Estudos

Igrejas sem Cristo: será que Van Gogh estava certo?

 


Não sei se você concorda comigo, mas estou convencido de que quando admiramos as noites estreladas, temos dimensão do poder artístico de Deus. Realmente, só quem nunca teve a oportunidade de olhar para o Céu cheio de estrelas em um lugar sem a interferência das luzes da cidade, é que não entende a grandiosidade da glória de Deus.

Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.  Salmos 19:1

As noites estreladas ensinam muito sobre Deus, sobre a sua magnífica capacidade criativa e sobre como devemos olhar para a natureza e apreciar não apenas o belo, mas também o bom e o verdadeiro.

Você já notou que nos dias da criação, Deus olha para o que faz e em vez de primeiro dizer que é belo, diz que é bom?

Para ficar mais claro, que tal nos lembrarmos do primeiro dia da criação?

No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro. Gênesis 1:1-5

E este padrão se repete durante toda a criação. Só para reforçar, vamos agora ver a referência ao Sol e à Lua, no quarto dia:

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. Gênesis 1:16-18

A criação, a exemplo da luz, é não apenas detentora de beleza, mas também de bondade. Ética e estética se misturam na produção criativa de Deus.

O céu não só é belo, mas também é bom. Ou seja, nunca mais podemos olhar para a noite estrelada e dizer que é apenas bela, mas também temos de dizer que é boa.

Como já era mais do que esperado, a beleza do céu impressionou também e, principalmente os artistas. Entre as obras que retratam o céu, talvez a mais conhecida seja “De sterrennacht”, ou “A Noite Estrelada”, de Vincent van Gogh:

“De sterrennacht”, de Vincent van Gogh, 1889.

Gostaria que você, antes de continuar a leitura, voltasse mais um pouco para a imagem acima e prestasse atenção a todos os detalhes. Repare no céu que brilha, que está em movimento, que pulsa vida, que representa por meio da luz a beleza, a bondade e a verdade em Cristo.

Além da noite cheia de estrelas, vemos também uma cidade, com seus vários prédios. Todos estão sendo iluminados pela luz da noite, além do que os prédios também ajudam a iluminar a cidade com as luzes que saem de suas janelas, representando o fato de que o Espírito Santo de Deus atua em nós para que sejamos canais da luz de Cristo para as outras pessoas, para que essas também encontrem a verdade.

O cristão deve ser, antes de tudo, luz para o mundo. E isso o quadro representa muito bem. Mas, espere um pouco! Parece que a análise não termina por aí. Vamos investigar a cidade mais de perto:

Veja que de todos os prédios parece emanar a luz da beleza, da bondade e da verdade em Cristo. Mas você está notando que há apenas um prédio que está na escuridão, que não tem a presença do Cristo? Você identificou que prédio é este? Sim, é o prédio da igreja.

Vamos trazer a questão para os dias de hoje e para a nossa realidade: será que a Luz de Cristo não resplandece em alguma igrejas?

Pelo que tenho visto, é possível que sim. Muitas denominações se preocupam com tudo no mundo, mas não com o que é mais importante: ser a luz de Cristo para o lugar onde estão localizadas.

Estamos vendo muitas igrejas na escuridão, como a representada por Van Gogh. Há muitas igrejas se esforçando mais em criticar outras denominações do que em ser fonte de luz para a comunidade em que estão inseridas. Como nunca aconteceu antes, estamos vendo o incentivo às contendas entre irmãos, à disputa de cargos eclesiásticos, à relativização dos valores bíblicos. A igreja não pode aceitar transformar-se em simples clube social ou palanque político.

A igreja que quer ser luz para as pessoas deve fazer-se uma pergunta a cada manhã: será que se encerrarmos as nossas atividades, a comunidade em que estamos inseridos e as pessoas que passam por nossas calçadas sentirão falta de nós? Somente uma igreja que se torna relevante para a comunidade, que se torna fonte de luz para a salvação da vizinhança (evangelismo) e para o seu crescimento em Cristo (discipulado) é que verdadeiramente emanará luz.

O que está faltando para termos mais e mais igrejas que verdadeiramente iluminem?

Nosso papel como cristãos é fazer com que a luz de Cristo seja acesa nas igrejas, de maneira que a representada no quadro de Van Gogh seja apenas uma rara exceção. O Reino de Deus precisa de você para isso. E precisa agora.

 

Caso queira visitar a publicação original deste artigo no blog Defesa da Fé, clique aqui.

Deus abençoe,
Tassos Lycurgo

***

CONTATO

Ministério Defesa da Fé
WebSite – MDFé | Facebook | YouTube | Amazon Kindle | Defesa da Fé Livraria

Rua Sgr. Ovídio, 210
59022-090, Natal – RN, Brasil

WhatsApp: (84) 98185.1517

Tassos Lycurgo
Amazon Kindle | Twitter | Facebook | Instagram

***

Imagem fonte: Google Arts & Culture

Tassos Lycurgo

Tassos Lycurgo é presidente do Ministério Internacional Defesa da Fé (defesadafe.org) e do Faith.College, pastor ordenado pelo RMAI (EUA), advogado (OAB/RN), professor efetivo do Programa de Pós-graduação em Design da UFRN, professor do RBT College (Guatemala), professor convidado do RBT College (EUA) e professor visitante da Oral Roberts University (EUA, 2012-2015). É Pós-Doutor em Apologética Cristã (ORU, EUA) e em Sociologia Jurídica (UFPB), PhD em Educação – Matemática/Lógica (UFRN), Mestre em Filosofia Analítica (Sussex University, Inglaterra), Especialista em Direito Material e Processual do Trabalho (UNIDERP), Graduado em Direito (URCA), Filosofia (UFRN), Liderança Avançada (Haggai Institute, Tailândia), Ministério Pastoral e Estudos Bíblicos (RBT College, EUA), tendo também estudado na Noruega.

5 thoughts on “Igrejas sem Cristo: será que Van Gogh estava certo?

  • Mauricio SAramago

    Eu estudo teologia e estou chegando a seguinte conclusão: Não existem mais adoradores, como havia antigamente.Explico: Antigamente o crente, era rigoroso nas suas atitudes e se comportava realmente como adorador diariamente, seguindo rigorosamente as Escrituras e respeitando os mandamentos do Senhor. Hoje se vai a igreja somente para cantar (seria louvar) algumas musicas, (seria hinos) e deixam la sua adoração. Saindo da igreja, caem no mundo com todas as suas delicias e heresias. A grande verdade: O mundo está invadindo as igrejas. Isso suto deve-se simplesmente a uma tal Teologia da prosperidade onde Jesus é “convodado” para obter rendimentos, emprego com bons salarios, carro zero, casa propria etc etc. Entao certamente esse não é o meu Deus. Um Deus maquina de saque imediato. O meu Deus é aquele no qual sigo carregando a cruz .

    Resposta
  • Assim Na Terra Como No Céu

    Eu observo a minha vida desde menina, e olhando o meu pequeno mundo percebi como a subserviência deixa as pessoas completamente alheias de si mesmas , só em contemplação do que os PODEROSOS ofereciam ( às igrejas) . Hoje , com o advento da globalização precisou-se mudar a maneira de controle, e os meios de engessar as “cabeças” . A MÚSICA É UM ECO DO IMPULSO DA CRIAÇÃO DIVINA , não importando se são hinos, louvores, ou até Roberto Carlos com “A Montanha” .
    Os reis já tinham concubinas e filhos “bastardos, os senhores de engenho já tinham escravas sexuais( ÍNDIAS E NEGRAS ). Sem falar na escravidão em si , que vira e mexe encontram em lugares distantes, e no mundo inteiro o ser humano é escravo em nome de “DEUS e do “DINHEIRO”.
    PS. Deus está dentro e fora de nós , nas pequeninas coisas , nas abelhinhas que polinizam as flores.
    Deus não quer que nada vivo SEJA escravizado , pássaros , animais , seres humanos …
    Deus inseminou uma mulher pura e trabalhadora , nasceu seu filho ILUMINADO, muito amado para nos ensinar que só o AMOR nos liberta do sofrimento. Não temos que carregar CRUZ nenhuma .
    SOMOS “LIVRES” em teoria .

    Van Gogh era um gênio incontestável , mas quem lê ao menos um pouquinho sabe que ele tinha um quadro de Depressão Grave e hoje , estando em tratamento poderia viver uma vida sem tanto sofrimento psíquico e SER GENIAL .
    Os seres humano na VERDADE precisam evoluir a psique, viver olhando para AS ESTRELAS não evolui ninguém.

    Resposta
  • Luciferiano

    “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,…”

    (II Tessalonicenses 2;3).

    Isso é o hoje, as heresias estão mais dentro, do que fora do templo.
    Os devaneios desses sacerdotes estão induzindo uma geração intera ao erro, sem terem ao menos uma noção do que fazem, pois estes, já se jogaram à perdição, e ainda ensinam os prosélitos a “encarar” Deus, com suas exigências mesquinhas e extravagantes como se Deus lhes devesse algo.
    Para completar, ainda se acham salvos e “dignos” de condenarem os outros (isso mesmo, eles nem julgam, condenam direto os “ímpios”).
    Bom… fujam para as colinas, porque a III guerra já está batendo a porta.

    Resposta
  • Rogério Silva

    Amados! Mauricio SAramago e Luciferiano…

    Concordo em muito, com boa parte do que dizem, realmente as heresias estão muito mais dentro das Igrejas e também não se adora mais a “DEUS”, como antes…

    A verdade é que não se conhece mais a palavra de “DEUS”, não se tem mais o que eu chamo de: “Reverência de um Coração Circuncidado”…

    Jeremias 9:25 – “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que castigarei a todo circuncidado pela sua incircuncisão:”.

    Romanos 2:25-29 – “Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se guardares a lei; mas se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão tem-se tornado em incircuncisão. – 26 Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura a incircuncisão não será reputada como circuncisão? – 27 E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, julgará a ti, que com a letra e a circuncisão és transgressor da lei. – 28 Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. – 29 Mas é judeu aquele que o é interiormente, e circuncisão é a do coração, no espírito, e não na letra; cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus”.

    Infelizmente esta é uma triste verdade, assim como a que os amados falaram, as pessoas, aquelas que se dizem crentes estão dentro das Igrejas e outras supostas Igrejas, parece-me que estão lá por puro Status e não para adorarem a “DEUS”…

    E tem mais! Um dos focos principais de muitos que se dizem “Cristãos”, parece estar apenas visando cargos dentro das Igrejas, conheço vários casos em que o dízimo que deveria ser usado na obra e mantimento da casa do Senhor, foi usado para garantir um cargo, caso contrário a Igreja perderia o Dízimo e muitos pastores se submetem a isto!

    E infelizmente a maioria destes, fundaram suas próprias “sinagogas de satanás”, pois começaram com rebeldia e menosprezo às verdades Divinas… Na verdade, assim como satanás, nunca se firmaram nas verdades que provém de “DEUS”…

    Ir. Rogério Silva (84) 99120-9471

    Resposta
  • Pingback: De Jesus a Alá: entenda o fenômeno dos "Evangélicos Islamizados"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *