Ciência/Religião

Simetria da natureza: teste no LHC revela núcleos de matéria e antimatéria “iguais”

 


Pesquisadores do Instituto de Física (IF) da USP participam de um experimento realizado no LHC (Large Hadron Collider), o maior acelerador de partículas do mundo, que constatou que os núcleos leves feitos de matéria e de antimatéria são reflexos um do outro. Um artigo sobre o tema foi publicado na última segunda-feira, 17 de agosto, na revista científica Nature Physics.

O experimento faz parte do projeto ALICE, do LHC, e contou com a participação de vários pesquisadores da USP, entre eles o professor Alexandre Suaide, do Departamento de Física Nuclear do IF. Antimatéria é um tipo de partícula que, ao encontrar com a sua partícula de matéria correspondente, uma aniquila a outra e ambas se transformam em energia.

O experimento envolveu os elementos químicos deutério (D) e hélio-3 (He-3). O objetivo do trabalho publicado era descobrir se o núcleo do deutério (um núcleo formado por um próton e um nêutron) e o de hélio-3 (um núcleo formado por dois prótons e um nêutron), feitos de matéria, eram “iguais” em termos de massa, aos núcleos de deutério e de hélio-3, feitos de antimatéria (antideutério e anti-hélio-3, respectivamente, formados de antiprótons e antinêutrons).

Os resultados mostraram que as massas desses núcleos são realmente “iguais”, dentro da precisão que o experimento do LHC consegue medir atualmente, conta o professor.

Ele explica que, dentro da Física Nuclear, um dos objetivos é entender como o núcleo atômico é feito, ou seja, como são formadas as coisas que observamos na Natureza. Um dos focos da pesquisa é exatamente entender como se formam esses núcleos atômicos e quais as propriedades deles.

Os resultados obtidos no experimento do LHC são muito importantes para sabermos como são as forças que fazem esses núcleos existirem, além de terem uma consequência importante para o entendimento de como os elementos da tabela periódica são construídos. Essa descoberta contribui para entender como as coisas são feitas, afirma Suaide

O professor completa dizendo que, por trás dessa descoberta, há ainda uma questão fundamental na Natureza, que é simetria CPT, onde C é a carga, P a paridade (espelhamento) e o T é o tempo.
A Natureza precisa obedecer a esta simetria. Na medição feita pelo ALICE, a comparação das razões entre massa e carga em deutérios / antideutérios e em hélio-3 / anti-hélio-3, confirmou a simetria fundamental CPT em núcleos leves com grande precisão.

O LCH conta atualmente com 4 experimentos: o ALICE, o ATLAS, o LHCb e o CMS. Eles contam com a participação de centenas de pesquisadores de várias partes do mundo, sendo que, em todos, há cientistas de diversos centros de pesquisa brasileiros. A USP mantêm, especificamente, equipes no ALICE e no ATLAS.

 

Fonte: Agência USP de Notícias; Nature Physics – Precision measurement of the mass difference between light nuclei and anti-nuclei

Imagem fonte: Phys.Org

Nota: É evidente que o intuito dessa pesquisa não é encontrar evidências de um projeto inteligente de criação na natureza, mas como nós do Raciocínio Cristão sempre estamos publicando evidências de Design Inteligente, reconhecemos nesta pesquisa uma ótima evidência, que como o próprio título da matéria afirma, é uma Simetria. Existem vários exemplos de projeto inteligente no Universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *