A Trindade é logicamente possível?

Os muçulmanos negam a doutrina cristã da Trindade. Eles são tão rigorosos em seu monoteísmo que nenhuma pluralidade dentro de Deus pode existir. Muitos deles afirmam erroneamente que a Trindade é realmente uma doutrina enganosa de três deuses. Claro que não é, mas isso não os impede de afirmar que não é racional e também tentar desvirtuá-la.

chart trindade

Eles também apelam muitas vezes para a lógica como uma verificação para os seus sistemas teológicos. Eles afirmam que o Islã é verdadeiro e o Cristianismo é falso, e que a Trindade simplesmente não faz sentido. Apesar de suas reivindicações, a doutrina da Trindade não é ilógica. Na verdade, a maioria das pessoas acreditam em trindade, mesmo sem conhecê-la.

Como pintor revela parte de si mesmo, o seu estilo, o que ele é, etc., na sua pintura, assim, também, Deus revelou parte de si mesmo, seu estilo, e que Ele é em Sua criação. Criação reflete, em grande medida, as qualidades do próprio Deus, conforme veremos exemplos à seguir:

  • O universo é ordenado, portanto, sabemos que Deus é um Deus de ordem;
  • O universo opera em leis, portanto, Deus é um Deus de justiça;
  • O universo tem um começo, portanto, Deus é o criador;
  • Em matemática, há uma infinidade de números. No universo existe uma infinidade de distâncias. Por isso, Deus, o criador do universo, é infinito;
  • Existem verdades absolutas na criação (ou seja, algo que pode não ser tanto em si próprio e não ao mesmo tempo), portanto, Deus é a verdade absoluta;
  • O universo é composto de três aspectos principais: espaço, tempo e matéria;
  • O espaço é composto de altura, largura e profundidade – uma trindade – mas cada aspecto é por natureza espaço;
  • O tempo é composto de passado, presente e futuro – uma trindade – mas cada aspecto é por natureza tempo;
  • A matéria é composta principalmente de sólido, líquido e gasoso – uma trindade – mas cada aspecto é por natureza matéria;
  • O próprio Átomo é composto de próton, nêutron e elétron;
  • A música é composta de harmonia, ritmo e melodia.

Portanto, podemos concluir de olhar para o universo e Deus como seu criador que é possível para Deus para ter um aspecto trinitário à Sua natureza, uma vez que podemos vê-lo na natureza. Se é justo dizer que Deus pode de fato ser trinitário em algum aspecto de sua natureza, então Deus poderia facilmente ter natureza trinitária e ainda ser um único Deus.

Deus poderia facilmente ser uma pluralidade, e todos os aspectos desta pluralidade, sendo de Deus, seria divino por natureza. Uma vez que Deus é auto-consciente, tem uma vontade, pode falar, etc., em seguida, segue-se que os aspectos plurais de Deus poderia compartilhar, de alguma forma, essas mesmas qualidades. Se isso for possível, então por que não pode Deus – uma vez que Deus é uma pluralidade – tornar-se um homem e acrescentar natureza humana para si?

Nós podemos ver que há trindades na natureza. Então, por que Deus não pode ser uma trindade, bem como a criação ser simplesmente um reflexo, em parte, de sua grandeza?

É certamente possível. Se a trindade fosse ilógica, então essa possibilidade não existiria. Não há nenhuma razão lógica para que a trindade não possa ser uma realidade, até mesmo para um muçulmano que tente demonstrar uma contradição lógica em relação à doutrina de um só Deus em três pessoas, simplesmente afirmando que não é lógico ou que não é possível provar nada.

A Bíblia declarou que Deus é de fato uma Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) e que Jesus é Deus e homem ao mesmo tempo (João 1: 1-14, Colossenses 2: 9; etc.). Os cristãos têm Deus Pai como Criador e Mantenedor, tem Deus Espírito Santo como Consolador e Revelador da verdade, tem Deus Filho Jesus como Deus conosco, Redentor e Salvador. São 3 Pessoas em UM, e todas estão Unidas em Amor.

Referências

Carm – Trinity Possible
Imagem: Padre Paulo Ricardo

A Trindade é logicamente possível?
2 votos até agora

3 comentários em “A Trindade é logicamente possível?

  • 19 de julho de 2016 em 8:25 AM
    Permalink

    a bíblia não apresenta textos trinitários; ela com certeza confirma adoração ao pai e ao filho, nada mais que isso.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (editor)
      19 de julho de 2016 em 1:03 PM
      Permalink

      É mesmo querido? Mas o que dizer então desse texto:

      “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
      Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, (batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;)
      Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
      Mateus 28:18-20

      Resposta
  • 4 de dezembro de 2016 em 10:53 PM
    Permalink

    eu nao acredito na trindade por 2 ou maia motivos 1 joao 1 No princípio [era] a Palavra, e a Palavra [estava com Deus], e a Palavra [era um deus]. 2 [Ele estava no princípio com Deus].(João 20:31) Note que Jesus não é chamado de Deus, mas sim de Filho de Deus.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *