Estudos

Deus aceita sacrifício humano? Jefté sacrificou sua filha à Deus?

.


Sabemos que no Antigo Testamento (na antiga aliança) haviam sacrifícios de animais para representar o pagamento dos pecados do povo hebreu para com Deus. O cordeiro sem mancha e sem defeito era sacrificado como um simbolismo ao Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29), ou seja, aquele que viria da parte de Deus para pagar os pecados da humanidade, a saber: Jesus Cristo.

A Bíblia também relata em vários textos que haviam povos maus que sacrificavam pessoas (desde bebês até idosos) para satisfazerem seus “deuses”, seja por questões de guerra, de agricultura, por riqueza ou até mesmo por questões sexuais de perversidade. O povo hebreu era (ou seria) diferente, pois não fazia esse tipo de atrocidade. Porém, há um relato que ainda hoje provoca perplexidade aos que creem na Escritura Sagrada, pois pelo que se lê, entende-se que Deus aceitou um sacrifício humano para dar vitória de guerra sobre um povo inimigo de Israel. Jefté, que era o comandante do exército israelita naquele momento “teria” oferecido sacrifício humano à Deus em troca da vitória de guerra, conforme o texto de Juízes 11:29-40 informa:

Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom.
[E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão,
Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.]
Assim Jefté passou aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o Senhor os deu na sua mão.
E os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até Abel-Queramim; assim foram subjugados os filhos de Amom diante dos filhos de Israel.
Vindo, pois, Jefté a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a única filha; não tinha ele outro filho nem filha.
E aconteceu que, quando a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ah! filha minha, muito me abateste, e estás entre os que me turbam! Porque eu abri a minha boca ao Senhor, e não tornarei atrás.
E ela lhe disse: Meu pai, tu deste a palavra ao Senhor, faze de mim conforme o que prometeste; pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
Disse mais a seu pai: Concede-me isto: Deixa-me por dois meses que vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.
E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,
Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.

Será que Deus aceitou esse sacrifício humano, visto que Israel venceu o combate?

Obviamente que Deus não aceita sacrifício humano, pois Ele mesmo veio em forma humana e se sacrificou para salvar a humanidade, de forma que não fosse necessário outro sacrifício. Aliás, nenhum sacrifício de vida humana ou animal seria capaz de resolver o problema do pecado.

Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Oséias 6:6

Nota: Existem vários exemplos na Bíblia, além deste acima, demostrando que Deus nunca aprovou sacrifício humano, os textos mais explícitos estão em Gênesis 22:1-18, Deuteronômio 12:31 e 2ª Reis 17:16-17.

Sobre este caso de Jefté, não há um consenso entre os estudiosos da Bíblia no que diz respeito a compreensão desse relato de sacrifício humano. Ou seja, alguns entendem que Jefté realmente cometeu um voto precipitado, sacrificando sua própria filha, contrariamente a vontade de Deus, pois em nenhum momento Deus fala através de um profeta indicando que receberia aquele voto de Jefté. Outros entendem que Jefté não sacrificou a vida de sua filha, mas sim que ele devotou-a uma perpétua virgindade.

Por que não há consenso sobre esta questão?

Porque há duas maneiras de traduzir e interpretar o texto original hebraico do versículo 31, no qual Jefté faz o voto ao Senhor:

1ª maneira: “Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.” (esta é a nossa tradução atual)

2ª maneira: “Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, eu oferecerei um holocausto.” (esta é a versão que eruditos dizem ser possível ao termo original do hebraico)

Se a segunda maneira de tradução for a correta, o que acreditamos que seja, mudaria totalmente a interpretação do sentido do texto, indicando que, se a pessoa que saísse da casa de Jefté ao seu encontro fosse oferecida ao Senhor, e se Jefté ofereceria um holocausto, então a vida dessa pessoa seria perpetuada a obra do tabernáculo, uma vida exclusiva ao Senhor.

O versículo 34 mostra que foi a filha de Jefté a primeira pessoa que lhe saiu ao encontro e esta era a única filha dele. Porém, ele não podendo voltar atrás na sua promessa, relatou à ela o que fizera (vers. 35). Ela entendendo a questão, deu-se como um holocausto ao Senhor (vers. 36). E de acordo com os próprios versículos posteriores, ela pediu a seu pai que a deixasse vagar e chorar com suas amigas pelas colinas por um período de dois meses, pois sabia que jamais se casaria.

Simplificando:

“isso será do Senhor” = a pessoa, neste caso a filha de Jefté.

oferecerei um holocausto” = sacrifício, neste caso a virgindade perpétua da filha de Jefté.

Em momento algum ela ou seu pai falam em morte, nem mesmo é relatado que foi este o fim dela, ademais, por que ela estaria só temendo nunca casar ao invés de morrer? Será que ela se preocupava mais com um casamento do que com sua própria vida?

Devemos entender que naquela época, quando uma moça não se casava e viva para a obra do Senhor, isso era visto como um holocausto, já que o sonho de uma moça era casar e ter filhos, assim como o sonho do seu pai era ver sua descendência se multiplicar e crescer forte.

Muito provavelmente a filha de Jefté foi servir no Tabernáculo de Siló, e daí criou-se também o costume em Israel de que as moças (moças eram mulheres virgens) iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté (vers. 40), ou em outras palavras, lamentar seu sacrifício. Também não sabemos, mas essa lamentação talvez tenha sido criada para que outros pais não devotassem suas filhas como Jefté fez.

Ademais, Jefté não era totalmente ignorante às leis de Deus, o que nos mostra que quase certamente ele não sacrificaria uma vida humana como um voto, contrariando a vontade de Deus. Podemos tirar essa conclusão devido ao fato de seu nome aparecer na “galeria dos heróis da fé” de Hebreus 11:32.

De qualquer forma, seja lá o que Jefté tenha feito, a Bíblia é clara em dizer que Deus nunca aprovou ou aprova sacrifícios humanos e que na verdade Ele vê isso com muita tristeza e como uma abominação.

 

Imagem fonte: Reprodução Google

49 thoughts on “Deus aceita sacrifício humano? Jefté sacrificou sua filha à Deus?

  • Rogério Silva

    Amados! apesar de as escrituras Sagradas dizer, ou falar em holocausto, [neste caso de Jefté, vejam que em Juízes 11: 29, “o Espírito do Senhor veio sobre Jefté”… Agora imaginemos o seguinte, temos que partir de alguns princípios básicos sobre “DEUS” e suas palavras e um deles é que ele jamais aceitaria holocausto humano, portanto se “o Espírito do Senhor veio sobre Jefté”, não viria ele alertá-lo sobre este voto, claro que sim! mas não vemos isto ocorrer, portanto devemos entender que este sacrifício, não foi o holocausto, ao qual conhecemos, ou foi um outro tipo de holocausto específico que não envolvesse sacrifício humano, ou não foi holocausto, pois não estaria em comunhão com a própria palavra de “DEUS” se houvesse sacrifício… Que “DEUS” insensível seria este, que em Ezequiel 18:23 diz: “Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?” e em, Ezequiel 33:11 diz: “Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?”, então como pode! Isto se contradiz e a palavra de “DEUS”, não se contradiz jamais, portanto este voto se por falha de tradutores ou outro motivo qualquer, não sabemos, mas temos que avaliar, que este sacrifício teria sido, uma vida, tipo à de Nazireado, como a que teve, sansão… Por isto a questão de chorar a virgindade, com amigas, pois mais uma vez a questão das amigas terem sido incluídas em sua lamentação, indica uma ligação desta natureza, muito embora sutil… Temos ainda outras nuances a avaliar, mas fica para uma outra vez…

    Juízes 11:29-31 – “Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, e atravessou ele por Gileade e Manassés, passando por Mizpá de Gileade, e de Mizpá de Gileade passou até aos filhos de Amom. 30 – E Jefté fez um voto ao Senhor, e disse: Se totalmente deres os filhos de Amom na minha mão, 31 – Aquilo que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, voltando eu dos filhos de Amom em paz, isso será do Senhor, e o oferecerei em holocausto.

    Abraço amados! … Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
    • Carlos

      O seu argumento é circular: porque não pode haver contradição na palavra de deus, então não há contradição. Ora, claro que há contradição aqui. Veja o contexto, que diz que as mulheres de Israel choravam o destino dessa moça. Se ela tivesse simplesmente ido para o templo, como voce inventa, não haveria nada o que chorar e lamentar.

      Resposta
      • Jôel

        Lógico que havia, o sonho de qualquer mulher da época era ter um filho.

        Resposta
        • Maurício Irineu

          Ô Joel! Ana abriu mão de seu filho, para o serviço do Senhor…

          Resposta
      • Thiago dos santos

        segundo quem,não pode haver contradições na bíblia,sendo que,ela está cheia de contradições?

        Resposta
        • Miguel Cristiano

          A Bíblia não tem contradições

          Resposta
        • Maurício Irineu

          A bíblia não tem nenhuma contradição… o que falta é as pessoas terem um pouco de conhecimento dos textos hebraicos e gregos. Você confunde contradição com erro de cópia e de tradução. Só para te esclarecer um pouco:
          Naquele tempo os textos eram manuscritos e as cópias da mesma forma e muitas cópias foram feitas sem a presença dos autores; por isso muitas divergências em vários texto, mas nenhuma tira o valor espiritual da Palavra de Deus.

          Resposta
    • Pastor Thomas

      Números Cap. 25.
      4 Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.
      Então eu digo que Deus aceita sim holocaustos humanos !!!

      Resposta
      • Elizeu

        Saudação a todos!

        Falando sobre número 25:4 Deus os não mandou Moisés enforcar aqueles homens como porque tinha prazer em sacrificio humano, mas como juizo por intermedio da justiça israelita que tinha como autoridade maxima, Deus.

        As outras nações sim, sempre oferecia em sacrificio os seus filhos para sastifazer seus deuses

        Resposta
        • Maurício Irineu

          Amigo, se Deus tinha prazer ou não, não vem ao caso; o texto é claro: “sacrifica-os ao Senhor…”
          Entenda que a proibição de Deus sempre foi de sacrificar a deuses falsos.

          Resposta
    • gilberto

      sim, mas a palavra de deus é contraditória por natureza, desde o genesis…

      Resposta
      • Missionário Miguel Cristiano

        A Bíblia é muita clara em tudo

        Resposta
      • Maurício Irineu

        Errado amigo! É que você não aprendeu a ler a bíblia ainda! Vá estudar hebraico e grego que as contradições desaparecem.

        Resposta
    • thiago

      POIS É amigo,esses princípios básicos do qual você cita São modernos e não da época.É como eu sempre digo,teologia deveria ser chamada de embromologia.

      Resposta
      • MARCOS DOS SANTOS ARAUJO

        É verdade mesmo, o pai passou a pexeira na própria filha pra pagar outro sacrifício de guerra kkkkkk esses evangélicos tem cada história pra boi dormir

        Resposta
        • Maurício Irineu

          Ô Marcos! Você é analfabeto desde quando? kkkkkk

          Resposta
    • Maurício Irineu

      Ô Rogério! Você acabou de assassinar o texto bíblico! NÃO EXISTE HOLOCAUSTO SEM SACRIFÍCIO DE UMA VIDA! Tente explicar o desespero de Jefté, pelo fato de ter que entregar a filha a serviço de Deus, no templo… não seria isso uma honra, como foi para Ana? Ainda para te esclarecer mais um pouco: Porque Abraão não questionou o pedido de Deus, para que ele matasse o próprio filho? Será que você seria capaz de inventar que Abraão pensou que era apenas uma prova? Hoje, depois do caso acontecido e registrado, é muito fácil de pensar assim né… Agora imagine Abraão, com o cutelo na mão, descendo o mesmo sobre o corpo amarrado de seu filho sobre o altar…

      Resposta
      • Carlos Roberto Rodrigues de Sousa

        “Se, Deus recebeu, ou não! Creio eu, que jefté cumprio, com o voto, que prometeu ao Senhor, uma vez, que à bíblia diz, seja teu sim, sim! Ou, não, não!, passando disso é procedência maligna, sendo que houve acordo, entre pai e filha, uma atitude que muito agrada a Deus e a atitude dele, para, com Deus prova o mesmo amor que o Senhor teve, conosco, dando o seu único filho, por nossos resgate.

        Resposta
    • artemis cavalcanti Fagundes

      gostei desse comentário muito sabio e espiritual, pois tenho a mesma fe e certeza de que Nosso Deus jamais aceitaria esse sacrificio fisico de um ser humano. estudei sobre isso 8 anos e pedia a Deus que me mostrasse onde estava a resposta apesar de nao falar em morte nessa história. tive u. sonho e a voz me dizia , a resposta esta na vjrgula e na conjunção e. isso será do Senhor (, e) o oferecerei em holocausto. essa junção da virgula e do e significa períodos nos quais essa conjunção liga oracoes com sujeitos diferentes. sacrificar algo dela como a virgindade e matando sua descendencia. ou holocausto o sacrifício de um animal.

      Resposta
  • givanildo carvalho

    acho que vc quem escreveu esse texto,acerca do holocausto da filha de jefte. de alguma forma consegui detalhar tudo aquilo que eu acredito ser o caminho do final feliz dessa linda historia.para muitos um drama,para mim um ato de devoção de jefte e de sua unica filha. e assim os dois foram lembrados ate os dias de hoje,ele como heroi da fé,e ela com uma virgen consagrada a Deus. talvez nao era o que ambos queriam,mais no fim os dois foram grandemente abençoados.

    Resposta
    • Emerson

      Givanildo esses homens foram retratatos no livro de Hebreus pela aceitação em fé do chamado de Deus indepedente de seus erros. Vale lembrar que Davi está incluso nesta lista mas foi traidor, mentiroso, adúltero e assassino. E Sansão o que dizer?

      Resposta
  • Valmir da Silva santos

    Muito enteressante este estudo porém pouco falam sobre ele mas eu creio que a filha de jefte iria acontecer o mesmo que aconteceu com Samuel filho de Ana esposa de Elcana.

    Resposta
  • Luiz Paulo

    Como Deus aceitaria um sacrificio humano realizado por um homem e tempos depois Deus colocaria seu nome em Hb. 11;32 envolvidos entre os heróis da fé ? Seria algo contraditório a Santidade de Deus e a Bíblia simplismente um livro histórico, nada mais.

    Resposta
    • Maurício Irineu

      Ô Luiz! Vá ler um pouco mais! Leia de Gênesis a Apocalipse! Estude hebraico e grego.

      Resposta
    • Carlos Roberto Rodrigues de Sousa

      Somos feitos, para Deus, para lhe servir; seja aquir ou na eternidade; atender o seu chamado, faz parte da livre escolha; Deus assim nos aprova e nos recebe, como oferta, volutária; ao contrário, não seria pela fé, assim! Também o Senhor, pela fé vos levará os que crê na sua promessa.

      Resposta
  • Luiz Paulo

    Nos livros históricos não há nada que se fale sobre a filha de Jefté como uma serva de Deus, ou até mesmo seu próprio nome em relatos breves da história ? Caso exista, isso acabaria com todas as duvidas se ela foi sacrificada, ou não.

    Resposta
  • Pedro

    O pecado nivela os humanos para baixo, amesquinha-os e os expõe ao ridículo. O milionário “pegador de mulher” nunca mistura com um pobre “pegador de mulher”. Continuam incluído e excluído e para piorar nivelados para baixo…:)

    Resposta
  • Pingback: Música e a Bíblia - contexto bíblico e sua importância

  • Pastor Thomas

    Ele aceita sim sacrifício humano e em alguns momentos na bíblia está escrito que ele mesmo dá uma ordem para que tal seja feito.

    Números Cap. 25.
    4 Disse o Senhor a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao Senhor diante do sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.

    Resposta
  • jose filho

    Deus nao aceitou sacrificio humano por ser esse contaminado pelo pecado, no entanto Deus recebe o de seu filho em sacrificio por ele ser sem pecado, sendo assim se algum homem antes de cristo fosse sem pecado o que era impossivel seria aceito. por nao haver foi que cristo tornou-se o redentor perfeito parao mundo antes mesmo da fundaçao.

    Resposta
  • gilberto

    …se a segunda tradução estivesse correta, jefte não teria demonstrado tristeza em oferecer um holocausto a deus…

    Resposta
    • JUARES

      A tristeza relatada reporta ao motivo de Jefté ficar sem descendência, pois Juízes 11:34 relata ela sendo única. Juízes 11:40 da para entender uma visita a alguém viva.

      Resposta
      • PAULO

        O gesto de rasgar a roupa significava, na maioria das vezes, humilhação, indignação ou luto. Quanto a tristeza por ficar sem descendência, isso é vc que está dizendo, pois em nenhum lugar a bíblia não relata isso!!

        Resposta
        • Edivaldo Lima da Silva

          Inclusive a Bíblia não relata o “sacrifício em holocausto da Filha”, e tantas outras coisas que não há relato específico e claro e as pessoas atribuem a Deus, a Bíblia, a ordenaça, a doutrina…

          Resposta
  • Marcos

    O povo de israel possui varios deuses, por isso tanta contradição na bilbia,
    Deus instruiu os Israelitas que lhe fizessem sacrifícios e holocaustos. Êxodo 8:27, 10:25, 20:24, 29:16-18
    Despois>>
    Deus não pediu nenhum sacrifício ou holocausto. Jeremias 7:22
    Deveria colocar o nome do deus que mandou fazer o sacrificio e o nome do deus que não pediu sacrificio. Colocaram como um só ai virou bagunça ou confusão.

    Resposta
  • Henrique

    Não é mais facil dizer que esse Deus não é o pai de jesus, e sim um anjo mau que enganou o povo judeu.

    Resposta
  • Fabioabreu

    Só o fato de não poder casar ja diz td e se fosse vc ou eu precisa mais de alguma coisa mais sacrificando do que isso?

    Resposta
  • Carla Fidelis

    Realmente Deus não aceita sacrifício humano através de morte. Mas podemos dedica-se nossas vidas no trabalho do Senhor.

    Resposta
    • Carlos Roberto Rodrigues de Sousa

      Sim! É verdade.

      Resposta
  • Sergio

    Essas são as coisas mais idiotas que eu já ouvi. Sacrificar uma coisa externa ao ser humano para aplacar a ira de um deus nervosinho.Vocês não sabem nem o que estão dizendo. Suas mentes criaram esse deus. Só existe em vossa imaginação.

    Resposta
  • Maurício Irineu

    O texto é simples e claro! Jefté não entraria em desespero se simplesmente tivesse que oferecer sua filha à serviço de Deus no templo. Lembremo-nos de Ana, que fez o voto de oferecer Samuel á serviço de Deus, com muito amor e alegria. A simples reação de Jefté já corrobora o texto: Ele realmente sacrificou sua filha!

    Resposta
    • Isaac

      Mas Samuel poderia ter filhos meu amigo, e de fato teve! Além de Ana ter tido outros filhos depois de Samuel como recompensa do SACRIFÍCIO (Pois não deixa de ser) de dá-lo a Deus para servi-lo a vida inteira. Partindo da segundo interpretação, faz muito sentido sim Jefté lamentar copiosamente a entrega de sua filha a Deus como uma serva no templo e assim não poder ter filhos, pois a descendência naqueles tempos era MUITO valorizada, então seria motivo de muito lamento e tristeza saber que a sua descendência não se perpetuaria.

      Resposta
  • Eduardo

    Deus aceitava sacrifício humano sim(Levítico.27:28,29

    Resposta
    • Lutiniko Pedro

      Porque então a filha pediu ao seu pai dá me dois mês que eu vá com as minha companheira para os monte chorar da minha virgindade? Porque então Jefté disse a sua filha tu me perturba? Porque é certo de que o pai tomou um voto de sacrificar a sua filha a Deus. Mas, isto é muito errado, porque Jefté aprendeu isto não em Israel mas sim na sua cidade de Tob onde foi quando os seus irmãos filhos do seu pai lhe expeliram por ser filho da prostituta, e tendo já uma vida leviana as suas práticas não abandonou ele pensava um escravo viria ao seu encontro para assim agir, mas não foi assim e Deus na sua soberania observou o que ele faria. A morte diante de Deus não é tão trágica como é vista por nós. A interpretação de que foi o sacrifício da sua virgindade, não pega pelo facto de este período até o sacerdócio entrou numa confusão grande que nunca em Israel até levita ser usado por uma certa família de Mica que fabricou o seu ídolo? Seria esta filha de Jefté sob cuidado de quem sacerdote?. Este texto, nos ensina a cautelar a tomar votos perante a Deus.

      Resposta
  • Giselle

    Eu comecei a ler a Bíblia há 3 meses e estou bem assustada com o antigo testamento que pra mim é à primeira impressão é que fica e vale!
    Achei o Deus da Bíblia sàdico, ele se deliciava e sentia prazer com os sacrifícios q não eram poucos e com o tal do aroma agradável que vinha dos pobres animais sendo queimados.
    Fiquei ainda mais chocada com o prazer e satisfação que ele tinha de usar o sangue dos animais por toda a tenda, pedia aos discípulos para passar sangue por todo lado , coisa que me lembra muito os rituais satanicos de hoje em dia…
    Passei uma vida toda sem ouvir tão insanidade, pq eu jamais seria conivente com esse tipo de atrocidades, mesmo vindo do pai!!

    Resposta
  • Giselle

    Ja acho uma bizarrice sacrifício animal, imagina humano.
    Ninguém precisa sacrificar uma vida para provar que tem fé ou que é obediente , achei isso tão imaturo , desnecessário, coisa de gente birrenta que tem q ser tudo como ele quer se não eu elimino da terra ou jogo uma doença…
    Me recuso acreditar que esse Deus cheio de imperfeições igual a do ser humano existiu.
    Vou continuar com o Deus q eu conheci através de gente boa , que é amor e compaixão, mas q tb é justiça, não perversidade!!!

    Resposta
  • Renato

    Samuel o profeta, também foi oferecido ao serviço do Senhor, na casa do Senhor!

    Resposta
  • Renato

    Eu acredito que Deus só pegou de volta o que já era dele.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *