O rei Saul consultou o espírito do profeta Samuel?

Como não aceitar o Espiritismo, se em 1ª Samuel 28 relata que o rei Saul conversou com o espírito do profeta Samuel?

Como alguns dizem: “Um texto sem um contexto se torna um pretexto”.chartJá nos deparamos com alguns irmãos espíritas sinceros que sempre argumentavam em cima desta passagem, e não só eles, mas muitos irmãos cristãos que não estudam a Bíblia corretamente e se confundem muito sobre esse tema.

Vamos ver o que a Bíblia diz?

Alguns textos bíblicos são suficientes para provar que não era o profeta Samuel quem estava conversando com Saul na sessão espírita:

1ª Crônicas 10:13 a 14 – Deus condena a atitude de Saul por ter participado daquela sessão espírita com o suposto “espírito de Samuel”.

1ª Samuel 28:3 – Samuel estava morto e na morte, a pessoa fica inconsciente, conforme Eclesiastes 9:5, 6 e 10.

1ª Samuel 28:6 – Deus não se comunicava mais com Saul, pois este havia se desviado do bem. Quem apareceu a Saul naquela sessão espírita não foi o profeta Samuel, pois estava morto.

1ª Samuel 28:12, 14 – a Bíblia não diz que o “espírito de Samuel” estava presente, mas que o rei Saul entendeu que aquele de quem falava a necromante era o profeta Samuel.

1ª Samuel 28:15 – o suposto espírito de Samuel contradisse a Bíblia, que afirma em Jó 7:9, 10 que os mortos não podem subir, antes da ressurreição, e também como diz em João 5:28 a 29.

1ª Samuel 28:16 – o “espírito” jogou Deus contra Saul, dizendo que o Senhor o havia desamparado, o que não é verdade, pois foi o rei Saul quem se afastou de Deus.

1ª Samuel 28:19 – o suposto profeta erra miseravelmente na sua profecia, dizendo a Saul que ele e Israel seriam entregues (mortos) nas mãos dos filisteus, porém Saul se suicidou (1ª Samuel 31:4), e veio parar nas mãos dos homens de Jabes-Gileade (1ª Samuel 31:11-13), e não dos filisteus (os moradores de Jabes-Gileade não eram filisteus). Além do mais, o suposto profeta disse que no dia seguinte Saul e os de Israel morreriam, mas isso ocorreu somente alguns dias depois. Um profeta de Deus errando tanto assim na sua profecia?

1ª Samuel 28:20 – a mensagem do “espírito” causou desespero em Saul.

Concluímos que, de fato, não era o “espírito de Samuel” quem se comunicava com o rei Saul, mas um demônio personificado. Fica mais fácil de entender quando lemos 2ª Coríntios 11:14 a 15.

 

Imagem fonte: Reprodução Google

O rei Saul consultou o espírito do profeta Samuel?
1 votos até agora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *