Raciocínios

Raciocínios: Alexis Carrel

 


Alexis Carrel

Alexis Carrel foi um biologista francês. Estudou medicina na Universidade de Lyon e graduou-se em 1900. Como não existiam anticoagulantes nas transfusões de sangue na época, as mesmas só eram possíveis mediante a ligação dos vasos do receptor aos do doador. Por essa técnica, que permitiu as transfusões sanguíneas, Alexis Carrel recebeu o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1912.

Entre as contribuições de Carrel pode-se destacar os auto-enxertos em animais, onde obteve numerosos êxitos, transplantes de orelhas, tiroide, rim e baço, assim como a conservação dos vasos sanguíneos para transplantar. Além disso, criou um antisséptico para desinfetar feridas, a solução Carrel-Dakin, de grande utilidade durante a Primeira Guerra Mundial, além de projetar um coração artificial.

Foi ateu mas converteu-se ao catolicismo após uma viagem a Lourdes (França), em que testemunhou uma cura milagrosa. Também foi membro da Pontifícia Academia das Ciências.

Este é o seu raciocínio:

Jesus conhece nosso mundo. Ele não desdenha de nós como o deus de Aristóteles. Podemos falar com Ele e Ele nos responde. Embora Ele seja uma pessoa como nós, Ele é Deus e transcende todas as coisas.

 

Fonte: A citação de Alexis Carrel foi traduzida de seu livro Reflections on life, Hawthorn Books, New York, 1953, p. 166. Disponível em freewebs.com/kienitz/declara.htm#ref26

Imagem fonte: Reprodução Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *