EstudosMultimídiaVídeos

Quem foram os Nefilins? As filhas dos homens eram descendentes de Caim? Os anjos tiveram relações sexuais com humanas?

.


Esse é um assunto muito controverso, pois só começou a ser debatido com mais intensidade a menos de 300 anos, ou seja, um período pequeno se compararmos a antiguidade da Bíblia e do povo Hebreu, da qual Moisés (que escreveu o Gênesis) fazia parte.

Por conta disso, muitos aspectos que poderiam trazer luz ao assunto não foram bem explorados na antiguidade, deixando uma certa “lacuna” de entendimento dos termos hoje, de modo que podemos apenas por alguns versículos ter uma ideia do que seriam esses Nefilins, e se as filhas dos homens eram descendentes de Caim, quem seriam esses Filhos de Deus, e quem são os Gigantes valentes do passado.

O termo Nefilim vem do hebraico נְפִלנ ְפִיל que significa desertores, caídos, derrubados, porém tal termo é uma variação do termo נָפַל, uma forma causativa do verbo nafál ou nefal (cair, queda, derrubar, cortar). Ou seja, refere-se a ideia de dividido, falho, queda, perdido, mentiroso, desertor. Literalmente os que fazem os outros cair ou mentir.

Estávamos preparando um estudo sobre este tema, quando por vontade de Deus, nos deparamos com este vídeo do professor Mario Persona, em que ele responde sobre o assunto. Devido a opinião dele ser exatamente a nossa, achamos melhor – ao invés de escrever – disponibilizar o vídeo, que aliás, é menos cansativo (para muitos) do que ler um texto extenso. Assista:

Existe um outro vídeo (acessível aqui) em que Mario Persona também responde a questão sobre a suposta sobrevivência dos gigantes ao dilúvio, que é outra dúvida constante para aqueles que estudam sobre os Nefilins e acabam relacionando os dois temas.

45 thoughts on “Quem foram os Nefilins? As filhas dos homens eram descendentes de Caim? Os anjos tiveram relações sexuais com humanas?

  • everton

    algum anjo caido ja assumiu alguma forma humana ?

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Sim Everton.

      Resposta
      • lurien

        mas se eles não tem sexo, como seria possivel ter filhos( nefilins)

        Resposta
        • Raciocínio Cristão (admin)

          Na Bíblia, pelo menos o que sei, não diz que eles não tem sexo. É bem provável que não tenham pois são seres espirituais. Porém, neste caso dos nefilins, os anjos deixaram sua natureza espiritual e se tornaram carne como nós e coabitaram com as humanas. Ao que parece, eles podem fazer isso, já que existem diversas passagens bíblicas onde eles aparecem e as pessoas os tratam como “homens” no sentido de “humanos”. Jesus disse que eles não se casam e não se dão em casamento, mas Jesus falava dos anjos do céu, que mantinham sua natureza pura.

          Resposta
          • Marcos Bilt alves Valentim

            OS anjos tem sexo sim. Eles são dos sexo masculino, pois todas as vezes em que a Bíblia os cita, ele os cita ela usa o substantivos masculinos, (Gabriel, Miguel,e Rafael na Bíblia católica) e nunca o contrário. Então, é correto supor que eles tem sexo e são do sexo masculino. Quando a Bíblia que no céu seremos como os anjos que nem se casam e nem se dão em casamento, ela está querendo dizer que eles não foram criados com este propósito, o propósito deles eram adorar e servirem a Deus, contudo, alguns deles violaram este propósito e se casaram com mulheres. assim, como aconteceu com os sodomitas. Um homem não foi criado com o propósito de ter relação com outro homem; mas os homens de Sodoma e Gomora violaram o propósito de Deus, ao se juntarem com outro homem. assim, os anjos violaram o propósito de Deus ao se juntarem com mulheres, uma vez que eles não tinham sido criados para este propósito. E essa violação do proósito divin, deu origem a aberraçõess as mais diversas (gigantes) ou nefilins que significa os caidos…

          • Hamilton

            Essa coisa de dizer que os anjos não tem sexo é uma tentativa de colocar uma pedra sobre o assunto.Os anjos tem sexo sim, são masculinos, e, esse é um assunto central para o estudo do pecado dos anjos caídos e dos rumos que a humanidade tomou.

          • Kaleb

            Vou discorda de você meu caro. Minha opinião aqui: os anjos não têm sexo. Como vc mesmo disse: os seres espirituais não foram criados com o proposito de se reproduzir. Até pq eles são eternos e não há essa necessidade de perpetuar a espécie, como nós. É basicamente para isso que serve a reprodução. Logo, os anjos não têm necessidade de se reproduzir. Logo, não tem sexo.
            A bíblia sempre se refere aos anjos com nomes masculinos pq a bíblia (caso não tenha percebido) sempre “dá preferência ao masculino”. Alguns vão dizer que é machismo, mas o proposito de Deus sempre foi, primeiramente, com o homem. Isso pq a potência de trabalho está com o homem, não com a mulher. A mulher vem como auxiliadora. Até pq, Deus também sempre é visto como do sexo masculino. Porém, Deus não tem sexo.
            Outra, apesar dos anjos não terem sexo, isso não impedem eles de se materializarem com órgãos genitais. Atém pq, eles podem assumir a forma que quiserem, pois possuem poder para isso. Se eles quiserem se materializar como uma folha, cachorro, humano ou até mesmo um dragão, eles assim o poderão.

            Um abraço.

          • Ronaldo

            Satanás não tem poder de se materializa de forma sólida, mas ele tem poder de uma fantasmagoria um ilusionismo como na tentação de jesus tudo alí foi ilusionismo ele é um mestre no engano. Ele pode se encarnar num corpo humano ou animais por intermédio do corpo humano ele cometeram fornicação de uma forma genérica.

        • Hilton de Almeida Passos Junior

          Judas: 1. 6. aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, ele os tem reservado em prisões eternas na escuridão para o juízo do grande dia, – Acredito que nessa passagem bíblica, interage com Gen 6- 4 Deixaram sua habitação, (forma angelical ) e se transformaram em humanos, e isso lhes causou castigo, como mencionei acima no verso de Judas

          Resposta
          • volnei brum

            OS ANJOS ESTÃO PRESOS SEM CONDENAÇÃO.

        • Laura Fábia

          Eles tinham como mudar de forma, ou seja, como eram anjos e tinham poderes, usavam a forma humana para tais atos!

          Resposta
        • Hamilton

          Essa coisa de dizer que os anjos não tem sexo é uma tentativa de colocar uma pedra sobre o assunto.Os anjos tem sexo sim, são masculinos, e, esse é um assunto central para o estudo do pecado dos anjos caídos e dos rumos que a humanidade tomou.

          Resposta
  • Júlia

    A verdade sempre foi combatida ferrenhamente por aqueles que não conseguem recebê-la. Depois de estudar a bíblia com mais atenção e cuidado, compreendi que os filhos de Deus citados em Gn 6.4 não podem ser a descendência de Sete. Concordo com a posição do Sr. Mario Persona com relação a este assunto.

    Resposta
  • carlos alberto a da silva

    Verdade anjos encorpiraram nas filhas dos homens para nascer os gigantes e depois do diluvio estao em prisoes eternas mas pode ser souto para outra vez fazer denovo neste ultimo ceculo misturar os dna para o comflito final na terra

    Resposta
  • Luciferiano

    Esses anjos eram os alienígenas do passado. Leiam o livro de Enoque e verão que corroboram com os relatos dos gregos, que se diziam seni deuses filhos de gigantes, corroborando também com a crença faraônica de que eles eram filhos de deuses.
    Esses anjos vieram a terra para serem senhores dos humanos, incutiram o conceito de politeísmo. Pois cada anjo que veio(vieram 200), ensinou uma prática aos humanos, desde a invenção de armas até a engenharia genética. Por isso que quando Noé estava a fazer a arca Deus disse para separarem sete pares de animais limpos e um par de animais impuros. Esses impuros eram os modificados genéticamente.
    Qualquer semelhança com a famigerada Atlântida não é mera coincidência.
    Mas no tocante aos gigantes pó dilúvio temos que ter em mente o seguinte:
    Noé não casou com sua parente próxima, nem seus filhos. Mas isso não impedia que suas esposas carregassem esses genes latentes. Fazendo essas características se manifestarem a posteriori. Uma rápida passadinha na lei de Mendel confirma isso. Basta ver que ainda hoje vemos pessoas que têm mais de cinco dedos nas mãos e pés.
    Fiquem na paz!

    Resposta
    • CARLOS JOSE BATISTA

      ALIENÍGENAS???????KKKKKKKMKKKKKKKKK ! SEM COMENTÁRIOS! AÍ É QUE A GENTE VÊ, SÓ MESMO CONVERTIDO, AO PODEROSO E GLORIOSO JESUS CRISTO, PARA COMPREENDER AS ESCRITURAS SAGRADAS. ABRAÇOS!

      Resposta
  • Felipe Gomes lira

    não entendo uma coisa.
    gen-6 v.2-os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram bonitas e dentre todas elas tomaram as que haviam escolhido.
    v.4-naqueles dias os nefalins estavam na terra,e também depois,quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens,os quais lhes deram filhos.esses nefalins eram os valentes,os homens de renome da antiguidade.
    1°-v.4 diz; naqueles dias os nefalins estavam na terra…que dias?? resposta:isso indica que no mesmo período que os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens os nefalins já estavam na terra…e não que os nefalins são filhos desse relacionamento…
    Na parte b do v.4 ele diz:E também depois quando os de Deus possuíram as filhas dos homens,as quais lhes deram filhos.
    Ou seja colocando no contexto;Os nefalins estavam na terra quando isso aconteceu e também depois que isso aconteceu…parte c do v.4 ele conclui dizendo esses nefalins eram os valentes os homens de renome da antiguidade.
    É bem claro que nenhum momento a bíblia diz ou até mesmo induz que nefalins eram filhos desse relacionamento entre os filhos de Deus com os filhos dos homens.
    não estou entrando no mérito de quem eram esses filhos de Deus é e as filhas dos homens por que ai é mas complicado e até concordo com a opinião do professor no que diz respeito à isso…mas estou falando que ouvi aqui dizer que nefalins era consequência desses relacionamentos e a bíblia não diz isso ao meu ver…se alguém poder me explicar melhor eu agradeço.Obrigado.pode mandar a resposta pro meu imail também. professor??

    Resposta
    • Luciferiano

      Sr. Lira:
      Entendo sua dúvida, se olharmos meramente sem analizarmos parece que sim. Mas a bíblia não tem uma cronologia retilínea. Se o senhor já leu o livro de Reis entende o que eu digo. O versículo 2 expõe o fato em si, dizendo que os anjos desceram por causa das mulheres. O versículo 3 expõe o parecer de Deus ante a questão.
      Agora vamos analizar o versículo 4:
      Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
      O que o escritor quis dizer?
      Em suma temos que ter em mente que essa narrativa relata uma ação passada, o que quer dizer que o autor não era contemporâneo ao fato. Logo ele diz “Havia gigantes na terra…” mas a causa dos gigantes foi a descida desses à terra. e logo ele cita “… também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.”
      Não diz que havia gigantes antes desse evento. Mas salienta a perpetração desses gigantes fazendo a ênfase de que eram “homens de fama”.
      O começo do ver.4 apenas elucida que os gigantes começaram a se tornar parte do cotidiano daquele povo e sua linhagem se propagou no seio da comunidade. Mas não vieram a surgir antes dos anjos descerem a terra. Moisés usou o termo no passado em relação ao tempo que ele estava escrevendo os relatos, que já era bem posterior ao fato ocorrido. Pra entendermos vou explicar de forma “gráfica”.
      Gen. 6:1- multiplicação da raça humana; nascimento das filhas dos homens.
      6:2- a cobiça dos anjos.
      6:3- a reprovação de Deus.
      6:4- o resultado dessas escolhas (nascimento dos gigantes).
      Esse tipo de linguagem confunde bastante, muitas vezes são até usados por céticos para pegarem os desprevinidos de surpresa, tentendo lograrem êxito em uma suposta contradição.
      Espero ter ajudado.
      Deus vos abençoe!

      Resposta
      • jeasi

        se a palavra de Deus dis que somos filhos dele na sua explicaçâo ta sendo que somos filhos desses anjos caidos onde o senhor fala no 6;2- multiplicçâo da raça humana ? resumindo oque to entendendp aqui lendo essas postagem de varios ai quer dizer q os anjos ficou na forma humana e teve relaçôes com as filhas dos hoemns é isso ? mais se em Mateus fala que anjos n se casa e nem se dão a casamento quer dizer n possui sexo como isso então

        Resposta
        • Anjos caídos na terra. Demônios. Espero ter ajudado. Fique com Deus.

          Resposta
  • Mário Maneta

    Excelente e esclarecedor comentário do irmão Mário Persona, meu xará. É bom estudarmos a Bíblia sem preconceitos; Com reverência e respeito sim, pois ela é a Palavra de Deus; porém com realismo e sinceridade. Parabéns pelo comentário e que Deus continue te abençoando

    Resposta
  • Fael

    Infelizmente o dogma religioso cega de modo muito árduo as mentes das pessoas. Enquanto não abrirem a cabeça e se derem o direito de questionar, apenas continuarão a seguir o rumo que a religião impôs há muito tempo.
    Caso ousem romper o véu, procurem por exemplo sobre o berço da civilização, ou seja, os Sumérios. Onde começou a escrita, os cálculos, e as epopéias e verão o quanto o Cristianismo se apossou (copiou) em termos de história e até da própria gênese para explicar a sua própria.

    Resposta
    • Rodrigo

      Fael (como eu tbm chamo meu filho rsrs), concordo com vc,a Bíblia pode sim ter sido alterada devido a muitas pessoas copiando-a.E algumas histórias podem também terem sido copiadas como por exemplo o dilúvio com a epopéia de Gilgamesh.

      Resposta
  • RozelRozeli leite Alves da silva

    Como assim os anjos são espíritos e não tem sexo

    Resposta
    • luh dallas

      tbm estou meia que sem entender.

      Resposta
    • Marri

      Verdade.Quem disse isso na Bíblia?Tanto anjos de Deus quanto anjos caído tem o mesmo sexo eles lutam entre si.Na minha opinião os anjos são do sexo masculinos

      Resposta
  • Jaime Inácio da Silva

    Acredito que bem antes da graça, satân tinha acesso ao homem, a ponto de possui-lo(s) e fazer o que como comenta o estudo referente. Alem de possui o homem entravam na sua genética, para não nascer o PROMETIDO, muitos varões foram mortos devido a essa promessa, e no fim nasceu JESUS não de um casal, mas somente de uma virgem. JESUS tinha só a genética “y”, o único homem. Devido ser gerado pelo ESPÍRITO SANTO, não através de uma união (homem e mulher).

    Resposta
    • Antonio p,. Sena

      Exato, filhos de DEUS são os anjos os quais em condição humana . tiveram relações com as filhas dos homens.

      Resposta
      • rosana

        aonde esta escrito que anjos tem sexo ! em gênesis 6.3-5 esclarecem que são seres humanos e não Anjos !

        Resposta
  • Valter Felhauer

    A ideia de anjos engravidando mulheres e nascerem gigantes é completamente fantasiosa. Assim como extrair textos bíblicos de uma forma isolada para defender essa ideia. O fato dos anjos se apresentarem de forma humana é para se comunicarem com os seres humanos e não para manterem relações sexuais com os mesmos. Já, já vai aparecer “teólogos” alegando que os anões são da descendência dos gnomos.

    Resposta
    • Ronaldo

      A paz, para os amados, gente o primeiro principio para entender a bíblia é reconhecer mediante a fé que ela é a palavra de Deus. Partindo desse principio deve_se orar e pedir entendimento ao espírito santo, pois sem esse procedimento vocês irão ficar falando estes bando de bobagens preconceitoosas, tentando interpretar a bíblia como um livro comum, bom para tirar as duvidas de vocês e a maldades de alguns leia Mateus c.22,30 e você vai entender que ser espiritual não se relaciona com carne, em alguns casos as pessoas tem seu corpo possuído por demónios mais não no sentido sexual mais sim no caráter da pessoa, um abraço a todos e fiquem com Deus ele ama a todos, mais tomem cuidado pois ele falou ai daquele que mudar um til da minha palavra.

      Resposta
  • Efraim

    Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
    Romanos 8:14

    Resposta
  • Maura Oliveira

    Gostaria de entender se nos dias de hoje ainda existem descendentes desses Nefilins?

    Resposta
  • DAVUD BERREDI

    anjos não tem sexo…se tem…o anjo do bem teve relações sexuais com maria e nasceu jesus…

    Resposta
  • eloina novaes

    Os seres humanos foram criados à imagem e semelhança de Deus. Os anjos não foram criados à semelhança de Deus. Lúcifer sempre quis ser semelhante ao Altíssimo( Isa.14:12-14), inclusive no poder de criar filhos. Eles viram os seres humanos se multiplicando e imaginaram que tambem poderiam multiplicar filhos para eles mesclando sua semente(semen) com a dos seres humanos. O termo “casamento” para Deus significa acasalamento. Toda relação sexual(acasalamento) é um casamento diante de Deus. Jesus disse que os anjos não foram criados para se acasalar(No céu não se casam e não se dão em casamento) ou seja, anjos do céu não foram criados para sexo, para acasalamento. Mas, para afrontar a Deus, eles se acasalaram e os filhos que nasceram foram gigantes que devoravam tudo e por fim
    estavam devorando até os seres humanos, motivo pelo qual, Deus enviou um diluvio.

    Resposta
  • eloina novaes

    Os anjos que vieram falar com Abraão vieram na forma humana . Os anjos que foram destruir Sodoma e Gomorra estavam em forma humana tanto é que os homens da cidade queriam possuí-los sexualmente. Queriam praticar abuso sexual com os anjos que estavam em forma humana.

    Resposta
  • geison

    Olha tem um cara aqui na rua de traz que bem gigante seraaaa….que ele é umm ….BA vai sabe né. ..kkkvola pergunta pa ele

    Resposta
  • Hilton

    Quando vamos estudar teologia, aprendemos na matéria de angelologia, que anjos são espíritos ministradores que trabalham em pro dos que hão de herdar a salvação e a vida eterna, espírito não tem um corpo físico, eles não são tricotômicos, corpo (carne-matéria) alma e espírito, eles não possuem carne, nela esta a reprodução Humana, eles não tem espermatozoide, não tem sangue, porque nos céus, não entra carne nem sangue, é a Palavra de Deus quem diz, eles são assexuados, não possuem sexo, não podem se reproduzir, foram criados, de uma classe diferente da nossa, E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie. Cada um conforme a sua espécie, se os anjos tem a sua espécie, nós temos a nossa, não reproduz, se uma ovelha cruzasse com um cachorro, nada acontecia, porque são de espécie diferentes, E disse Deus: Cada um conforme a sua espécie, quando um anjo toma a forma humana (Teofania) ele não tem carne nem ossos, ele pode travessar uma parede, pode também sumir o corpo que ele possui é um corpo espírito ao espero ter ajudado.

    Resposta
  • Pingback: Bíblia prova que cidade perdida de Atlântida está em Israel

  • Márcio

    Eu li numa passagem, que a esposa deveria cobrir a cabeça, em sinal de respeito ao marido ! Por causa dos anjos !

    Resposta
  • Rosa Gregorio

    Existe alguma chance de seres humanos de hoje ser decente desses anjos?I

    Resposta
    • volnei brum

      NO COLÉGIO ME CHAMAVAM DE ANJINHO

      Resposta
  • Pingback: Bíblia prova que cidade perdida de Atlântida está em Israel, afirma pesquisador – OTPB – Ordem dos Teólogos e Pastores do Brasil

  • Francisco Waitz

    Absurdo. Nenhuma espécie pode se transformar em outra. Pois, deixará de existir como tal. Elefante é elefante, coelho é coelho. Simples. Alterando isso. Que razão deveremos ver nisso? Anjo é anjo. A reprodução é para as espécies materiais. A cópula é algo especificamente material. Qual motivo um anjo ter órgão genital ou por se transformaria em forma humana?Com qual finalidade? Sem sentido. Isso seria ceder a possibilidade de quebra das Leis perfeitas do Criador colocando em uma situação de imperfeito. Já que modifica o que é imutável. Não existe alteração e Deus jamais assim procederia. Os textos bíblicos são refutáveis e contraditórios. E “fé” aqui desconsidera lógica. Porém, quer se justificar não possibilidade “possível” de anjo em se “apresentar” como homem como poderia o jacaré se apresentar como árvore ou o camelo em anjo? As possibilidades devem ser ser justas ou só para anjos de natureza, não espiritual, nem terrenas… Muito estranho MESMO!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *