Estudos

Jesus e Buda – semelhanças ou diferenças?


Jesus e Buda são pessoas muitas vezes comparadas, e são feitos paralelos entre a moralidade de ambos. Mas será que eles são tão semelhantes assim? Neste artigo vamos explorar essa questão para vermos se entre essas duas figuras espirituais existem semelhanças ou diferenças.

O propósito e o significado de suas vidas

Em 1960, o teólogo Paul Tillich visitou o Japão e, em conversa com alguns estudiosos budistas, perguntou:

Se algum historiador provasse que um homem chamado Siddhartha Gautama nunca existiu, qual seria a consequência disso para o budismo?

Esses estudiosos budistas responderam que a questão da historicidade de Gautama, mais conhecido como Buda, nunca foi uma questão importante para o budismo:

De acordo com a doutrina do budismo, o darmakaya (manifestação da verdade) é eterno e, portanto, não depende da historicidade de Gautama. [1]

Então, se Gautama realmente viveu como uma pessoa histórica, ou se ele nunca disse e fez o que é registrado sobre ele, então faz-se pouco para desacreditar o budismo.

No entanto, esse “argumento da manifestação da verdade” seria algo antiético para o cristianismo. A historicidade de Jesus é intrínseca à fé cristã; Sem Jesus não há cristianismo. O apóstolo Paulo em uma de suas epístolas enfatizou isso. Em sua carta aos Coríntios ele afirma que se Jesus não foi ressuscitado dos mortos, então a fé cristã é fútil e inútil, e ainda estamos em nossos pecados (1 Coríntios 15: 14-19).

O próprio ponto culminante do cristianismo é a morte expiatória de Jesus na cruz para a salvação da humanidade, o que naturalmente significa que Jesus teve de ser uma figura histórica que realmente morreu numa cruz e ressuscitou. Tire Jesus da equação e então a fé cristã não funciona.

Historicidade

As fontes que temos para o Jesus histórico superam em muito o que se tem para Buda. Podemos esboçar um retrato mais confiável do Jesus histórico com inúmeras fontes para prosseguir, a saber, os Evangelhos biográficos, as epístolas paulinas, as epístolas não paulinas e as epístolas gerais. Isso equivale a mais de 12 autores que escreveram cerca de 27 livros dentro de 60 anos a partir da trajetória de Jesus.

Assim como outros atores que corroboram a historicidade de Jesus e os eventos em sua vida de forma independente, como o historiador judeu Flávio Josefo, Tacito, o sátiro grego Luciano de Samósata, o filósofo sírio Mara Bar-Serapion, o historicista samaritano Talo, o autor grego de Caria Flegão, entre outros.

Além disso, os primeiros escritos do Novo Testamento partem de cerca de 50 ou 51 depois de Cristo (epístolas paulinas), o que deixa uma pequena lacuna de 17 a 21 anos a partir do momento da morte de Jesus para os primeiros escritos. O último livro, Apocalipse, está entre um período não inferior a 60 – 65 anos da morte de Jesus.


Veja também:

→ Jesus – mito ou fato? Cinco fontes históricas não cristãs sobre este tema

→ 2 testemunhas não bíblicas da escuridão ocorrida durante a crucificação de Jesus

→ O Novo Testamento possui base histórica confiável?


O que existe para Buda?

Para ele existem fontes muito distantes de sua existência, e esta é uma razão pela qual há muita incerteza em torno de sua vida. As primeiras escrituras budistas aparecem no final do primeiro século antes de Cristo, mas Buda teria vivido entre 566-486 antes de Cristo. O Buddhacarita (Atos do Buda, um poema épico escrito em sânscrito por Asvaghosa) foi escrito em torno do segundo século depois de Cristo.

De qualquer forma, a fonte mais antiga vem de 300 a 400 anos após sua vida. Além do Buddhacarita, existem também o Lalitavistara Sūtra, Mahāvastu e o Nidānakathā que vêm em incrementos de 100 anos. Outras fontes incluem o Jātakas, o Mahapadana Sutta e o Achariyabhuta Sutta, que possuem relatos que podem ser anteriores às biografias, mas que ainda são tardios e não exaustivos para fornecer informações históricas sobre o Buda.

Dentro do contexto histórico, há mais segurança sobre o que sabemos a respeito de como os primeiros seguidores de Jesus pensavam sobre ele – visto o curto período entre os eventos de sua vida/morte/ressurreição – com os primeiros escritos sobre Ele.

Auto conceito

Buda insistiu que ele não era um ser divino, e que seu problema com a vida era o sofrimento das pessoas e dos animais. Ele ensinou que, a fim de eliminar o sofrimento da própria vida, era preciso deixar de lado o desejo e, por sua vez, viver uma vida de moderação e autocontrole. Assim, algum tempo depois quando alguém alcançasse um estado de felicidade e bem-aventurança (conhecido como Nirvana), não mais renasceria em uma vida de sofrimento.

Jesus, por outro lado, afirmou ser igual a Deus, e sua missão era vir e salvar a humanidade, fazendo-a se arrepender de seus pecados e se voltar para Ele como o único meio de salvação. Um aspecto importante de seu ministério era a ênfase do mal e a solução de Jesus é o arrependimento, amar a Deus e a outros seres humanos, assim como seguir os Dez Mandamentos, a Lei Moral.

Conceito sobre Deus

O Buda rejeitou a existência de Deus, ele disse que isso era irrelevante para a noção de sofrimento [2]. De acordo com um dos maiores estudiosos da filosofia budista, K. N. Jayatilleke, se por “Deus” queremos dizer um “Deus Criador” então:

Buda é um ateísta e o budismo nas suas formas Teravada e Mahayana são ateístas(…) Ao negar que o universo é um produto de um Deus pessoal, que o cria no tempo e planeja uma consumação no fim dos tempos, o budismo é uma forma de ateísmo. [3]

O Buda não fez nenhuma reivindicação de inspiração especial ou revelação de qualquer fonte divina. Por outro lado, Jesus era um monoteísta, aceitando o entendimento do Antigo Testamento como autoridade. Ele também reivindicou status igual ao único Deus verdadeiro (sendo parte da Trindade Divina), e convenceu muitos por meio de seu milagres, trabalhando sua autoridade através de seus ensinamentos e mais visivelmente em sua ressurreição dos mortos. Neste caso, Buda e Jesus são completamente diferentes.

Milagres

Os milagres de Jesus são múltiplos e independentemente atestados em escrituras. Além dos escritos bíblicos do Novo Testamento, o historiador judeu Flávio Josefo afirmou que Jesus era conhecido por suas maravilhas. Jesus era conhecido por ser um operário milagroso tanto por seguidores, quanto por seus inimigos e pessoas de aldeias circunvizinhas. Como um historiador proeminente do Novo Testamento comenta:

O que quer que você pense sobre a possibilidade filosófica dos milagres de cura, fica claro que Jesus tinha a reputação de ter realizado eles. [4]

Isso leva a sugerir que, por razões históricas (especialmente devido à extrema precocidade dos relatos) Jesus realmente era um milagreiro. A única negação possível é que Jesus teria sido uma fraude, como um gênio que conseguiu enganar milhares de pessoas, inclusive seus críticos que se tornaram seus seguidores, que sofreram e morreram por Ele.

No entanto, essa possibilidade de Jesus ser uma fraude pode ser descartada, pelas razões acima, e porque ele foi para a sua sangrenta e dolorosa morte por crucificação como resultado de sua auto-proclamação e ministério. Jesus, com grande certeza histórica, realmente realizou maravilhas de cura e exorcismos. Isso é indiscutível em termos históricos. Como explica o estudioso do Novo Testamento Marcus J. Borg:

Apesar da dificuldade que os milagres representam para a mente moderna, por motivos históricos, é praticamente indiscutível que Jesus era um curador e um exorcista. [5]

Como Buda era em relação aos milagres?

Buda uma vez respondeu a um pedido de milagre, dizendo:

Eu não gosto, eu os rejeito e os desprezo, e depois se recusou a cumprir o pedido. [6]

Mas, segundo o que se conta sobre ele, quando era um bebê, colocou seus pés numa flor de lótus e ela floresceu [7]. Em outro momento, ele teria executado um “milagre” duplo pelo qual ele produziu chamas na parte superior de seu corpo e correntes de água na parte inferior. Depois disso, deu três passos gigantescos e chegou a Tavatimsa (segundo céu na cosmologia budista, onde vivem os Devas, seres não-humanos com características divinas como: poderes, vida longa e felicidade extrema).

Quando estava lá, Buda pregou o Abhidarma (ensinamentos mais elevados) à sua mãe, que tinha renascido lá como um Deva chamado Santussita. Há também outros relatos milagrosos que supostamente aconteceram, como sua capacidade de se multiplicar em um milhão e depois voltar ao normal, ele também poderia viajar pelo espaço, poderia se tornar um gigante e, em seguida, ficar tão pequeno como uma formiga, entre outros.

No entanto, os “relatos milagrosos” que cercam Buda são desenvolvimentos tardios, portanto, muito provavelmente não históricos desde os primeiros textos budistas. O Pāli Canon (coleção mais antiga de escrituras sobre a tradição budista) aparece mais de 450 anos depois de sua morte, e esse intervalo de tempo permite enfeites não históricos no núcleo histórico da obra. Alguns dos milagres atribuídos a ele parecem, obviamente, mitológicos, como sua capacidade de mudar a forma para diferentes tamanhos, andar através das montanhas, usar a telepatia e visão divina.

Estes não parecem históricos ou em par de significância com atos de jesus. Eles parecem semelhantes aos enfeites mitológicos encontrados nos últimos textos gnósticos sobre Jesus criando pássaros do barro, amaldiçoando seus companheiros que morreram em seguida, etc.

Devido à sua precocidade, abundância e atestação múltipla, os milagres de Jesus nos relatos evangélicos superam aqueles atribuídos a Buda.

Resposta a previsão humana

Buda ensinou que para eliminar o sofrimento, deveríamos nos livrar de nossos desejos. No entanto, Jesus veio ao mundo para superar o abismo que o pecado causou entre Deus e o homem. Então, Buda ensinou uma filosofia e Jesus veio como nosso salvador (e trouxe uma filosofia mais duradoura). O apologista Ravi Zacharias, um indiano que se converteu ao cristianismo, compara o Deus da Bíblia ao Buda:

Não parece acidental que a noite em que Gautama Buda deixou seu palácio para buscar uma resposta à dor e sofrimento foi a própria noite que sua esposa estava dando à luz seu filho. Em sua busca para eliminar o sofrimento, ele realmente saiu e deixou sua esposa sozinha na agonia de sua dor. Contraste isso com o Deus da Bíblia, que entrou neste mundo na pessoa de Seu Filho para sofrer na cruz, abraçar a dor e o sofrimento por causa da humanidade. Buda afastou-se de seu filho e da dor. No cristianismo, Deus é parte integrante da solução. [8]

De acordo com Jesus, o problema intrínseco à humanidade é mais significativo do que apenas a supressão dos desejos, como o Buda ensinou. Para Jesus, é o pecado que está no centro da situação humana, particularmente porque o pecado é a rejeição deliberada dos caminhos justos de Deus.

Salvação ou Libertação

De acordo com a pedagogia do budismo primitivo, cada um é responsável por alcançar a própria libertação, porém tal coisa é antitética na visão de Jesus. De acordo com Jesus, não podemos nos salvar por causa da divisão que separa o homem de Deus. Buda pronunciou o darma, o verdadeiro ensinamento, que resulta em libertação, mas ainda cabe ao indivíduo agarrar a verdade para alcançar o nirvana. Como o estudioso do budismo Walpola comenta:

Se Buda deve ser chamado de “Salvador”, é somente no sentido de que ele descobriu e mostrou o caminho para a libertação [do sofrimento], isto é, o Nirvana. Mas temos de trilhar o caminho nós mesmos. [9]

De acordo com Jesus, estamos sem esperança e desamparados sem a sua expiação da morte na cruz e pela graça de Deus. Jesus foi um exclusivista em todas as fontes do evangelho, especialmente em sua alegação, como no evangelho de João, onde afirma ser o único caminho para Deus (14: 6), e igual a Deus (10:30). De acordo com a Bíblia, somente em Jesus podemos encontrar a salvação. Ou seja, não podemos trilhar o caminho sozinhos.

Volta a vida

Tanto Buda como Jesus morreram, Buda foi incinerado e Jesus foi sepultado. No entanto, o túmulo de Jesus foi encontrado vazio, e isso é afirmado pela maioria dos estudiosos:

De fato, em uma pesquisa bibliográfica de mais de 2.200 publicações sobre a ressurreição desde 1975, o pesquisador Gary Habermas descobriu que 75% dos estudiosos aceita a historicidade da descoberta do túmulo vazio de Jesus. [10]

Não há nenhum registro histórico confiável para Buda ou qualquer outro personagem sendo ressuscitado, ou aparecendo, depois de sua morte. Somente com relação a Jesus isso é evidentemente bem estabelecido desde o início do cristianismo, e foi um fato histórico para os discípulos mais próximos de Jesus.

Muitos eruditos afirmam que se a ressurreição de Jesus não tivesse acontecido, certamente não haveria cristianismo – e faz sentido, uma vez que sabemos pelo próprio relato bíblico do Novo Testamento que os discípulos estavam escondidos e com medo, incrédulos quanto a promessa de Cristo da ressurreição; mas quando este apareceu a eles, tudo mudou. Mesmo um historiador ateu admite que:

Pode ser tomado como historicamente certo que Pedro e os discípulos tiveram experiências após a morte de Jesus, nas quais Jesus apareceu para eles como o Cristo ressurreto. [11]

Para este fim, a ressurreição de Jesus o distingue de Buda e coloca a fé cristã em uma categoria diferente do budismo e de outras religiões orientais.

Conclusão

Realmente não há como comparar Jesus com Buda e vice-versa. Esse texto serviu para mostrar as diferenças entre eles como pessoas históricas e místicas, seus ideais, filosofias e suas importâncias para humanidade. Mesmo que em alguns momentos semelhantes paralelos morais possam aparecer (se ignorarmos o contexto teológico envolvido), o ministério e a ressurreição de Jesus o colocam numa categoria de Salvador, Senhor e Deus, enquanto Buda, na categoria de um estudioso da condição humana [12] em busca da libertação do sofrimento.

Referências

[1] Robert, W. 1961. “Tillich Encounters Japan” in Japanese Religions 2. p. 48–71.

[2] Nyanaponika, T. 1996. Buddhism and the God-idea. [disponível neste link]

[3] Jayatilleke, K. 1974. The Message of the Buddha. p. 105.

[4] Ehrman, B. 1999. Jesus: Apocalyptic Prophet of the New Millennium. p. 199.

[5] Borg, M. 1987. Jesus, A New Vision. p. 61.

[6] Walshe, M. 1995. The Long Discourses of the Buddha.

[7] Buddhist Studies. 2008. The Life of the Buddha: The Birth of the Prince. [disponível neste link]

[8] Zacharias, R. 2014. Why Suffering? p. 131.

[9] Walpola, R. 1959. What the Buddha Taught.

[10] Craig, W. 2013. Accounting for the Empty Tomb. [disponível neste link]

[11] Ludemann, G. 1995. What Really Happened? p. 80.

[12] Buddhism – Major Differences [disponível neste link]

Traduzido e adaptado de James Bishop’s  Theology & Apologetics – 8 Differences Between the Buddha and Jesus [disponível neste link]

Imagem fonte: Papirova

37 thoughts on “Jesus e Buda – semelhanças ou diferenças?

    • Nathaly Yohana

      Olá. O budismo está na minha família a gerações, portanto nasci e cresci numa família budista. Primeiro devemos deixar claro que o budismo é uma filosofia de vida (apesar de recentemente ter o reconhecimento como religião). É uma filosofia de vida por não tratar de Deus e sim das formas de se alcançar a felicidade absoluta (estado de Buda). Foi uma religião criada muito antes do cristianismo. Quando Jesus visitou o Oriente, se encontrou com alguns monges afim de aprender sua cultura e absorver conhecimentos, tanto que muitos dos pensamentos que Jesus passava aos seus discípulos tinham fundamentos budistas. Ambos tinham discípulos. “Jesus de Nazaré, o verdadeiro evangelizador, teria levado uma vida mais próxima dos ensinamentos budistas do que do dogmatismo cristão. O filósofo encontra no Velho testamento referências a um Jesus engajado em ações, não na doutrinação da fé, não no ressentimento, não na vingança contra inimigos, não em reação. Jesus de Nazaré também não julgaria os outros homens, rejeitaria toda ideia de pecado e penitência, negaria toda excessiva distância entre o humano e o divino: O ‘Reino dos Céus’ é um estado do coração.”. Portanto, podemos FACILMENTE comparar Jesus com Buda. Acredito que ambos tenham sido figuras importantíssimas e maravilhosas para a história e para milhares de pessoas. Ambos passaram bons pensamentos baseados em em um único fundamento: o amor ao próximo afim de alcançar a felicidade absoluta.

      Resposta
      • João Carlos Silva Neto

        Mas qual a fonte de que Cristo tenha pegado ensinamentos budistas?

        Resposta
      • João Carlos Silva Neto

        Esta comparação não toma em consideração o contexto cultural das sociedades em que ambos viveram. Se quisermos apurar bem as diferenças ou semelhanças entre ambas as figuras históricas, então devemos considerar o contexto cultural e religioso da época, tanto no ocidente como no oriente. Só após análise a esse contexto e aos comportamentos padrão em cada realidade é que podemos apurar as semelhanças ou diferenças, caso contrário, é intelectualmente pouco preciso e carece de rigor histórico.

        Resposta
    • João Matias

      Esta comparação não toma em consideração o contexto cultural das sociedades em que ambos viveram. Se quisermos apurar bem as diferenças ou semelhanças entre ambas as figuras históricas, então devemos considerar o contexto cultural e religioso da época, tanto no ocidente como no oriente. Só após análise a esse contexto e aos comportamentos padrão em cada realidade é que podemos apurar as semelhanças ou diferenças, caso contrário, é intelectualmente pouco preciso e carece de rigor histórico.

      Resposta
      • João Carlos Silva Neto

        O texto possui coesa e é congruente com os fato.nos comentários se ver que as pessoas deixaram se levar pelo politicamente correto é pra opinião própria.deve-se levar em consideração a lógica e o bom senso e a evidência dos fatos mostrados deve prevalecer nesses casos

        Resposta
  • Leo

    Sou cristão, mas esse texto serviu para inferiorizar o budismo, ficou bem evidente isso, apesar do tom conciliador e supostamente histórico.
    Um cristão, pela própria fé, não precisa de provas históricas e científicas. Eu tenho fé no meu Deus, e Cristo, quer historiadores afirmem ou não.

    Resposta
    • Pedro Vinícius Lacerda Ferreira

      Só adorar em Deus verdadeiro , nem Buda .

      Resposta
    • osmar

      VC PRECISA ESTUDAR A RELIGIAO CATOLICA NO ZERO. (QUEM FEZ A RELIGIAO CATOLICA APOSTOLICA ROMANA FOI O IMPERADOR CONSTATINO. jesus cristo jamais se aliaria aos romanos, pq eles invadiram Jerusalem no ano zero tomaram o pais, derrubaram os templos, mataram, Jesus sendo judeus pode ter certeza não gostavam dos romanos.

      Resposta
  • Cora

    Acho que o autor foi infeliz ao comparar alguns aspectos deixando de aprofundar nos ensinamentos. Jesus disse qualquer um de vós fará coisas maiores… Ele se identifica como parte da Natureza Primordial assim como os demais. Jesus ensinou o desapego, a simplicidade… ele meditava, há muitas semalhanças. Ademais, qualquer texto cristão deveria pontuar sem criticar. Não me agradou.

    Resposta
    • João Carlos Silva Neto

      E como você sabe que ele meditava

      Resposta
    • João Carlos Silva Neto

      Me desculpem, mas o texto é mui coeso e congruente com os fatos. Os argumentos nos comentários não correspondem.
      Não caiamos na cilada do “politicamente correto”, ao analizarmos esses textos, nessas horas que temos que ter o senso crítico mais apurado. Buda foi relevante, mas para por aí. Enquanto o Messias nos resgatou do pecado e da morte com seu sangue.

      Resposta
  • Luciferiano

    Me desculpem, mas o texto é mui coeso e congruente com os fatos. Os argumentos nos comentários não correspondem.
    Não caiamos na cilada do “politicamente correto”, ao analizarmos esses textos, nessas horas que temos que ter o senso crítico mais apurado. Buda foi relevante, mas para por aí. Enquanto o Messias nos resgatou do pecado e da morte com seu sangue.

    Resposta
  • kleber amorim de souza

    GRANDE ESTUDO, AINDA NÃO LI TUDO, SÓ OS PONTOS PRINCIPAIS, MAS POSSO AFIRMAR É MUITO CONSTRUTIVO

    Resposta
  • Asdrúbal

    Texto fraco. Não aponta os lados positivos de cada religião. Só inferioriza o budismo diante do cristianismo, coisa que budistas não fazem.
    Citar fontes históricas não é um bom argumento, uma vez que a bíblia também não é reconhecida como fonte confiável e de verdade pelas ciências e nem por isso as pessoas deixam de crer nela. Na verdade ela possui coisas bem absurdas do ponto de vista cético.
    Crer não requer provas, senão, ninguém teria religião.

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Amigo, o texto não foi inventado, e inclusive creio que não inferioriza o budismo, mas somente o põe em seu legítimo lugar. Ou seja, Buda (Gautama) nunca tomou para sí um status de “deus” ou algo religioso no seu sentido mais profundo, muito pelo contrário, Gautama foi até muito humilde e não queria ser tratado como alguém melhor que os outros. Porém, no que tange a sua historicidade como pessoa real, existem alguns fatos que foram abordados neste texto, não para inferiorizar o budismo, mas para trazer os fatos que a própria história conta e por isso disponibilizamos todas as referências ao final do texto, para verificarem se é verdade ou não. Ok?
      Grande abraço.

      Resposta
      • Erick Brandão

        E inaceitável um texto como esse. se vc comparar um espaço de tempo de 845 anos de um para o outro e levar em relação para os dias de hj, logicamente que não aparecerá registros da época, até mesmo porque,como vc explica as pessoas que viveram na idade da pedra? esse texto vem a mostrar que a humanidade começou sabendo ler e escrever em papiros ou manuscritos, oq se sabe sobre ambos é oq as pessoas levam em consideração ao que foi escrito. mais o fato é que nem eu e nem vc senhor escritor viveu tal época pra realmente chegar em uma conclusão tao lógica assim se Jesus é a salvação dos cristãos que continuem acreditando mais se Buda veio para nos ensinar a livramos do sofrimento com nossas próprias mãos então que se continuem acreditando nisso por que na verdade tudo que é em prol do bem da humanidade, parte da fé de seus crédulos. essa que é a grande verdade e espero que essa verdade vos liberte tbm!!

        Resposta
  • mario iwase

    Na escala do Universo Verdadeiro , o tempo não existe, ele é conformado para registrá-lo no Universo das formas, ou seja material . Por se tratar de algo insubstancial , o homem tratou de dividí-lo e sub-dividí-lo para melhor entendimento. No Universo verdadeiro não existe o passado, presente e o futuro, ele( o tempo) é como um rolo de pergaminho aberto; os três períodos estão no mesmo plano. Assim , como o Senhor Jesus estava com Deus na criação do Universo ( material) o senhor Gautama ( buda) veio depois , sendo apenas mais uma criação do Verdadeiro Criador de todas as coisas do Universo.. Lembram-se da passagem em Isaías 45: 7 que diz: ” Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz ,e crio o mal;eu, o Senhor, faço todas estas cousas” ! mario.

    Resposta
    • mario iwase

      * quanto ao Universo Verdadeiro, leia-se o 3o. Céu.

      Resposta
  • mily chan

    budismo não é uma forma de ateismo, scc…

    Resposta
  • Davi

    Muito obrigado pelo texto. Me fez entender melhor e corroborou a me mostrar que tem sentido eu ter seguido o budismo. #namaste

    Resposta
  • Regiano Costa

    Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
    Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade;

    Colossenses 2:8,9

    Resposta
  • Victor

    Um budista nunca escreveria um texto para inferiorizar a religião de outrem, não há dignidade e nem honra num ato como esse.

    Resposta
  • Claudia

    Caraca a explicação é simples. É aquela mesmo de São Miguel Arcanjo – Quem como DEUS ? ????? Ninguem como DEUS.

    Resposta
  • Luiz

    Eu sinceramente achei o texto super tendencioso utilizando referências de autores bem parciais. Mostra que o criador dessa postagem possui um conhecimento cultural histórico extremamente superficial por abandonar temas e características relevantes tanto do Cristianismo, como do Budismo. Me senti como se tivesse lendo um trabalho de um aluno da oitava série, honestamente.

    A verdade é que as duas religiões têm contextos históricos, locais e culturais extremamente antagônicos, isso sem falar na diferença de séculos entre Gautama e Cristo. É inapropriado comparar e anti-ético julgar.

    Resposta
  • Bruno Urameshi

    Jesus promete curas , alivio para o sofrimento da alma e paz, mas não cura ninguém nos dias de hoje e nem livra as pessoas de uma depressão, por outro lado Buda não nos promete nada, pois ele é um humano , apenas nos da ensinamentos de como aliviar o sofrimento, sem ilusões e sem falsas promessas. Eu já sofri muito com síndrome do panico e Jesus nunca respondeu as minhas orações acerca desse grande problema que enfrento ,a conclusão que eu cheguei é que os feitos dele existem somente nas paginas da bíblia, através dos ensinamentos de Buda aprendi que o sofrimento existe e que não há curas milagrosas , há apenas o caminho do meio em busca do equilíbrio para aliviar o sofrimento. Buda diz ” Feliz o homem cujo o caminho é livre de superstições e ilusões ” a maior ilusão da minha vida foi o cristianismo, os 5 anos em que fui evangelico crendl em algo que nao existe, mas hj eu estou livre dessa ilusão
    Que a iluminação do Buda interno desperte em todos e que não haja mais ninguém iludido

    Resposta
    • Raciocínio Cristão (admin)

      Jesus está mais preocupado em que sejamos salvos, porque um dia Ele disse que irá voltar. É questão de fé. Você tem todo direito de recusá-lo, mas Ele é o caminho, a verdade e a vida. Seja feliz como você quer, o seu destino é você quem decide. 😉 Abraços.

      Resposta
      • Bruno Urameshi

        Então se ele só esta interessado na salvação podemos considerar como mentira o texto bíblico que diz em Mateus 11:28″ vinde a mim os que estão cansados e oprimidos e eu vos aliviarei ”, e tbm descartar o texto que diz em Mateus 10:8 ” Curai enfermos, purificai leprosos, ressuscitai mortos, expulsai demônios. Graciosamente recebestes, graciosamente dai. ” uma outra mentira que Jesus disse na bíblia esta em Mateus 21:22 “E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis. ” etc…a bíblia esta cheia de falsas promessas que se postas a provas em conflito com a verdadeira realidade não se sustentam. Abraços

        Resposta
        • Tainá

          Não são falsas promessas. As pessoas têm raiva das vidas que possuem e culpam a Deus por suas desgraças. Não crêem vigorosamente, não agradecem o pouco que têm, depois vão pedir consolo a um Pai que já foi tão rejeitado pelos seus próprios filhos. O que você faz pra ser amado por Deus? Nada? E ainda espera que Ele o ame? Mas é isso, Ele ainda o ama e faria tudo por você.

          Resposta
        • Roberto Camilo

          Olá Bruno, Jesus não está só interessado na Salvação, pois ainda hoje ele cura ,liberta e faz muitos milagres, o mais importante é o perdão dos pecados, consequentemente a salvação. Lembra daquela ocasião em que trouxeram um aleijado numa cama para Jesus curar e primeiro ele o perdoou e depois o curou. Marcos 2. 1-12. As palavras de Jesus são sim verdadeiras. E ele disse que é pra quem crer nele ,se vc não crer isso não faz de Jesus um mentiroso, mais sim de vc um incrédulo. Abraço

          Resposta
  • MAGALI Ferreira Benites

    Não gostei do artigo … só p constar …quem escreveu a bíblia? Aaaaa um ser humano…então ele pode ter escrito o q quis.

    Resposta
  • Chen

    Colega vou dizer o que penso.

    Vc quer partir da premissa de que o budismo é ateu.

    Isso não é verdade.

    É comum o ocidental pensar assim e ignorar que os ensinamentos por si só tratam da espiritualidade, do divino somente pq vcs precisam de algo dito em palavras claras. Oposição do Bem e mal. Mas no oriente se vê mais o cinza e suas graduações de bem e mal.

    A biblia faz um recorte minimo da criação e diz que em 6 dias Deus criou tudo. E que acima de nossas cabeças está a abóbada celeste.

    Hoje sabemos que é uma interpretação imprecisa da natureza então não levemos tão a ferro e fogo e vemos tentar entender as coisas pois daqui a pouco a terra será plana.

    .

    .Buda reconhece a existência do divino, da natureza das coisas tanto que o carma ( os pecados ) ,o Darma ( Lei divina ), a libertação espiritual são o alicerce fundamental dos ensinamentos.

    mas para ele a libertação espiritual é individual. Nenhum ser divino fará isso por você.

    Por outro lado Jesus mesmo disse que precisa crer nele, quem não crer não é salvo mas não basta crer, é necessário praticar. .

    O que é isso se não a escolha individual?

    A salvação cristã não é garantida ela surge de uma vida inteira segundo a vontade de Deus

    https://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/uma-vez-salvo-salvo-para-sempre/

    Bem

    O budismo orienta que se vc não conseguir seguir essa vida toda de acordo com o Darma. ( lei divina ) vc deverá fazer isso até que consiga.

    Ou seja um ciclo infinito até sua iluminação ou se preferir salvação.

    O que acontece se nesta vida o cristão não obtêm sucesso??

    Existe morte. ok.inferno? ok . Mas em linguagem clara o que seria isso???Talvez vc saiba mas eu não acho isso suficiente.

    O budismo é bem claro quanto a isso.

    Se nesta vida não conseguir, vc seguirá de reencarnação a reencarnação até aprender.

    Se olhar somente a diferença quem aqui vai seguir Jesus?

    Quem consegue seguir uma vida igual a exigida por Jesus?

    Aposto que pouquissimos.

    A maioria de nós estaremos queimando no fogo do inferno. fim. acabou.

    Estamos no fim do mundo. tribulação., etc. Todos morreremos uns irão ao céu e o resto ao inferno ai acabou?

    Quem segue um Deus assim? não tem amor nisso. Uma vida só pra acertar. e se não acertarmos?

    Porém se entendermos que os ensinamentos de Jesus e Buda não são opostos mas complementares isso traz um conforto espiritual muito grande.

    Resposta
    • Rafael Gomes

      Querido Chen, vc leu a Bíblia à luz do Espírito Santo? Como tirou todas essas conclusões? Amado, assim diz o Senhor ” pois Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna!” Isso não é amor? Vc está errado quando diz que não é possível viver como Jesus, e mais, a bíblia não exige isso, ela diz, a salvação não vem por obras, para que ninguém se glorie. A salvação é graça de Deus, Ele sabe que não somos capazes de viver como Jesus e por isso enviou o auxiliador, o Espírito Santo para nós guiar em nossos caminhos. Quando caminhamos com Jesus, criamos um vínculo com Ele, uma relação de amizade, e quanto mais tempo passamos com Ele, mais parecidos com Jesus nos tornarmos, simples assim. Assim diz o senhor, ” buscarme-eis e me achareis, se me buscar-des de todo o coração”. Quando entregamos nosso coração para Jesus, não há como não sermos salvos, quem o busca de todo coração não vai para o inferno. Querido, Jesus te ama, Deus te ama e muito! O amor de Deus é constrangedor, e se, até hj Ele não acabou com tudo é pq nós ama e deseja que todos sejam salvos. Deus te abençoe!

      Resposta
  • Luciana Costa

    Você deveria se aprofundar em sua pesquisa. O budismo não é ateu. Buda pregou a liberdade religiosa, ele ensinava que não precisávamos de intermediários e sacerdotes para alcançar a plenitude espiritual. 600 anos antes de Cristo, ele já pregava amor ao próximo, dizia que quem cuidava dos doentes, cuidava dele e entendeu que as mulheres tinham os mesmos direitos dos homens, tanto que ele tinha monges e monjas entre seus seguidores. Nenhum mestre budista jamais falaria mal do cristianismo ou tentaria desmerece-lo e diminui-lo. O Cristianismo é a unica religião que diz pregar o amor, mas insiste em se fazer superior. Jesus não criou religião alguma, ele, como Gautama, era contra o dominio religioso que separava as pessoas. Deus não faz acepção de pessoas. A Biblia é um livro criado pela igreja católica para controle do povo, pois Constantino deu anistia aos cristãos para criar a religião e controla-los. Ele não era cristão. Mil anos de dominio católico que impedia o povo de ter acesso a Biblia e vc acha que os textos são originais? Primeiro que o Velho Testamento são apenas tradições orais de um povo com mania de grandeza, que tem um deus vingativo e violento, que manda matar crianças e velhos por vingança. Metade é mito e metade são histórias exageradas e até desmentidas pela arqueologia. Jamais essa parte deveria compor a Biblia. O Novo Testamento é totalmente adulterado e as partes que eles não cortaram ou mudaram foram os ensinos de Jesus que eles não entenderam. Há varias contradições na Biblia inteira e tem que pedir sabedoria do Espirito Santo para saber quais as partes realmente são ensinos de Jesus e quais não são, porque os apostolos contaram suas versões e existiam mais de 100 evangelhos na época, fora os livros considerados apócrifos e que estão nos arquivos secretos do Vaticano. Eles colocaram na Biblia o que podia ser facilmente manipulado. Jesus veio para unir pessoas, o cristianismo separa. Se for para escolher religião, eu, como cristã, escolho o budismo com Cristo, porque os dois tem os mesmos ensinamentos e os mesmos objetivos, que é ensinar as pessoas a serem felizes e a encontrarem a paz dentro de si, que é onde Deus mora..

    Resposta
  • Luciana Costa

    Veja os videos da Monja Coen e aprenda o que é budismo de verdade.

    Resposta
  • Naelyquaresma

    esse texto tentou inferiorizar o budismo discretamente e eu odeio isso, colocar o cristianismo em uma “categoria” diferente das orientais? oi?

    Resposta
  • João Carlos Silva Neto

    O texto possui coesa e é congruente com os fato.nos comentários se ver que as pessoas deixaram se levar pelo politicamente correto é pra opinião própria.deve-se levar em consideração a lógica e o bom senso e a evidência dos fatos mostrados deve prevalecer nesses casos

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *