Parábolas

Parábolas: Lave sua vidraça

 


Um casal recém-casado mudou-se para um bairro muito tranquilo. Na primeira manhã que passavam na casa nova, enquanto tomavam café da manhã, a mulher reparou em uma vizinha que pendurava os lençóis no varal.

Comentou com o marido:

– Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando é de um sabão novo. Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela gostaria que eu a ensinasse a lavar roupas! O marido escutou calado.

Três dias depois, também durante o café da manhã, a vizinha estava de novo pendurando lençóis no varal. E novamente a mulher comentou com o marido:

– Nossa vizinha continua pendurando lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade, perguntaria se ela gostaria que eu a ensinasse a lavar roupas!

E assim , a cada três dias, a mulher repetia esse discurso ao ver a vizinha pendurando roupas no varal.

Passado um mês, a mulher se surpreendeu ao ver lençóis muito brancos sendo estendidos. Empolgada, foi dizer ao marido:

– Veja, finalmente ela aprendeu a lavar roupa! Será que outra vizinha deu o sabão a ela? Porque eu mesma não fiz nada…

O marido calmamente respondeu:

– Não. É que hoje eu levantei mais cedo e lavei a vidraça da nossa janela…

E assim é. Tudo depende da janela através da qual observamos os fatos. Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir, verifique seus próprios defeitos e limitações. Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos.

 

Fonte: Velho Sábio

Imagem fonte: Reprodução Google

 

Para raciocinar: 

“Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.” 1 Coríntios 11:31

“Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.” Lucas 6:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *