Ajude seu próximo

bom_samaritano

Amar ao próximo é um dos maiores princípios que Jesus Cristo nos deixou. É na verdade tão importante quanto amar à Deus (1ª João 4:12; Marcos 12:28-34). Isso independe de religião, cor, sexo ou classe social. O próprio Senhor nos deixou a parábola do Bom Samaritano ensinando isso (Lucas 10:25-37).

Qualquer pessoa tem a possibilidade de ajudar seu próximo e mostrar caridade. Mas não adianta fazer isso se não for por amor. A caridade não pode ser pensada como uma moeda de troca com Deus ou como uma forma de “comprar a salvação”, ou para se sentir melhor, ou mostrar ao mundo que você é bom. Não funciona assim!

A caridade pode ser exercida de várias formas: seja por assistência material, financeira, moral, jurídica, psicológica e até mesmo espiritual. Você pode ajudar o seu vizinho ou alguém do outro lado do mundo. O que importa mesmo é sua ação. As vezes, ajudar um deficiente a atravessar a rua, visitar um doente, ser atencioso com um idoso em um asilo ou brincar com uma criança no orfanato, entre outras ações, pode fazer a diferença na vida de alguém, e isto também é caridade, mas também deve ser por amor ao próximo e não simplesmente por pena, coisa que é diferente de ter compaixão.

Pensando naquelas pessoas que querem ajudar de alguma forma ao seu próximo usando essa ferramenta fantástica (internet) e muitas vezes não conhecem bem os trabalhos que são desenvolvidos por várias organizações de caridade existentes, resolvemos criar esta página. Ela vai servir como um “atalho” para que nossos visitantes saibam como conhecer e ajudar essas organizações que tanto fazem pelo bem de muitos necessitados no Brasil e no mundo.

Nota: Esta não será uma lista fixa, ou seja, adicionaremos constantemente mais organizações. A lista também será por ordem de tipos de ajuda humanitária, assim, ficará mais fácil definir suas prioridades:


Medicina / Médico-humanitária


logo MSFMédicos Sem Fronteiras (MSF): é uma organização humanitária internacional independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam sem discriminação de raça, religião ou convicções políticas. O MSF leva cuidados de saúde a pessoas em necessidade de ajuda médico-humanitária em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde.

Para conhecer melhor essa organização e doar, acesse: www.msf.org.br


logo-gaacGrupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC): é uma instituição filantrópica, civil e sem fins lucrativos que desde o início das suas atividades em 1996, existe para garantir a qualidade global do tratamento da criança e do adolescente, em padrões de excelência, independente de sexo, cor, religião ou posição sócio-econômica. O hospital infanto-juvenil CTFM especializado em oncologia do GACC viabiliza a oportunidade de crianças e jovens com câncer, e seus familiares, terem um tratamento digno, humano, integrado e recebam todos os recursos médicos, clínicos, hospitalares, conjuntamente com os recursos sociais, psicológicos e pedagógicos-educacionais necessários que garantam um tratamento de qualidade e busca alcançar os mais elevados índices de cura.

Para conhecer melhor essa organização e doar, acesse: www.gacc.com.br


logo_fundotransparenteAssociação de Assistência à Criança Deficiente (AACD): é fruto do trabalho de um visionário, Dr. Renato da Costa Bomfim, que inspirado na evolução tecnológica dos centros de reabilitação no exterior, criou estrutura semelhante no Brasil. O propósito da AACD é Trabalhar em frentes necessárias para que as pessoas com deficiências possam atingir seu máximo potencial, evoluindo além de suas limitações e contribuindo para uma sociedade que acolhe melhor a diversidade. São princípios da entidade a ética, excelência, superação, autonomia, dedicação e alegria.

Para conhecer melhor essa organização e doar, acesse: www.aacd.org.br



Social / Assistência humanitária


logo adraAgência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA): é uma organização humanitária que executa projetos de desenvolvimento comunitário e assistência humanitária sem qualquer distinção. Seu trabalho está voltado para as camadas mais vulneráveis da sociedade – aqueles sem as condições de prover suas necessidades básicas. As ações são focadas nestas 5 áreas: Segurança Alimentar, Desenvolvimento Econômico, Educação básica, Saúde Primária e Gestão de Emergências.

Para conhecer melhor essa organização e doar, acesse: www.adra.org.br


logo cruz vermelhaCruz Vermelha, ou Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV): é uma organização humanitária, independente e neutra, que proporciona proteção e assistência às vítimas da guerra e situações de violência. É guardiã do Direito Internacional Humanitário (DIH). Suas principais atividades são: visitar prisioneiros de guerra e civis detidos; procurar pessoas desaparecidas; reunir famílias dispersas; fornecer alimentos, água e assistência médica; difundir e zelar pelo DIH.

Para conhecer melhor essa organização e doar, acesse: www.icrc.org/pt


caritas logoCaritas Internacional: é uma confederação de 162 organizações humanitárias da Igreja Católica que atua em mais de 200 países. A Caritas possui presença global, contando com mais de um milhão de funcionários e voluntários. Quando ocorre um desastre, ela age de forma rápida e eficaz para fornecer alimentos e abrigo, água potável e saneamento, assistência médica e o conforto de aconselhamento para os enlutados e desprovidos.

Para conhecer melhor essa organização e doar, acesse: www.caritas.org ou www.caritas.org.br (Brasil)


logo pastoral criançaPastoral da Criança: A entidade atua na promoção do desenvolvimento integral de crianças, do ventre materno até os 6 anos de idade. São realizadas ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por líderes voluntários capacitados que atuam com práticas educativas simples, baratas e facilmente replicáveis, com foco na capacitação das famílias para os cuidados com as crianças. É reconhecida como uma das mais importantes organizações no mundo a trabalhar com o combate à mortalidade infantil e a melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Está presente em 4 mil municípios brasileiros e em outros 21 países.

Para conhecer melhor essa organização e doar, acesse: www.pastoraldacrianca.org.br


E aí? Sentiu vontade de ajudar?

Se você não tem recursos financeiros, não tem problema. A maioria das organizações precisam de voluntários para diversas atividades; basta entrar em contato com alguma delas e ver o que mais se encaixa no seu perfil.

Em breve listaremos mais organizações, aguarde!


Imagem fonte: Reprodução Google

Avalie este artigo