Estudos

Quem incitou Davi a realizar o censo de Israel, Deus ou Satanás? E qual era o número real do exército israelita?

 


Existem alguns textos bíblicos que relatam os mesmos acontecimentos em livros diferentes, isso é chamado de paralelismo bíblico. Mas algumas vezes (como nos casos que vamos abordar) eles diferem em detalhes, dando a impressão que se contradizem. Como são textos muito antigos e muitas vezes escritos por pessoas diferentes, de épocas distintas, fica difícil ter a real intenção do “porque” há diferença entre eles já que tratam do mesmo assunto.

Ademais, quando estudamos uma sociedade antiga como a dos hebreus, que tinha sua forma distinta de tratar alguns temas e relatar acontecimentos, essa tarefa de interpretação se torna um tanto quanto difícil. E se é difícil até para quem os estuda, imagine para quem não? Por isso, quando explicamos determinados temas aparentemente “contraditórios” ou “problemáticos” que aparecem na Bíblia, algumas pessoas tendem a nos acusar de distorcer os fatos como uma forma de eliminar ou minimizar as “contradições” ou “problemas”. Porém, na maioria das vezes, essas aparentes contradições ou problemas são explicadas quando usamos os textos originais como referência.

Por outro lado, devemos entender que apesar do fato de que na questão da fé os judeus tenham formado o alicerce para o cristianismo, nas questões filosóficas e culturais, o cristianismo trouxe consigo mais “bagagem” grega e romana do que judaica. Por isso, muitas vezes é difícil entender com nossa mente ocidental como pensava uma pessoa de mente oriental e o inverso pode ser igualmente verdadeiro. Então, mediante ao que explicamos, vamos entender se a questão que trataremos a seguir é uma contradição bíblica ou não.

Primeira aparente contradição entre os livros de 2 Samuel 24 e 1 Crônicas 21:
Quem incitou a Davi a levantar o censo de Israel: Deus ou Satanás?

Vamos aos textos:

Mais uma vez, irou-se o Senhor contra Israel. E incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer um censo de Israel e de Judá.  2 Samuel 24:1 (NVI)

Satanás levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do povo.  1 Crônicas 21:1 (NVI)

Será que existe contradição entre esses dois textos? Como pode um texto afirmar que foi Deus quem incitou Davi e o outro texto dizer que foi Satanás que levou Davi a fazer algo que Deus não queria?

Entendemos que não há contradição entre os dois. Por que? Como explicamos anteriormente, a forma de pensar dos hebreus antigos é diferente da forma como pensamos hoje, ainda mais quando se trata de questões voltadas ao bem e mal. O raciocínio hebraico coloca Deus como responsável por tudo que acontece no mundo, pois eles entendiam que se Deus não quisesse que algum mal acontecesse, não aconteceria, logo Deus queria que tal mal acontecesse, tudo por conta de Sua Soberania.

Era normal o pensamento de colocar a responsabilidade em Deus em algo que ele não impedia de acontecer.

Hoje entendemos que existem coisas ruins que Deus não quer que aconteçam (pois Ele é amor), mas que devido ao pecado e ao tempo necessário para o findar da humanidade e retorno de Jesus, essas coisas ainda são permitidas. Isso também entra no assunto do livre arbítrio, mas não vamos explicar aqui pois o texto ficaria ainda mais alongado. Se você quiser saber mais sobre isso veja depois esses nossos outros artigos: aqui, aqui e também aqui.

Neste caso acima foi Satanás que tentou Davi para o destruir, portanto, quando a Bíblia (ou escritor: Samuel, Gade ou Natã) diz que Deus incitou a Davi, na verdade está dizendo que Deus “permitiu” que Davi fosse tentado por Satanás. Se fosse Deus que realmente tivesse incitado a Davi seria realmente uma contradição, pois como pode Deus ser contrário a Sua própria vontade (Deus não queria o censo em Israel e isso pode ser visto com o arrependimento de Davi logo adiante no próprio capítulo) e depois ainda punir seus servos por isso? O Senhor deixou isso tudo acontecer pois Davi estava naquele momento um tanto quanto arrogante em sua jornada como autoridade máxima sobre Israel e poderia levar o povo a uma decadência ainda maior.

Lembramos também que o livro de 2 Samuel foi escrito por volta do ano 931 a.C e o livro de 1 Crônicas foi escrito entre 425-400 a.C, por isso, o escritor de 1 Crônicas (provavelmente Esdras) já tinha um certo entendimento sobre a questão do mal e então retratou aquele que realmente incitou a Davi, ou seja, Satanás e não Deus.

Outros exemplos parecidos:

A história de Jó: eu belo exemplo de tudo que escrito até aqui é o livro de Jó, que relata todo mal que sobreveio sobre este homem. Mas não foi Deus quem enviou o mal, Ele apenas permitiu que Satanás enviasse o mal sobre Jó, pois sabia do caráter integro e da fé de Seu servo. Mesmo assim, quando lemos o que Jó falou, vemos que ele atribuiu o mal a Deus, assim como os demais hebreus faziam. Jó entendia que tudo, inclusive o mal, vinha de Deus e havia um motivo para tudo, ao qual ele não conseguia entender.

A morte de Saul: outro exemplo interessante está em 1 Crônicas 10:14 onde diz que foi Deus quem matou Saul. Já no verso 4 é relatado que Saul se matou. Ou seja, esta é a forma que os hebreus tinham de dizer que Deus permitiu que Saul morresse, pois foi este o caminho que o rei havia escolhido.

Segunda aparente contradição entre os livros 2 Samuel 24 e 1 Crônicas 21:
Qual era o verdadeiro número do exército israelita: 1,3 milhão de homens conforme 2 Samuel ou 1,57 milhão de homens conforme 1 Crônicas?

Vamos aos textos:

Então Joabe apresentou ao rei o relatório do recenseamento do povo; havia em Israel oitocentos mil homens habilitados para o serviço militar, e em Judá, quinhentos mil. 2 Samuel 24:9 (NVI)

E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhão e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada. 1 Crônicas 21:5 (NVI)

Entre esses textos há uma grande diferença de quantidade de homens que foram recenseados em Israel e Judá. Em 2 Samuel era 1,3 milhão de homens no total. Em 1 Crônicas era 1,57 milhão. Como explicar tal divergência?

A explicação dessa “divergência” não é tão simples, mas faremos o possível para trazer uma forma mais fácil de entender essa questão. Porém, tenhamos em mente que essa divergência não é uma contradição entre os textos, mas relatos separados do mesmo fato – o censo. Vamos explicar isso no decorrer do artigo.

É importante citarmos algo peculiar que está no texto original de uma das passagens:

2 Samuel 24:9

וַיִּתֵּ֥ן יֹואָ֛ב אֶת־מִסְפַּ֥ר מִפְקַד־הָעָ֖ם אֶל־הַמֶּ֑לֶךְ וַתְּהִ֣י יִשְׂרָאֵ֡ל שְׁמֹנֶה֩ מֵאֹ֨ות אֶ֤לֶף אִֽישׁ־חַ֙יִל֙ שֹׁ֣לֵֽף חֶ֔רֶב וְאִ֣ישׁ יְהוּדָ֔ה חֲמֵשׁ־מֵאֹ֥ות אֶ֖לֶף אִֽישׁ

1 Crônicas 21:5

וַיִּתֵּ֥ן יֹואָ֛ב אֶת־מִסְפַּ֥ר מִפְקַד־הָעָ֖ם אֶל־דָּוִ֑יד וַיְהִ֣י כָֽל־יִשְׂרָאֵ֡ל אֶ֣לֶף אֲלָפִים֩ וּמֵאָ֨ה אֶ֤לֶף אִישׁ֙ שֹׁ֣לֵֽף חֶ֔רֶב וִֽיהוּדָ֕ה אַרְבַּע֩ מֵאֹ֨ות וְשִׁבְעִ֥ים אֶ֛לֶף אִ֖ישׁ שֹׁ֥לֵֽף חָֽרֶב

Somente no texto de 2 Samuel 24:9 aparece um termo que pode ajudar a desvendar o aparente problema: é a palavra chayil (em hebraico חיל). Essa palavra significa “eficiência” em termos gerais e quando atrelada ao contexto de força militar (chayil, Strong 02428 pg. 533), denota qualificação.

O escritor de 2 Samuel estava preocupado em relatar especificamente a quantidade de homens prontos para o combate (soldados treinados). A tradução Nova Versão Internacional (NVI) da Bíblia traz esse termo muito bem empregado como “homens habilitados para o serviço militar“. A palavra chayil não aparece no texto de 1 Crônicas, pois ao que parece, o cronista estava relatando uma quantidade total de homens em Israel e Judá, tanto soldados quanto homens comuns que de alguma forma, também poderiam pegar em espadas se necessário.

O que ambos escritores desses livros fizeram foi simplesmente relatar a história que havia ocorrido de acordo com a informação que eles haviam recebido.

Aliás, o escritor de 1 Crônicas quase certamente tinha acesso ao livro de 2 Samuel ou sabia da história por meio da tradição oral e mesmo assim usou outra quantidade. Provavelmente ele não via isso como contradição, mas como complemento, baseando-se nas informações adicionais que ele tinha em mãos.

Há também algumas considerações que faremos para mostrar que este censo não foi exato e não teria como dar certo:

Primeiro: a quantidade relatada no censo que foi entregue a Davi não era exata, mas aproximada – isso pode ser percebido porque todos os números estão arredondados – e sabemos que num censo realista teríamos números quebrados.

Segundo: Joabe (responsável pelo censo) provavelmente estava contando todas as tribos como apenas uma – Judá, mas não quis contar os homens das tribos de Levi e Benjamin porque ele também era contrário a ordem do rei (conforme 1 Crônicas 21:6), então ele não contou todos os homens e não passou essa informação correta a Davi no relatório do censo.

Terceiro: aparentemente também não foram contados os homens da milícia pessoal de Davi, os 30 mil homens (conforme 2 Samuel 6:1).

Quarto: Davi não considerou o número de homens de 20 anos para baixo e nem se tem a quantidade deles relatada, também porque Joabe parou de contar quando veio a grande ira de Deus sobre Israel (conforme 1 Crônicas 27:23-24).

Conclusão

O censo que Davi solicitou foi um verdadeiro fracasso desde o começo e de todas as formas possíveis. Também pudera, já que não foi aprovado por Deus, como explicamos na primeira parte do artigo. Os textos que parecem contraditórios entre si apenas retratam as informações que os autores dos livros tinham em mãos, sendo o relato de 2 Samuel 24:9 de cunho mais específico para informação militar e o relato de 1 Crônicas 21:5 de cunho histórico, mais abrangente.

50 thoughts on “Quem incitou Davi a realizar o censo de Israel, Deus ou Satanás? E qual era o número real do exército israelita?

  • Daniel Alves

    Olá! Shalom!!!

    Respeito a opinião do autor. Porém, a argumentação parte de uma premissa cristã, por isso a compreensão fica turva para aqueles que leem. Por que isso? Porque a figura de Satã (Satanás) vista pelos cristãos não existe no conceito semita (conceito bíblico). O Cristianismo, por intermédio de Roma, interpretou alegoricamente Isaías 14 e Ezequiel 28. As igrejas evangélicas da modernidade absorveram a equívoca interpretação. Sou judeu e sou crente em Jesus [Yeshua]. Todavia, para esclarecer as dúvidas, vale expor através de um breve vídeo a opinião semita dos textos destacados pelo autor do artigo (2 Samuel 24:1 e 1 Crônicas 21:1):

    https://www.youtube.com/watch?v=gov-gZEPyXo

    Que YHWH nos abençoe!

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Olá querido, tudo bem? A paz seja contigo.
      Respeito sua opinião e concordo com você a respeito da “premissa cristã”. Porém, foi através dessa mesma premissa que conhecemos mais a fundo nosso verdadeiro inimigo. Foi através dos relatos dos evangelhos a respeito das tentações que Jesus e seus discípulos sofreram é que conseguimos entender melhor de onde vem o mal. Os antigos acreditavam que tudo vinha de Deus, inclusive o mal, mas como já explicamos anteriormente, existe o mal moral e o mal físico.
      Satanás é sim o anjo caído, o primeiro mal, pois ele é quem tenta Eva. Portanto, com intenção de realizar o mal, colocando sentimentos contraditórios a Deus no coração humano.
      Jesus foi tentado no deserto e este relato breve mostra o poder e a influência do maligno neste mundo. Os antigos não tinham essa noção, muitos que ainda seguem o judaísmo, por não concordarem com a visão cristã do diabo, acabam não tendo essa visão também.

      Deus te abençoe e te guarde. Grande abraço!

      Resposta
      • Almir Bispo

        A institucionalidade de DEUS único criador do Bem e do Mal é o fundamento da verdade bíblica.O proprio Jesus afirmou isso quando ele disse que ROMA não teria capacidade de crucifica-lo SE isso não fosse vontade de Deus.A crença em Satanás como opositor pessoal de Deus é anti bíblica.Qum crê nisso ainda não foi salvo,pois impede que Deus seja o soberano absoluto e condicona a sua vida.O único povo que acreditava em 1 Deus unico eram os Hebreus (pela revelaçao do proprio Yehovah).Os demais povos acreditavam em varios satanases.

        Resposta
        • Jônatas Filgueiras

          “A crença em Satanás como opositor pessoal de Deus é anti bíblica.Quem crê nisso ainda não foi salvo…”

          Cara, essa sua suposta autoridade em definir quem é salvo em Cristo e quem não é, baseados em interpretações pontuais errôneas da Bíblia, até por ignorância, às vezes, te desqualifica instantâneamente para atuar em qualquer debate, de qualquer tema bíblico.
          É lamentável vermos ainda legalistas certos de que são salvos, com “autoridade” suficiente para definir quem não é.
          Praticamente um semi deus. Justamente por isso, nada confiável.

          Resposta
          • Bill Alencar

            Paz irmão, mas vejo que a falta de tato de nosso irmão Almir ao manifestar-se acabou por incitar a sua, meus respeitos aos dois, mas faltou, a ambos, ponderação.
            O irmão Almir toma a visão semítica da bíblia hebraica por esteio, em que Satan nada mais é que um anjo a serviço de Deus, não seu opositor, pois nada pode opor-se ao Criador, ou este não seria Todo- poderoso,
            Satan opera entre os homens como dificultador ( essa é a tradução, dificultador, sabotador, evitador ) a que estes realizem o bem, de modo a que vencendo essa tentação, essa ingerência, etc, possam alçar-se verdadeiramente em graça, por mostrarem-se superiores a sua inclinação para o mal, abraçando o bem com fidelidade e convicção, e aqui entenda-se por mal tudo o que não é agradável aos olhos de Deus, seja por falta ou por omissão.
            Partindo-se deste raciocínio :
            1 sendo Deus onipotente e não havendo outro que se lhe equipare, não há como haver quem se lhe interponha ou enfrente, ou outro que possa medir forças com ele, ou precisaríamos conceber que a dois deuses, ou que o Senhor é incapaz de vencer ao seu opositor, renegando-lhe a soberania absoluta.
            2 sendo Ele absoluto criador de todas as coisas que há, houve e haverão de existir, tudo o que há, houve e haverá de existir lhe é sujeito, ou seja subordina-se a Ele, bendito seja.
            3 assim sendo, conceber o contrário, por todo o explicado acima torna-se inaceitável a uma visão judaica ortodoxa, por isso, baseando-se em tudo o que encontra-se no Antigo testamento, a Instrução, a crença contrária afastaria quem o crê da salvação, posto que conflita com o formato da fé.

            A minha intenção é puramente elucidar o pensamento judaico monoteísta, e não impo-lo aos demais, entenda, por conta de que outros haverão que sintam-se intrigados com a posição do irmão Almir.

            Perdoe, mas me vi em dever, prosperidade a todos que passamos por estes momentos de dificuldade em que muitas vidas se perdem constantemente pela Covid 19.

            Paz.

        • Davi Dornelles

          Perfeito.
          O perfil crítico do assunto pela Igreja Evangélica, parte de todos os pressupostos da ICAR. O judeu jamais creu ou ensinou que nós lutamos contra um Anjão véio caído. Isso é tão pífio e arcaico que eles mesmos não pensam nem nas implicações lógicas, como por exemplo, se a tal Cobrinha do Edem estava lá, era porque ela caída ou Deus há colocou lá? Qualquer resposta para essa afirmativa coloca Deus como o crivador do homem.
          O mais engraçado é que no deserto, Deus pediu para Moisés fazer uma serpente de bronze, para quando os Mordidos à olhassem, ficassem curados. Engraçado…rsrs
          Uma serpente mata, a outra dá vida. Porque ninguém usa esse texto também, né?
          Infelizmente o entendimento “cristão” do assunto é adulterado, e ainda no leite, leite em pó.
          As pessoas não se permitem pensar, questionar, “a palavra é” e acabou.

          Esse era o sistema que matou Jesus, o DOS BÍBLIAS.

          Se Jesus viesse hoje como homem, certamente OS BÍBLIAS o crucificariam.

          Enfim, resumindo, DIABO nem existe na compilação Judaica pelos 72 Rabinos cabalistas, é uma transliteração de Satan para o Grego.

          O judeu acreditava e ensinava sobre Satan, que era a idéia opositora.

          Toda idéia contrária a algum propósito divino, sendo bom ou mal, é Satan.

          Por isso Jesus repreendeu Pedro, porque Pedro estava com UMA IDÉIA CONTRÁRIA a vontade de Deus.

          As verdadeiras lutas celestiais estão na mente de cada um, ali sim existe a luta entre os anjinhos do bem e do mal.

          Se eu sou pecador por causa da MALDITA SERPENTE, então a culpa não é minha, sou INOSCENTE.

          Resposta
        • Ileide Maria Souza

          É notório sim a presença de Satanás neste mundo, a própria Bíblia relata, ele o inimigo das nossas almas atua sim com poder, poder limitado pelo próprio Deus.

          Resposta
    • Elis

      A figura de Satã (Satanás) vista pelos cristãos não existe no conceito semita (conceito bíblico), me explique então o por que em Jó1; 6 ao 12. Como fica essa passagem no conceito semita? Pode me explicar por favor? Sou curiosa e gosto de aprender. Graça e paz

      Resposta
      • Bill Alencar

        Olá Elis, me permita, por favor, fica assim : HaSatan serve a Deus como agente dificultador a boa ação humana, não porque seja mal, mas porque seu oficio é impor dificuldades ao homem de modo que ao escolher praticar o bem, sua ação seja verdadeiramente louvável aos olhos de Deus, meritosa, pois que venceu tudo o que poderia lhe impedir de faze-lo, por temor a Deus.
        Em Jó vemos que HaSatan está subordinado ao Senhor, que lhe dá permissão de intervir na vida de Jó de modo a provar a sua fidelidade a Deus.
        Os anjos na visão judaica não tem vontade própria, cumprem aos desígnios de Deus, e tão só ao homem foi dado o livre arbítrio, os anjos ( malachin em hebraico, seria o mesmo que mensageiros ) estão estacionados em um grau de elevação espiritual superior, da qual não podem depurar-se ou decair.
        É isso, espero ter sido útil a sua dúvida, paz e prosperidade.

        Resposta
        • Jonatan Santos Franco

          Só uma pergunta meu caro, e se o ‘HaSatan’ tentar, se opor, seduzir, alguma pessoa ao mal/erro (como no exemplo do censo de Davi) e a pessoa ceder, então a culpa recai em quem?

          Resposta
        • Dennis Andrade

          Paz do Senhor. Poderia descrever quem impedia da mensagem de Deus chegasse a Daniel (Daniel 10:12-20). Outro sim, quem é a referencia que Paulo descreve em Romanos 16:20 ?

          Resposta
        • Kelvin Silva

          Impressionante como Jesus estava certo o tempo todo.
          O deus desse século CEGOU-LHES o entendimento. Oro para que o Espírito Santo lhes abra a visão para enxergar verdadeiramente as maravilhosas verdades da santa palavra de Deus!
          Deus abençoe a todos.

          Resposta
    • Denis Roberto

      Ola td bem com o seu comentario mesmo sabendo que vcs nao acham que biblia é a palavra de Deus e sim acerca de Deus é claro que no caso da Torá bcs acham que é o Eterno quem fala mas a minha pergunta é vc anula o livro de Jó que tem as passagens de ( diabo ) satanas ?

      Resposta
  • Ângelo André T dos santos

    eu gostei muito do seu comentàrio,mais como explicamos as pessoas por conta de um pecado de um homem sofre pessoas que não tem não nada a ver ?? pois morreram muitos pessoas ??

    Resposta
    • Bill Alencar

      Paz irmão, me permita elucidar a partir do comentário ao qual você se refere, por favor, os que pagam, pagam por merecer, na cadeia natural das coisas em que a vontade soberana de Deus é um agente corrigidor, os que morreram acabaram por tornar-se um remorso a Davi, agindo sobre ele como um estimulante a seu arrependimento.
      Mas não morreram tão só pelo erro de Davi, mas pelos desígnios de Deus, que dá e que tira, nossas vidas são emprestadas, como diz o ditado :ninguém morre de véspera.
      É como um pai que gasta todo seu dinheiro em jogo, naturalmente seus filhos passaram dificuldades, não passam dificuldades por haverem jogado, é uma consequência natural dada a improbidade do pai, mas de algum modo esta dificuldade lhes servirá ao desenvolvimento, pois tudo se coaduna ao plano maior de Deus que não sobrepõe-se a vontade humana, mas a coaduna a partir das escolhas dela, de modo a que possam sempre servir ao Seu divino propósito.

      Veja que em Ezequiel e Jeremias fica claro que não pagam uns pelos erros de outro, cada qual paga por sua própria falta, e é recompensado segundo seu mérito, Paz,e prosperidade nestes tempos difíceis por qual passamos.

      Resposta
  • Jose Francisco Rodrigues

    Amados irmãos em CRISTO.

    A palavra diz: Que até os próprios eleitos poderia ser enganado pelo diabo. Em Malaquias 3:6 DEUS diz que NÃO tem variações de mudanças.
    Pode existir um “deus” falso na descrito na Bíblia. Um pequeno exemplo: Deus permitia que pessoas fossem picadas pelas serpentes (Época de moisés), esse seria um deus falso? Outro DEUS diz: Que é amor, enviou Jesus Cristo que disse: Que pai daria uma “serpente ao invés de pão ao seu filho?”. Outro pré requisito muito importante: A palavra Senhor no Hebraíco é “BAAL”.
    Eu Oro A DEUS Pai de meu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Esse eu conheço como o DEUS do AMOR ETERNO.

    Habacuque 1:13 diz claramente: Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. O outro Deus mandava David matar.

    Aguardo respostas, sou CRISTÃO e um eterno aprendiz dos augustos mistérios.

    QUE O VERDADEIRO DEUS nôs abençoe grandemente em nome do REI JESUS E MARIA SANTÍSSIMA

    Um grande abraço e muito obrigado

    José Francisco Rodrigues.’. (KIKO)

    Resposta
    • Almir Bispo

      Você leu errado.A bíblia dia que os eleitos SE POSSÌVEL seriam enanados (mas não PODEM ser enganados,pois a PALVRA DE DEUS impedem de ser enganados).Releia novamente com atenção

      Resposta
    • Tadeu Lima

      Resumindo , o Deus do velho testamento é o diabo. Jesus não pode ser filho de um ser que se irava por qualquer coisa.

      Resposta
    • Kelvin Silva

      Sobre o povo de Israel que foi picado por cobras, Deus estava castigando o povo por sua rebeldia e por serem desobedientes… Amor não é deixar cada um fazer o que quer, cada pai e mãe corrige o filho por que o ama e quer seu bem, Deus também é assim e corrige a quem ama.
      Entenda que o mesmo Deus que da vida também tira a vida, é Ele quem é soberano e pode fazer tudo.
      Em Habacuque 1:13 o profeta estava se queixando de Deus não julgar as nações ao redor, dizendo sobre sua santidade e pureza, porém o profeta estava desejoso para que Deus exaltasse seu povo e julgasse os maus.
      Mas vamos analisar um ponto, a Bíblia é bem clara ao dizer quem nem todos que se dizem filhos, realmente são conhecidos de Deus, sendo assim aos maus é reservado o julgamento final por suas ações, todos aqueles que fazem o mau serão julgados no dia do juízo final. Deus é o mesmo Deus de amor e de justiça. Davi disse que a ira do Senhor não dura para sempre. Salomão em sua oração após a construção do templo disse que Deus perdoaria o seu povo quando seu povo SE ARREPENDESSE DOS SEUS PECADOS e e voltassem para Deus, então eu te convido a ler a Bíblia com o auxílio do Espirito Santo.
      Deus o abençoe 🙏

      Resposta
  • Milena

    Excelente explicação parabéns

    Resposta
    • Almir Bispo

      satanás não existe como pessoa.satanas é uma palavra para designar adversario.O certo é Samuel 2.Só existe 1 Deus e não tem ninguem que se oponha (Isaias 45:7)

      Resposta
  • C.B.Veras

    Excelente estudo. Abriu muito meu entendimento, estava muito confusa com algumas coisas q não compreendia dessas passagens bíblicas. Obrigada pela explicação.

    Resposta
  • Almir Bispo

    Satanás não existe como uma pessoa.A palavra satanás é substantivo comum.O único Deus é Yehovah ue salva e condena uem ele Quer.No caso, a verdade é 2 Samuel
    (O proprio Jesus e apostolo confirma ue Deus tem misericordia de quem ele quer)
    Cuidado com a feitiçaria

    Resposta
    • Gilson Nascimento de Jesus

      Tá bom então…satanás não existe, correto??? Então, que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo expulsava???? A maior artimanha do diabo é a de conseguir conversar pessoas como você que ele não existe, uma vez que nem Jesus, negou sua existência… Paz perfeita para você…

      Resposta
  • Almir Bispo

    Nenhum dos profetas que falava PESSOALMENTE com Deus (como Samuel) acreditavam em que existisse um tal de satanás que os crentes tanto dão credito.Não existe satanás como pessoa.

    Resposta
  • Jeremias

    Muito bom, a palavra é a verdade,boa e eficaz, precisamos entrar em espírito para conseguir entende-la melhor.

    Resposta
  • Jeremias

    Muito bom paz e graça.

    Resposta
  • VIVIANE DA COSTA SANT ANNA

    Estudo esclarecedor e numa linguagem acessível. Parabéns. Excelente trabalho.

    Resposta
  • Ezau

    É lindo quando agente vai ao encontro de algum apoio para poder desvendar alguns paradoxos. Era bom que os cristãos também fossem ensinados a ler o hebraico e o grego porque, creio eu que certas palavras hebraicas não existem em português e vice-versa

    Resposta
  • carlos cunha

    Pensando bem, maximizando o raciocínoio para explicar esses desencontros, acabamos por concluir que Jesus não veio para salvar a humanidade e sim Deus, pois que o Divino, no Antigo Testamento, para os padrões de uma divindade pura e perfeita, as páginas do Livro Sagrado são bastante violentas.

    Resposta
  • Maria Aparecida Gomes pascoal

    Parabéns pelo estudo! Sem contradição! Esclarecedor! Sob inspiração divina! Tiago é claro no texto que diiz que Deus não tenta ninguém!

    Resposta
  • Maria Aparecida Gomes pascoal

    Parabéns a autor do estudo! Tiago 1;13 !quando alguém for tentado, não diga:Está tentação vem de Deus.”pois Deus não pode ser tentado pelo o male Ele mesmo não tenta ninguém!14 Mas as pessoas são tentadas quando sao atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos.

    Resposta
  • Denis Roberto

    O estudo foi muito pena que tem uns nos comentario que parecem que querem brigar ao inves de aprender vom os sabios das leis

    Resposta
    • miralva

      O que eu entendo, é que Davi fracassou no levantamento do Senso, o que me leva acrer que tudo que é direcionado por Deus, Se Deus esta no negocio, a vitoria é certa, no entanto Davi nao teve exito no levantamento do senso

      Resposta
  • Moisés Ferreira Jorge

    “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” – Provérbios 1:7. A Palavra de DEUS, que infelizmente é desprezada por muitos, revela tudo aos que a buscam com prazer e alegria em conhecer, e tendo temor a DEUS (respeito), adquire a sabedoria que vem do alto (Tiago 1:5 e 6), e o SENHOR JESUS nos orienta para que examinemos as Escrituras para podermos adquirir conhecimento e entendimento de tudo o que é relatado e que ocorre no dia a dia (João 5:39). Na atualidade (24.03.20), a pandemia ocorrida pelo alastramento do vírus Covid-19 (coronavírus), fez com que governos pedisse à população ficar em suas casas e tratar bem de higiêne para que esse mal não venha atacar os incautos com consequência de morte caso haja imunidade baixa. Isso ocorre devido a desobediência no geral, e uma grande oportunidade das pessoas se chegarem a DEUS e humilharem-se em arrependimento e confissão de pecados, individualmente, DEUS atende pessoas que estejam abrindo seu coração (quebrantamento), e ouve todos que estejam clamando, intercedendo. Veja a leitura paralela 2º Samuel 24.1-25 e 1º Crônicas 21.1-30, meditem o porquê do castigo e vejam o que DEUS determinou ao povo em Deuterônomio sobre a escolha Vida ou morte, Bem ou mal. DEUS muito os abençoe, e somente em CRISTO temos a salvação, e a submição ao ESPÍRITO SANTO para o processo da santificação, sem ela é impossível alcançar a DEUS. Fica o convite para todos, os que estão no Caminho a fortalecer-se, os que não decidiram a escolha Vida ou morte, isso é para eternidade. Busquem a Palavra de DEUS e peçam a orientação ao ESPÍRITO, Ele está junto a todos, na alegria e tristeza, Ele nos consola!
    Curtir · Responder · 1 min

    Resposta
  • Lucas Carvalho

    Parabéns pelo trabalho com uma linguagem bem acessível e de fácil compreensão, Deus abençoe com graças e conhecimento. Que a paz, a graça e as doces consolações do Espírito Santo sejam com todos vós, amém? 🙌🏻

    Resposta
  • Deliane

    Excelente texto! De fato temos a presença do mal na figura de satanás(serpente) desde o gênesis tentando a humanidade através de seu engano. E temos do outro lado Deus com planos de resgatar a humanidade. E graças a Deus este plano se cumpriu em Cristo. Esse revela o caráter de Deus. Leia o velho testamento olhando para Cristo e vc saberá quando é Deus ou o diabo atuando.

    Resposta
  • Andrade o predestinado

    O Senhor diz; Neste caso acima foi Satanás que tentou Davi para o destruir, .. PERGUNTO QUÉM É satanás? ñ é uma figura de palavras? diabulos, confusão, tudo que é contrário á vesdades? SAÚDE E PAZ.

    Resposta
  • BÍBLIA ORIGINAL CÓDEX EX

    Porque o sistema religioso oculta a DUALIDADE DE DEUS(BOM/BEM PRA QUEM É BOM/BEM E MAU/MAL PRA QUEM É MAU/MAL passagem e toda as traduções bíblicas (BS) estão com sutil adulterações,acréscimos e deturpação do ORIGINAL

    Resposta
  • Jonas

    acho justificavel a tentativa de explicação desse texto, mas todos falham por não querer admitir que a biblia assim como Jesus possui o lado divino,mas é tambem fruto de pessoas humanas faliveis. O problema desses textos não é só esses dois, mas acrescenta a isso outros dois: O pagamento da eira em 2 Samuel 24:24 é em prata, já em crônicas 21:25 é em ouro; outro problema que em Samuel o dono da eira se chama Araúna e em crônicas se chama Ornã, qual o correto? Podemos ver que não são só duas contradições,masquatro, achar explicação para todas elas é muito dificil.

    Resposta
  • Israel dos Santos Gadelha

    Excelente explicação!
    Tirei minhas dúvidas.
    Acredito que apesar de relatar o mesmo assunto, parece contradição, devido aos pontos de vista de escritores diferentes em épocas diferentes.

    Resposta
  • Danielle

    Adorei as pregações que Deus continue te usando

    Resposta
  • Isaias

    Glórias a Deus, boa explocação, que Deus abençoe sua vida em nome de Jesus, continue fazendo mais esclarecimento ao povo de Deus e terás muitas recompensas no céu!

    Resposta
  • Luciano

    Boa tarde amigo boa explosão mais a palavra Satã ,não é uma entidade no mundo monoteísta ,mais é uma palavra de oposição contra ou não a vontade do eterno..Deus é soberano em tudo e não nada além dele. Dar voz pra satanas como entidade e não reconher ser soberania de Deus….l

    Resposta
  • Luciano

    E lamentável com tanta informação no dia de hoje ,não conseguimos definir o que é figuras de linguagem, da realidade a iblia e cheia de poesia e alegorias pra expressar suas verdades, mais por favor tenha luz caro leitor e aasim Deus se revelará pra vc ,fica com o eterno todos vcs….

    Resposta
  • Jailson

    É preciso analisar esse texto também à luz de Êxodo 30.11-15, para ver a regra que Davi descumprira da lei na realização do censo.
    Davi não podia negociar o sagrado e a pena que lhe cabia também já estava prevista.

    Resposta
  • Kelvin Silva

    Queria deixar registrado aqui que o estudo foi muito bem redigido e facilmente compreensível, parabéns ao autor que Deus continue abençoando sua vida.

    Resposta
  • Max Pereira de Oliveira

    A paz, vendo alguns comentários me interessei em expor um ponto de vista. Satanás significa opositor (שָׂטָן- satan) no hebraico. E não diz a quem se opõe e como Deus é soberano entende-se que este se opõe ao homem e não a Deus. E se satan é um servo de Deus do mal, a cruz tornaria contraditória. Sendo que, Jesus morreu na cruz para pagar os pecados da humanidade e desceu no hades vencendo satan. Dessa maneira é contraditório satan com servo mal de Deus, creio que satan é anjo que se rebelou contra Deus, pode ter sido servo mais depois que tentou se rebelar tornou-se o acusador do homem, opositor do homem, pois do céu foi lançado e já foi condenado por Deus. E seus dias estão contados nessa terra.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *