Notícias

Descoberta arqueológica: Oficina de vasilhas de pedra na Galileia que datam da mesma época de Jesus

Pedra


Arqueólogos israelenses descobriram uma oficina de produção de vasilhas (talhas) de pedra com cerca de 2.000 anos de antiguidade na cidade de Reina, na Galileia, onde eram fabricados recipientes similares aos usados por Jesus para converter a água em vinho segundo narra o Evangelho de João, capítulo 2.

O fato de os judeus neste momento usarem tigelas de pedra por razões religiosas está bem documentado nas fontes talmúdicas e no Novo Testamento”, explicou Yardena Alexandre, arqueóloga do Instituto de Antiguidades de Israel, que destaca o material utilizado pelo seu caráter ritualístico.

As vasilhas eram fabricadas com cerâmica durante o Império Romano, material que os judeus consideravam impuro e não apropriado para rituais de purificação pela sua possibilidade de ruptura, por isso começaram a fabricar utensílios com pedra.

É possível que os grandes recipientes de pedra do tipo mencionado nas Bodas de Caná da Galileia fossem produzidos localmente, acrescentou Alexandre.

Ainda de acordo com a arqueóloga,

Um elo tentador para a narrativa do evangelho (de João) reside na localização das escavações em Reina, ao sul da vila moderna de Kafr Kanna, identificada por muitos estudiosos como o sítio (arqueológico) da Cana bíblica.

As escavações começaram após os achados durante os trabalhos de construção de um centro esportivo e, segundo os especialistas, apontam que os residentes desta zona há 2.000 anos seguiam “escrupulosamente” as normas judaicas.

A observância destas leis de pureza foi generalizada não só em Jerusalém, mas também em toda Judeia e Galileia pelo menos até a rebelião de Bar Kojba (contra o Império romano), que terminou em 135, precisou Yonatan Adler, diretor das escavações.

As escavações atuais nos ajudarão a responder a questão de quanto tempo essas leis continuaram a ser observadas entre os judeus da Galileia durante o período romano, afirmou Adler.

Abaixo está um vídeo (em inglês) onde o Dr. Yonatan Adler, explica e mostra alguns detalhes dessa grande descoberta arqueológica.

 

Referências:

EFE: – Arqueólogos descobrem oficina de vasilhas de pedra da época de Jesus

Israel Antiquities Authority – Excavations in Galilee Reveal a 2,000 Year-Old Stone Vessel Production Center

One thought on “Descoberta arqueológica: Oficina de vasilhas de pedra na Galileia que datam da mesma época de Jesus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *