Estudos

O que é Geena? Seria o Inferno?

Geena ||


A palavra “Geena” (do grego γεεννα) foi e ainda é muitas vezes traduzida como “Inferno” no Novo Testamento. Então, antes de entender o que é Geena, é bom saber o que significa a palavra “Inferno” para entendermos porque ela não pode ser traduzida dessa forma.

A palavra “Inferno” nem mesmo existe nos textos originais da Bíblia (escritos em Aramaico, Hebraico e Grego). A palavra “Inferno” que hoje conhecemos, origina-se da palavra latina “Inferus” ou “Infernus” que significa: “lugares baixos” ou “regiões inferiores“.

Na Bíblia latina, a palavra “inferno” foi usada para representar o termo hebraico equivalente a “Sheol” e os termos gregos “Hades” e também “Geena”. A maioria das versões em idioma português seguem o latim, e elas não fazem distinção do original hebraico ou grego, podendo assim, trazer problemas de entendimento de textos bíblicos e até mudar alguns contextos do que o autor bíblico realmente quis empregar.

Se Geena não é o inferno, o que é?

O termo grego Geena aparece doze vezes no Novo Testamento (Mt 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15, 33; Mc 9:43, 45, 47; Lc 12:5; Tg 3:6), e vem do hebraico “Gei Ben-Hinom, “Vale do(s) filho(s) de Hinom”.

Esse vale estava situado à sudoeste de Jerusalém (Js 15.8; 18.16; Jr 19.2, 6, etc.) e numa época de grande apostasia no reino de Judá, foi utilizado por alguns reis apóstatas para oferecer seus filhos em holocausto ao falso deus Moloque (2Cr 33.6; Jr 7.31, 32; 32.35). Durante a reforma religiosa, o rei Josias destruiu esse vale, colocando um fim naquela abominável prática (2Rs 23.10).

Na época do profeta Jeremias, o Geena, ou Vale do(s) filho(s) de Hinom, começou a simbolizar o local do juízo divino (Jr 7.32; 19.6, 7), e esse simbolismo chegou até o Novo Testamento.

Nos dias de Jesus, esse vale servia como depósito de lixo, mas também recebia os cadáveres dos criminosos mais desprezíveis. Devido ao fogo e enxofre que queimavam constantemente, o Geena certamente era um bom simbolismo para o castigo divino que viria sobre os maus no Juízo Final.

O Geena refere-se, como simbolismo, ao local da destruição definitiva e eterna para ímpios e anjos caídos. É o equivalente visível ao “lago de fogo e enxofre” mencionado no livro de Apocalipse (14.10, 11; 19.20; 20.10, 14, 15; 21.8). Ele é descrito como um lugar de “fogo eterno” (Mt 18.8, 9; 25.41; Mc 9.43-48; Jd 7) e de “tormento eterno” (Mt
25.46). Mas, eterno neste sentido não significa tempo e sim consequência eterna de uma punição vinda do Eterno, que é Deus.

Como dito antes e que merece atenção, muitas versões de nossas bíblias traduzirem, em algumas passagens, os vocábulos equivalentes Sheol (hebraico) e Hades (grego) pela palavra “Inferno” (Latim). Isso acaba gerando confusão na mente da maioria dos cristãos, pois eles já estão acostumados com a ideia popular de que o Inferno é um lugar definitivo de punição para ímpios, quando que as palavras estão se referindo ao “mundo dos mortos”, ou “sepultura”, nada além disso.

Geena, então, está relacionado ao fim dos tempos por ser como o local que receberá a pessoa integral (Mt 10.28), que será exterminado por completo, não tendo mais parte na eternidade. Este local está reservado para Satanás e seus anjos caídos, mas também para as pessoas ímpias, que negaram a Jesus em suas vidas.

 

Imagem fonte: Reprodução Google

31 thoughts on “O que é Geena? Seria o Inferno?

  • Levi Carvalho Cordeiro

    Excelente estudo!

    Resposta
  • Sebastião Barboza Gomes

    Maravilhoso!

    Resposta
  • Rogério Silva

    Pois é, amados! Muito bom o estudo!

    Mas temos que levar em consideração outras passagens que nos deixa claros que inferno existe! Por exemplo!

    Lucas 16, “A parábola do rico e do Lázaro” que, mesmo muitos questionando se é ou não uma Parábola, mas que isto se torna irrelevante, tendo em vista que existem outras passagens Bíblicas de muito mais relevância para nossa Salvação e que são postas em xeque, do mesmo modo que esta de Lucas ou até em situação pior, como por exemplo, sobre Maria e Cristo, que dizem ser uma história inventada; todos nós conhecemos esta história e seus argumentos, dentre muitas outras e que se temos que considerar esta de Lucas, não poderemos menosprezar a de Maria e Cristo, não como algo que simplesmente foi criado no imaginário popular, muito embora, muito coisa tenha sido!

    Agora, vejam!

    Apocalipse 6:9-11 – “Quando abriu o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que deram. – 10 E clamaram com grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano, santo e verdadeiro, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?. – 11 E foram dadas a cada um deles compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda por um pouco de tempo, até que se completasse o número de seus conservos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram.”

    Bom! Alguns fatos, temos que analisarmos aqui!

    1º – Independente, ao menos agora, de que, estes serem aqueles da época de Noé, como muitos dizem, fato é que, se eles estão em um lugar reservado, para os “Santos”, pela lógica, existe um, para quem não é santo, portanto o “inferno”, isto é fato amados, não precisamos ser muito inteligentes para sabermos disto!

    2º – Se este lugar verdadeiramente existe! Quem e porque existem pessoas que estão lá e será que pessoas ainda podem ir para lá, ainda hoje!?

    Bom! É aqui que temos que tomar cuidado, pois apesar de só Lucas neste capítulo nos falar claramente a este respeito e o fato de o assunto principal abordado, não ser a ida ao inferno, mas que, todo o Capítulo diz respeito em ganhar a Salvação, portanto de certa forma, implica em inferno. Temos a passagem do Mordomo infiel, que fez de tudo para não perder sua mordomia, temos a parte que nos fala da Lei, que no verso 16, nos diz que todo homem se esforça para entrar nele, portanto temos que avaliar os pós e contra!

    Amados! No verso 23, de Lucas 16, ele diz: “no hades”, bom! Independente do que seja este hades, pense no desenrolar de toda aquela situação, o porquê foi usado aquela analogia e daquela forma!?

    Olhem o que diz o verso 26!

    Lucas 16:26 – “E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.”, conf. Apoc. 6:9-11…

    Percebem amados! Existem outras passagens que indicam que existe sim o inferno e que, ainda hoje, pode sim muitas pessoas ainda, estarem indo para lá!

    Ah! Estou divulgando meu Blog de Estudos Bíblicos, acessem lá, deixem seus comentários se assim desejarem e peço que divulguem para que outras pessoas possam ter acesso aos Estudos!

    E desde já agradeço,
    Abraço amados! Fiquem na paz!

    Estarei postando próxima segunda-feira, 03.09.2018, a terceira e última parte do estudo: “A Graça de DEUS” e logo após, estarei publicando o próximo!

    Acompanhe os Estudos Bíblicos amados!
    discernimento-espiritual.blogspot.com

    Rogério Silva
    discernimento-espiritual.blogspot.com
    ir.emcristo@gmail.com
    IEADERN: 042574, 26.07.2005
    (84) 99120-9471

    Resposta
    • André Ananias

      Não se esqueça meu amigo, que as parábolas tem como base sempre ensinar uma “lição espiritual”… Jamais uma doutrina. Senão, quantas doutrinas teríamos na Bíblia? Pelo que eu saiba, temos apenas uma. Efésios 2:19-21. Por esse motivo óbvio, não podemos interpretar a parábola do Rico e Lázaro como sendo literal…

      Resposta
      • maria

        Verdade.Mesmo porque uma gota de água sendo jogada para aliviar o sofrimento não faria sentido.Visto que uma gota em meio às chamas ,quanto tempo levaria para evaporar , se é q chegaria não é mesmo? Um Deus de amor como descreve a bíblia em 1 João 4:8.se sacrificar os filhos no fogo foi uma prática condenada por Deus no passado imagine atormentar uma Pessoa que quando morreu foi absolvida dos seus pecado romanos 6:23?

        Resposta
    • Williamsoldadodapaz@gmail.com

      dessa maneira que vc afirma que existe sim um inferno , vem do que aprende com a mãe católica, que as filhas protestantes ensinaste em propagar , para amedrontar e fazer prosélitos, a ideia dos textos acima foi ótima, desmistificando , os acréscimos e troca de sinônimos (na Bíblia sagrada) chamada pela ICAR… o sábio irá intender que sim haverá um pagamento, com certeza, para aquele que for filho de ( Caim) .. mas , ficar discutindo onde isso irá acontecer, é perca de tempo … ganharíamos mais se , fossemos abraçar , ajudar , doar nosso tempo , em favor de todos , de uma forma (uni)da .. como filhos de ( Abel ) fazendo assim o bem , vencendo nosso (Ego) … assim muitos que não sofreram metanoia, possam entender a matemática do ( Criador ) … e entenderem que há sim um lugar para sua ( Reologramacao) .. onde só saíram depois de pagar , o último centavo… obg … abraço

      Resposta
    • Harley Rocha

      Irmão, você escreveu muito e fez igual cachorro quando quer deitar: rodou, rodou e parou no mesmo lugar…. não demonstrou o que queria, apresentou palavras que significam o mesmo que o estudo mostra, ou seja, “inferno” foi uma palavra maldosamente alocada na bíblia, assim como textos foram inseridos, apenas para produzir medo e pânico às pessoas… pare com isso, irmão!!!!… JESUS veio ao mundo para nos libertar, nos tornar livres, ELE fez tudo e sofreu tudo por nós!!!! Acorda, liberte-se com a sã doutrina, aceite a verdade que dói menos, para de procurar o que nunca irá encontrar!!!! Chega a ser feio isso!!! Além de ser um desagrado e ofensa à palavra!!!

      Resposta
    • Pra Douglas Gonçalves

      A paz do Senhor Jesus meu amado irmão Rogério, tudo bem ? Quem fala é o seu irmão em Cristo Douglas Gonçalves. Vejamos aqui a humilde opinião de singelo teólogo, ou seja estudioso das sagradas escrituras em poucas palavras. A grande questão não é se o “inferno” existe ou não, primeiramente vemos nesse estudo que o nome inferno não se deve ser levado em consideração pois não é um nome dado pelos originais Hebraico ou Grego, logo o que estamos tratando é se o lugar espiritual a qual Jesus fez uma comparação com o vale de Hinon, é um estágio eterno de sofrimento eterno para os condenados ou não.
      Se de fato qualquer pessoa que vai para esse lugar de tormento com foi o exemplo da história do Rico e Lázaro, vai ou não padecer ali eternamente como erroneamente foi mal traduzidos em nossa língua como sendo um castigo eterno literal, e não um castigo proporcional aos delitos cometidos em vida por cada indivíduo. Eu tenho todos os argumentos teológicos para provar que a palavra (αιων) foi mal empregada pois ela só tem definição de fato a palavra eterna do português caso ela esteja ligada a coisas ou algo que realmente é eterno, caso contrário essa palavra grega significa tempo indeterminado. Agora porque a pessoa sofre então por tempo indeterminado e não eterno como foi traduzido para a nossa língua e também no início mau traduzida pela tradução vulgata Latina. A resposta é muito simples porque nem o corpo e nem a alma é eterna ela pode ser destruída definitivamente como está escrito em Ezequiel 18:20, a alma que peca essa de fato morrerá, o significado mais simples de morte é a definição de queima pessoa ou um ser já não existe mais, por isso Jesus e as outras cartas no Evangelho não diz que nenhum crente em Cristo de fato será morto, a morte para o cristão não existe em quanto em toda a Palavra, diz que aquele que peca ele não vai morrer pois ele de fato já está morto, por não estar ligado em Cristo, por isso que quem já está morto vai para o mundo dos mortos (Hades, Sheo, Geena, Inferno) em quanto aqueles que o corpo que adormece em Cristo a sua alma vai para o mundo dos vivos, porque esses não vão experimentar a morte como Jesus disse para Marta (João 11:21-26) estes que adormecem em Cristo assim como Lázaro vai para o Paraíso que na Antiga aliança era chamado de seio de Abraão (Lucas 16/Lucas 23:43) como foi com o ladrão que foi crucificado ao lado de Cristo.
      Resumindo o que de fato fica a prova que as pessoas condenadas ao “inferno” não vai sofrer eternamente e sim uma condenação eterna em suas consequências. Muito simples, se nós entendemos até agora que o inferno ou Geena é só um lugar de castigo e punição até o juízo final, então pra que serve Realmente o Juízo final se as pessoas já sofreram a consequência de seus atos proporcionalmente aos seus pecados no inferno? Simples, para que o castigo cesse porque Deus é justo, e para que essas pessoas recebam a condenação eterna. Que nada mais é que uma condenação que já mais será revogada, sofrendo então a condenação da segunda morte que é a morte definitiva tanto do corpo como o da alma, veja a referência;
      12.E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

      13.E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

      14.E a *morte e o inferno* foram lançados no lago de fogo. Esta é a *segunda morte*.

      15.E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

      – APOCALIPSE 20 –
      Veja que no versículo 14 que até a morte e o “inferno” também foi destruído no lago de fogo junto das almas daqueles que se tornaram juntos de Satanás e seus anjos, opositores de Cristo.
      Eu tenho um grupo de estudo sistemático da palavra no whatsapp quem tiver interesse pode estar entrado no grupo através do link abaixo..
      https://chat.whatsapp.com/GX25p8940283z2XobG0xDR
      A paz do Senhor Jesus Cristo a todos, e parabéns pelo estudo de quem publicou esse artigo.

      Resposta
    • Cris

      Vou somente te fazer uma pergunta pra sua reflexão . Como você diz que as pessoas estão indo para o inferno se ainda não houve o dia do julgamento? ?? Será que você não viu que a palavra foi mal traduzida ? Que as pessoas estão dormindo no lugar dos mortos ou sepultura todos esperando o julgamento

      Resposta
    • Fernando Pereira de Moura

      Como se quando morremos segue juízo e quem estivesse vivo fosse ver quem tá no inferno jesus faz uma alusão é uma parabólica se não teríamos acredita nos mortos e vem aqui na terra.

      Resposta
    • Edileuza Araújo

      Meu querido esse texto é uma metáfora não é litera. Porque lazaro é Abraão não tinha ressuscitado, veja que o próprio Abraão diz que se os vivos não ouvem a pavra dos profetas e de Moisés não ouviria mesmo que um fosse ressuscitado isso nos ensina que os mortos só poderá falar quando forem ressuscitado no último dia que Jesus voltar veja 1tessalonissees 4:13 a18 veja também 1 corintios 15: 13, a 20, o inferno só existe na tradição católica e espírita, mas cai por terra quando estudamos a Bíblia, com o entendimento doa apóstolo dos profetas veja Ezequiel.18: 4, em Gênesis 1: Deus criou o homem a sua semelhança mas foi feito do pó +fôlego de vida que foi o sopro de Deus e o homem tornou-se alma vivente o homem não tem uma alma ele é uma alma vivente wuano morre o corto o fôlego de vida acaba e Jesus vai ressuscitar trazendo de volta a vida todo aquele que crer nele como o único SENHOR e Salvador e mantenedor da vida.veja João 14::1,a 3, e 6:35, a 54, se quiser estudar a Bíblia Sagrada independente de religião eu estudo com quem estiver vontade de aprender junt comigo as Escrituras não sigo religião de homem mas a Bíblia que foi escrita por homens mas inspirado pelo Espírito Santo

      Resposta
  • Wesley

    Eu consigo compreender as 4 palavras que define o inferno. Hades ( mundo dos mortos ou sepultura) fica claro na passagem onde Jesus morre e vai ao inferno. A tradução desse inferno é o Hades (sepultura).

    O Sheol é uma transliteração do Hades do hebraico para o grego que também significa sepultura.

    Temos a terceira palavra para o inferno é o tártaroencionado apenas uma vez em Apocalipse onde os demônios estão aprisionados.

    E temos o Geena onde Jesus dando o ensinamento mostra o vale de Hinom e diz que o inferno é semelhante onde o fogo não se apaga. E lá serão lançados satanás e os demônios e ele usa o termo eterno.
    Também temos uma tradução do grego para a palavra eterno.

    Diferente do eterno que conhecemos como ( para sempre) no grego eterno chama-se Aionius ( aquilo que não tem fim).
    Com essas informações agora vamos ver se realmente Deus irá apenas exterminar ou aniquinalar os impios. Em Matheus 10:28 em algumas traduções está assi: não temeis aquele que mata o corpo mas não pode matar a alma, temeis antes aquele que pode fazer padecer no inferno o corpo e a alma.

    A primeira coisa a se notar aqui é: Deus quando criou o ser humano ele fez para ser eterno certo, esse eterno significa ( aquilo que não tem fim) ou seja a alma não tem fim.

    Segunda coisa: Jesus está advertindo dizendo que não devemos temer o que mata o corpo mas não pode matar a ALMA.

    Terceiro, Jesus diz que eles devem temer aquele que pode fazer PADECER NO INFERNO.
    Algumas bíblias traduziram como perecer, ou destruír, mas o original é perecer que significa ( estar em sofrimento físico).

    Quarto, sabemos que padecer é estar em sofrimento físico agora nos resta saber qual é a tradução para esse inferno, e fica simples, vamos usar os 4 e ver qual se encaixa melhor no texto. Vamos usar então o Hades. Sabemos que Hades é sepultura e para estar na sepultura é preciso estar morto, mas aí temos um grande problema, o corpo é físico e pode sim estar em uma sepultura ou ( Hades) porém a alma não é física, logo não pode ir para a sepultura pois o texto diz que irá os dois o corpo e a alma.
    Sabemos que o Sheol é semelhante ao Hades então não precisamos usá-lo. O tártaro como disse é mensionado apenas em Apocalipse. Resta então o Geena, que se encaixa perfeitamente pois lá sim cabe tanto o corpo físico, como a alma já que sabemos que para lá seja lançado o lago de fogo com satanás e seus demônios e se sabemos que satanás não é físico aos nossos olhos então entende-se que as almas também podem ir para este mesmo local.

    Agora vamos ver como fica traduzindo cada palavra. Não temeis aquele que mata o corpo mas não pode matar a alma, temeis antes aquelé que pode fazer padecer ( estar sofrimento ou tormento físico ) no inferno ( Gueena ( lago de fogo ) o corpo e a alma. Agora sim ficou mãos fácil o entendimento.

    Agora vamos pensar que se o inferno não é real ou foi só uma ferramenta para que Jesus colocasse ” medo” no povo para que se convertessem ( coisa que eu não creio, pois se Jesus precisaria de medo para converter o povo não precisa ter morrido na cruz ), como fica a interpretação de Apocalipse quando João diz: e os tais beberam do cálice do furor da ira de Deus deitado sem mistura ( E NAO HAVERÁ REPULSO NEM DE DIA E NEM DE NOITE PARA OS QUE ADORAREM A BESTA) notem que o verbo está no futuro, tirando a ideia de uma interpretação que faça pensar que o povo que adorarem a besta estariam sem descanso mental ou qualquer outro tipo de descanso. O verbo está no futuro dando a ideia de que todos que assim procederem serão ATORMENTADOS sem descanso. Se o inferno não é real como fica essa interpretação?

    Nos que já somos convertidos já estamos caminhando querendo conhecer o céu e não teme do o inferno, mas por causa do aniquilacioniamo, muitos cristãos vivem sem nem conhecer a ideia de correrem o risco de irem para esse lugar, e pensando na ideia de aniquilar os ímpios, os ateus e todos que vivem na terra sem amar a Deus não vão perder muita coisa, pois nos cristão queremos estar com Deus por amor, pois somos convertidos, mas se eles só vão passar por um instante de dor ou se simplesmente vão ser queimados e deixar de existir por que se privar de tudo o que o mundo oferece a eles e terem uma vida de porta estreita como a nossa que não fazemos nada segundo a nossa vontade, mas nós restringimos a viver aquilo que é a vontade de Deus.

    Essa é apenasinha humilde opinião, mas no grande dia veremos a realidade de tudo. Deus abençoe a todos.

    Resposta
  • Aurelio

    Ótima explicação só discordo do final Que Deus sendo a criatura de eterno amor, sabedoria e justiça condenaria alguém ao nada, a morte realmente. Isso aos olhos da justiça dos homens já é primitivo, quanto mais considerando a justiça perfeita de Deus. Um pai não mataria seus filhos por desobediência. A não ser que fosse perverso. Tal perversidade é inconcebível a Deus.

    Resposta
    • marcos

      Amigo com todo respeito, mas discordando de sua opinião (mas respeitando é óbvio) o que temos ou fizemos para merecer a vida? Deus de modo gratuito nos deu a vida e o livre-arbítrio para fazermos a escolhas certas cabe a nós fazermos o que é certo para pelo menos “justificar” a continuidade da existência

      Resposta
  • Léo

    Que pena das pessoas, que não tem a capacidade de estudar, pesquisa e de tirar as suas próprias conclusões, e fica esperando um camarada que fala bonito dar instruções do que ele tem que fazer . Ignorância dos fariseus .

    Resposta
  • José Cadete

    Enquanto muitos cristãos não tirarem da mente a crendice pagã da mitologia grega,não poderão compreender muitos assuntos da palavra de Deus. A idéia de Platão,filósofo grego,era de que a alma era imortal e que existia um inferno eterno atormentando almas ou espíritos desencarnados;esse conceito grego perdura até aos dias de hoje pela maioria dos cristãos. A palavra inferno é um termo que tem origem no latim,ora,nada na bíblia foi escrito em latim.Quando Cristo falou de um lugar de punição para Satanás e todos os ímpios,ele não estava falando de um suposto inferno,como imaginam muitas pessoas,mas sim,do lago de fogo.Jesus usou a palavra geena para falar de tal lugar;outro ponto importante:a punição dos ímpios ainda não começou,porque o juízo de Deus é para o futuro depois do milênio.

    Resposta
  • Silvio Tadeu Costa

    Um dos desejos do mal e q não acreditamos q o inferno existe infelizmente

    Resposta
    • marcos

      mas o inferno existe! só que não da maneira pagã que é ensinado! sendo um lugar de tormento eterno!
      “E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me SUBIU ao coração. (grifo meu)
      Jeremias 7:31”
      outra versão:

      Jeremias 7:31-34 O Livro (OL)

      31 Construíram um altar chamado Tofete, no vale de Ben-Hinom[a], e ali queimaram no fogo os seus próprios filhos e filhas, em sacrifícios aos seus deuses, uma coisa tão terrível que NEM SEQUER ME PASSAVA PELA MENTE, e que NUNCA teria permitido. (grifo meu)

      Resposta
  • Ananias Junior

    Olá! Eu não estudei profundamente o hebraico, o grego ou o latim, porém procuro estudar o suficiente para solidificar meus argumentos. Quando a Bíblia Sagrada se refere a inferno deveríamos pesquisar como esse termo foi traduzido, o contexto da época da intencionalidade de quem escreveu. Depois de estudar a Bíblia e, ainda o faço, comecei a questionar certas doutrinas a respeito do fato, e isso me fez formular algumas perguntas: A JUSTICA de DEUS é perfeita, imaculada, sem vícios no julgamento, imparcial e perfeita. Baseado nessa premissa, eis as perguntas: Diante da justiça Divina seria lógico ou sensato imaginar Deus um ser vingativo, cheio de ódio, indiferente ao futuro da humanidade e torturador? Se Ele permite uma tortura eterna a sua criação mais singular que e o ser humano, sendo que, na sua onisciência suprema Ele já sabia que a humanidade seria como somos, sendo assim a tortura eterna se justifica? Outro fator intrigante e: O diabo nao sera destruído no fim de tudo? Se for, quem vai administrar tal lugar? O salário do pecado e a morte, diz a Bíblia. Quem não tiver a possibilidade de herdar o Reino de Deus simplesmente morrerá. Essa é a minha opinião baseada nos estudos profundos que fiz e faço das Escrituras Sagradas. O importante é buscarmos o Reino de Deus e fazermos sua vontade, pois como será o fim nem mesmo os anjos sabem, imaginem nos, medíocres e míseros seres humanos pecadores e vulneráveis a todo tipo de adversidades. Sou cristão, porém ao tenho medo de questionar dogmas e doutrinas, nem mesmo bíblicas. A paz esteja com todos.

    Resposta
  • Pr. Ricardo Oliveira

    Paz seja convosco.

    … Então irmãos estava a ler os vossos comentários. Assisti vários vídeos, até o momento só vi uma pregação aonde esta pessoa dizia algo muito interessante. “O céu é um lugar puro, limpo, santo, aonde não entra nada de impuro, carnal…” o próprio YAOHUSHUA disse: para onde vou vós não poderei ir. Ele veio em espirito se fez carne, ressuscitou deixou sua carne e voltou para céu em espirito. Em outro versículo esta escrito: “só quem desceu do céu que pode voltar”. O que eu quero dizer irmãos, quando RUACH ULLIM faz morada em nós, nós conseguimos enxergar com olhos ILUNIMADOS, o que verdadeiramente as Escrituras Sagradas quer nos dizer. mesmo com toda adulteração que os homens fizeram na escrita, acharam que podia mudar o sentido das Escrituras Sagradas, esta escrito: “os verdadeiros filhos de YAOHU não ficarão confundidos” antes de entrar na questão em causa só mais uma observação: Toda Escritura de Génesis (Bereshit) Apocalipse (Apokálypsis) o Nosso PAI todo Poderoso, não deixou que homem alterassem nenhuma palavra nem um til, do que foi expirada pelo seu Poder.
    Não vou citar versículos mas, vou colocar algumas passagens da Escrituras Sagradas, à começar em Géneses. Abraham (Abraham), no relato das Escrituras, quando foram destruídas cidades sobraram quantos; Abraham, suas filhos, esposa ló e suas filhas, todos o povo que vivia naquela cidade morreram, Noé no dia do diluvio, sobraram quantos; Noé seus filhos nora e genros, não tem relato que foi em toda a terra, mas aonde as aguas alcançaram não ficou ninguém. Saíram com Moisés do Egito mais de 400mil pessoas em um só dia morreram picadas por cobras 22mil pessoas, durante os quarenta anos no deserto, o povo se multiplicaram mais de 3miliões pessoas, quantos sobram menos de 200 pessoas. Se fizermos as contas dos que foram salvos pelo que esta escrito nas Escrituras foram pouquíssimas pessoas.
    Irmãos a minha pergunta é todas essas pessoas que morreram na desobediência até hoje, esta esperando o juízo eterno, eles iram voltar ressuscitar em carne para serem julgadas, ou todos já foram julgados pela a sua desobediência?
    Porque o Paulo (Shaul) disse: na sua Epístola “E, assim aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto o juízo, assim também YAOHUSHUA, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar o pecado de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que ajudam para a salvação”
    … Então YAOHU disse: que não mais iria destruir a terra. e o homem esta ordenado a viver uma só vez nesta terra.
    Irmãos a minha pergunta é. aonde serão o julgamento todos desobediente que já morreram? sei que esta escrito em Apocalipses e em outros livros sobre o julgamento, dos salvos e dos impios sobe trono branco.

    Quer dizer que o suposto satanás o diabo e seus anjos vão ser jogados em lago de fogo, qual, aonde e quando? Pois é irmãos quanto só vimos com os olhos carnais, entendemos isto! Mas quando nós temos os olhos ILUMINADOS o entendimento espiritual, as coisas são diferente e RUACH ULLIM nos mostra a verdade. Se estes lugares que o Nosso YAOHUSHUA deu exemplos existe Geena, Inferno, Hades e lago de fogo. Depois que YAOHUSHUA ressuscitou, que os crente vem orando, campanha, jejum, propósito e expulsando demónios, há mais de 2000mil anos não haveria mais nenhum demónio no mundo. … Ou então acontece três coisas: Primeiro os são indestrutível, e nunca irá acabar… Segundo as orações dos crentes não são ouvidas pelo Nosso YAOHU. Terceira os demónios multiplicam-se.

    Só mais uma observação: Irmãos isto que vou escrever é muito grave, leiam com muita a atenção, se o Nosso PAI Todo Poderoso, que faz o bem o mal esta escrito que: “Vede, agora, que Eu Sou o único, Eu somente, faço morrer e faço viver, faço adoecer, e faço sarar, e ninguém há que seja capaz de livrar da minha mão” Irmãos isto é tão grave, porque não vou colocar a maioria mas todos povo do mundo inteiro chinga o demónio o diabo expulsa, agora perante este versículo e outros citado acima, será que podemos REALMENTE chingar chamar dos piores nomes, sendo que você acabou de ler quem faz tudo… é próprio DEUS (YAOHU), IA IRMÃOS VOCEIS NUNCA TIVERAM ESTE ENTENDIMENTO? Então daqui para frente pense bem analisem, o que o senhores estão falando isto é GRAVISSIMO.

    Tenham uma ótima semana na presença de YAOHUSHUA.

    Resposta
  • Fernando Pereira de Moura

    Muito bom estudo

    Resposta
  • Fernando Pereira de Moura

    Muito bom estudo,a maioria das igrejas pregam contrário ao estudo dizendo e chamando inferno literal

    Resposta
  • Claudemir Mendes

    Concordo realmente que inferno não existe , porque se existisse ninguém nessa terra estaria salvo!!!

    Resposta
  • Bruna

    Realmente a palavra foi mal traduzida. Eu já tive uma experiência de ver o Hades(mundo dos mortos). A parte onde eu fiquei lá era na parte onde estavam os que morreram sem Jesus, eu tinha consciência, mas não conseguia falar estava em uma enorme fila( eu ia aguardar o juízo, em pensamento pedia ao Senhor mais uma oportunidade). Quando eu voltei em si não conseguia entender porque eu não vi ninguém pegando fogo nem nada. Acredito, então, que o inferno(geena) que a gente imagina e que Jesus menciona é o lago de fogo . Não existe ninguém ainda sofrendo lá, os mortos sem Cristo estão no Hades. Talvez na parabola do Rico e o Lázaro seja uma amostra do Geena=lago de fogo, para nós pela tradução errada- inferno, embora esta parábola seja muito impactante, a intenção da parábola era falar do tratamento dos ricos em relação aos pobres, porque no evangelho segundo Lucas ele fala muito sobre isso. Eu não posso falar como é e onde estão os Santos que dormem no Senhor, porque eu no sei, eu sabia de mim, não sabia das pessoas que estavam ao meu lado na fila, entendi que ainda os ímpios não estão sofrendo no geena-inferno, até porque o lago de fogo é só depois do juízo. Esse é um excelente estudo. Não morra sem aceitar Jesus, ele te ama! Deus abençoe a todos!

    Resposta
  • José Espíndula

    Muito boa e coerente a explicação
    Só sugiro reforçar o conteúdo com citações bíblicas que destacam que o resultado final no julgamento divino para os desobedientes é a destruição definitiva do corpo, alma e espírito.

    Resposta
  • Rogério Silva

    Olá, Amados!

    Eu sou o Rogério Silva.
    Bom, devido ao tanto de comentários a minha posição, resolvi que responderia, não respondi antes por questões de forma maior.

    Vejam isto:

    Isaías 53:5 – “Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”…

    Pergunta:
    Se fomos sarados por causa de suas pisaduras, porquê ainda nos enfermamos!?

    A respostas é simples amado, porque ele estava nos falando de uma condição que nos foi dada, não que a partir daquele momento nunca mais nos enfermaríamos, pois a enfermidade é cpndição do pecado original…

    Mas o que isso tem a ver com a questão: “geena”!?

    Muitos, no bom sentido da palavra, me questionaram ou tentaram me alertar sobre a questão da má interpretação.
    Acontece amado, que temos que levar em consideração todo o contexto, e é justamente o contexto que nos faz ver o episódio de lucas, como algo real, verdadeiro e isto em nada tem a ver com doutrina, mas com a realidade que o contexto nos mostra, sua representatividade, seu significado…

    Outra coisa!
    (Apenas para reforça o entendimento)
    A mesma observação que fiz à princípio em relação a Isaías 53:5, serve em relação a porta mencionada nos Evangelhos e que representa cristo, ou seja, ele sendo a porta e esta na vida real representando uma passagem de um lugar para outro; pois é assim que temos que interpretar, com Cristo não é diferente, temos que ter este mesmo pensamento, só o aceitando e vivendo seus princípios, teremos a condição necessária para sermos salvos!

    Ou seja, só Cristo nos fornece o meio necessário à salvação, mas só estaremos verdadeiramente salvos; pois existe um processo, uma busca diária para que obtenhamos nossa salvação, quando no dia do juízo estivermos em santidade… Ele mesmo nos diz: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”, João 14:6…

    Portanto amados, nos prendermos apenas em uma única palavra sem considerarmoa o contexto, incorremos em erro de interpretação!

    Agora, se considerarmos que geena diz respeito ao Vale de Hinom, temos que considerar o que representava naquela época o Vale de Hinom, ou seja, um fogo que nunca se apagava.

    Já pararam para pensar; pois o entendimento é o mesmo para geena e Vale de Hinom, o que Cristo quiz nos dizer quando nos diz que àqueles que se dizem judeu e não são, são da sinagoga de satanás, conf. Apoc. 2:9 e 3:9 e os que se dizem Apóstolos e que também não são!?

    Parem para pensar, o quye representava naquela época ser Apóstolo e Judeu, simples, verdadeiramente servos de “DEUS”…

    E mais uma vez!
    O que isto tem a ver com a geena!?
    Amados, enquanto não entendermos que devemos interpretar as “Escrituras Sagradas” baseados em todo o contexto, nunca entenderemos a mesma verdadeiramente como ele realmente é. A própria passagem de Lucas 16, a qual citei anteriormente, foi baseado em uma história que era conhecida da época e como de costume, ela foi utilizada para nos passar um ensinamento.
    Autores cristão, a exemplo de Joachim Jeremias, referência abaixo, dentre outros citam nos mosgra que a história tratava-se de “A história de Bar Ma’yan”, uma lenda da Palestina.

    Bom! Alguns refutam Lucas 16:19-31, uns dizem que é apenas uma Parábola, como se estas não tivessem algo a nos ensinar, na verdade, elas têm muito a nos ensinar. Amados! O próprio “Cristo” nos disse que através delas, tínhamos o conhecimento dos mistérios do reino dos céus, conf. Mat. 13:10-11; Luc. 8:9-10, já outros, dizem que apesar de não ser uma Parábola, mas que foi baseada em uma lenda da Palestina, “A história de Bar Ma’yan”, dentre outras coisas e absurdos decorrente da falta de conhecimento e coerência por parte de alguns! Acontece amados, que mesmo que fosse, o que realmente importa é seu teor teológico, sua mensagem Bíblica de forma a entendermos quais seus propósitos, quais seus objetivos!

    Amados! Se menosprezarmos esta passagem por estes ou quaisquer que seja outros motivos, perderemos o teor, sua essência e, portanto, sua mensagem que é o mais importante!

    Referência:
    Jeremias, Joachim, 1900-. As Parábolas de Jesus / Título Original: Die Gleichnisse jesu | Joachim Jeremias; (Traduziu João Rezenda Costa). – 5ª.ed. São Paulo: Paulus, 1986. ISBN: 978-85-349-0700-2. 1. Jesus Cristo – Parábolas I. Título. II. Série. CDD-226.8. Índices para Catálogo Sistemático: 1. Jesus Cristo: Parábolas 226.8 2. 2. Parábolas: Jesus Cristo 226.8

    Resposta
  • João Carlos

    Deus o abençoe por ensinar a verdade!

    Resposta
  • Levi dos Santos rocha

    Completamente errado essa interpretação levando somente pelo lado literal do significado da palavra está distorcendo a verdade espiritual que existe no mundo espiritual que se refere os textos citados por Jesus , se não existisse o inferno realmente no mundo espiritual então não adiantaria estarmos pregando a palavra do Eterno, e logicamente também não existiria pecado que levasse ninguém a condenação, então prefiro ficar não só com oque está escrito mas sim com o Poder e a inspiração das escrituras Sagradas: João 5 39.

    Resposta
  • Ricardo

    O escritor deste estudo se congrega em qual denominação?

    Resposta
  • luiz cesar da fonseca oliveira

    Artigo muito bom!
    É lastimável que tradutores da Bíblia se deixem guiar por suas crenças (alma imortal, inferno para sempre, purgatório …).

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *