Estudos

Arqueologia comprova existência de 50 personagens bíblicos

 


Diversas descobertas vem sendo feitas há séculos sobre a veracidade dos relatos bíblicos, porém, nos últimos anos, com o aumento das pesquisas, temos mais e mais descobertas fascinantes que tiram o sono dos “céticos de plantão.”

 Estela Casa de Davi - descoberta em 1993 em Tel Dan, norte da Galiéia - parece comemorar a vitória de um rei sírio sobre os reinos de Israel e Judá. As 13 linhas parcialmente preservadas do aramaico arcaico e escrito no roteiro do paleo-hebraico, menciona tanto a "casa de Davi (Beit David) e o "rei de Israel". Essa foi a primeira vez que o nome de Davi foi encontrado em uma inscrição antiga fora da Bíblia.
Estela Casa de Davi – descoberta em 1993 em Tel Dan, norte da Galiéia – parece comemorar a vitória de um rei sírio sobre os reinos de Israel e Judá. As 13 linhas parcialmente preservadas do aramaico arcaico e escrito no roteiro do paleo-hebraico, menciona tanto a “casa de Davi (Beit David) e o “rei de Israel”. Essa foi a primeira vez que o nome de Davi foi encontrado em uma inscrição antiga fora da Bíblia.

Lawrence Mykytiuk (arqueólogo), liderou uma pesquisa da Universidade Purdue que comprovou a existência de pelo menos 50 personagens relatados no antigo testamento, entre pessoas de destaque em Israel e governantes da região da Antiga Mesopotâmia.

Em 2014, o relatório da pesquisa foi publicado na revista especializada Biblical Archeology Review, edição de março.

50 pessoas mencionadas na Bíblia foram identificadas no registro arqueológico. Seus nomes aparecem em inscrições condizentes com o período descrito pela Bíblia, na grande maioria dos casos, informa Lawrence Mykytiuk

Mykytiuk diz que a maioria dos casos não era objeto de ceticismo (quem sabe por desconhecimento), mas alguns, como o rei Davi e Salomão, tiveram sua autenticidade questionada por séculos. Porém, a revista tenta mostrar que não há dúvidas da veracidade dos relatos.

Veja no quadro:

tabela

Referências: 

Purdue – Lawrence J. Mykytiuk, Corrections and Updates to “Identifying Biblical Persons in Northwest Semitic Inscriptions of 1200-539 B.C.E.”;

Biblical Archeology – Lawrence J. Mykytiuk, 50 People in the Bible Confirmed Archaeologically

One thought on “Arqueologia comprova existência de 50 personagens bíblicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *