Estudos

Quem comete suicídio vai para o inferno?

 


Creio que sempre que falamos sobre suicídio, devemos iniciar por uma afirmação direta: ao cristão, não é correto tirar a vida de outro, nem a sua própria. Tanto o homicídio quanto o suicídio encontram barreira tanto no sexto mandamento da Bíblia, que simplesmente estabelece a proibição “Não matarás” (Êxodo 20:13), quanto no amor (inclusive por si próprio) que deve ser o norte da conduta de todo seguidor de Cristo.

Veja ainda que o princípio que fundamenta o fato de que não podemos tirar a nossa própria vida é o de que, principalmente para nós, cristãos, nossa vida está em total dependência do Senhor e somente a Ele deve caber o momento em que deixaremos esta vida e passaremos para a Eternidade. Devemos permitir que Deus exerça a sua soberania quanto ao tempo da nossa vida e da nossa morte.

Vemos como exemplo positivo a conduta do apostolo Paulo, que  foi rápido em agir contra o suicídio de seu carcereiro. Lucas narra:

O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. Mas Paulo gritou: ‘Não faça isso! Estamos todos aqui!’. (Atos 16:27-28)

A confiança em Deus fez com que Paulo superasse as dificuldades para a glória do Senhor, mesmo que possamos dizer que tenha momentaneamente perdido a esperança na própria vida em momentos  de extrema tribulação (2 Coríntios 1:8, por exemplo).

É bem verdade, contudo, que há situações na Bíblia em que suicídios são cometidos, às vezes até por homens reconhecidamente de Deus, mas em nenhum momento as Escrituras tratam tais atos como atos honrosos ou dignos de qualquer glória. A esse respeito, veja os casos de Sansão, que matou a si e aos filisteus (Juízes 16:30), do Rei Saul (1 Samuel 31:4-5), do Rei Zinri (1 Reis 16:18), de Aitofel (2 Samuel 17:23) e o mais famoso dos casos: de Judas (Mateus 27:5), que se matou após ter traído Jesus Cristo.

Suicídio, portanto, é um pecado gravíssimo e nunca é uma saída aceitável, biblicamente falando. Dito isso, contudo, resta a questão de se este pecado é imperdoável, ou seja, de se este pecado exclui ou não automaticamente o cristão do seu direito, conquistado por Cristo, de ir para o Céu após a morte.

De acordo com a Bíblia, todos os pecados (inclusive o do suicídio) são susceptíveis de serem perdoados, à exceção de apenas um: blasfêmia contra o Espírito Santo (em uma atitude constante de rebelião contra o Espírito de Deus), conforme vemos na seguinte passagem:

Por esse motivo eu lhes digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. (Mateus 12:31)

A dúvida que sempre aparece aqui em relação à possibilidade de perdão do suicídio por Deus é decorrente do verso bíblico que estabelece que:

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. (1 João 1:9)

Muitos, com base neste verso, pensam que caso alguém morra sem tempo para confessar os seus pecados, irá para o inferno. Como, no caso do suicídio, este tempo é bem reduzido, já que consiste apenas no curto espaço entre o ato de atentar contra a própria vida e a morte propriamente dita, muitos pensam que o suicida não irá para o Paraíso.

Aqui, amigo, é questão de bem entender o que é salvação. Sem querer me aprofundar muito neste tema, que foge ao assunto que pretendemos tratar aqui, vemos que o tema principal do Capítulo 2 de Efésios é o de que a salvação é imerecida, tanto que decorre da graça de Deus. Veja que as Escrituras dizem que:

Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8-9).

Acrescentemos a isso que não há aqui qualquer conflito com a primeira carta de João (1:9), citada anteriormente, pois ela não se refere à perda de salvação.

Para esclarecer mais ainda, veja que se a pessoa que cometeu suicídio for verdadeiramente cristã, ela não tem a natureza de pecadora, mesmo que possa eventualmente pecar, como o fez com o ato de suicidar-se. A eventualidade do pecado não anula a nossa salvação, pois a recebemos imerecidamente e não por nossas obras.

A eventualidade da conduta não compromete a natureza daquele que exerce essa conduta. A pessoa que eventualmente dirige um caminhão não é considerada caminhoneira, assim como a pessoa que peca eventualmente não pode ser considerada pecadora.

Por outro lado, aqueles que pecam como decorrência de sua natureza, fazem isso como consequência de uma natureza pecadora e estes já estão afastados de Deus. É impossível para o verdadeiro cristão pecar como consequência de sua natureza (Hebreus 12:14), já que pecador não é. Paulo pergunta:

Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? (Romanos 6:2)

Dessa maneira que, vemos que se a pessoa está em constante pecado, cristã não é (Mateus 7: 21-23) e, portanto, não é salva, independentemente de se cometeu suicídio ou não.

O que importa é o fato de se o espírito da pessoa é recriado, reunificado com o do Senhor e, portanto, de se ela é salva. Como somente Deus sonda o coração do homem (1 Samuel 16:7), não cabe a nós julgar a natureza de quem, embora em ato deplorável, tenha dado cabo à própria vida, principalmente em casos de doenças tais como a da depressão profunda, esquizofrenia, transtornos bipolares, entre outras, que atacam a capacidade da pessoa pensar claramente.

Em conclusão, vimos que o suicídio não é uma saída aceitável, biblicamente falando, mas que, como todo pecado (à exceção da blasfêmia contra do Espírito Santo), não tem o condão de automaticamente mandar a pessoa para o inferno. Nosso papel como cristãos é o de nos posicionar contra o suicídio, ajudar aqueles que estejam em situação de risco de matarem-se a si mesmos, e jamais julgar os que fizeram isso, pois vemos apenas o exterior, enquanto Deus vê o nosso coração.

Ademais, se algum leitor deste texto está pensando em suicídio, veja que Deus é a sua lâmpada (2 Samuel 22:29) e coloque a sua esperança nele, pois ninguém que espera de Deus fica decepcionado (Salmos 25:3). Procure ajuda dos irmãos e ore ao Senhor, pois o justo passa pelas diversidade, mas, com Deus e no nome de Jesus Cristo, não há de permanecer nelas; isto é:

O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. O justo passa por muitas adversidades, mas o Senhor o livra de todas. (Salmos 34:18-19)

Confie em Deus que, com Ele, vencemos todas as dificuldades para contarmos as glórias do Senhor.

Caso queira ler mais respostas bíblicas a perguntas da vida prática, como esta sobre o suicídio, sugiro que adquira o livro “Cristianismo Simples“, tanto disponível em nossa loja quanto no formato para Kindle.


Ademais, gostaríamos muito de saber a sua opinião a respeito deste tema. Por isso, convidamos você a participar nos espaços para comentários logo abaixo. 

Para ler este artigo em seu local de origem, clique aqui ou acesse o Blog Defesa da Fé. Se inscreva também em nosso Canal Defesa da Fé TV, clicando o sino na parte superior direita, para poder receber a notificação dos novos vídeos.

Deus abençoe,
Tassos Lycurgo

***

CONTATO

Ministério Defesa da Fé
WebSite – MDFé | Facebook | YouTube | Amazon Kindle | Defesa da Fé Livraria

Rua Sgr. Ovídio, 210
59022-090, Natal – RN, Brasil

WhatsApp: (84) 98185.1517

Tassos Lycurgo
Amazon Kindle | Twitter | Facebook | Instagram

***

Tassos Lycurgo

Tassos Lycurgo é presidente do Ministério Internacional Defesa da Fé (defesadafe.org) e do Faith.College, pastor ordenado pelo RMAI (EUA), advogado (OAB/RN), professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Design da UFRN, professor do RBT College (Guatemala), professor convidado do RBT College (EUA) e professor visitante da Oral Roberts University (EUA, 2012-2015). É Pós-Doutor em Apologética Cristã (ORU, EUA) e em Sociologia Jurídica (UFPB), PhD em Educação – Matemática/Lógica (UFRN), Mestre em Filosofia Analítica (Sussex University, Inglaterra), Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (UNIDERP), Graduado em Direito (URCA), Filosofia (UFRN), Liderança Avançada (Haggai Institute, Tailândia), Ministério Pastoral e Estudos Bíblicos (RBT College, EUA), tendo também estudado na Noruega.

34 thoughts on “Quem comete suicídio vai para o inferno?

  • Rogério Silva

    Amém Amado!

    Lembremos ainda que Davi, pecou, Noé, pecou, mas para quem estuda “As Escrituras Sagradas”, sabe que eles não perderam sua Salvação, dentre muitos outros que pecaram… E olha que no mínimo, Davi cometeu três grandes pecados diante de “DEUS”, mas nos Salmos 32 e 51, vemos seu arrependimento, “DEUS”, também viu… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
    • ASTROGILDO

      MAS JESUS NÃO PECOU

      Resposta
      • Rogério Silva

        Acho que todos concordamos com isto amado! Portanto não sei a onde o amado quer chegar com isto, já que ninguém aqui disse o contrário…

        Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

        Resposta
  • Rogério Silva

    Ah! Amado!

    E em se tratando de Sansão, “As Escrituras Sagradas”, nos diz em, Juízes 16:28 – “Então Sansão clamou ao SENHOR, e disse: Senhor DEUS, peço-te que te lembres de mim, e fortalece-me agora só esta vez, ó Deus, para que de uma vez me vingue dos filisteus, pelos meus dois olhos”. Veja que “DEUS” o ouviu, e consentiu, caso contrário não teria lhe dado a força necessária para poder derrubar as colunas do Templo… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Wanderley

    Em que momento um suicida se arrepende de seu ato?

    Resposta
    • Rogério Silva

      Amado! Wanderley..

      Você está certo em sua questão, não tem como arrepender-se, mas o que creio que o Colunista está defendendo é o fato de que muitos de nós julgarmos, sem deixar que a própria Bíblia der sua resposta. Sabemos que nem sempre é fácil vê-la. mas vale ressaltar que “DEUS” é misericordioso e que sabe de nossas limitações e que apesar de em sua palavra ele nos dize em, 1 Coríntios 10:13 – “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. Amados! veja que nesta palavra, “DEUS” não está nos dizendo que nos livrará das tentações e sim que nos dará escape para suportarmos as mesmas, mas também não nos garante que iremos vencer, já que em outras passagens ele nos diz para perseverarmos até o fim e que se existe um meio de vencermos perseverando é através de sua palavra… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

      Resposta
      • Profeta, wilson

        Amigo! Só Deus, e o capeta pode tira a vida ! Do homem, más é claro que o capeta só pode tira uma vida! Com a Permissão de Deus!!

        Resposta
      • Profeta, wilson

        Vc, sabe da história de jo se Nao fosse Deus, falar só Nao toque na vida! Dele o capeta! Quase! Fez jo se matar! O capeta! Ele tem pode! Ele é Espírito! Vou dar só um Exemplo: os terroristas, quando eles matam muitas, pessoas e depois ele tira a própria vida! Vc acha que uma criatura dessa ainda vai ser Salva????

        Resposta
  • Profeta, wilson

    Boa noite! A todos, Nao existe salvação, para a Pessoa que tira a sua própria vida! Deus, Nao Salva ninguém! A única Pessoa que Salva é Jesus Cristo, o Salvador! Do Mundo, quando Judas, Traiu Jesus, ele deixou o capeta, entrar no coração dele, e foi o próprio capeta, que fez o Judas tira a própria vida! Deus, Jesus, e o Espírito Santo jamais eles vão falar no teu coração! Para vc tira a própria vida!

    Resposta
  • Rogério Silva

    Amado! Wilson…

    Claro que Cristo, jamais irá dizer para que alguém tire sua própria vida, mas veja que não se trata disto, a questão é, se alguém que tira sua própria vida, terá salvação de acordo com “As Escrituras Sagradas”.

    Amados! Veja que, cristo veio ao mundo com o propósito de salva-lo, sabemos no entanto que muitos
    irão sim perder sua salvação, mas sabemos que “DEUS” é misericordioso, caso não fosse Cristo não
    precisaria ter vindo.

    Amados! Conhecendo o pouco que conheço da palavra de “DEUS”, sua atitude diante de sansão por
    exemplo, dentre outros e até em outros casos, mesmo sabendo que “DEUS”, muitas vezes ele não nos
    esclareceu por completo e ainda considerando que ele nos diz, que há pontos difíceis de entendermos em, 2 Ped. 3:16 – “como faz também em todas as suas epístolas, nelas falando acerca destas coisas, mas quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, como o fazem também com as outras Escrituras, para sua própria perdição”, João 16:12, 25 – “Ainda tenho muito que vos dizer; mas vós não o podeis suportar agora; – 25 Disse-vos estas coisas por figuras; chega, porém, a hora em que vos não falarei mais por figuras, mas abertamente vos falarei acerca do Pai”; 1 Cor. 3:2 – “Leite vos dei por alimento, e não comida sólida, porque não a podíeis suportar; nem ainda agora podeis” e em, Heb. 5:12 – “Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido”.

    Posso dizer que “DEUS”, sabedor de todas as coisas, ele poderia dar sim salvação por exemplo a
    alguém que está caindo de um prédio, por exemplo, mesmo que este já tenha pulado. Isto me faz
    lembrar, de um colega de minha filha. Ele teve que se mudar e perdemos o contato com ele,
    infelizmente, quando soubemos ele tinha pulado de uma ponte, minha filha ligou para mim
    desesperada, ela chorava de um lado e eu do outro, amados é triste, saber disto, o ser humano ele
    é algo muito frágil, por exemplo, quando estamos passando por um estresse grande, suas defesas do
    organismo ela baixa, ficamos mais vulneráveis com isto.

    Amados! O interessante disto tudo pé que me lembrei de uma outra pesquisa que fiz e descobri que
    de acordo com a medicina, a criança, recém-nascida, ela no oitavo dia, suas defesas, de seu
    organismo estão em alta, mas só no oitavo dia, veja que interessante, porque será então que “DEUS”
    ordenou a circuncisão, justamente no oitavo dia? E o que isto tem a ver com nosso tema! Amados!
    Este “DEUS” imenso em amor, não saberia, de nossas limitações, não poderia ele criar uma criança
    que fosse perfeita; não que não seja, mas no sentido de que, seu organismo fosse imune a este tipo
    de coisa, mas não! Ele deixou-nos limitações.

    Portanto amados! Creio que este mesmo “DEUS”, que nos diz que criou vaso de honra e de desonra, ele
    sabe do nosso coração e nos sonda, ele vê tudo, Cristo cuspiu no lodo e untou os olhos do cego,
    poderia tê-lo curado de sua cegueira, sem precisar disto, mas preferiu fazê-lo assim, para nos mostrar, creio eu, que apesar de tudo, podemos fazer muito a nosso respeito, mas isto não significa dizer que, teremos êxito em tudo e quando percebemos isto, que clamamos por seu socorro ele vem a nos toma por suas mãos, sei que isto poderia ser contraditório, mas amado o que quero dizer é que ele sabe se iremos suportar ou não e muitas vezes ele espera se vamos persevera ou se iremos desistir, aí creio que ele vê nossa fraqueza, mas também vê nosso coração aflito… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Rogério Silva

    Ah! Outra coisa amado! Profeta, Wilson – Visitante

    Palavras suas: [ Boa noite! A todos, Nao existe salvação, para a Pessoa que tira a sua própria vida! Deus, Nao Salva ninguém! A única Pessoa que Salva é Jesus Cristo, o Salvador! ]..

    Amado! pare para pensar no que o amado disse!

    1 – Acho que entendi o que o amado quis dizer, ao dizer: [ Deus, Nao Salva ninguém! ], mas amado! Já que ele nos deu Cristo com este propósito, na verdade apesar de ser propósito de “DEUS”, as “Escrituras Sagradas”, nos mostra que foi Cristo que se entregou, de livre e espontânea vontade, como nos mostra em, Filipenses 2:4-8, Efésios 5:2, 25, assim como em, João 10:17-18…

    Mas amado, sua afirmação me preocupa! “DEUS”, nos Salva sim, pois ele nos deu este direito, nos dando seu filho amado e querido, seu único filho, como nos diz as “Escrituras Sagradas”. Acontece que ele nos salva através de Cristo, por isto que sem este não há Salvação; mas veja! Se cremos na Trindade, “DEUS” nos salva sim…

    2 – De acordo com o que o amado disse, Se for verdade os que morreram no Antigo testamento, não tinham Salvação, já que Cristo ainda não tinha vindo para fazer expiação e isto não condiz com o que
    nos esclarece as “Escrituras Sagradas” amado…

    Sem contar amado! Que as “Escrituras Sagradas”, nos diz que Cristo estava lá com “DEUS”, desde a fundação do mundo, nos diz em, João 17:24 – “Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também
    aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo” e também em João 1:1-14, como em tantas outras passagens…

    Portanto amado! Creio que apesar de nossa Salvação só ser possível através de Cristo, “DEUS” é o Arquiteto por trás de tudo… Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Eliel Pimenta

    Muito interessante, mas ficou no muro! Como fica por exemplo; uma vitima de estupro, que teve sua vida de um modo geral muito danifica, mesmo ela sendo cristã, e num dia de tristeza profunda venha cometer o suicídio? De repente ela diz: senho me ajuda e me perdoa, então ela comete o suicídio. Será que ela não teve fé suficiente, não confiou em Deus, não liberou perdão?

    Que aconteceu? ela foi direto pro inferno? Fora outras situações mas complexas, e como lidar com isso sem esquecer que Deus é soberano, e que determinadas resposta só termo na eternidade!

    Resposta
    • Rogério Silva

      Amado! Eliel Pimenta…

      Sabemos que o assunto é complexo e que não é a toa que “DEUS” sonda nosso coração. E isto me fez lembrar de algo que ocorreu comigo. Sempre guardava alguns vasilhames, tipo de água sanitária e dava para alguém que depois vendia e gastava todo este dinheiro com bebida alcoólica, para ele segundo suas palavras, eu era o “galeguinho amigo”, mas se pararmos para pensar eu estava fazendo, mesmo que involuntário o mal a ele.

      E o que isto tem haver com nossa conversa, “DEUS” nos diz em, Isaías 55:8-9 – “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. – 9 Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”.

      Por vários motivos amados, que creio que isto é individual, creio que alguns, mesmo se suicidando sim, irão conseguir sua Salvação, já outros não! E porque acho isto! Pedro ao negar “Cristo”, este disse em, Lucas 22:31-32 – “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; – 32 mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”, mas não vemos ele dizer isto de Judas, o que não significa dizer que ele não o fez, mas que era irrelevante nos mostrar que fez, já que Judas estava inclinado a perdição… Por isto a questão do vaso de honra e o da desonra…

      Amados! A Salvação é algo muito individual… Por isto ele nos orienta a perserverarmos até o fim…

      Outra coisa! “DEUS” sabe exatamente o que passamos, sabe que nosso organismo é falho, após o pecado toda nossa estrutura mudou e um pai por exemplo, quando viu seu filho ter sido retirado de seus braços por um Leão em um circo, se ele pudesse ele entraria na jaula e morreria por seu filho, mas isto não traria a Salvação para ele, seu filho. Só “DEUS” sabe o quanto este pai deve ter ficado perturbado, então creio que em caso como este, há sim a possibilidade de “DEUS” o perdoar…

      Pode parecer loucura amados, mas eu creio que em caso extremos assim, “DEUS” se levantaria do trono e o tomava pelos braços, tendo em vista que nossa matéria carnal nos impede de ir além de alguns limites, como talvés no caso em que você colocou…

      Vejam que, mesmo nos 10(Dez) Mandamentos, apesar de estar lá escrito, “Não matarás”, mas depois “DEUS” nos diz, que aquele que matar será punido com morte, mas não nos diz que este, depois da punição, perderá sua Salvação Eterna… Se formos comparar cada um dos 10(Dez) Mandamentos, mesmo o que fala sobre o adultério, o próprio “Cristo”, não condena, onde há o arrependimento, mas também não diz que Apocalipse 22:15 – “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira”. O segredo aqui amados, está no arrependimento.

      No caso de suicídio, poderá sim ocorrer de antes mesmo de ocorre em alguns casos, haver sim o arrependimento, já em outros não creio que aja tempo… Salmos 51:17 – “O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. É eu sei que tudo isto parece loucura, mas é o que creio… E cada um de nos iremos ter uma coroa de Glória, de acordo com nossa atitudes em vida…

      Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

      Resposta
  • Ricardo muricy

    Ótimo artigo, muito esclarecedor, Deus abençoe.

    Resposta
  • Claudia Nery Dos Anjos

    Miito bom o tema abordado, simples e direto. Sempre sano minha duvidas. Obrigada.

    Resposta
  • Dudu

    Aquele que comete suicídio, não tera parte com Deus, o Espirito Santo se afasta imediatamente de tal coisa, apocalipse 21-8 e apocalipse 22-15 estarão de fora os homicidas

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Homicida é alguém que mata, um assassino e não um suicida. Creio que o irmão se confundiu. Abraços e fique com Deus.

      Resposta
      • Adriano

        leia no original e veja que a palavra quer nos levar a crer aquele que tira a Vida, como o próprio autor usou o “NAO MATARAS”
        homicida e assassinos nesse caso se equivalem pois fez algo que só a DEUS é capaz, o não posicionamento contra isso tem levado mais pessoas a fazerem esse ato pois pastores apoiam o ato e fala que ainda sim não perdera a salvação, mas a realidade é ele nunca teve a mesma como pode alguém fazer isso e ir pro céu, o próprio JESUS passou por isso, JESUS foi tentado por satanás a se atirar e ele deu a resposta ao diabo, se tivermos falando de pessoas que acham que são cristão(pequenos cristos) estes na verdade não conheceram a DEUS pois “não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?(1 Coríntios 6:19) ” como pode esse tirar a vida que não é mais sua e ainda ir para o céu? Devemos entender que nao é o ato do pecado que vai fazer com que ele nao ira pro ceu e sim a propria biblia pois o juizo de DEUS sera totalmente baseado nela.

        Resposta
  • caio

    Bom dia!

    Realmente estou pensando muito em suicido, porem tenho algo que me segura firme o remorso da dor que causarei a minha família e principalmente ser um pecado imperdoável, entretanto ao ler o que esta escrito aqui algo me faz pensar e repensar até tomar coragem foi o versículo que cita ” Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? (Romanos 6:2) então entendendo a explicação “Dessa maneira que, vemos que se a pessoa está em constante pecado, cristã não é (Mateus 7: 21-23) e, portanto, não é salva, independentemente de se cometeu suicídio ou não.”, ou seja eu já irei para o inferno por tudo que faço e fiz pois sou um pecador e não quero mais viver desse pecado isso me corroí só não me suicidei por covardia mas quero com muita coragem realizar esse feito, pois não trata-se de fugir, trata-se de uma escolha e como o perdão para mim já não é garantido pouco indeferi estar vivo ou morto

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Bom dia amigo!
      Não há nenhum pecado, por mais terrível que seja que Deus não possa perdoar (Marcos 10:26,27). Agora, existem aqueles que deram as costas à Deus, se entregaram completamente ao pecado e vivem nele, eles não querem ouvir a voz do Espírito Santo, que convence do pecado. Esse sim é o tipo de pessoa que, pelo que dizem as escrituras, está selada para perdição, pela própria vontade.
      Quanto a você, pelo que entendo, você está em plena consciência. Não vou aqui tentar “encher sua bola”, te dar “conselhos bonitinhos” ou falar “frases de consolo”. Creio que nem Jesus faria isso, pois se você não crê que Deus possa te perdoar de todo pecado, significa que você não quer o perdão dEle, entende? É como a parábola do devedor incompassivo. Ele não aceitou o perdão do rei e por isso não podia também perdoar, não podia ser uma pessoa melhor.
      Se você der as costas à Deus porque não consegue aceitar o perdão dEle na pessoa de Jesus, esta é uma decisão somente sua. Mas, não ache que você está condenado ao inferno e por isso tanto faz se você tirar a própria vida ou não. A redenção não depende de você, mas sua condenação sim. Não existe nada se não for em Cristo, por isso todos aqueles que se afastam dEle, encontrarão a perdição, mas Jesus dá uma saída, por isso Ele mesmo veio para que através dEle, pudéssemos ser salvos. Creia nEle, deixe de pensamentos vazios, maus. Aceite o perdão dEle, ou você não pode se perdoar e perdoar os outros e nem mesmo viver assim.

      Resposta
    • ...

      Estou assim tbm…nao por achar que nao tem mais perdão pra mim…mas por nao ter sentido continuar viva…é facil julgar os outros, o ser humano tem esse defeito…so entende o outro quando passa pela mesma situação…so nao fiz isso ainda pq tenho medo de ir pro inferno…

      Resposta
      • sandro

        Todo filho de Deus é guiado pelo o Espirito de Deus. Rm. 8:14. esse não é o plano de Deus na sua vida, com certeza, Deus quer te dá vida em abundancia, se arrependa de seu pecados, e fique nas condições de filho guido pelo o Espirito de Deus.

        Resposta
      • Adriano

        amigo, não faça isso pois tão certo como o ar que respiramos se fizer no outro minuto estará no inferno, JESUS é maior procure uma igreja para te ajudar em oração para sair das suas dificuldades pois como já escrito aqui não há dificuldade maior que nos mesmo sendo fracos não possamos superar…

        Resposta
    • Rogério Silva

      Amado! caio, saiba que “Cristo” é Amor e Misericordioso, mas também é Justiça…

      Amado! Se ele te ama tanto e pode crer, que ama, então o que te faz pensar por exemplo que as coisas que passamos aqui nesta vida, não já foi experimentado por ele, “Cristo”, amado ele se despojou de toda sua Divindade justamente para nos mostrar, que assim como ele suportou, nós poderemos amado! Pense que ele está te esperando após sua vinda e irá te pegar nos braços e te dizer: “Obrigado por não desistir de mim”, porque eu também não desisti de você…

      Que “DEUS” te abençoe amado” E nos vemos lá na Glória, junto com “Cristo”, mas não estejamos ansiosos, quem sabe você esteja passando por tudo isto para que com sua história de vida e seu testemunho, vá ajudar a outros a sai de onde você esta agora, pense nisto amado!

      Fica com “DEUS”!

      Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

      Resposta
  • RONALDO

    insustentável
    afirmações sem cabimento algum

    Resposta
  • RONALDO

    A misericórdia de Deus não atua após a morte, o Suicídio só é consumado após a morte, a bíblia é bem clara quando diz: “não matarás”, quando damos fim a nossa própria vida estamos cometendo assassinato, sendo assim, morrendo em pecado. Deus é misericordioso mais é justo juiz, se ele desse cabimento de levar alguém pro céu morrendo no ato do pecado de matar, logo não existe problema nenhum em morrer durante um adultério, roubando um banco ou até sendo ateu… o fato é que Deus não trabalha nos direitos humanos pra ter peninha de alguém que tira a vida pq sofreu desprezo da sociedade, Deus é misericordioso pra mudar a história de um desprezado em vida, mas após a morte a biblia é bem clara: segue-se ao juizo!

    Resposta
  • Léo

    Tomem cuidado com esses assuntos , não se apeguem em apenas uma explicação de alguma matéria ou dúvidas que vcs tenham. É bom vcs pesquisa diversos sites e principalmente na BÍBLIA o que diz sobre o assunto determinado. Muita matéria tem coisas coerente e incoerência.
    Tomem muito cuidado porque Satanás se disfarça de anjo de luz para enganar as pessoas .

    Resposta
    • Claudio

      Irmão Léo vc foi perfeito no seu comentário. Vigia, ficai atentos irmãos por que satanás faz tudo para enganar, orai, jejuai credes em Deus em Jesus Cristo e no Espirito Santo. Leiam a bíblia do começo ao fim e ela vós libertara de todo engano.

      Resposta
  • NIVEA BARBOSA PINHO

    Texto muito bem argumentado!!! Mas com certeza gera ainda mais coragem para a pessoa que queira cometer o suicídio não é mesmo?!!!

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Ou alento para quem teve um ente querido que cometeu suicídio. Na verdade esse tema é bem complicado, mas como não deixamos temas assim de lado, foi por isso que postamos.
      Abraços. Deus abençoe.

      Resposta
  • Denise Louzada

    Olha se a pessoa comete suicídio não tem perdão segundo a bíblia porque é Deus que nos deu A Vida (João 14_6)e não cabe a nós tirarmos;pois isto é a própria blasfémia contra o Espírito Santo. O Senhor mata e Preserva a vida;ele faz descer a sepultura e dela resgata.1Samuel_2:6. Então para que arriscar se suicidando pq A Nossa Vida Pertence a Jesus! E lembrem que Deus irá jogar a morte e o inferno no lago que arde com fogo e enxofre a saber a segunda morte. Apocalipse_20:12

    Resposta
  • Everton

    Deus diz q quem intenta contra própria vida comete pecado,está escrito q quem morre em pecado prova a segunda morte q e a perdição eterna

    Resposta
  • marcos nascimento

    Já li mais ou menos em uns três site quase a mesma coisa, até parece que um copiou do outro. Meu irmão, deixa eu fazer uma pergunta: qual é o principal ingrediente do perdão? É o arrependimento, não é? Então, isso ninguém lembra? A pessoa para ser perdoada ela tem que se arrepender. Agora eu faço uma última pergunta: se antes de suicidar eu me arrepedi verdadeiramente, como eu posso me suicidar? Então eu não me arrepedi. Meus irmãos a bíblia não deixa brechas para o erro. Aquilo que de criou não destrua o homem. O ser humano é a criação mais perfeita que Deus criou. E o pai da destruição e da bagunça é o 😈 diabo. Não esquece que se de um lado existe Deus que é bom do outro existe o diabo que é ruim. Outra coisa e que se a pessoa que dá cabo da própria vida é porque ele acha que Deus não é suficiente para lhe amparar. A palavra de Deus diz que não cai um folha de uma árvore se Deus não permitir. Que até os fios de cabelos da cabeça são contados. Então a ordem da vida pertence só a ele. Ele te dá a vida é ele quem determina o fim, só ele. Caso o contrário vai direto pro inferno e ponto final. Não existe ressalva. E quem faz isso com uma pessoa são espíritos enganadores. Vai buscar a Deus. Porque se você aparecer mais cedo lá na porta de Deus, caso fosse assim, imagino que ele te perguntaria: o que você está fazendo aqui agora tão cedo. E aí digamos que você fale para ele: á meu Deus eu já não estava mais aguentando aquele mundo. Sabe o que ele iria te falar: não lestes, aquela passagem que meu filho Jesus falou: aquele que suportar até o fim lhe dá a coroa da vitória. Tenha bom ânimo eu venci o mundo, disse Jesus. Agora apartas de mim maldito porque praticas a iniquidade. Tudo isso está na bíblia e muito mais. Ok. My friend. Da mole não , senão você se ferra todo. Deus abençoe a todos.
    Conclusão: você só vai pro céu quando Deus te chamar. Procure uma igreja, siga os ensinamentos de nosso senhor e salvador Jesus Cristo. Sedes obedientes aos preceitos. Peça perdão dos seus pecados todos os dias através da oração. Para quando Deus te chamar vc está preparado. Porque aquele que for achado em pecado, não acha salvação. E está história que se você é salvo vc não perde mais é pura balela, não entra nessa, não. Deus abençoe.

    Resposta
  • Devair Rodrigues

    Boia tarde, bem interessante ver muitos juízes julgando quem se matou.
    Prefiro deixar nas mãos do justo Juiz.
    O CRIADOR.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *