Estudos

Quem são os humildes de espírito? Entenda a perspectiva mais correta dessa expressão

 


Certa vez Jesus subiu a uma montanha e começou a ensinar sobre condutas morais que seus discípulos deveriam seguir, ensinou também sobre esperança de uma vida perfeita no futuro, da perseverança que eles deveriam ter em meio as muitas dificuldades que os aguardavam até Seu retorno final, bem como o funcionamento do Reino de Deus como padrão desejado por Ele ao homem. Essas lições ficaram conhecidas como o “Sermão da Montanha“. Elas estão dispostas no Evangelho de Mateus entre os capítulos 5 a 7 e também aparecem no Evangelho de Lucas, porém em várias partes no decorrer do mesmo.

Neste artigo vamos nos ater a primeira frase do Sermão da Montanha, sendo ela também a primeira frase das “Bem Aventuranças” que Jesus proferiu. Veja:

Bem-aventurados os [humildes de espírito], porque deles é o reino dos céus. Mateus 5:3

Quem seriam esses “humildes ou pobres de espírito”?

Esse versículo – principalmente a frase que fala dos “humildes de espírito” – ainda hoje gera diversas interpretações, pois o sentido dela aparentemente ficou vago dentro de todo contexto que Jesus ensinou. As interpretações mais populares dos “humildes de espírito” são:

1 – Pessoas que se esvaziam interiormente das coisas carnais para que o Espírito de Deus as preencha e faça a vontade dEle sobre a vida delas;
2 – Pessoas que possuem pouca ou nenhuma fé, mas não por vontade própria, mas porque não conseguem alcançar a espiritualidade naturalmente;
3 – Pessoas que não entendem a Palavra de Deus, no sentido que não conseguem reter o que o Espírito Santo lhes mostra;
4 – Pessoas que tem um “espírito orgulhoso”, ou seja, uma auto-suficiência. Essas são arrogantes que acham que não precisam de Deus para nada.

Alguma delas está correta?

A princípio, nenhuma delas está 100% correta, pois não revela a totalidade de seu significado, que é maravilhoso por sinal. E para entendermos melhor essa ou qualquer outra expressão de difícil entendimento, devemos estudar o seu sentido conforme a época que ela foi proclamada, conforme seu contexto linguístico, cultural, territorial, moral, etc.

Com as últimas descobertas dos Manuscritos do Mar Morto, podemos ter uma ideia mais clara do que Jesus realmente quis dizer com a expressão “humildes de espírito”. Esses manuscritos são cópias de livros bíblicos, textos teológicos e históricos que foram escritos pelos Essênios (contemporâneos de Jesus) e escondidos por eles em cavernas próximas ao Mar Morto, fazendo com que fossem preservados por mais de 2 mil anos até chegar ao conhecimento atual. Esses textos, além de comprovarem a fidelidade da Bíblia, trouxeram luz a vários termos e expressões que hoje podemos entender melhor, já que os essênios além de preservarem a Palavra, eram muito dedicados ao seu estudo.

Através de um fragmento de um Salmo de ação de graças escrito em hebraico que foi encontrado na quarta caverna e identificado como “4Q491 – 4Q M”, podemos ter uma revelação da real interpretação da expressão “humildes de espírito“. Esse texto também traz a mesma expressão que Jesus usou: “anwê rûah” (em hebraico עֲנָוִים רוּחַ) ou felizes os “anwê rûah“.

Anwê: neste sentido do texto antigo, seriam os servos, aqueles que são suscetíveis a ordem de seu mestre, que se encurvam perante ele. No sentido natural, são como plantas que se inclinam quando o vento passa, sendo guiadas na direção que ele estiver.
Rûah: além de significar “espírito“, também significa “vento” (conf. Gênesis 2:7). Neste sentido, o vento pode curvar as plantas, fazê-las se inclinarem na direção que ele estiver.

Agora, através da revelação de um dos fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto, podemos entender a totalidade do significado que Jesus estava expressando ao dizer “bem aventurados os humildes de espírito“. Nesta alegoria, Jesus não estava ensinando algo desconexo as demais bem aventuranças, muito pelo contrário. Ele ensinava que esses “humildes de espírito” são aqueles que se inclinam à vontade do Espírito; que obedecem a vontade de Deus de forma tão natural quanto a relva que se inclina na direção que o vento a soprar. Deus manda e eles simplesmente obedecem.

E você, também é um humilde de espírito?

 

Referências:

Geza Vermes, The Complete Dead Sea Scrolls in English, pg 220-221, disponível [neste link]

Acervo digitalizado dos fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto, disponível [neste link]

Imagem fonte: Reprodução Google

17 thoughts on “Quem são os humildes de espírito? Entenda a perspectiva mais correta dessa expressão

  • gustavo

    Isso é o que queria muito saber, muito grato

    Resposta
  • Santo Francisco de oliveira

    Gostaria de entender mas sobre os humildes de espiritos

    Resposta
  • ANTCNC

    Eu sou humilde , sou espontânea . Me retraía por imposição de terceiros , porém fiquei muito doente .
    Sou adulta , com um espírito de criança.
    “Deixai as crianças virem a mim. Não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus.” Marcos 10,13-16:
    Interpretação : Uma criança confia sem refletir. Não consegue viver sem ter confiança em quem lhe está próximo. Não é uma virtude, mas uma realidade vital. Por isso, para encontrar Deus precisamos ter um coração espontaneamente aberto.

    Resposta
  • Luiz Henrique Alves ferreira

    Boa tarde, eu tinha uma ideia que o humilde de espirito tinha que está submisso a vontade do Senhor Jesus e agora tenho certeza, obrigado

    Resposta
  • Geni Cordeiro de Oliveira

    Maravilhosa explanação do fato…muito grata, Deus continue iluminando os amados em sua palavra, que é viva e eficaz..

    Resposta
  • Luri Portela

    Se as pessoas procurassem conhecer a palavra de Deus assim como buscam aos bens que nos comprazem, nos distraindo e nos fazendo esquecer que o nosso rei vem, de certeza que não sofreriam mas por falta de conhecimento!

    Resposta
  • JOSÉ DOS SANTOS JUNIOR

    O QUE EU COMPREENDO SOBRE ESTE VERSÍCULO E QUE OS HUMILDES DE CORAÇÃO NÃO SÓ OBEDECEM AO SENHOR COMO TAMBÉM SÃO TOTALMENTE DEPENDEDES DE DEUS

    Resposta
    • Vanderlei

      Todos somos dependentes de Deus, o ar que respiramos, a água a Terra e tudo que nela existe, mesmo os incrédulos são dependentes, através da fé natural, acreditamos acostumadamente no que podemos fazer ou obter, isto mostra que a condição de vida não nos faz mais ou menos humildes, mas só através da fé sobrenatural podemos nos sujeitar a coisas que não vemos, e permanecer na posição. Dependemos de Deus, mas precisamos também das pessoas, pelo contrário desenvolveríamos uma natureza egoísta, até o próprio Deus procura “pessoas” para fazer-se forte com elas, devido a importância que dá as mesmas, mas em meio a multidão o mais precioso é ser achado, diferente de simplesmente passarmos perto, pois só nos acha quem nos procura, e é bem mais fácil achar o diferente, talvez na brancura das vestes espirituais, ou naquela mancha que a faz fraca, mas Deus se sente feliz, sendo este limpo ou manchado pelas fraquezas, pois Ele entende que você se da a Ele, como o melhor presente por ser insubstituível, e que Ele busca, buscando oque esta dentro de cada embalagem envelhecida, seu coração. A maior beleza das coisas, esta na simplicidade delas, pois como um feto dentro de sua mãe, que na sua simplicidade e fragilidade, luta interagindo com ela, acreditando no dia do nascimento, Deus luta dentro de você também, pedindo para aparecer através de ti, te respeitando e por seu livre arbítrio de ser servo, num relacionamento onde desenvolve a fé, o amor e cria esperanças, e digo que diminua eu, para que nesta na alegria de Deus, Ele apareça, e sendo assim não te vejam, mas vejam Deus em você, e acontecerá que muitos te invejarão, sem poder alcançar-te antes de passar por aquele que te capacita, e assim buscarão o mesmo Deus através de você.

      Resposta
  • ANSELMO

    ah esta explicação me deixou com vontade de aprender se alguem ai tiver conteudos que possam enviar a mim e aprendendo levarei isso as pessoas a qual o SENHOR colocar para ouvir pois tenho custo a gravar as coisas mas se tiver pra reler posso muito bem passar a falar pras pessoas ao meu redor por que tudo é pela Misericordia e Graça de DEUS concedida a nós, falta conhecimento ao seu povo para que não pereça e dito é que veja muitos pereçem por isso de algum jeito , só quero ajudar se alguem tendo conteudos assim bem explicados e abençoados para ler aqui deixa DEUS usar-nos . OBRIGADO AMEI A EXPLICAÇÃO PRINCIPALMENTE A PARTE QUE DIZ QUE SE ESVAZIARMOS DAS COISAS O ESPIRITO DE DEUS ENCHERÁ A NOS COM SUAS VONTADES E DESEJOS ISSO É MARAVILHOSO……..

    Resposta
    • Euder

      A paz do Senhor, Anselmo.
      Alguns pastores também espalharam a Palavra através de plataformas como o YouTube❤️. Os que eu assisto comumente são: o Luciano Subirá e o Tiago Brunet.
      Deus seja contigo e te use mais e mais!!💫

      Resposta
  • Marilene S Baltazar

    Obrigada, gostei muito da explicação

    Resposta
  • Warlen Oliveira

    Deus lhe abençoe. A explicação mais suscinta que achei até agora nem vou pesquisar mais, finalmente pude enender o verdadeito sentindo desse texto!

    Resposta
    • Odilene

      Obrigada, que Deus possa continuar usando vocês.

      Resposta
  • Jilvano salgado farias

    Tento albedece a DEUS pois quero ser humilde pois isso me fortalece e me deixa longe da arrogância da ignorância você não entra em contendas discórdias a humildade de Espírito e uma virtude que poucos para mim podem ter porque o ser humano ele tem que querer ele tem que buscar eu sempre falo nas minhas postagem que tenho humildade compaixão e amor pelo meu próximo mesmo eu vendo falho no que digo eu procuro ser humilde porque isso me faz ser um homem de grande coração não tenho maldade em mim mais e verdade que eu me aborreço facilmente e isso é uma falha e perco a o pouco de humildade que tenho mais volto a traz do meu erro me omilhando e pedindo perdão pra DEUS e pra quem eu falei no momento de raiva não que eu Falace de coração ou que viesse a fazer mais mesmo que eu não fizesse eu sei que as palavras mesmo não tendo palavrão porque não chamo nome as minhas palavras São de falar pra pessoa que isso está errado mais o ser humano ele não corresponde com humildade e me atinge com palavras pesadas que me deixam mais irritado e continuo a falar mais vejo que e invao entao eu admito o meu erro pesso perdão do que Falei porque eo certo a se fazer se eu quero ser humilde eu não deveria ter falado nada mais quando vemos algo ao nosso arredor que isso que a pessoa está fazendo e errado por alguma razão isso te incomoda e se sor humilde deveria eu falar o o que estou vendo de errado ou ficar calado e aceitar o erro da pessoa e não diser nada e deichar como está eu sou um cristão não tenho religião tento não cometer iniquidades pois quero está com Cristo JESUS eu sofri muito e não quero ser o homem que eu era quero mudar o meu ser e sei que isso é possível porque DEUS faz isso acontecer sei que difícil mais não é impossível porque o mundo te oferece tudo pecar e fácil de mais agora deixar de pecar não é pra qualquer um você precisa acreditar no inacreditável e quando eu acredito mais em DEUS eu vejo a minha vida mudar porque quando pesso algo a DEUS eu não recebo logo como eu quero mais eu fico muito feliz e da forma que recebo eu tenho pra mim que DEUS nos dá a bênção não conforme o nosso coração mais sim conforme a sua vontade e no tempo certo e na hora certa mais pra isso acontecer eu tenho que merecer fazendo a suas vontades praticando o bem para com o seu próximo e acreditando acima de tudo que DEUS e verdadeiro que ele te ama e que ele é O único que pode te salvar e te dá tudo que queres mais pra isso preciso fazer por merecer o meu SENHOR JESUS CRISTO FASSA de mim um homem de grande coração não tenho maldade dentro de mim se tenho SENHOR me purifica o meu coração habite nele pois não quero ser escravo do mal ou ta o pouco prejudicar ou fazer algo de errado ao meu próximo sei que vós existe não me deixe sor preciso de vós me ajude a ser um filho forte não quero ser fraco me ajude o DEUS meu me ajude por favor isso me faz mal eu sinto dentro de mim que fiz mal me oriente me ajude por favor preciso muito do senhor me ajude não está vendo fácil para mim mais também quem disse que seria fácil me perdoe por minhas falhas

    Resposta
    • Vanderlei

      Ha uma diferença entre ser bom para Deus, ser bom para conosco mesmo, e ser bom para o próximo, e isto esta para você muito confuso, mas passamos a ser servos da voz que ouvimos, ou escravos das situações que não dominamos e sempre a falta de domínio das coisas nos desesperam. Acredito que quando quiseram apedrejar Maria Madalena, e se achegaram a Jesus perguntando oque deveriam fazer a esta pecadora, acredito que Jesus estava escrevendo na areia os pecados de Maria, por que? porque os pecados devem serem escritos na areia, pois quando chegam as águas do mar passam por cima e apagam, assim também nossos pecados são apagados e lavados com sangue de Jesus, e os acusadores perdem a força. Quando Jesus fala, não importa oque os outros falam, até o diabo é obrigado a obedecer a Deus, e o amor cura a todos os males da alma e nos faz benignos, veja Coríntios 13 o verdadeiro amor que são frutos do Espírito Santo. Você deve buscar mais o Espírito Santo, e se fortalecer Nele, para que através do amor que te cura, cura sua alma seus pensamentos, faça você se perdoar, e também consiga ver o Deus escondido dentro destas pessoas, orar por elas, e assim na luta entre o bem e o mal, através de você, este Deus ressuscite dentro desta, Deus ganhe força dentro dela, e você se torne assim mais feliz. É dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e morrendo para nós mesmos, para nossos egos que vivemos para a vida eterna, e isto é possível por causa de Jesus. Lutar com a força dos braços não adianta, primeiro amar a Deus, depois o próximo como a ti mesmo, mas ninguém da oque não tenha recebido de Deus primeiro, e não se culpe por isso, persevere e com certeza Deus atenderá suas orações e o fara sentir-se aceito, é oque você precisa, sentir-se amado por Deus, para poder amar também, até seus inimigos. Nossa luta não é contra a carne e nem contra o sangue, mas contra as forças celestiais do mal, normalmente o mal estrategicamente nos faz vermos pessoas como inimigas, mas oque esta em jogo é nossa salvação. A salvação é o mais importante de tudo.

      Resposta
  • Euder

    Amém!, o Espírito Santo revelou-nos mais das Escrituras que não sabíamos através desse estudo. Agradeço!, Deus use você(s) mais e mais e os encha de Sua presença❤️ abraços da Paraíba

    Resposta
  • Victor Gabriel Gonçalves

    tiago ,4 .7

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *