Estudos

A Bíblia fala em Unicórnios?

unicórnios


Infelizmente existem alguns erros de tradução nas versões bíblicas que muitas vezes criam uma “saia justa” aos cristãos quando estes são questionados por céticos em determinados assuntos presentes no livro sagrado.

Um desses assuntos é a suposta existência de Unicórnios, que teriam sido relatados na Bíblia Sagrada. Esse animal é um ser mitológico que possui a forma de cavalo com um único chifre em espiral e também possui poderes mágicos.

Como já subentendido acima, não há registro de um animal como o Unicórnio nos livros originais da Bíblia, o erro está na tradução para outras línguas. As escrituras originais mencionam nove vezes um animal pelo termo hebraico Re’ém, רֶאֵם (Isaías 34:7; Jó 39:9,10; Números 23:22; 24:8; Deuteronômio 33:17; Salmos 22:21; 29:6; 92:10).

A Bíblia Septuaginta grega trocou o termo Re’ém para “Monokeros” (mono = um | keros = corno ou chifre) dando o sentido de “um só chifre“, ou “unicórnio“.

A Bíblia Vulgata latina frequentemente traduz o termo Re’ém para “Rinoceronte“.

A Bíblia traduzida de Lutero (Luther Bibel 1545) traduz o termo Re’ém para “Einhörner” (Ein = um | horner = chifre) que também significa único chifre, ou Unicórnio.

Detalhe de um antigo mosaico do assoalho da Basílica de San Giovanni Evangelista, Ravenna, datado do ano 1213.
Detalhe de um antigo mosaico do assoalho da Basílica de San Giovanni Evangelista, Ravenna, datado do ano 1213.

Alguns estudiosos bíblicos dizem que o Re’ém pode ser o Elasmoterio (Elasmotherium), animal extinto há cerca de 10 mil anos, que possuía um grande chifre, o qual pode ter dado origem a lenda do Unicórnio. Mas, a maioria dos estudiosos bíblicos atuais concordam que é pouco provável que seja este animal, pois pelo que se sabe, ele era nativo da Sibéria e não teve contato com o povo hebreu.

O primeiro e maior é uma reconstrução gráfica do Touro Auroque, identificado por consenso acadêmico como o Re'ém.
O primeiro e maior é uma reconstrução gráfica do Touro Auroque, identificado por consenso acadêmico como o Re’ém.

As versões brasileiras mais recentes como a João Ferreira de Almeida já estão “consertando o problema”, trocando o termo Unicórnio por “Boi selvagem” ou “Búfalo“, que corresponde ao “Auroque“, um enorme e selvagem bovino extinto por volta do ano 1627, o qual era chamado também de Touro Indomável. Este bovino estava presente também no Oriente Médio no passado.[1]

O zoólogo alemão Johann Ulrich Duerst descobriu ao relacionar gados antigos da Babilônia, Assíria e Egito que o termo “rimu” em acadiano antigo refere-se ao mesmo Re’ém hebraico, que como ele mesmo chamou, foi o “progenitor do gado“.[2]


Referências:

[1] Dicionário Bíblico A Bíblia 
[2] Die Rinder von Babylonien, Assyrien und Ägypten und ihr Zusammenhang mit den Rindern der alten Welt. Diss. Univ. Zürich, 1899
Imagem topo fonte: Reprodução Google

47 thoughts on “A Bíblia fala em Unicórnios?

  • E como vcs tem certeza de que a tradução do unicórnio esta errada e nao a do búfalo? Ate por que existem tantos mistérios entra a terra e os céus.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)

      Olá, tudo bem?
      Como dissemos no próprio artigo, o mito do unicórnio se dá por conta de uma tradução errada do termo grego Re’ém para “Monokeros” (mono = um | keros = corno ou chifre) dando o sentido de “um só chifre“, ou “unicórnio“. O “corno” que vem do “córnio” se refere ao cifre dos animais. Tudo é uma questão de tradução.
      Não estamos dizendo que um animal Unicórnio nunca tenha existido, mas que na Bíblia não há nada se referindo a ele, tudo que se tem são erros de tradução, pois no texto original não existe a palavra “unicórnio” para se referir ao animal mitológico.

      Grande abraço.

      Resposta
      • Claudio

        A palavra Unicórnio esta lá.
        O problema são pessoas que ignoram a verdade e inventam desculpas infantis para o assunto.

        Resposta
    • Flavia Trindade

      Ne Verdade o búfalo tem dois chifres e o unicórnio um

      Resposta
      • patricia

        vc está certa,mas tem uma historia verdadeira que chamam de unicornio siberiano,tem até um video que prova que esse bufalo tinha tres chifres(ate filmaram uma pessoa puxando e mostrando que nao era falso).Dois normais e um no centro e esse bufalo foi encontrado na siberia.Mas para vc entender melhor,pesquise na internet que vc acha

        Resposta
    • Rosendo

      A palavra no hebraico original é: רְאֵ֖ם (re’em) que de maneira nem uma significa unicornio, le aconselho estudar o Hebraico, e obviamente a biblia

      Resposta
      • Marcelo Lima

        Qual o significado? Por gentileza.

        Resposta
  • Vinicius

    Há muita profecia no Salmos, muitas delas inclusive sobre Jesus. Hoje temos uma constelação descoberta chamada de Unicórnio cuja estrela principal é uma estrela progenitora de outras estrelas (berço de estrelas). Esta estrela é considerada a ponta do unicórnio. Nada mais condizente para a presença de Deus que um berço de estrelas. “salva-me, desde a ponta dos unicórnios”. Para pensar. A constelação é chamada de monocerotis (um chifre).

    Resposta
    • volnei brum

      TUDO BASEADO NA BIBLIA,PRIMEIRO OS FATOS ACONTECEM E DIZEM QUE É PROFECIA POIS OS ENCAUTOS NUNCA ESTÃO ATENTOS AO Q ACONTECE.

      Resposta
  • É realmente por um momento fiquei numa saia justa aqui em casa!! sabendo que unicórnio é mitológico, porque esse tradutor fez isso, deveria ter pedido orientação pra Deus e pesquisado um pouco mais!!!

    Resposta
    • Angel Artes

      Eu passei por isso agora a pouco! Acho um absurdo um erro como esse!

      Resposta
      • Samuel

        Boa tarde, comecei a fazer um curso sobre Comunicação Visual e me passaram um trabalho para fazer sobre Albrecht Durer, um xilogravurista que nasceu em 1471, me deparei com uma imagem de um rinoceronte feito por este artista em 1515 e fui pesquisar sobre, nesta época esse rinoceronte dele foi usado por 2 décadas como um autorretrato definitivo de um rinoceronte, mas ele e outro artista dessa época, nunca tinha visto um frente a frente.
        Este mesmo rinoceronte foi interpretado por muitos como um UNICÓRNIO, e Albrecth Durer, foi um seguidor e leitor de Martin Lutero após a morte de sua mãe, pintou várias obras com a Bíblia traduzida pelo Martin Lutero.
        Não cheguei a estudar tudo completamente, mas com certeza quando ouvimos de Unicórnio na Bíblia, é sobre um Rinoceronte que podemos usar como referencia.

        Resposta
  • rafael

    Nao se esquecam de consertar tambem a Cobra falante…

    Resposta
      • Bea

        Se é possível um papagaio falar, porque não uma cobra ou um jumento?
        Acredite quem quiser.

        Resposta
        • Paul Muadib

          Até adoradores de lenda irracionais falam !!

          Resposta
        • luiz

          Bea, que resposta maravilhosamente sã, acredita quem quiser, ou, vive na mentira e na ignorância quem quiser, dando dinheiro pro pastor e sendo sendo manipulado pela política cristã corrupta quem quiser.

          Resposta
  • Michael Scherer

    Nu 23:22: “unicórnio”: a tradução da KJB é preferível a “boi selvagem” e “búfalo”. Note que unicórnios, aqui, não são os cavalos alados e enfeitiçados do paganismo: são animais extintos, de um só chifre e de grande força e valentia, indomáveis, hoje desconhecidos, talvez semelhantes a super-rinocerontes. Note que as primeiras traduções do VT hebraico para outras línguas são monoceros, unicornis, unicorn, einhorn e eenhorn, sempre significando a mesma coisa: “um único chifre”. Note que ainda hoje existe um mamífero que pode perfeitamente ser chamado de unicórnio, pois tem um só chifre: o Rinoceronte Indiano, forte, valente, indomável. Ver http://en.wikipedia.org/wiki/Rhinoceros_unicornis. Dados enviados por Humberto Rafeiro, 2008
    (Nota da Bíblia Literal do Texto Tradicional em Nome 23:22)

    Resposta
  • Michael Scherer

    Deus os tirou do Egito; as suas forças (são) como as do unicórnio.
    Números 23:22 (LTT)

    Resposta
    • Valdir

      Desculpe mas nessa passagem está falando da forca dos bois não de unicornios

      Resposta
    • Leda

      Então, a bíblia fala de forcas…unicórneio ñ é um animal de força! Acredito que seja o rinoceronte, realmente muita coisa foi traduzido errado.

      Resposta
      • luiz

        Rinocerontes não existiam nem de longe na palestina, e nem na península arábica inteira. se for rinoceronte fica provado então que os textos nunca foram criados por judeus, eles somente plagiavam de outras culturas,

        Resposta
  • VERITAS

    Tudo é poesia e se existem muitos mundos , multiversos , por quê não podem existir unicórnios ? Se nosso pensamento cria e molda a realidade , estamos recebendo de outro mundo a realidade deles. No filme Avatar um personagem ouviu alguém o chamando , e intui que era no futuro , ou no passado. Aconteceu comigo e eu acredito .

    Resposta
  • Burro

    Uns crêem em gibi, outros em bula e ainda tem outros que crêem em novela e ainda os crêem em reportagens e muitos não crêem em nada.

    Resposta
    • volnei brum

      AS ASSISTENTES SOCIAIS DE SATANÁS NÃO EXISTEM…

      Resposta
  • ivo gomes cordeiro

    raciocísmo cristão senhor editor:::: so se for na sua biblia que não fala nada de unicornio na minha biblia fala assim SALMOS 22:21E 22 SALVA-ME DA BOCA DO LEÃO SIM OUVE-ME DESDE AS PONTAS DOS UNICORNIOS VER NAS BIBLIAS DE 60A 69 GOSTO DE DISCUTIR COM QUEM DIZ QUE SABE TUDO EW NÃO SABE NADA KKKKKKKKK

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      O problema é que você não leu o artigo, se tivesse lido, veria que explicamos a questão da tradução e até foi citado o versículo que você colocou. E em nenhum lugar foi escrito que sabemos de tudo, foi você quem disse isso.

      Resposta
      • Lidia Amorim

        Acredito que a capacidade de aprender e de ajudar o outro a entender fatos bíblicos seja maior que a ignorância…gosto de coisas que edificam então despenso deboches ,sim o artigo é bem claro caro amigo quanto a isso n se preocupe.

        Resposta
        • luiz

          bom, não existem fatos bíblicos, existem mentiras bíblicas, unicórnios não são piores que cobras falantes, mulas falantes, machados flutuantes, pessoas que nunca existiram , etc.

          Resposta
  • Danielle

    Minha filha quer uma festa de unicórnio..e pelo que li mais terei problemas, posso explicar que este animal está na bíblia?

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Como explicado querida, não está na Bíblia. Não é algo real, mas imaginário.
      Abraços

      Resposta
  • Alexander

    Eu acredito que há uma diferença enorme para se confundir um boi animal de dois cornos, com um animal de um corno só. A questão que levantam na matéria está equivocada, ninguém ao ler unicórnio na Bíblia vai pensar no cavalo com cifres mágicos, que pode ficar invisível, se tele transportar ou se eu tomar uma poção em seu cifre me tornará o bruxo mais poderoso do planeta ou imortal, essas coisas devem ser esquecidas.
    Mas então, em que se trata esse animal? Apenas um animal forte cujo corpo deveria lembrar mais um alce só que com um cifre só e seria selvagem. A ideia do lindo cavalo com cifre foi uma ideia mais romântica. O (Elasmotherium), pode ter sido o unicórnio citado. Nesse caso, não há razão para duvidar das escrituras sagradas em torno desse animal. O que não pode é a pessoa por si fantasiar algo e pensar que a Bíblia está falando daquele animal mitológico, tem pessoas que confundem unicórnio com pégasus, sendo que o segundo sim foi da mitologia grega. Eu particularmente não vejo nada demais na existência de um animal desses, nós hoje temos no mundo bois com cifres e bois sem cifres, se daqui há dez mil anos todos os bois com cifres estiverem extintos, para quem só conhecem bois sem cifres, achariam também fantasioso a existência de bois com chifres.

    Agora porque fizeram ele como um lindo cavalo isso eu creio que deve ter sido no decorrer dos séculos de relatos orais e foi distorcendo como o animal realmente era. Talvez ele poderia ter tido também um corpo como de uma zebra, mas isso seria só especulação é claro.

    Resposta
  • yasmin

    não acredito nisso to feliz 🙂

    Resposta
  • Edvaldo Silva

    Se Deus deixou a palavra dele ser manipulada ao ponto de ser modificada ele não é tão poderoso assim afinal, a própria bíblia diz que a palavra de deus é imutável. Kkkkkkkkkkkkk

    Resposta
    • doglas

      DEUS nao deixou nada rapaz ,,, foi explicado que a traduçao do original pode ter errado nao aceito vc falar mal de DEUS ELE é amor mas é juizo tbem

      Resposta
      • luiz

        vc crê numa mentira, o deus bíblico é do mal.

        Resposta
      • Karla Silva Soares

        Concordo com vc Douglas como é que uma pessoa tem a capacidade de ser de respeitoso ingrato infame de falar do Deus Criador ninguém tá a altura de Deus para julga-lo de qualquer forma não ninguém aqui está julgando vcs por acreditar ou nao e o assunto é outro respeite sim o Deus Criador Todo Poderoso foi ele que te permitiu ter vida e conhecer parte da sua criaçao pensa que é hô Luiz ?para questionar a respeito de Deus ?e da sua grandeza? Respeitem sim Deus porque ele é bom ele é misericórdioso mas tbm é justiça e não sei o que vcs tão fazendo aqui nesse saite evangélico vão procurar a sua turma bando de ateus.

        Resposta
  • Daiane

    Se lava que é pela tradução que estão errado. E como vamos saber se não vão continuar nele?

    Resposta
  • MARCELO ELIDIO

    Esse povo q Est á julgando o estudo é porque ainda n se converteu completamente e queria mesmo q existisse um unicórnio com um chifre na testa ! Agora quer falar da jumenta e da cobra, vai orar mais se n acredita na interpretação q o o rapaz fez

    Resposta
  • ALEXANDRE LOPES FERREIRA

    O Unicórnio realmente existiu, ele era sim um Ungulados, porém não era um 🏇, e sim um rinoceronte primitivo de um chifre só. O Elasmostherium sibiricum, média dois metros de altura, quatro de comprimento, pesava os quatro mil e quinhentos kilos ou seja era um animal monstro quase do tamanho de um elefante, e o mais impressionante que dá a origem ao mito era o chifre de mais de um metro. É chamado de unicórnio siberiano por causa dos primeiro fósseis achados na Sibéria e Cazaquistão, mas pinturas rupestres na França indicam que essa espécie habitou por toda Europa, e se não pq no oriente médio???? Pelo tamanho supõe se que o indivíduo adulto não contava muito com predadores naturais, então creio que eram abundantes. O mito do unicórnio vem de povos antigos da China, leste europeu e dessa passagem da Bíblia!!
    Mas apesar de ser retratado por Povos antigos a paleontologia acredita que esse animal desapareceu por volta de 24mil anos A.C!!!!

    Resposta
  • TIAGO GOMES

    Unicórnios realmente existiram e chegaram a viver junto com os humanos – pelo menos no mesmo período. A extinção do “unicórnio siberiano”, ou Elasmotherium sibiricum, acreditava-se ter ocorrido por volta de 350 mil anos atrás. Porém, um fóssil descoberto em 2016, no Cazaquistão, mudou o conhecimento prévio sobre a espécie. O novo fóssil foi datado em 29 mil anos, colocando-o em uma época junto com os nossos ancestrais ainda nômades.

    Já imaginou um unicórnio? Um animal fofinho, com um chifre mágico, correndo livremente por aí? Uma pequena Uni, da Caverna do Dragão no jardim? Bom, o “verdadeiro unicórnio” não eram bem assim. O unicórnio siberiano se aproximava mais a um rinoceronte moderno do que a um cavalo com um chifre na testa. E o crânio encontrado na região de Pavlodar, no Cazaquistão, traz evidências contraditórias a estudos anteriores.Elasmotherium sibiricum
    As dimensões do animal são realmente impressionantes, com 2 metros de altura, 4,5 metros de comprimento e pesando cerca de 4 toneladas, o garotão poderia fazer frente fácil a um mamute. O peso pesado supera bastante o dos cavalos atuais, que medem em média, 1,5 metro de altura, 2,5 metros de comprimento e o com peso de 1 tonelada. Mesmo com toda essa imponência física, o animal provavelmente era herbívoro.

    O Elasmotherium sibiricum era peludo e continha um chifre longo e esbelto. A haste contava com uma base maior e mais larga junto à testa do animal e uma ponta mais fina e afiada. Bem diferente dos rinocerontes atuais, com seus chifres pequenos e achatados. O espécime encontrado era provavelmente um macho, mas as condições de sua morte ainda não são claras.Segundo o paleontólogo responsável pela pesquisa, Andrei Shpanski, da universidade Estadual de Tomsk, na Rússia, a região da Sibéria Ocidental foi possivelmente um refúgio para a espécie, enquanto o restante dos grupos foram extintos muito antes. Outra possibilidade é que eles tenham migrado e permanecido em áreas mais ao sul.

    Com esta descoberta, os paleontólogos esperam compreender melhor o papel desempenhado pelos fatores ambientais e migratórios na extinção do unicórnio siberiano. Com alguns animais tendo sobrevivido por mais tempo apenas com uma mudança de área, compreender estas mudanças pode ser essencial inclusive para sobrevivência humana. Por exemplo, ao escolhermos possíveis lugares durante alterações climáticas ou catástrofes ambientais, saber o potencial de adaptação que teremos em determinada região pode ser fundamental.

    Resposta
  • harry

    existe versoes de biblias vendidas ate hj na inglaterra, o canal do youtube chamado originais gregos da biblia esta vendendo algumas delas, onde contem alguns versiculos que as atuais tbm nao tem, e la tem a palavra unicornio, e esta traduzida corretamente, o dono do canal explica isso tbm, o motivo da traducao atraves dos codex etc … entao existe sim a palavra unicornio e a traducao é correta, porem, analisem esse fato, tentem de algum modo ter acesso a estas biblias que sao uma das mais antigas.

    Resposta
  • Karla Silva Soares

    Concordo com vc Douglas e Marcelo não sei o que essas pessoas acham que são para falar do Deus Criador Todo Poderoso vcs estão no saite errado se não quiser acredita na existência do Grande Deus e de tudo o que ele fez é um problema seu agora não lhe dar o direito de faltar o respeito com uma divindade Santa que não está jamais a sua altura realmente Deus Ele é e sempre será Deus Criador de tudo independente se vcs acreditam ou não o que há nos céus e debaixo do céu o mar a terra e tudo o que nela há Ele é sim Digno de toda honra e toda Glória exaltado seja Deus para todo o sempre amém e digo mais Deus é bom mas ele é justiça não queiram que a ira de Deus caia sobre vcs.

    Resposta
  • Linda lima

    Muito boa essa explicação, pq muitos ao se deparar como eu me deparei na em número 24 :8 fala do unicórnio eu fiquei surpresa e vim pesquisar
    Eu acredito que seria um touro de um chifre só e unicórnio.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *