o coração deles, Deus criou o Homem e tira a hora que Ele quiser, ELE É DEUS. Voce ve comoveste o mundo de hoje, as pessoas so reclamar dos direitos e os deveres nao querem saber, a educação e cada dia pior, os ensino nem se diga, ja somos últimos do planeta..as lésbicas e gay, querem direitos, os bandidos também … acabou o respeito…Deus vai estar sempre certo, por isso na America, criança cometeu assassinato, vao para prisao perpetua…ai vem as ONG se fosse no Brasil, ja pedia liberação, ta entendendo..porque eu ando certo voce também, nunca teremos problemas. correto..um bom dia

          Resposta
          • Cecilia

            Exatamente isso Ademar, os transtornos de psicopatia ou seres possuídos por demônios não tem idade e o Senhor não deve ter misericórdia destes. Sem falar que muitos além de já serem literalmente condenados como o diabo é são da linhagem perversa de Caim. O povo perece por falta de conhecimento mesmo! Não conhecem , não respeitam nem procuram compreender os propósitos de Deus na Terra. Shalom!

          • Osmar

            Melhor comentário!!_2

          • vergonha na cara

            Para de ser ignorante cara. Comparar bandido com homossexual. Bandido comete um crime grave e você fala esse absurdo.

          • Osmar

            Melhor comentário!!

      • Lucia Mitraud

        Quer dizer que pode-se matar se isso convém a quem mata? Esse deus, ao qual você se refere, com toda certeza não é o Deus que está no meu coração e no qual eu acredito.

        Resposta
      • Marcos

        Seu artigo não fala nada de especial, apenas tenta criar supostas justificativas pra defender um deus (com letra minuscula) cruel. Vc eh um belo “cristão”

        Resposta
    • cristiano

      tem pessoas que não dá perde tempo.as pessoas não conhece a bíblia e falam um monte de bestera.

      Resposta
    • Pedro Olavo

      Caro Edson, não sei em que vc acredita, mais mais fazer um comentário sem conhecimento de causa é um posicionamento infeliz
      Poxa! leia a Bíblia pedindo a D’us entendimento procure conhecer a história dos povos antigos cultura costumes o contexto em geral, se quiser até posso te ajudar?
      Depois vc se posiciona OK !
      Um abraço.

      Resposta
      • Satan As

        Não sei se eu não leio a bíblia direito ou vocês que não querem ver as tantas atrocidades cometidas por um deus que tem o ego do tamanho do planeta

        Resposta
        • Suas Falácias não colam...

          Você se pondo acima Dele(Deus) quando lê a Bíblia, já mostra como é patético esse seu argumento que tem base na Bíblia. Deus é justo, já estudou sobre os atributos de Deus?Não né?… Se ele é justo e o homem pecou, ou seja fez algo que era desobediência a algo estabelecido, ou seja quebrou uma lei estabelecida por Deus, ele deve ser julgado não é mesmo? agora pense comigo: Se um juiz condenar alguém que cometeu algo imperdoável e vai para a Cadeira Elétrica(caso estivesse no EUA), o juiz que o condenou está errado? Olha que interessante, TODOS desde cometeram esse crime contra Deus, entendeu santinho? Você e eu estamos condenados, estamos apenas esperando nosso julgamento para sofrermos a pena! Deus sendo Justo, pode nos condenar e julgar na hora que quiser! ele que decide quando vai julgar, quem é você, que tendo quebrado uma Lei, vem dizer que o Juiz tá errado?O que que Deus faz com pessoas que nem você e eu? O salário do pecado é a morte, ou seja Deus diz que se você peca, segue uma analogia: Você está trabalhando, e quando chegar o final do mês, você receberá o seu salário, que é a morte. Então, quando você peca, você está é condenado, e no dia que ele estabeleceu, você será punido com a morte! Bom mano, Se Deus é Justo, ele tem que punir você e eu!
          Então se aquelas “crianças” pecaram(TODOS pecaram) elas merecem a morte! e elas ter morrido foi apenas a justiça dele se cumprindo! e pelo fato de terem zombado da obra de Deus, que tem um propósito de redenção da humanidade, é mais um grande motivo para punir esses jovens! Você só por desconhecer conceitos simples de Teologia e vim fazer acusações contra o Deus da Bíblia revela que tipo de pessoa você é, tenha um boa noite.

          Resposta
        • Otavio

          Nós somos criaturas de Deus, ele é o único q quando não temos mais nada p oferecer em prol da salvação … p q tu serve … s o importante não é viver seus 100 anos e sim decidir d qual lado vc vai q estar … se n serve p nada, qual a diferença , Deus tirar a sua peça ou d outrem…. Deus é Deus em qualquer circunstância … Elizeu era um homem culto e estava em uma missão e Deus ali o protegia, e satanás usava os rapazes ou crianças p o atacá-lo e ele amaldiçoou e Deus fez o q deveria ter feito ✅ Deus nunca está errado … triste mesmo será , q a porta da graça se fechar , o espírito de Deus subir,,,. Morrera velhinhos, crianças, homens e mulheres aos gritos ,,, porque blasfemaram o nome d criador e não quiseram a salvação e n podem reclamar d Deus. Pois o mesmo Deus, deu de graça p todos e n o quiseram 😉 é só lembrar o tempos d dilúvio, da queda da cidade d Dodoma e Gomorra …. D uma coisa eu sei Deus é amor e também justiça …. Então resumindo Deus é bom q te dar a vida p viver ao lado dele com alegria d vida e não igual a satanás, q queria o seu lugar a ser adorado e fazer um trono d mentiras , um trono de destruição , calúnia, incredulidade, como n tempos d hoje ….. Deus faz o que ele quiser e nem adianta encontrar justificativa p o que ele decide fazer …. Deveria encontrar justificativa p o que satanás faz… usa uma pessoa ou pessoas p se posicionar contra o altíssimo, usa um pai p matar um filho, ou mais p assassinar outro , usa um presidente p n dar paz as nações etc… aí eu te falo… porque persegue ao teu criador se o próprio satanás , usou as crianças p zombar dos propósitos d Deus n quele momento ….. este reino , este mundo está n mãos de satanás .. mas n e dele … inclusive o Reis soberano já está voltando e o nome dele é Jesus 🥰Maranata 🥰🥰🥰😇

          Resposta
      • Carlos

        Sei lá ….a casos extranhos ….

        Resposta
    • Charles Claudino

      O quinto mandamento é, não cometerá assassinato, e não diz em relação a matar que é diferente. Assassinato é quando sem justificativa, tira a vida de alguém, mas se alguém invade sua casa no descanso da noite e vier a ser ferido e por isso morrer, que o feriu está livre de qualquer culpa (Êxodo 22: 2)

      Resposta
    • Luiz Rosa

      Deus é amor mas justiça também já matou e deu vida a milhares e continua ,ele é Deus faz o quer ele manda e não é mandado a lenda é verídica não para os tolos que não entendem e se perdem em suas emoções e teorias

      Resposta
    • Rodrigo

      Concordo. Assassino implacável

      Resposta
    • Josué

      Quem é eu e vc para Barganhar com Deus , temos apenas que cumprir tudo que ele nos pediu , se ele matar ou não ele é Deus .

      Resposta
    • André

      Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?  

      Romanos 9 : 20

      A própria palavra te repreendi

      Resposta
  • Claudio

    Eu não vejo como respeitar um livro que é uma colcha de retalhos, alguns evangelhos nem se sabe o autor, apenas deduziram e colocaram nomes, escritos muitos anos após a morte do suposto Jesus, aí vem o concílio e os bispos decidem quais eram supostamente inspirados e quais não eram, palhaçada! Muitos evangelhos que tinha relatos que não agradava a igreja foi deixado de fora, o cristão vem com essa balela de que esse livro de autores anônimos é a palavra divina. Kkkkk

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Olá Claudio, tudo bem?
      Seu argumento já é bem ultrapassado querido, não sei onde você pode chegar ao caçoar da fé alheia, mas creio que você possa ter melhores argumentos.
      Abraços.

      Resposta
    • cristiano

      Cláudio no consilio nem tinha igreja na quela época. lá foi decidido a divindade ou não se jesus.estuda mais pelo menos mais um pouco. as tuas teze eu nem vou começar uma questão.

      Resposta
      • Duan

        Amigo acho bom você estudar também, teu português tá bem fraquinho viu? Gramática é essencial para compreendermos aquilo que lemos.

        Resposta
    • Leandra

      Cláudio não sei se vc sabe ? Mais nós cristãos não acreditamos em bispos, papas nada que é governado por homens. Acreditamos e temos fé somente em Deus !!!!

      Resposta
      • Dunha

        Você acredita no bolsonaro e diz que não acredita em homens?
        Acorda, mulher…

        Resposta
  • José Virgílio Filho

    Cada um acredita nas coisas que querem acreditar , eu por exemplo prefiro acreditar nas escrituras de Deus .
    Todos nós sabemos que Deus é o grande criador de todas as coisas , mas se alguém insistem em não acreditar que vá pro raio que os parta !!!!

    Resposta
    • Lia

      Cheio de amor cristão nesse coraçãozinho! Bonito de ver! Chegar a comover!
      Como religião a ruim! Fico chocada com isso! Povo mais esquisito!

      Resposta
    • Marcos

      Escrituras que DIZEM ser de Deus*

      Resposta
  • Leandro

    Isso é só mais uma forma de impor o medo e fazer com que as pessoas não desrespeitem e sejam submissas as vontades de deus.
    Pare e pense: se você colocar um bando de ovelhas dentro de um cercado feito de madeira e arame farpado, será fácil e não terá grandes problemas, para poder explorar a lã que elas tem para oferecer, pois são animais irracionais e não sabe como escapar, mas com seres inteligentes como os humanos uma simples cerca não é suficiente, por isso foi criado essa prisão psicológica, as religiões inventaram todas estas histórias místicas e fizeram você acreditar que precisa delas, para que você sempre volte ao seu pastor para ouvir essas histórias e em contrapartida dê à ele sua lã (dízimos e ofertas), não importa para qual lugar do mundo você vá, como uma ovelha treinada você volta para ser tosquiada, pois não há igreja ou história sobre deus que perdure por muito tempo se não receberem seu dinheiro, aconteceria o mesmo que aconteceu com Zeus, Odim, Osiris e muitos outros deuses.
    Só para se ter uma ideia, fiz uma pesquisa e o mercado gospel da música gera em torno de 2 bilhões de reais por ano, isso só na área da música, imagina em todos os outros ramos de atividade gospel, esse número deve ser colossal, isso explica o crescimento no número de igrejas, além do fato de terem imunidade tributária, falar de deus nunca foi tão lucrativo como hoje em dia.
    Fazendo uma analogia, quando o MacDonald’s começou no ramo de fastfood vários concorrentes apareceram criando sistemas iguais, pois perceberam um bom nicho de mercado.
    E prevendo que isto é uma consequência natural as religiões inseriram em seu contexto suas formas de proteção, conforme pode ser visto em Deuteronômio 13, versículos 6 ao 11, e em muitas outras passagens bíblicas. Quem nunca ouvir falar em Santa Inquisição, Cruzadas, ou na postura de vários templos evangélicos em dizer que os espíritos das religiões de origem africana são demônios e não de deus, diversas demonstrações para tentar manter uma única igreja no poder.

    Resposta
    • DEIVYSON DE ASSIS DOS SANTOS

      Nobre Leandro, hoje não existe mais esse negócio de impor o medo, ovelha dentro de cercado, a maior prova são os crentes que se afastaram por vontade própria não é?

      Resposta
  • Edson

    Não acho que seja caçoar da fé alheia, pois cada um tem a sua. Mas o que o Cláudio disse mais abaixo não foi contestado de forma racional (como se intitula o site), simplesmente mandaram a velha falácia do “você não sabe o que está dizendo”. Duvidar da origem de certas escrituras, que ninguém tem certeza da origem, não é duvidar da existência de um Deus, mas é sabido que a Bíblia foi usada ao longo dos séculos por diversas civilizações como ferramenta de manipulação e controle da sociedade. Inclusive esse tipo de passagem parece ser um caso típico de controle através do medo – o que não parece de todo dispensável numa era tão remota. O grande problema é que continuam, quase 2 mil anos depois, usando leis que foram escritas há tanto tempo, num contexto totalmente distinto de sociedade, ao pé da letra, como ao discriminar homossexuais, seguidores de outras religiões, etc, usando a Bíblia como justificativa. E antes que digam “a palavra de Deus não muda, não importa o tempo”, lembrem do termo “Novo Testamento”, e de como o Evangelho (boas novas) regrou uma nova sociedade.

    Resposta
  • Célia Pereira

    A desonestidade de raciocínio é uma marca bastante clara nos defensores dos absurdos bíblicos. O autor do texto acima, não deve nada aos maiores mistificadores dos contos da carochinha das religiões judaico-cristãs!

    Resposta
    • Moises

      Deus não obriga a ninguém a servi-lo vcs tem o livre arbítrio para escolher a quem servi uma coisa eu sei Jesus irá voltar acredite vcs ou não ele irá voltar aceite vcs ou não ele irá volta creia vcs ou não Jesus voltará

      Resposta
  • Marry

    Eu sou uma das que nunca havia entendido essa passagem e realmente agora me esclareceu maus …obrigada muito bom

    Resposta
  • Ninho

    Quem vai contra um homem de Deus vai contra o próprio Deus

    Resposta
    • Juliano Cesar Alves Silva

      Leia a bíblia, antes faça uma oração pedindo a Deus sabedoria para compreendela, pois a batalha espiritual é grande contra vc.

      Resposta
  • vladimir furlanetto ferreira

    Deus repugnante!!
    Um dia a humanidade se verá livre das religiões!!

    Resposta
  • Canal; jesus alem das nuvens

    Muito engraçado , vcs só acreditam no deus assassino , o Deus de João 3 v 16 ninguém acredita ,

    Resposta
    • Diego Armando

      Nem entendem Deus, pensam que podem compreender Deus com sabedoria humana, então não entendem que ele é SOBERANO, eles esquecem que esse “instinto de certo e errado e injustiça ” com essas ” crianças” do texto foi o próprio Deus que colocou em seu coração ele que ensinou que não é correto matar, mas enfim, sabemos que o deus deste século cegou esses ímpios

      Resposta
  • Suelyn

    Na minha opinão era pra ser assim até hoje, detesto gente debochada, zombadores, pessoas que gostam de chocarrice, sei que hoje vivemos o tempo da graça, mas algumas pessoas deveriam receber lições mais punitiva.

    Resposta
    • Oliveira

      Ainda falam dos mulsumanos kkk. Quanto amor kkk

      Resposta
  • José Ricardo Rocha Gonçalves

    Foi o pior artigo que já li a respeito.

    Resposta
  • Marcelo

    “O povo deveria respeitar o profeta por esta grande tarefa, coisa que essas “crianças”, que agora sabemos que eram “homens”, não estavam fazendo.” E o todo amoroso deus ainda sim trouxe a morte a 42 pessoas sendo elas homens ou crianças pelo simples fato de não respeitarem seu profeta. Deixa eu ver se eu entendi bem então.. Deus cria o universo e os seres vivos (o ser humano incluso) e dá a eles o livre arbítrio (estando incluso nesse livre arbítrio a capacidade para a maldade, sendo que era muito mais fácil não dar à sua criação a capacidade da maldade) para que quando eles não obedecessem a ele eles fossem mortos? Entendi..

    Resposta
    • Tiago Cruz Barbosa

      O propósito da criação é adoração a Deus. Se não existisse o livre arbítrio os seres racionais criados seriam como robôs pré programados, ou seja,o verdadeiro propósito para a existência da criação não seria cumprido. A Bíblia é um livro de fé embora tenha uma lógica e muitas vezes um sentido racional para seus ensinamentos, porém, está fundamentada na fé qual a própria palavra define como a certeza e prova das coisas coisas que não se vê[Hebreus 11.3] É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele exita e sem fé é impossível agradar a Deus.Espero que este argumento lhe seja útil, mas, com certeza não é incontestável…Abraço amigo!

      Resposta
  • Marcelo Augusto

    Eu já me decidi por não dialogar com pessoas que não conhecem nada, absolutamente nada da palavra, vivem para contestar com argumentos tão pífios, chegam a ser até infantis. Essas pessoas acreditam em quê? Vivem suas vidas de que forma? Se conhecessem um pouco, só um pouco da Bíblia saberiam quão maravilhoso é esse livro.
    Não estou falando de religião e sim de estudo, para aí sim poder dialogar a partir de conhecimentos embasados nos seus estudos. Fora isso, não passam de pessoas que só querem atacar, difamar e desrespeitar a outros.

    Resposta
  • janio

    aprendi uma coisa, religião ou qualquer coisa que você tenha que estudar para seu desenvolvimento e conhecimento é devidamente pra você, se alguém quer saber procures conhecer, mas como não quer conhece é melhor deixa pra lá e ficar inerte, tem muito detalhes nas religiões que não vejo logica, mas não vale apena discuti é melhor eu procurar entender e se não entender é melhor deixa pra quem acredita.eu me baseio na logica e respeito as opinião das pessoas.  se você contraria a opinião ou a crença de alguém você esta machucando ou magoando os sentimento daquela pessoa. você é a favor, se não fuja do assunto ou dar uma ideia e saia do assunto, é melhor do que sai machucando as pessoas.   fica em paz

    Resposta
  • Joseph

    Raciocínio e cristão na mesma frase não combina.
    Assassinato é assassinato. Se Deus matou crianças no caso da ursa, no dilúvio, no senso de Davi, na invasão a Midiã e etc, então seu deus é um deus assassino. O problema é que cristão não aceita o que lê na bíblia, então fica com esses malabarismo hermenêuticos e teológicos.

    Resposta
    • Tiago Cruz Barbosa

      O propósito da criação é adoração a Deus. Se não existisse o livre arbítrio os seres racionais criados seriam como robôs pré programados, ou seja,o verdadeiro propósito para a existência da criação não seria cumprido. A Bíblia é um livro de fé embora tenha uma lógica e muitas vezes um sentido racional para seus ensinamentos, porém, está fundamentada na fé qual a própria palavra define como a certeza e prova das coisas coisas que não se vê[Hebreus 11.3] É necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele exita e sem fé é impossível agradar a Deus.Espero que este argumento lhe seja útil, mas, com certeza não é incontestável…Abraço amigo!

      Resposta
    • Suas Falácias não colam...

      Você se pondo acima Dele(Deus) quando lê a Bíblia, já mostra como é patético esse seu argumento que tem base na Bíblia. Deus é justo, já estudou sobre os atributos de Deus?Não né?… Se ele é justo e o homem pecou, ou seja fez algo que era desobediência a algo estabelecido, ou seja quebrou uma lei estabelecida por Deus, ele deve ser julgado não é mesmo? agora pense comigo: Se um juiz condenar alguém que cometeu algo imperdoável e vai para a Cadeira Elétrica(caso estivesse no EUA), o juiz que o condenou está errado? Olha que interessante, TODOS desde cometeram esse crime contra Deus, entendeu santinho? Você e eu estamos condenados, estamos apenas esperando nosso julgamento para sofrermos a pena! Deus sendo Justo, pode nos condenar e julgar na hora que quiser! ele que decide quando vai julgar, quem é você, que tendo quebrado uma Lei, vem dizer que o Juiz tá errado?O que que Deus faz com pessoas que nem você e eu? O salário do pecado é a morte, ou seja Deus diz que se você peca, segue uma analogia: Você está trabalhando, e quando chegar o final do mês, você receberá o seu salário, que é a morte. Então, quando você peca, você está é condenado, e no dia que ele estabeleceu, você será punido com a morte! Bom mano, Se Deus é Justo, ele tem que punir você e eu!
      Então se aquelas “crianças” pecaram(TODOS pecaram) elas merecem a morte! e elas ter morrido foi apenas a justiça dele se cumprindo! e pelo fato de terem zombado da obra de Deus, que tem um propósito de redenção da humanidade, é mais um grande motivo para punir esses jovens! Você só por desconhecer conceitos simples de Teologia e vim fazer acusações contra o Deus da Bíblia revela que tipo de pessoa você é, tenha um boa noite.

      Resposta
    • Cuidado com a mulher casada.bonita e gostosa. por que o marido dela não vai te perdoar. Kkkkk entedas com quinze 🤣 mas às mãos 👐 já está chegando chumbada!!

      Resposta
  • Carlos

    Crianças ou homens, o certo é que eram retardados ou paraplégicos, pois esperaram a vez de serem devorados sem correr e em fila indiana. É lógico que isso nunca aconteceu.

    Resposta
  • vladimir furlanetto ferreira

    Raciocínio ridículo !!!

    Resposta
  • Leno Gomes de Macedo

    Caros divergentes , venho eu ( Leno ) também estar divergindo com vcs , vejo assim , segundo o que eu tenho recebido de Deus , em que eu creio , através de crer na bíblia : o mais importante é nos respeitarmos como seres racionais , inteligentes e espirituais de livre arbítrio e nos firmar “naquilo” que acreditamos que nos leva ao amor e respeito ao próximo já que fomos criados ou gerados de algo ou alguém, sabendo que algo ou alguém criou algo para que chegassemos a ser gerados ou criados , se estamos aqui é porque algo ou alguém criou algo para que hoje pudessemos estar aqui com tantas advertências por sermos seres racionais , inteligentes e espirituais de livre arbítrio , e para não acabarmos fazendo o mesmo que o profeta Elizeu fez .
    Romanos 9:33
    Capítulo 9
    Verso 33
    Capítulo e verso veio a calhar , aleluias
    É uma fonte !!!!!!!
    Agora : cada um de nós temos o livre arbítrio de beber da fonte que quizermos , somos seres racionais espirituais e inteligentes e de livre arbítrio, ninguém melhor do que nos mesmos para sabermos da fonte que nos instrui e nos realiza e nos faz bem de verdade ……. agora defendendo minha opinião sobre a bíblia deixo uma pergunta : como pode ser desconsiderado um livro que nos traz fatos do passado que nos apresenta fatos do presente e do futuro ?
    Sendo que a bíblia é um livro de instrução para o ser humano , para que possamos estar prontos para o que vem depois , o fato do começo ser divergente irá fazer com que eu seja apenas o meio , e o fim não interessa , já que sou um ser racional inteligente e espiritual !!!!!!! ?
    Mateus 22:29
    Capítulo 22
    Verso 29

    Resposta
  • Leno Gomes de Macedo

    Cuidemos para não fazermos igual Elizeu em nossas divergências
    Romanos 9:33
    Capitulo 9
    Verso 33
    Mateus 22:29
    Capítulo 22
    Verso 29
    A bíblia apresenta fatos do passado nos apresenta fatos do presente e o futuro , quem lê e crê é dado o conhecer …… para quem é racional , inteligente e espiritual.

    Resposta
  • Danilo

    Fiquei chocado ao ler, poque de acordo com estudos pedagógicos o termo “criança” só foi usado “a partir do sec. XV, antes eram tratadas como pequenos adultos.Não sei se o erro está na tradução, mas é algo muito pesado ao se refletir, até titubiei minha fé, porque não quero servir um Deus que mata crianças por chamar um profeta de calvo, ao pé da letra está escrito apenas isso.Porém, minha fé é maior que minha decepção.

    Resposta
  • Walysson

    Lendo os comentários aqui, além de erros ortográficos horríveis, fico estupefato com o nível raso de raciocínio. Relativizar mortes. A bíblia é um livro horroroso. Assim como o Alcorão, que é até mais suave (acreditem), a bíblia não passa de uma miscelânea de contos, mitos, fábulas de povos da Idade do Bronze, porém ainda há gente muito ignorante que acredita nessas aberrações. A bíblia é repleta de contradições e sempre será usada para justificar tudo: de “livre-arbítrio”, mesmo Deus obrigando a fazerem a sua vontade em várias passagens, a genocídios, estupros, saques, dizimação de seres humanos; tudo em nome do “Senhor dos Exércitos”, do “Deus da vingança”, da “Ira de Deus”. Se um indivíduo matar uma criança, ele será execrado (justamente) pela sociedade. É um infanticida cruel e merece uma pena rigorosa (a perda da liberdade por muitos anos). Se Deus afoga, mata e queima crianças, “é a sua vontade”, “ele sabe o que faz”, “ele é justo”. Acreditar que existe livre árbitro é até uma piada pronta. Das pragas do Egito (que nunca houve), passando por Jonas até chegar em Judas Escariotes, já temos inúmeras contradições sobre o tal “livre-arbítrio”. E a onisciência de Deus? Kkkk Precisa rir? “Criou” tudo e se arrependeu (mesmo sabendo de tudo que aconteceria, temos um sádico PSICOPATA). Na bíblia, que é a “palavra de Deus”, a mulher não passa de um objeto para a reprodução da espécie. Eu poderia falar as inúmeras contradições, muitas até grosseiras, mas não perco meu tempo com cristão fanático, principalmente com evangélico.

    Resposta
  • Kelvyn

    A questão é que vocês acreditam naquilo que convém. Não tem senso crítico para analisar as atrocidades que Deus comete. Daí, inventam de tudo para justificar o injustificável.

    Resposta
  • Eu Mesmo

    Engraçado o tanto de ”ateu” em um site cristão, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Resposta
    • Suas Falácias não colam...

      kkkkk pse, e eu que nem sou filósofo cristão, compreendo que Deus pode fazer o que quiser com suas criaturas, os cara não estendem, se fala da Bíblia, tem que levar em conta quem é o Deus da Bíblia, mas me parece que o ateus patéticos aí, não entendem de lógica… O pior foi o outro falar pros jovens fugir, e como os jovens não fugiram ou não conseguiram fugir kkkkk a história é inventada kkkkkkkkk como ateu não estuda nada é impressinante kkkkkkkkkkkk Cada Falácia que nem vou perder meu tempo respondendo alguém que vai na Bíblia se pondo acima do Deus dela.

      Resposta
      • Virtual McCoy

        Ingênua criatura: um cérebro normal (e acima do normal) funciona assim: “Eu não quero acreditar. Eu quero saber/entender”
        O cérebro de ingênuas criaturas…..nem funciona, engole do jeito que lhes é empurrado garganta abaixo.
        Tente usar o cérebro e talvez….:
        Vc deixe de ser terraplanista,
        Consiga um emprego melhor,
        Perceba o que o pastor do seu rebanho faz com o dízimo que vc inocentemente paga.

        Resposta
    • Virtual McCoy

      É por isso que se conclui que crente tem QI baixo:
      Seja mais específico: quantos ateus estão nas respostas?
      Discordar do absurdo do episódio do Eliseu NÃO SIGNIFICA manifestação de ateísmo.
      “o tanto de ateu em um site cristão….”: para colocar juízo na cabeça de crentes ingênuos.

      Resposta
  • Leonardo

    Vocês que crêem nisso que esse Deus imaginário diz nesse livrinho, só podem ser malucos. Como concordar com tais práticas? Vão se desconverter 👍🏼 como sempre se rebolando pra explicar o inexplicável.

    Resposta
  • Emmanuel

    Anacronismo;
    Falta de entendimento;
    Falta de conhecimento das Leis de Deus, consequências da desobediência e do que é um Profeta Dele;
    Falta de entendimento Bíblico;
    Falta de leitura NA ÍNTEGRA de todos os livros bíblicos anteriores a esse fato;
    Incapacidade de observar a transcendência dessa vida terrena onde todos vão para cova, cedo ou tarde, e que seus dias de vida estão contados antes do seu nascimento; onde seu Dono e Senhor de tudo pode abreviar ou prolongar seus dias, dependendo da gravidade de seus pecados e pelo zelo no cumprimento de seus propósitos;
    Querer medir o Criador pela régua moral da criatura;
    Um ser humano feito do pó que vê um palmo a frente do nariz, “julgando” as ações do Senhor do Universo que sabe todas as consequências de fazer (ou não) algo que é “cruel”.


    Esse é o resumo do chorume ateístico dos comentários…


    Por acaso, não seria a revolta contra atos de quem você afirma não acreditar existir, loucura?
    Se Ele não existe, por que a revolta?
    Ficas revoltado quando um personagem do seu desenho favorito destroça os inimigos e planetas?

    Ou seria essa apenas mas uma desculpa, uma muleta, para não admitir que sua breve vida aqui na Terra com seus 70, 80 ans e todos os teus atos terão consequências eternas sobre sua alma?

    Pois, sabe que adora ídolos e que não existem Ateus: uns adoram a “ciência”, outros o dinheiro, homens, atores, outros adoram a natureza, animais, outros a si mesmos.

    Hora, tudo que está escrito é para conhecimento e ensino e nem mesmo os pecados de Davi e Salomão foram escondidos.
    Cristo veio e se fez maldição em nosso lugar lavando os pecados de todos os que acreditarem, inclusive os destes prepotentes que não dão 1 pão pra um mendigo na rua, mas se colocam como julgadores dos atos de YHVH.

    Resposta
  • David elias

    Bíblia, ô livrinho mal escrito!

    Resposta
  • william

    Não era mais fácil Eliseu pedir p nascer Cabelo na frente destas crianças e mostrar todo o “poder” de deus?

    Resposta
    • Eduardo

      Opção A – Fazer crescer cabelo imediatamente no Eliseu
      Opção B – Tornar Eliseu invulnerável a qualquer tipo de um possível ataque físico
      Opção C – Paralisar momentaneamente os jovens para eles verem o tal “poder”
      Opção D – Mandar 2 ursas matar 42 jovens/crianças

      hummmmm escolha difícil

      Resposta
  • Rodrigo

    O ” bondoso ” Jeová depois de assassinar crianças no Egito, continuou matando sem dó que discordasse dele. O Santo Xilique

    Resposta
  • Kaio

    o cara(deus) mata criança por que chamou o outro de careca, sendo que ele realmente era careca kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Resposta
    • Julia

      O “politicamente correto” desde aqueles tempos. Ninguém nunca aguentou sofrer um bullyingzinho. (Este comentário contém ironia)

      Resposta
      • Virtual McCoy

        Muito sábio informar que “Este comentário contém ironia”. Crente não entende ironia/sarcasmo (se é que sabe o significado).

        Resposta
  • Daniel

    Então a inequívoca palavra de Deus contém um equívoco de tradução?

    Resposta
  • Xatolouco

    É interessante vê o tanto de pessoas tentando justificar essa passagem absurda… porque Deus criou então pode matar e ninguém questionar…. aí vem uma jovem faz abordo e caem em cima … dizendo que não é de Deus , uma contradição absurda

    Resposta
  • Hazan Tofolli

    Várias tentativas estúpidas de esclarecer este fato de carnificina e perversidade. Na bíblia existem muitos outros fatos desumanos, malignos, ordenados pelo próprio “pai” do amor. Aceita quem quer , questiona, quem tem juízo.

    Resposta
  • Eduardo Costa

    Já que todo mal vem de satanás e, satanás é criação de Deus, por que Deus o criou ou por que não o destruiu? Se Deus sabe o futuro de todas as coisas antes delas existirem, no mínimo Deus é conivente com as obras do demônio.

    Resposta
    • Julia

      E esse negócio de livre arbítrio fica parecendo ser balela. Pq se eu faço um monte de m.e.r.d.a é td obra do diabo, aí eu me isento de responsabilidade.

      Resposta
      • José

        Pois é, meio sem sentido mesmo. Tem muita coisa que parece ter vindo da cabeça de algum sacerdote medievo que queria só justificativas pra individualizar a culpa dos atos de cada um, tudo isso enquanto firmava sua autoridade dizendo tê-la recebido de Deus.

        Resposta
      • Virtual McCoy

        Beba, fume, tre……, roube, mate….Então se arrependa na hora da morte e subirás ao reino dos céus!

        Resposta
  • Virtual McCoy

    Pra simplificar: vamos dizer que isso realmente aconteceu e não é mais que uma fábula de um livro mitológico.
    Para livrar Eliseu dos malandros, deus poderia:
    Alternativa 1: torná-los mudos.
    Alternativa 2: dar uma bela cabeleira ao profeta.
    Alternativa 3: fazer o profeta sumir dali e já aparecer no lugar para onde estava indo.
    Alternativa 4: fazer aparecer duas ursas medonhas que estraçalharam os malandros.
    Ora, ora, ora…..
    Se você tem um cérebro e faz uso dele….

    Resposta
  • Wenderson De Sousa Queiroz

    Ainda fui ler pensando que talvez o inexplicável teria uma explicação. Não acredito que Ainda tentam explicar ou justificar esse ato.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *